publicações selecionadas
-
artigo académico
- WAKE-UP CALL FOR B-LEARNING IN PORTUGUESE HIGHER EDUCATION. EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. 2018
- As abordagens pedagogicas e o papel do professor de educação básica em processo de formação continuada no Brasil. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Blended versus face-to-face: comparing student performance in a therapeutics class. IET Software. 2017
- Web 2.0 Tools in Biomedical and Pharmaceutical Education. Pharmaceutical Sciences: Breakthroughs in Research and Practice. 2017
- “Viagem ao mundo das sílabas”: Intervenção na consciência fonológica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Case Based Learning for Therapeutics Student's performance in Face to Face vs Blended Learning. 11TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI). 2016
- TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE AND CONTINUOUS TRAINING OF IN-SERVICE TEACHERS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE. ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION. 2016
- Dos dispositivos móveis à aprendizagem ubíqua – Da usabilidade técnica à usabilidade pedagógica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Uma abordagem à Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Indagatio Didactica. 2014
- VALIDITY AND RELIABILITY OF THE REDUCED PORTUGUESE VERSION OF THE WEB BASED LEARNING ENVIRONMENT INVENTORY. RIED-Revista Iberoamericana de Educacion a Distancia. 2014
- Avaliação de cursos online: algumas perspetivas. Paidéi@ : Revista Científica de Educação a Distância. 2013
- Case Based Learning Digital: estratégias de avaliação e colaboração online. Indagatio Didactica. 2013
- Case studies, problem base-learning and simulations in biomedical teaching: a review. EDUser. 2013
- Videogames and education: An overview of international research,Videojuegos y educación: Una visión panorámica de las investigaciones desarrolladas a nivel internacional. Profesorado. 2013
- Videogames and education: an overview of international research. Profesorado-revista de Curriculum Y Formacion de Profesorado. 2013
- Videojuegos y educación: una visión panorámica de las investigaciones desarrolladas a nivel internacional. Profesorado – Revista de Currículum Y Formación del Profesorado. 2013
- A proposed model for Case Based Learning in Therapeutics. INNOVATIONS in pharmacy. 2012
- Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal: Projeto @ssess.he. Revista Linhas. 2012
- CASE BASED, LEARNER CENTERED APROACH TO PHARMACOTHERAPY. EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. 2011
- DISTANCE LEARNING AND E-LEARNING IN PORTUGAL: A STUDY OF THE PERCEPTIONS, CONCEPTS AND TEACHING PRACTICES AT THE INSTITUTE OF EDUCATION - UNIVERSITY OF MINHO. EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. 2011
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório. Indagatio Didactica. 2011
- Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do repositórium. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2010
- Potencial educativo dos e-portefólios. E-Curriculum. 2010
- Evaluation of the radiographic cephalometry learning process by a learning virtual object. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics. 2009
- Blogs: A teaching resource and a pedagogical strategy. Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation. 2008
- Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2008
- Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: Novos desafios, novas oportunidades. E-Curriculum. 2008
- A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte. Prisma.com – Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC . 2006
- In-service training: e-learning as a new and promising approach. Interactive Educational Multimedia. 2005
- Contributos da Internet para a mudança do paradigma pedagógico: uma experiência de trabalho colaborativo. ELO, Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda. 2003
- Formação Contínua no Domínio do E-learning. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Gerações de Inovação Tecnológica no Ensino a Distância. Educação & Sociedade. 2003
- Disorientation in hypermedia environments: Mechanisms to support navigation. Journal of Educational Computing Research. 1999
- Algumas Reflexões em Torno da Fundamentação da Utilização Educativa de Sistemas Hipermedia. Educação & Sociedade. 1996
- Navegando no hipervocabulário. Educação & Sociedade. 1995
- Um Estudo Sobre a Prática Pedagógica dos Professores ex-destacados do Projecto MINERVA. Informática & Educação. 1993
- Folha de Cálculo no Ensino da Biologia: O Estudo das Transferências de Energia Nos Ecossistemas. Informática & Educação. 1992
-
artigo de conferência
- The Impact of online peer assessment on student learning in higher education: A systematic review of literature 2022
- UNIVERSITY OF MINHO’S DISTANCE EDUCATION: BRIDGING THE GAP BETWEEN UNIVERSITY AND SOCIETY 2018
- A abordagem “learning by design” e a situacionalidade docente em TPACK 2017
- A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal 2017
- As Tecnologias de Informação e Comunicação na Comunicação Aumentativa e Alternativa: um estudo em unidades de Educação Especial 2017
- Um comparativo de métodos de usabilidade pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem 2017
- Professores e TPACK: uma revisão sistemática da literatura 2016
- Usabilidade técnica e usabilidade pedagógica em mobile learning: um estudo de revisão sistemática 2016
- Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo “Viagem ao mundo das sílabas”: Um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica 2015
- Portefólios digitais no ensino não superior: implementação, desenvolvimento e sustentabilidade 2015
- Avaliação digital nas universidades públicas portuguesas: perspetivas de professores e de estudantes 2014
- B-Learning nas redes sociais: estudo do seu potencial na inclusão de estudantes surdos no ensino superior 2014
- Interaction between students with and without deafness: Best practices 2014
- Journey to the syllables’ world: Intervention in phonological awareness 2014
- O espaço dos ambientes online na formação e profissionalização dos professores em Cabo Verde 2014
- The use of Information and Communication Technologies in Augmentative and Alternative Communication – Literature review in Portugal 2014
- As TIC na Comunicação Alternativa e Aumentativa 2013
- As interações sociais dos surdos na internet - mapeamento sistemático da literatura. 2013
- Avaliação de cursos em b-learning: uma proposta 2013
- Conhecimento e uso das TIC por estudantes da Licenciatura em Farmácia - Estudo Exploratório 2013
- Consistência interna da versão Portuguesa reduzida do Web Based Learning Envirnoment Inventory 2013
- Digital case based learning: proposta para estruturação da formação 2013
- Ensino presencial e semi-presencial em farmacoterapia. Análise da motivação e estratégias de aprendizagem 2013
- Mapas concetuais digitais como ferramentas cognitivas 2013
- Os supervisores de estágio pedagógico da Universidade de Cabo Verde e as tecnologias de informação e comunicação 2013
- Práticas de apoio à supervisão pedagógica com recurso a um ambiente virtual na Universidade de Cabo Verde 2013
- Relação dos supervisores de estágio pedagógico da Universidade de Cabo Verde com as tecnologias de informação e comunicação 2013
- Webfólio de aprendizagem: contributos para a promoção da autonomia e reflexividade em estudantes do 12º ano de escolaridade. 2013
- Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal 2012
- Cyberbullying sobre professores: uma realidade escondida. 2012
- Formação de E-Formadores: estudo de caso o SOLAR – ambiente de aprendizagem online do Instituto Virtual 2012
- ITIC: um projeto para contribuir para o aperfeiçoamento e embasamento do corpo de professores do Programa Aprendizagem do SENAC no domínio da utilização das TIC. 2012
- Objetos de Aprendizagem – Uma proposta de design pedagógico 2012
- Relação dos estagiários e seus orientadores com as TIC: um estudo realizado no ano letivo 2011/2012 no Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde 2012
- Aprendizagem e avaliação da oralidade em contextos online – o potencial dos serviços de podcasting 2011
- As Plataformas de Aprendizagem nas Conferências Challenges 2011
- Avaliação de Políticas e Programas em TICE: análise do Plano Tecnológico da Educação em Portugal (ano de lançamento 2006-2007) 2011
- Case Based, learner centered approach to pharmacotherapy 2011
- Cinco anos de Etwining: o estado da arte da investigação 2011
- Distance learning and e-learning in Portugal: a study of the perceptions, concepts and teaching practices at the Institute of Education – University of Minho 2011
- Educação a distância e e-learning na Universidade do Minho: análise das percepções, concepções e práticas docentes no Instituto de Educação 2011
- Implementação de Metodologias Blended-Learning no Ensino da Farmacoterapia baseado em simulações 2011
- Online Learning Environment Surveys for Higher Education. Comparative analysis and future research 2011
- Os serviços de podcasting na otimização da aprendizagem e da avaliação de língua estrangeira em contexto online 2011
- Práticas com a Moodle em Portugal 2011
- Práticas com e-portefólios na escola básica do 2º e 3º ciclo Dr. Francisco Sanches 2011
- Práticas de b-learning no ensino superior: a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa na perspectiva dos alunos 2011
- Política de acesso livre para a UFBA: partilhando experiências do RepositóriUM 2010
- Práticas com a Moodle: um estudo centrado no CCUM 2010
- Repe: contributos da disciplina de matemática para o portefólio digital do aluno 2010
- Sharing some lessons learned from the RepositóriUM 2010
- Comportamentos de risco na internet por parte de jovens Portugueses: um estudo exploratório 2009
- Estudos de práticas de acessibilidade e inclusão digital nas Universidades Públicas Portuguesas 2009
- Portefólio electrónico do aluno: experiências com o RePe 2009
- Problemáticas da avaliação em educação online 2009
- Práticas de E-Learning nas Universidades Públicas Portuguesas e a Problemática da Acessibilidade e Inclusão Digitais 2009
- Blogs: A teaching resource and a pedagogical strategy 2008
- Uma análise da investigação realizada no âmbito do Mestrado em Tecnologia na Universidade do Minho 2008
- Ambientes de aprendizagem no contexto do ensino presencial: uma abordagem reflexiva 2007
- Aprendizagens colaborativas com a plataforma FLE3: Um estudo de caso 2007
- Como organizar Portefólios na sala de aula de Matemática 2007
- Desenvolvimento de portefólios electrónicos no ensino da Matemática 2007
- Desenvolvimento e Validação do Ceph-Learning – Aplicação Multimédia para a Aprendizagem e Prática da Cefalometria Radiográfica 2007
- Development and Validation of Ceph-Learning – A Multimedia Tool for Learning of Radiographic Cephalometrics 2007
- E-Portefólios: Um estudo de caso no Ensino da Matemática 2007
- O Ambiente Moodle no apoio a situações de formação não presencial 2007
- Promoção de comportamentos seguros na Internet – um estudo de caso 2007
- Seguranet – Um levantamento exploratório das práticas de risco dos jovens portugueses no uso da Internet 2007
- Utilização de Blogues por Docentes de Ciências: Um Estudo Exploratório 2007
- A Webquest na Abordagem do Discurso Oral Formal na Aula de Português 2006
- Critical Review of Research in Educational Technology in Portugal (2000-2005) 2006
- E-learning e Educação Online: Contributos para os Princípios de Bolonha 2006
- Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas 2006
- Uma análise da investigação realizada no âmbito do Mestrado em Tecnologia Educativa da Universidade do Minho 2006
- WebQuests: reflexões em torno de uma abordagem na aula de Português 2006
- Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica 2005
- Desafios do e-learning: do conceito às práticas 2005
- E-Learning: reflexões em torno do conceito 2005
- Avaliação de Cursos em e-Learning 2004
- E-Learning para e_Formadores 2004
- The Use of ICT in Higher Education: Work in Progress at the University of Minho 2003
- O projecto TTVLC – modelos de formação para novas exigências profissionais dos professores 2002
- A Internet no apoio à realização de trabalhos de grupo: uma experiência no ensino superior 1998
- Formar a distância no ensino superior: um discurso de opinião, uma reflexão partilhada e uma experiência em curso 1998
- Reflexões sobre a Tecnologia Educativa 1998
- A Quantitative Approach to Navigation Paths and Behaviour of Inexperienced Users of Hypermedia Documents 1997
- Espaços de actuação do educólogo na sociedade da informação 1996
- Um estudo sobre comportamentos de navegação em documentos hipermedia 1994
-
artigo de revista
- Online Peer Assessment for Learning: Findings from Higher Education Students. Education Sciences. 2023
- Aprendizagens ressignificadas pelas TIC: uma investigação-ação com os professores da educação básica paranaense. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Desafios da computação móvel e usabilidade em sala de aula. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida da Web Based Learning Environment Inventory. RIED. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA. 2004
-
capítulo de livro
- E-Assessment in Portuguese Higher Education 2019
- Contextualização e aplicações dos objetos de aprendizagem: um cenário nas ciências da saúde 2016
- O projeto e-portefólios e a sustentabilidade da inovação e da mudança 2016
- Beyond the Technological Dimension of Edutainment 2013
- Web 2.0 Tools in Biomedical Education 2013
- Exploring the Educational Power of Serious Games: A Review of Literature 2012
- Portefólios na Educação: do papel à web 2012
- Estudo de Caso 10 – Escola do Ensino Básico 2,3 de Taíde. 2011
- Comunicação Científica: das restrições ao acesso livre. 2010
- Dos promotores aos utilizadores: estudos sobre o repositóriUM. 2010
- Problemáticas da avaliação em educação online 2010
- Contextos e práticas de avaliação em educação on-line 2009
- Dos desafios às oportunidades: adopção institucional do e-learning 2009
- Blogs: A teaching resource and a pedagogical strategy 2008
- Desenvolvimento e validação do Ceph-, learning – aplicação multimédia para a aprendizagem e prática da cafalometri radiográfica 2008
- Educational potential of e-portfolios: from student learning to teacher professional development 2008
- Meta-análise da investigação realizada no âmbito do mestrado em Tecnologia Educativa da Universidade do Minho 2008
- ePortfolios and eArgumentation 2008
- Blogues escolares: quando, como e porquê? 2007
- Dinâmica dos três C’s’ na avaliação de cursos em e-learning: compreensão, confiança, complementaridade 2006
-
documento
- Editorial 36(1) 2023
- Editorial 36(2) 2023
- Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges 2019
- As abordagens pedagógicas e o papel do professor de educação básica em processo de formação continuada no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. 2018
- Desenho universal para aprendizagem, acessibilidade web, usabilidade no e-learning e usabilidade pedagógica 2018
- O compromisso do professor e a situacionalidade docente em TIC 2018
- University of Minho Distance Education: bridging the gap between university and society 2018
- Challenges 2017: Aprender nas nuvens – Learning in the clouds – Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação. 2017
- Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo “Vogais Saltitantes”: Intervenção no âmbito da Disnomia 2017
- Challenges 2015: Meio século de TIC na educação – Hal a century of ICT in Education – Atas da Conferência Internacional de TIC na Educação 2015
- Interaction between students with and without deafness: best practices 2014
- Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime and anywhere - Atas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação 2013
- Formação de E-Formadores: Estudo de Caso no SOLAR - Ambiente de Aprendizagem Online do Instituto Virtual 2012
- ITIC: um projeto para contribuir para o aperfeiçoamento e embasamento do corpo de professores do Programa Aprendizagem do SENAC no domínio da utilização das TIC 2012
- Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento. 2010
- E-Conteúdos para E-Formadores 2008
- E-Learning para E-Formadores 2004
- The use of Information an Communication Technologies in Augmentative and Alternative Communication – Literature review in Portugal 2004
- Actas do IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia 1998
-
livro