publicações selecionadas
-
artigo académico
- Análise do website do povo Ashaninka do rio Amônia: tecendo saberes no ciberespaço para a interculturalidade. Revista Docência e Cibercultura - ReDoC. 2023
- Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal. Educação, Formação & Tecnologias. 2014
- Dispositivos de Avaliação de Projectos em TIC: uma experiência em Portugal.. Revista Diálogo Educacional.. 2008
-
artigo de conferência
- Conhecimento Prévio do Perfil Docente em Curso Lato Sensu para uma Formação Personalizada em Modelo Híbrido 2020
- Jogos digitais como ferramenta de aprendizagem de funções Matemáticas: um estudo de caso na ESPC - Angola 2020
- Educação dos povos indígenas e as tecnologias digitais de informação e comunicação: Estudo de caso sobre e com os Ashaninka. 2019
- Estilos de Aprendizagem de professores em formação na modalidade de blended learning 2019
- Revisão sistemática de literatura: Contributos do Blended Learning no Ensino Superior como metodologia 2019
- Estilos de aprendizagem em ambiente virtual: um estudo com professores em formação 2019
- Conhecimentos e experiências dos professores sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação: estudo em três países europeus 2019
- Desenho colaborativo de um plano de formação sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação 2019
- Revisão sistemática sobre contributos do blended learning no ensino superior 2019
- Educar para o empreendedorismo: projeto piloto “Educação Coempreendedor@” em escolas da rede do ensino básico do Estado do Rio Grande do Sul. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. 2017
- Educomunicador como agente de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. 2017
- Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? 2017
- Formação do tutor a distância para o ensino e aprendizagem em rede 2017
- Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura 2017
- Percepções e atitudes de professores frente às TDIC no cotidiano e na ação docente: estudo de caso com professores cursistas de formação a distância no Brasil 2017
- O novo quadro-negro nas mãos dos estudantes: desafios emergentes para a educação 2017
- Os contributos das redes de conexão ubíquas em eventos científicos: a perspectiva do mediador de mesas online 2017
- Proposta de formação de professores com foco na literacia digital. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. 2017
- Redes de conexão ubíqua e formação para a docência online: uma pesquisa-ação envolvendo Brasil e Portugal 2017
- Trazer vida à sala de aula: utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo 2017
- A docência em EAD: reflexões sobre as estratégias utilizadas nas práticas pedagógicas do e-tutor 2016
- Afetividade no contexto acadêmico: perceção de mestrandos de um curso oferecido em regime b-learning 2016
- Afetividade no contexto acadêmico: sentimentos experimentados por mestrandos de um curso oferecido na modalidade b-learning 2016
- Course design in e-learning and the relationship with attrition and dropout: a systematic review 2016
- Estilos de tutoria na era digital: resultado de uma investigação aplicada com tutores a distância da Universidade Aberta do Brasil no Estado do Ceará 2016
- Reducing Attrition and Dropout in e-Learning: The development of a course design model. AI Communications. 2016
- Tutoria a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil - um estudo a partir da realidade do Estado do Ceará 2015
- Um encontro possível entre TIC e empreendedorismo: competências para coempreender na sociedade em rede 2015
- Redes de comunicação ubíqua e coinvestigação: relato de uma experiência no âmbito do coempreender 2015
- Construindo olhares conceituais sobre o coempreender na sociedade em rede 2015
- Literacia digital de professores: um estudo de caso em curso de licenciatura a distância no Tocantins, Brasil 2015
- Tutoria online no ensino superior 2015
- 40 anos de Educação, 1975-2015, na UMinho: revisitar o passado para compreender o presente e projetar o futuro 2015
- Formação continuada de professores para o uso das tecnologias educativas: entre a intenção e a execução 2015
- Perspetivas de professores de matemática sobre o uso de computadores nas práticas de ensino 2015
- Competences for co-entrepreneurship: contribution to the understanding of the concept for entrepreneurial education 2014
- Competências para coempreender: contributo para a compreensão do conceito 2014
- A ação do professor no desenvolvimento de práticas empreendedoras com o uso das TDIC 2013
- Desenvolvimento de inovações pedagógicas para o currículo de empreendedorismo digital em Portugal 2013
- La formación de los jóvenes emprendedores creativos en la Red de Economía Creativa del Estado de Ceará, Brasil 2013
- Nativos digitais: atreve-te a empreender 2013
- Caminhos percorridos na construção de objetos de aprendizagem: um estudo de caso 2012
- TIC & empreendedorismo: os novos paradigmas e aprendizagens de jovens empreendedores criativos e suas inovações tecnológicas 2012
- A TV, a escola e os jovens : perspectivas sobre a sua relação 2011
- Avaliação de políticas e programas em TICE : análise do Plano Tecnológico da Educação em Portugal (ano de lançamento 2006-2007) 2011
- Colaboração online: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores 2011
- Interacção e interactividade: alguns conceitos 2011
- O papel da escola no combate à divisão digital 2011
- Representações sociais de docentes e alunos sobre educação à distância online 2011
- Uma análise da investigação realizada em Portugal e Espanha sobre Quadros Interactivos Multimédia 2011
- Uma análise da investigação realizada em Portugal sobre quadros interactivos multimédia 2011
- Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação 2010
- Categorias de análise sobre interacções (online) : possibilidades para a pesquisa-formação 2010
- Categorias de análise sobre interacções (online): possibilidades em construção 2010
- Interacção e colaboração no contexto dos jogos : the Sims Carnival Game Creator 2010
- O uso de blogues como interface cognitiva em contexto de sala de aula : percepções de professores e alunos 2010
- Produção de vídeo em contexto educativo : estratégia de participação 2010
- Rádio web e podcast: integração, diferenças e interactividade na educação 2010
- TIC e processos de auto-regulação da aprendizagem 2010
- Utilização de recursos digitais nas aulas de apoio educativo : introduzindo processos metacognitivos e de auto-regulação das aprendizagens 2010
- A colaboração on-line como estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores 2009
- A relação digital dos jovens com as TIC e o factor divisão digital na aprendizagem. 2009
- A tecnologia sob o olhar de jovens e famílias: usos, valores, competências e o factor divisão digital 2009
- As Tecnologias da Informação e da Comunicação e as possibilidades para a pesquisa em Educação 2009
- Cenários de aprendizagem com recurso à ferramenta The Sims Carnival game creator 2009
- Docência online : uma tessitura pedagógica/comunicacional 2009
- Grupo colaborativo mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação : uma ferramenta potencializadora do desenvolvimento profissional de professores 2009
- Interacção(ões) online e categorias de análise sobre interacções: um diálogo em construção 2009
- Museu virtual na escola 2009
- Percepções dos alunos e dos professores face à integração de blogues em contexto sala de aula 2009
- Radio-learning 2009
- Radio-learning : a new tendency of web radio 2009
- Rádio web : educação, comunicação e cibercultura no universo académico português 2009
- Web 2.0 e o ensino de História: trabalhando com Wiki 2009
- A tecnologia vista pelos jovens e famílias e sua integração no currículo 2008
- Mediação pedagógica online : análise transversal de ferramentas de interação 2008
- O posicionamento dos jovens alunos perante as tecnologias 2008
- O uso das TICS no suporte à formação universitária online 2008
- RUM na Web : potencialidades educativas 2008
- Tecnologias, ecologias da comunicação e contextos educacionais 2008
- A disciplina de Educação Visual e Tecnológica face às tecnologias na escola : dinâmicas e contextos de utilização das TIC 2007
- A utilização de vídeos em blogues : um estudo sobre potencialidades educativas 2007
- As potencialidades educativas dos jogos electrónicos : um estudo na área curricular de formação cívica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007
- Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação de educadores e professores para a área do canto 2007
- Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação vocal. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007
- Ensino-aprendizagem com recurso à tecnologia informática : mudanças observadas nos alunos 2007
- O impacto da utilização do software educativo, junto de alunos a frequentar a disciplina de matemática do 12º ano 2007
- O jogo electrónico e a educação para a cidadania : estudo na área de formação cívica 2007
- O museu e a escola: que relação? O caso do Museu Agrícola de Entre Douro e Minho 2007
- Os museus e a internet : a necessidade de um agir comunicacional 2007
- Potencialidades pedagógicas dos jogos electrónicos : um estudo descritivo com o Sim City 2007
- Repensar as TIC na escola e na educação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007
- Second life como alternativa lúdica ao desenvolvimento do pensamento divergente 2007
- Simulação tecnologias e pensamento criativo na educação 2007
- Software educativo como facilitador da aprendizagem : estudo tomando a função exponencial e a derivada 2007
- As TIC nas escolas do 1.º CEB : projectos nónio e seus actores 2006
- As potencialidades educativas dos jogos de vídeo e de computador : uma experiência educativa com o Sim City 4 2006
- Concepção e desenvolvimento de um software educativo para a formação de educadores e professores na área do canto 2006
- Diversidade e poder: tecnologias de informação e comunicação e a contribuição do professor na legitimação curricular 2006
- Envolvimento dos actores educativos em projectos de TICE 2006
- Sistemas de gestão de aprendizagem na internet : uma reflexão sobre o interesse e a qualidade das plataformas 2006
- A formação do professor do ensino fundamental e a informática educativa : cidadania e o analfabetismo digital 2005
- A imagem da imagem da obra de arte no uso dos manuais escolares de educação visual 2005
- Análise das plataformas e-learning em uso nas instituições do ensino superior em Portugal 2005
- Estratégias para a formação do pedagogo e a informática educativa 2005
- O choque tecnológico e os professores à beira de um ataque de nervos! 2005
- Os sistemas de gestão de aprendizagem na internet em Portugal : um contributo para a definição de indicadores de construção 2005
- Tecnologias de informação e comunicação em educação (TICE) nas escolas do 1º CEB: escolas Nónio no pós-projecto 2005
- A estruturação do processo de recolha de dados on-line 2004
- Avaliação de cursos em e-learning 2004
- La Web et le changement du paradigme de formation : une expérience de travail collaboratif 2004
- A hora e a vez do professor na informática educativa : um banco de informações de softwares educacionais construído pelo professor 2004
- Avaliação de Cursos em e-learning. 2004
- Ensinar com as tecnologias! Estarão as escolas equipadas e os professores receptivos? 2004
- Plataformas de e-learning no Ensino Superior em Portugal: estado da situação 2004
- Uma abordagem prospectiva ao potencial sócio-educativo das TICE 2004
- Vídeo na formação: uma experiência de videoscopia com professores estagiários 2004
- BISE : um projecto de banco de informações de software educacional 2003
- O lugar das TIC na formação inicial de educadores e de professores do Ensino Básico em Portugal 2003
- Para uma metodologia de avaliação de Projectos em TIC: configurações e desafios. 2003
- Para uma metodologia de avaliação de projectos em TIC : configurações e desafios 2003
- Prazer de mexer, de criar, de imaginar, de partilhar... Prazer de fazer : um estudo sobre a utilização educativa da câmara de vídeo no 1º ciclo do ensino básico 2003
- School change through integration of ICTE's : a case study 2003
- TICE : factor de mudança na organização educativa? Um estudo de caso sobre a integração das TICE numa escola Nónio 2003
- The use of ICT in higher education : work in progress at the University Of Minho 2003
- The use of ICT in higher education: work in progress at the University Of Minho 2003
- Uso de las TIC en la enseñanza superior : trabajo en curso en la Universidad de Minho 2003
- Uso de las TIC en la enseñanza superior: trabajo en curso en la Universidad de Minho 2003
- Ús de les TIC a l'ensenyament superior : treball en curs a la Universitat del Minho 2003
- Ús de les TIC a l'ensenyament superior: treball en curs a la Universitat del Minho 2003
- A glocalização da educação : da escrita às comunidades de aprendizagem 2002
- Da formação contínua às práticas : um estudo sobre a formação nas Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação 2002
- Interacção, mediação, identidade 2002
- A tecnologia é uma estratégia 2001
- As repercussões curriculares da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no quotidiano da Escola. 2001
- As repercussões curriculares da integração das tecnologias de informação e comunicação no quotidiano da escola 2001
- L’intégration des Technologies de l’Information et de la Communication (TIC) dans les Écoles : vers un modèle d’évaluation. 2001
- L’intégration des Technologies de l’Information et de la Communication (TIC) dans les écoles : vers un modèle d’évaluation 2001
- O peso da tecnologia educativa na organização escolar e curricular : um estudo da escola liceal/secundária em Portugal (1836-2000) 2001
- O vídeo na escola em Portugal 2001
- Para um modelo de avaliação da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas 2001
- Para um modelo de avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas. 2001
- Questionar os pressupostos da utilização do audiovisual no ensino : audiovisual / rendimento da aprendizagem / democratização do ensino 2001
- Utilizar o vídeo numa perspectiva construtivista 2001
- Avaliação e tecnologia educativa : uma reflexão em torno das ecologias da comunicação e da educação 2000
- O contributo das TIC e da internet para a flexibilidade curricular : a convergência da educação presencial e à distância 2000
- Um olhar sobre a avaliação do Programa Nónio. 2000
- Questionar os fundamentalismos tecnológicos : tecnofobia versus tecnolatria 1999
- Reformulação programática da disciplina de Tecnologia Educativa da Universidade do Minho 1999
- Um olhar sobre a avaliação do programa Nónio no âmbito da intervenção do Centro de Competência da Universidade do Minho 1999
- A internet no apoio à realização de trabalhos de grupo : uma experiência no ensino superior 1998
- Linhas de orientação para a integração curricular dos media 1998
- Reflexões sobre a tecnologia educativa 1998
- Os mundos comunicativos dos jovens escolares 1995
-
artigo de revista
- Estilos de aprendizagem de professores em formação continuada: indicativo para ambiente híbrido. Revista de Estilos de Aprendizaje. 2023
- Impacto do modelo Flipped Classroom na experiência de aprendizagem dos alunos em contexto online. Píxel-Bit: Revista de Medios y Educación. 2022
- Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e online. Revista Conhecimento Online. 2022
- O envolvimento cognitivo e o desempenho acadêmico do aluno do ensino secundário no modelo Flipped Classroom na educação a distância. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. 2022
- Capacitação docente em tempos de pandemia: gamificação, flipped classroom e avaliação formativa no Moodle 2022
- A convivência entre a aprendizagem online e presencial no processo de formação dos alunos: um estudo de investigação-ação sobre a operacionalização da “Sala de aula invertida” no ensino secundário português. Educação & Sociedade. 2021
- The flipped classroom model potential in online learning: an assessment focused on pedagogical interactions. Publicaciones. 2021
- Formação continuada do(a) professor(a) da educação básica: recomendações a nível nacional e internacional. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. 2021
- Avaliando a eficácia da componente online da “sala de aula invertida”: Um estudo de investigação-ação 2020
- Learning style in a virtual environment: a study with elementary school teachers at in-service training. Research, SocIETy and Development. 2020
- Revisão sistemática: estilos de aprendizagem como estratégia de elaboração de cursos na modalidade de educação a distância no Ensino Superior. Research, SocIETy and Development. 2020
- Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa 2017
- FIPELD- Formação Integrada, Permanente e Evolutiva para a Literacia Digital: uma proposta para formação de professores voltada para a literacia digital 2017
- Mapeamento dos estudos sobre a formação de professores no âmbito do Processo de Bolonha em Portugal. Revista Observatório. 2017
- Perfil dos alunos de Ensino a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique-Niassa 2017
- Redes de Conexão Ubíqua e Educação Online: o que nos revela um mapeamento sistemático de literatura 2017
- Social x Digital: uma análise do uso das TIC no contexto escolar 2017
- Narrativas aprendentes em um contexto em (trans)formação. Revista Observatório. 2017
- Formação docente online: a inclusão sociodigital para além do acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação. Aturá: Revista Pan-Amazônica de Comunicação. 2017
- As Tecnologias de Informação e Comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade. Revista Observatório. 2017
- Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Revista Educação em Questão. 2017
- Do quadro negro ao tablet: desafios da docência na era digital. Revista Observatório. 2017
- Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Estilos de tutoria a distância: um estudo no âmbito da UAB no Ceará. Journal of Learning Styles. 2017
- Implications of autonomy in learning managing in virtual environment. Holos. 2016
- Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática. Holos. 2016
- Narrativas da dependência nas redes de aprendizagem online: como os professores usam as redes de aprendizagem para promover a autonomia. Holos. 2016
- O poder transformador das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Jornal Redes Educativas e Currículos Locais. 2016
- A docência em EAD e o papel do e-tutor 2015
- A formação de professores online contribui para a literacia digital docente? Estudo de caso em curso de formação docente online no Brasil 2015
- As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório. 2015
- Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender. Educação e Contemporaneidade. 2015
- Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal. Educação, Formação & Tecnologias. 2014
- Paths taken in the construction of learning objects: a case study 2014
- A influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos : uma experiência no 2º e 3º ciclo do ensino básico. Educação, Formação & Tecnologias. 2011
- Análise do discurso sobre a rádio na Internet. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2011
- Contributos da escola para a inclusão digital. Innovación Educativa. 2011
- Digital radio broadcast : new technological resources to produce educational programs online. Open Education: The Journal for Open and Distance Education and Educational Technology. 2011
- Rádio Web & Podcast : conceitos e aplicações no ciberespaço educativo. Revista de Comunicación y Nuevas Tecnologías. 2010
- Ensino-aprendizagem da matemática com recurso a software educativo : atitudes e rendimento académico dos alunos. Innovación Educativa. 2009
- Experiências do rádio na educação online 2009
- Apresentação gráfica do conceito de função e sua implicação nas atitudes e na aprendizagem dos alunos. Psicologia, Educação e Cultura. 2008
- Dispositivos de avaliação de projectos em TIC : uma experiência em Portugal. Doxa - Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2008
- Aprendizagem em rede : análise dos sistemas de gestão de aprendizagem na Internet no ensino superior em Portugal 2006
- Ecologias da comunicação e contextos educacionais. Revista Educação e Cultura Contemporânea. 2005
- Contributos da Internet para a mudança do paradigma pedagógico : uma experiência de trabalho colaborativo 2003
- A mudança da organização educativa pela integração das TICE : estudo de caso. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Bise : um projecto de banco de informações de software educacional. Ces Revista. 2003
- Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum : le cas des écoles au Portugal. Revue Mesure et Évaluation en Education. 2003
- Os desafios da informática educativa : apresentação do projecto BISE. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico : reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Universidade e mercado de trabalho : indicadores das trajectórias profissionais dos licenciados em educação da Universidade do Minho. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Vídeo : formação : uma experiência de videoscopia com professores estagiários. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- A Tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola. Movimento : Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. 2002
- As tecnologias de informação e comunicação nas reformas educativas em Portugal. Educação & Sociedade. 2001
- Construção de um instrumento de avaliação da integração das TIC na Escola. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2001
- Âmago da comunicação educativa 2000
- Tecnologia educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação 1993
- Os Recursos Didácticos na Rede Escolar do Distrito de Braga 1989
- Avaliação do Professor 1988
-
capítulo de livro
- Capacitação em tempos de pandemia: contribuições do modelo LV de avaliação em possibilitar o growing focus on measuring learning 2021
- Utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo 2020
- Editors’ introduction [to book Experiences and perceptions of pedagogical practices with Game-based learning & Gamification] 2019
- As Tecnologias de Informação e Comunicação como agentes do Currículo a partir do conceito Smart Neighborhood Learning 2017
- A Systematic Review of Design Factors to Prevent Attrition and Dropout in e-Learning Courses 2017
- Avaliar sob a perspectiva da gestão do fazer docente: desvendando caminhos da avaliação da aprendizagem na educação online 2017
- Editors’ introduction [to Better e-learning for innovation in education] 2017
- Innovation in B-Learning: feelings experienced by the students of the Masters in Educational Technology 2017
- Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa: um caso bem-sucedido de inovação educativa em u-learning 2017
- O rádio na educação: do analógico à Internet 2017
- Aprendizagem ubíqua na modalidade b-learning: estudo de caso do mestrado de Tecnologia Educativa da UMinho 2016
- Um encontro possível entre TIC e empreendedorismo: competências para empreender na sociedade em rede 2016
- A Educomunicação do rádio 2015
- Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal 2015
- Aprendizagem ubíqua na modalidade b-learning: estudo de caso do Mestrado de Tecnologia Educativa da UMinho 2015
- Reflexões sobre dinâmicas e conteúdos da cibercultura numa comunidade de prática educacional 2015
- Tecnologias digitais de informação e comunicação: artefatos que potencializam o empreendedorismo da geração digital 2013
- Desafios do b-learning em tempos da cibercultura 2013
- Desafios à docência online na cibercultura 2011
- Plano Tecnológico da Educação em Portugal: análise dos Relatórios dos Planos TIC (no ano de lançamento, 2006-2007) 2011
- As tecnologias de informação e comunicação da educação na Universidade do Minho 2009
- Potencialidades pedagógicas dos jogos electrónicos : um estudo descritivo com o Sim City 2009
- Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação de educadores e professores na área do canto 2008
- Os museus e a Internet : a necessidade de um agir comunicacional 2008
- A escola e as tecnologias de informação e comunicação : inquietações e superações 2007
- Tecnologia, formação, diversidade e poder 2007
- A dinâmica dos três Cs na avaliação de cursos em e-Learning: compreensão, confiança, complementaridade. 2006
- Dinâmica dos três C’s na avaliação de cursos em e-learning : compreensão, confiança, complementaridade 2006
- A inserção das tecnologias de informação e comunicação no currículo : repercussões e exigências na profissionalidade docente 2002
- The video technology in communication interaction and learning 2002
- Trajectórias de inserção profissional dos licenciados em Educação pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho 2001
- Os novos media e a renovação da escola 2000
- [Sistema Educativo] 1989
-
documento
- Atas do XVI congresso internacional Galego-Português de psicopedagogia 2021
- Estudos domiciliares em Portugal em tempos de pandemia 2020
- Formação de professores da Educação Básica: um estudo sobre a contribuição das singularidades dos docentes 2020
- Jogos digitais como ferramenta de aprendizagem de funções Matemáticas: um estudo de caso na ESPC - Angola 2020
- Conhecimentos e experiências dos professores sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação: estudo em três países europeus 2019
- Desenho colaborativo de um plano de formação sobre aprendizagem baseada em jogos e gamificação 2019
- Estilos de Aprendizagem de professores em formação na modalidade de blended learning 2019
- Estilos de aprendizagem em ambiente virtual: um estudo com professores em formação 2019
- Revisão sistemática de literatura: contributos do Blended Learning no Ensino Superior como metodologia 2019
- Revisão sistemática sobre contributos do blended learning no ensino superior 2019
- State of the art of each partner country on experiences in game-based learning and gamification 2018
- Collaborative design of a training plan on Game-Based Learning and Gamification 2018
- Editors’ introduction [to Better e-learning for innovation in education] 2017
- Trazer vida à sala de aula: utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo 2017
- Course design in e-learning and the relationship with attrition and dropout: a systematic review 2016
- Reducing attrition and dropout in e-learning: the development of a course design model 2016
- Redes de Comunicação Ubíqua e Educação: relatos de experiências educativas (formação, evento científico, investigação) 2015
- State of the art of each partner country on experiences in game-based learning and gamification
- State of the art of each partner country on experiences in game-based learning and gamification
- State of the art of each partner country on experiences in game-based learning and gamification
- State of the art of each partner country on experiences in game-based learning and gamification
- State of the art of each partner country on experiences in game-based learning and gamification
-
livro
- A systematic review of design factors to prevent attrition and dropout in e-Learning courses 2017
- Better e-Learning for Innovation in Education 2017
- Editors’ introduction [to Better e-learning for innovation in education] 2017
- Dinâmica dos três C’s na avaliação de cursos em e-learning : compreensão, confiança, complementaridade 2006
- Programa Nónio Século XXI: O Desenvolvimento dos Projectos das Escolas do Centro de Competência da Universidade do Minho 2002
-
poster de conferência
-
relatório