publicações selecionadas
-
artigo académico
- Evaluating Attitudes and Preferences towards Walking in Two European Cities. Future Transportation. 2024
- Editorial - Being a child in a complex and violent world. Child Studies. 2023
- The Pedestrian Network Concept: A Systematic Literature Review. Journal of Urban Mobility. 2023
- A quantitative spatial methodology for delimiting historical centers - an application in Guarda, Portugal. Journal of Spatial Information Science. 2022
- Editorial - The relevance of child studies. Child Studies. 2022
- Contributos para a discussão em torno da Análise do Discurso Ecológica. Boletim do GEPLE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Ecossistêmica. 2022
- Discursos sobre a pandemia: o discurso polémico para além do negacionismo. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem. 2020
- Giant Lipoma Causing Intestinal Subocclusion: Detachable Snare Loop-Assisted Polypectomy. GE Portuguese Journal of Gastroenterology. 2019
- Esophageal laceration after percutaneous endoscopic gastrostomy tube removal attempt: Alternative route of extraction. Endoscopy. 2019
- Estereótipos sociais na voz das crianças: uma análise de livros escolares do Ensino Básico português. Educação e Pesquisa. 2018
- O domínio dos tipos textuais no Ensino Básico em Portugal: relato de uma experiência pedagógica. Caderno Seminal. 2018
- O interdiscurso ambiental no discurso político contemporâneo em Portugal. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem. 2017
- Blue finger syndrome – case report. Angiologia e Cirurgia Vascular. 2016
- Traços de didaticidade em artigos de divulgação científica mediática. O caso de uma edição especial "verde" da revista Visão 2016
- Traços de didaticidade em artigos de divulgação científica mediática. O caso de uma edição especial “verde” da revista Visão. REDIS: Revista de Estudos do Discurso. 2016
- Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor-Leste (2015). Indagatio Didactica. 2015
- Marcas deíticas da presença do locutor no discurso científico. Dissertações de mestrado apresentadas na Universidade do Minho. REDIS: Revista de Estudos do Discurso. 2015
- Marcas deíticas da presença do locutor no discurso científico: dissertações de mestrado apresentados na Universidade do Minho. REDIS: Revista de Estudos do Discurso. 2015
- O ambiente como argumento final na imprensa brasileira. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem. 2015
- Construção dos objetos de discurso em artigos mediáticos de divulgação científica para crianças. REDIS: Revista de Estudos do Discurso. 2014
- Cruce de lecturas y ecoalfabetización en libros pop-up para la infancia. Ocnos. 2014
- O discurso da liberdade na pós-revolução. Análise de um discurso comemorativo do 25 de Abril em 1977. Forma Breve. 2014
- Representações da infância no manual escolar em Portugal. Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas. 2014
- A relação Portugal - Timor-Leste nos discursos do Presidente e na imprensa. REDIS: Revista de Estudos do Discurso. 2013
- Ecoliteracia e literatura para a infância: quando a relação com o ambiente toma conta dos livros. Solta Palavra. 2013
- O Rei de Espanha foi caçar elefantes. A construção discursiva do evento nos media portugueses. Cadernos de Linguagem e Sociedade. 2013
- O discurso de opinião como discurso polémico - aspectos da sua configuração e da interacção social. Comunicação e Sociedade. 2013
- Editoriais de edições especiais “verdes” na imprensa periódica portuguesa contemporânea. O caso da revista “Visão". Caderno Seminal. 2012
- Urban and rural landscapes in Portuguese picture story books: reification and perceptions. AILIJ - Anuario de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil. 2012
- Contributos para a caraterização da retórica ambiental na imprensa generalista portuguesa. Revista Galega de Filoloxía. 2011
- VIABiLiDADE AMBiENTAL DAS HORTAS URBANAS ENQUANTO ESPAÇOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista da Associação Portuguesa de Horticultura. 2011
- Heterogeneidade enunciativa no discurso sobre o ambiente na imprensa portuguesa: funcionamento e efeitos do discurso directo. Linguagem em (Dis)Curso. 2007
- O discurso de opinião como discurso polémico - aspectos da sua configuração e da interacção social. Comunicação e Sociedade 2 (As Ciências da Comunicação no espaço lusófono - 1), Série de Comunicação - Cadernos do Noroeste, vol. 14, nos 1-2. 2000
-
artigo de conferência
- Ensinar e aprender Português: a digital resource for learning to read and write 2021
- Os tradutores timorenses e a política linguística em Timor-Leste 2020
- Infância protegida? A Imagem mediática das crianças aos olhos do provedor 2011
- Hétérogénéité énonciative dans les textes médiatiques sur les enfants exposés à des risques 2010
- Newspaper headlines: a methodological framework for research into representations of children at risk 2009
- Hétérogénéité énonciative dans les textes médiatiques sur les enfants exposés à des risques 2009
- Visual rhetoric and photojournalism: towards an analysis of children's pictures in newspapers 2009
- Visual rhetoric and photojournalism: towards an analysis of children’s pictures in newspapers 2009
- Argumentação e emoção no discurso sobre o ambiente na imprensa portuguesa 2008
- A ecolinguística entre as ciências da linguagem 2007
- Organização e funções do dossier de imprensa. O caso do discurso mediático do ambiente em Portugal 2007
- Promoção da ecoliteracia - virtualidades e limitações em textos para a infância 2006
- Discursos e representações ambientais: processos comunicativos entre actores sociais, media e cidadãos 2005
- Linguística e ambientalismo 2003
- Promoção de literacias: abordagens teóricas e estratégias de intervenção 2003
- “O homem que engoliu a lua”: do Conto Fantástico à Literatura Infantil 2003
- Linguística e ensino da língua materna: realidade e projectos no IEC 2002
- Dialogismo no discurso do ambientalismo na imprensa em Portugal 2001
- Dimensões do discurso ambientalista nos media: uma abordagem exploratória 2000
- Discurso, cognição e prática social na infância 2000
- As Partículas Modais como co-indicadores ilocutórios: o caso das perguntas retóricas 1999
- Estratégias argumentativas: as perguntas retóricas 1995
-
artigo de revista
- Evaluation of Urban Sustainability Based on Transportation and Green Spaces: The Case of Limassol, Cyprus. Sustainability (MDPI). 2023
- Walkable Cities: Using the Smart Pedestrian Net Method for Evaluating a Pedestrian Network in Guimarães, Portugal. Sustainability (MDPI). 2022
- Perceções dos tradutores timorenses sobre a formação de tradução em Timor-Leste. Caderno Seminal. 2022
- Perceived Walkability and Respective Urban Determinants: Insights from Bologna and Porto. Sustainability (MDPI). 2022
- Defining a Digital System for the Pedestrian Network as a Conceptual Implementation Framework. Sustainability (MDPI). 2022
- Ciência nos media em tempos de pandemia. Cadernos de Linguística. 2021
- Configurações da Infância em Textos de Manuais Escolares. Currículo Sem Fronteiras. 2021
- Use and Perceptions of Pedestrian Navigation Apps: Findings from Bologna and Porto. ISPRS International Journal of Geo-Information. 2021
- Accessibility and Connectivity Criteria for Assessing Walkability: An Application in Qazvin, Iran. Sustainability (MDPI). 2021
- Levels and Characteristics of Utilitarian Walking in the Central Areas of the Cities of Bologna and Porto. Sustainability (MDPI). 2021
- Reappraising the need for a control CT in mild head injury patients on anticoagulation. European Journal of Trauma and Emergency Surgery. 2021
- O português na República Democrática de Timor-Leste: quase duas décadas depois. Revista Letras Raras. 2020
- Discourses on migrants, refugees and minorities in the public sphere: the 21st century under debate. Comunicação e Sociedade. 2020
- A língua portuguesa entre as línguas de Timor-Leste: um estudo de caso numa escola secundária timorense. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2020
- Combining multi-criteria and space syntax analysis to assess a pedestrian network: the case of Oporto. Journal of Urban Design. 2018
- As questões de género no manual escolar: uma abordagem linguística. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2018
- A infância representada no livro escolar: tipos de textos e estereótipos sociais. Revista Brasileira de Educação. 2017
- Segmentação morfológica e dificuldades de leitura em crianças com perturbações de leitura e escrita. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2016
- Children's Literature and the Promotion of Environmental Ethics in Portugal. Portuguese Studies. 2015
- Travelling from the city to the countryside: depictions of urban and rural scenarios in two Portuguese picturebooks. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2014
- Les enfants en danger dans la presse : la construction discursive de l’enfant agresseur et de l’enfant victime dans des narrations médiatiques. Langage et SocIETe. 2013
- Ecoliteracy Through Imagery: A Close Reading of Two Wordless Picture Books. Children's Literature in Education. 2011
-
capítulo de livro
- Proposta curricular para a criação do curso superior de tradução em Timor-Leste 2023
- O ensino da língua portuguesa no mundo: aspetos geopolíticos, demográficos e económicos 2021
- Reflexões sobre o ensino do português como língua não materna - uma apresentação 2021
- Discursos do Presidente Mário Soares nas comemorações do 25 de Abril (1986-1995) 2019
- Desenvolvimento de competências leitoras a partir da leitura de álbuns sem texto: o caso da temática ecológica 2018
- Discurso científico e ideologia na revista do Estado Novo Portugal Colonial 2018
- Discurso científico e ideologia na revista do Estado Novo, Portugal colonial 2018
- Instituto da Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa'e: missão e ação 2016
- O interdiscurso ambiental no discurso político contemporâneo em Portugal 2016
- Hiperestrutura em textos mediáticos de divulgação científica para crianças 2015
- Análise linguística do discurso: enunciação, modalização, reificação 2014
- O papel do "Roteiro para a Ciência" presidencial em Portugal: Imagem e poder 2013
- Promoting ecoliteracy: the challenges of children's literature in the new millennium 2013
- L'enfant en danger à la Une: médias, discours et société 2012
- L’enfant en danger à la Une: médias, discours et société 2012
- CESC – Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho e o projecto ‘Meio ambiente e ecoliteracia na novíssima Literatura Infantil e Juvenil’ 2011
- Vozes políticas no discurso mediático sobre o ambiente 2011
- Crianças em risco: elementos para a constituição de um reportório interpretativo da imprensa 2009
- Crianças em risco: elementos para a constituição de um reportório interpretativo da imprensa. 2009
- The Organization and Functions of the Press Dossier: The Case of Media Discourse on the Environment in Portugal 2009
- Science as Rhetoric in Media Discourses on Climate Change 2008
- Promoção da ecoliteracia - virtualidades e limitações em textos para a infância 2007
- O acto ilocutório de convite no discurso infantil 2005
- Ecolinguística: um novo paradigma para a reflexão sobre o discurso? 2004
-
documento
- The effect of sidewalk paving materials in the comfort and safety of walking: a case study in Braga, Portugal 2023
- Competência sintática e interpretação de textos em português: a definição de um estudo 2022
- Populismo(s) e suas linguagens. Textos selecionados 2022
- Populismo(s) e suas linguagens. Textos selecionados/ Populism(s) and its languages. Selected Texts 2022
- O ensino de português língua não materna: pesquisas e práticas bem-sucedidas 2021
- Ensinar e Aprender Português. Recursos tecnológicos para ensinar Português, apoiar e recuperar aprendizagens [EAP - Teaching and Learning Portuguese. Technological resources to teach the Portuguese language, support and promote learnings recovery] 2020
- A divulgação científica mediática para crianças e os seus objetivos ilocutórios. Um caso exemplar 2019
- Semear o gosto pela ciência - análise do género de divulgação científica mediática para crianças 2019
- Virtualidades do livro-álbum A árvore da escola para a promoção da ecoliteracia 2019
- EAP - Ensinar e Aprender Português 2019
- O ensino da Língua Portuguesa no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2017
- Proficiência na Língua Portuguesa escrita. Vol. 1. Regras Gerais para bem escrever 2017
- Proficiência na Língua Portuguesa escrita. Vol. 2. Dicionário de dificuldades. 101 perguntas... 101 respostas! 2017
- Diversidade linguística, cultural e biológica 2016
- Múltiplos olhares em linguística e linguística aplicada 2016
- Atas do 10º Encontro Nacional / 8º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente 2014
- Consciência morfológica e dificuldades de leitura e escrita 2014
- Nova achega crítica da LIX. O número 3 da colección ‘Estudos’, editado conxuntamente por Anilij/Elos e o Ciec, aborda cuestións de ‘Identidade(s)’ 2013
- Ensino da leitura das sílabas complexas com base na terapia da fala 2013
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente 9 2013
- Análise da coesão lexical em textos descritivos e narrativos em meninos e meninas 2012
- Literatura Infantil y Juvenil y Diversidad Cultural / Literatura para a Infância e Juventude e Diversidade Cultural 2012
- Atas do 8º Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente 2011
- Child Immigration in the Portuguese Press ¿ outlining the phenomenon 2011
- Kielellinen näkökulma riskissä olevien lasten tutkimiseen ja suojeltuun lapsuuteen portugalilaisessa lehdistössä 2011
- Recensão de “A contradição humana”, de Afonso Cruz 2011
- Actas do 7º Encontro Nacional / 5º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 2010
- Guia para Professores de Tétum (3º Ciclo do Ensino Básico) 2010
- Programa de Tétum (7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico) 2010
- Programa de Tétum (8º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico) 2010
- Programa de Tétum (9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico) 2010
- Recensão de BLANCA ANA ROIG RECHOU, ISABEL SOTO LÓPEZ e PEDRO LUCAS DOMÍNGUEZ (Coord,) (2006). Multiculturalismo e identidades permeáveis na literatura infantil e xuvenil. Vigo: Edicións Xerais de Galicia 2008
- Processos Discursivos de modalização. Actas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso 2006
- Imagens do livro na Literatura para a Infância Portuguesa Contemporânea 2004
- Práticas de Investigação em Análise Linguística do Discurso. Actas do II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso 2004
- 'O homem que engoliu a lua': do Conto Fantástico à Literatura Infantil 2003
- A criança, a língua e o texto literário: da investigação às práticas: actas do 1º Encontro 2003
- Linguística e ensino da Língua Materna 2003
- Nova achega á investigación. Sae do prelo o número 10 do Anuario que edita a Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil 1913
-
livro
- Vozes que moldam Abril 2024
- Vozes que moldam Abril: Os discursos presidenciais na celebração da Revolução 2024
- Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita 2023
- Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita 2023
- O discurso do ambiente na imprensa e na escola. Uma abordagem linguística 2009
- A Organização e o Funcionamento dos Discursos. Estudos sobre o Português. Tomo III 1998