publicações selecionadas
-
artigo académico
- Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores portugueses experientes. Revista Educação em Questão. 2024
- Editorial - Researching children’s worlds and lived realities in uncertain times. Child Studies. 2023
- Editorial - The relevance of child studies. Child Studies. 2022
- Apresentação - EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: olhares transdisciplinares. Revista Exitus. 2022
- O NARRADOR PLURAL: biografias e disposições sociais de contadores de histórias. Revista Exitus. 2022
- Perspetivas dos alunos sobre as suas experiências de aprendizagem. Debates em Educação. 2021
- A educação intergeracional face ao discurso político do envelhecimento ativo. EccoS – Revista Científica. 2021
- Infâncias e Educação Infantil pós-pandemia 2020
- Investigação participativa e compromisso com a transformação do mundo: diálogos com Paulo Freire 2019
- A lógica das competências e a prática reflexiva na formação de professores. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- As lutas pela Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias 2017
- Pesquisar e educar para as relações étnico-raciais na educação infantil: uma luta contra o ruído do silêncio. Zero-a-Seis. 2017
- Research and education for ethnic-racial relations in children education: a fight against the silence noise 2017
- Teatro do Oprimido e projeto emancipatório: mutações, fragilidades e combates. Sociedade e Estado. 2017
- Processo de aprendizagem em grupos heterogéneos 2016
- The Machine of Entrepreneurship: The Crisis in Portugal and a Critical Discourse Analysis through the Theatre of the Oppressed. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2015
- Participation and Learning in a Jenaplan School in the Netherlands: An Ethnographic Research with Children. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2013
- As iniciativas comunitárias solidárias no mundo rural: o projeto "Á descoberta do mundo rural" 2013
- Gestão municipal da educação: lógicas de sobrevivência e de desenvolvimento estratégico. Gestão e Desenvolvimento. 2012
- L’émergence d’une autre école 2011
- Transformation de l’école et paradoxes de l’autonomie au Portugal. Revue internationale d'éducation de Sèvres. 2011
- O Estado avaliador e as formas de apoio externo às escolas: ensinar e controlar as escolas ou escutar e aprender com elas?. Línguas & Letras. 2010
- Effectiveness and safety of levosimendan in clinical practice 2009
- The Induction and Mentoring of New Teachers in Portugal: Contradictions, Needs and Opportunities.. Research in Comparative and International Education. 2009
- A liderança da escola vista pelos alunos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 2008
- As crianças e a comunidade: uma perspectiva intergeracional da educação 2008
- Education, Social Mediation and Community Development: an ethnographic research in a rural area.. Community Development Journal Advance Access. 2008
- Educational reforms, training and teacher subjectivities,Reformas educativas, for formação e subjectividades dos professores. Revista Brasileira de Educação. 2008
- School and educational policies: uncertain places of childhood and citizenship ; Escola e políticas educativas: lugares incertos da criança e da cidadania 2008
- The social issue, the state and the redeeming myth of local action: Reasonings and tensions between policies and social work,A questão social, o estado e o mito redentor da acção local: Lógicas e tensões presentes nas políticas e no trabalho social. Sociedade e Estado. 2008
- Escola e Políticas Educativas: lugares incertos da criança e da cidadania. Perspectiva. (Revista do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. 2007
- Modos de Governo da Educação: Políticas, Actores e Conexões. Revista do Fórum Português de Administração Educacional. 2006
- A Visão Escolocêntrica da Educação em Contexto Rural: o mito da concentração e da homogeneidade.. Aprender. 2003
- O Trabalho de Mediação Social em Contexto Rural: um estudo de caso etnográfico.. Revista Europeia de Etnografia da Educação. 2003
- Universitariazação da Formação de Professores e Profissionalidade Docente. Revista Galego-Portuguesa de Psicopedagoxía. 2000
- Problemas do Ensino Básico Primário: estudo da instabilização docente no distrito de Braga.. Inovação. 1998
- A Construção Social das Comunidades Educativas. Educação & Sociedade. 1995
-
artigo de conferência
- Pupils´ Experience of School and of their Learning Experience During the Pandemic and Beyond 2023
- Leading Learning In Schools In Challenging Times: Findings From Research In Portugal 2020
- Programme and Abstracts 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us 2018
- Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: investigação, formação docente e culturas da infância 2016
- Autonomia e participação das crianças na pedagogia Jenaplan: estudo dos dispositivos estruturantes da aprendizagem numa escola holandesa 2011
- Culturas organizacionais e profissionais : formação em contexto num agrupamento de escolas 2011
- Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teachers and teaching (ISATT), back to the future : legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research 2011
- A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2010
- Dependência e Identidade: a Gestão das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no contexto dos Agrupamentos de Escolas 2010
- A Cultura Popular como Prática Educativa não Formal 2009
- A Participação Infantil e Juvenil em Contexto Associativo: O caso de um Agrupamento de Escuteiros 2009
- A escola por dentro: em busca de pedagogias alternativas com crianças 2009
- A problemática da indução profissional no ensino: o estado da arte em Portugal. 2009
- Associativismo e acção comunitária: dinâmicas educativas num bairro social urbano 2009
- Educação e Desenvolvimento: desafios da formação de professores da educação básica 2009
- Formação de Professores e Culturas Docentes: a construção de um Agrupamento de Escolas como processo de aprendizagem colectiva 2009
- Liderança das escolas em contextos urbanos desafiadores: qualidades, estratégias e resultados 2009
- Lógicas da Formação na Administração Local: um estudo de caso 2009
- Transformações do Estado e da acção pública: modos e desafios de regulação da educação 2009
- The Support of Novice Teachers in Portugal: Theoretical and Empirical Perspectives. 2008
- A liderança na perspectiva dos alunos. 2008
- As crianças e as actividades intergeracionais: o exemplo do Projecto OUSAM. 2008
- Educação e cultura popular: projectos de animação sócio-cultural com crianças e jovens. 2008
- Lideranças e percepções dos actores sobre os desafios e estratégias da escola: um estudo de caso 2008
- Qualities and Strategies of Successful Leadership: findings from case studies in Portugal and Spain 2008
- Relações e interacções na gestão de um agrupamento de escolas: perspectivas dos professores do 1º ciclo 2008
- Um outro olhar sobre o insucesso escolar – as experiências dos alunos 2008
- A Aventura de Ser Professora: Diário de uma Professora Principiante 2007
- Adult Education and Equal Opportunities. 2007
- Cidades Educadoras: itinerário de uma investigação 2007
- Pensar o Trabalho: a Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores 2007
- Ser e Parecer: análise de projectos curriculares de turma. 2007
- Trabalho é Formação: questões de educação e formação de adultos. 2005
- Concepções e práticas de desenvolvimento local em Paredes de Coura. 2004
- Giving visibility to hidden rural localities: contributions of an ethnographic research. 2004
- Histórias de vida na educação e formação de adultos. 2004
- O interesse pelo “local” no âmbito das políticas sociais públicas: a emergência de uma lógica reticular ou conexionista. 2003
- A diversidade das práticas: limites e potencialidades do modelo de formação contínua 2002
- Centros de Formação de Associação de Escolas: à descoberta das diferenças 2000
- Pensar a formação contínua de professores como educação de adultos 2000
- A construção da autonomia em redes educativas 1999
- A construção de redes educativas em agrupamentos de escolas 1999
- O Pragmatismo Burocrático: um contributo para o estudo das políticas educativas no quotidiano 1999
- A Decisão no Quotidiano: contributo para o estudo da iniciativa social em educação 1998
- Avaliação dos Professores: Que Professores? Que Avaliação? 1998
- Conceptualizações da Formação de Adultos: contributos para a reflexão sobre a formação contínua de professores 1998
- Construção de Redes Educativas Locais: uma experiência de agrupamento de estabelecimentos de Educação Primeira 1998
- Identidades dos professores: perspectivas teóricas e metodológicas 1996
- Comunidades Educativas: A ideia pedagógica e realidade organizacional 1995
-
artigo de revista
- Education and child poverty in times of austerity in Portugal: implications for teachers and teacher education. Journal of Education for Teaching. 2018
- Monsters, machines and popcorn: Theatre of the oppressed and street protest,Monstros, máquinas e pipocas: Teatro do oprimido e protesto de rua. Comunicação e Sociedade. 2017
- A questão social, o Estado e o mito redentor da acção local: lógicas e tensões presentes nas políticas e no trabalho social. Sociedade e Estado. 2008
- Reformas educativas, formação e subjectividades dos professores. Revista Brasileira de Educação. 2008
-
capítulo de livro
- How Do Portuguese Principals Deal with Competing Demands? Issues of Bureaucracy, Performativity and Democracy 2021
- Educação e direitos da criança em situação de risco e perigo social: uma análise dos marcos legais para a Primeira Infância, no Brasil e em Portugal 2020
- Políticas, representações e estratégias de Educação de Adultos em regiões periféricas: 10 ideias-propostas para discussão 2020
- Liderança, motivação e colaboração nas escolas: perspetivas sobre a agência profissional dos professores 2019
- Entre a adaptação e a (trans) formação: uma análise crítica da noção de prática reflexiva associada ao modelo das competências na formação de professores 2018
- O idadismo: discriminação etária e possibilidades transformadoras da educação intergeracional (Orgs.), (23-32). Chaves: Intervenção (ISBN: 978- 989-99835-2-6) 2018
- Pedagogias e culturas infantis: iniciando a conversa 2018
- Reinventar a democracia nos contextos educativos da primeira infância, a partir dos direitos, das culturas e da participação e cidadania das crianças 2018
- O contributo da formação pedagógica docente para a inovação do Ensino Superior 2016
- Pressupostos e trajetórias de mudança - o caso do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia 2016
- Criar uma comunidade com crianças dos três aos seis anos: o desenvolvimento pessoal e social na infância 2015
- Introdução [a "Formação e trabalho docente: projetos, políticas e práticas"] 2015
- Formação inicial de professores em Portugal: Problemas, desafios e o lugar da prática nos Mestrados em Ensino Pós-Bolonha 2014
- Liderança e profissionalismo docente: resultados de um inquérito por questionário 2014
- Introdução [a] "Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspetivas" 2012
- O tempo das redes : redes que aprisionam e redes que libertam 2012
- Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória 2012
- A animação sociocultural, associativismo e educação 2011
- Estudos etnográficos: exemplos e potencialidades no campo da animação sociocultural 2011
- A Universidade e a formação continuada dos professores no contexto das reformas educativas contemporâneas 2010
- Construção de uma rede territorial de formação e desenvolvimento: o caso da VALIMA-VALIMAR 2009
- As crianças e a comunidade: a animação comunitária como processo de convivência e aprendizagem intergeracional 2009
- As lógicas da formação. Para uma concepção da formação contínua de professores como educação de adultos 2009
- Concepções de professor. Diversificação, avaliação e carreira docente 2009
- Políticas de Formação na Modernização da Administração Local. 2009
- A Animação Sócio-Cultural e as Transformações no Mundo do Trabalho 2008
- Educação e Animação Sócio-Cultural. A desescolarização da escola e a escolarização do social 2007
- Animação Sócio-Cultural e Participação: o exemplo do Projecto OUSAM 2006
- Ambiguidades em torno do processo de Bolonha: que formação para os educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico? 2005
- Metáforas Organizacionais: o centro e a rede 2005
- Os Agrupamentos de Escolas: lógicas burocráticas e lógicas de mediação 2005
- Educação e Local: Animação, Gestão e Parceria 2004
- Reformas Educativas e Identidades dos Professores 2004
- Repensar a Escola e o Sentido do Trabalho Escolar 2004
- A formação e os seus efeitos: do modelo escolar à formação em contexto 2001
- O local, o global e a territorialidade educativa 1999
-
documento
- Anais do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil: Políticas, Direitos e Pedagogias da Infância ISBN: , 2018
- Pedagogias e culturas infantis: conversas luso-brasileiras 2018
- As lógicas da formação: um estudo das dinâmicas locais, a partir de um Centro de Formação de Associação de Escolas 2017
- Conhecimento é, essencialmente, autoconhecimeto. Entrevista com Fernando Ilídio da Silva Ferreira 2016
- :Estúdio, vol.6, nº12 (Jul./Dez. 2015) 2015
- Effective perinatal intensive care in europe (epice): Descrição do Projeto e primeiros resultados em Portugal 2014
- Modos de contratualização e de organização do programa "Escola a Tempo Inteiro": as necessidades das famílias e as necessidades das crianças 2011
- Understanding teachers’ work and cultures : an organizational analysis of the changes occurred in a “cluster of schools” in the context of the recent portuguese educational reforms 2011
- Priority Education Policies and Practices: organizational and curricular issues in Portuguese TEIP, Comunicação apresentada no Symposium inserido na EAPRIL Conference (5th European Practice-Based and Practitioner Research Conference) “Challenges in Professional Learning across the Disciplines 2010
- Valorizar a experiência. Desafios que se colocam hoje aos centros de formação, escolas e professores, in Qualiforma, Revista do Centro de Formação de Associação de Escolas de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca 2006
- Políticas Educativas e Formação de Professores, in Actas da 8ª Edição dos Encontros de Basto, Centro de Formação de Basto 2005
- As parcerias educativas e o caso da relação escola-famílias, in Elo, nº 7 1999
-
livro
- Teachers Make a Difference: European Benchmark in Teacher Training 2019
- Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente 2017
- Conclusões e recomendações [de] "Profissionalismo e liderança dos professores" 2014
- O que move os professores são os alunos: fatores de motivação em circunstâncias adversas 2014
- Back to the Future 2013
- Tutors’ and students’ views of tutoring : a study in higher education 2013
- Introdução [a] "Currículo e comunidades de aprendizagem : desafios e perspetivas" 2012
- Investigação e formação no ensino superior : exemplos e potencialidades dos estudos etnográficos 2012
- POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, ÉTICA E PROFISSIONALIDADE 2012
- Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem : contributos para uma concepção democrática emancipatória 2012
- Infância, Família e Comunidade: as Crianças como Actores Sociais 2009
- Políticas e Práticas de Formação 2009
- Administração da Educação. Lógicas burocráticas e lógicas de mediação 2005
- O Local em Educação: Animação, Gestão e Parceria 2005
- Formação e Identidades 2003
- Formação Contínua. Actores, Políticas e Práticas 2001
- Avaliar, Reflectir e Inovar. Estudo de Avaliação Externa 2000
- Estudos sobre a Mobilidade Docente. Descontinuidade educativa no coração da prática pedagógica 2000
- Políticas Educativas e Autonomia da Escola 2000
- Comunidades Educativas: novos desafios à educação básica 1999
- Dinâmicas Locais de Formação. Um estudo da actividade de um Centro de Formação de Associação de Escolas 1998
- Tradição e Mudança na Escola Rural 1998
- A Construção do Currículo na Escola. Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1º Ciclo do Ensino Básico 1994
- Formação Contínua e Unidade do Ensino Básico. O Papel dos Professores, das Escolas e dos Centros de Formação 1994
- Modelos de Organização Pedagógica da Escola Básica. Textos de Apoio Administração Escolar, Caderno nº 1 1994
-
teses
- Educação e desenvolvimento: racionalidades das políticas educativas no âmbito da cooperação portuguesa com Cabo Verde 2023
- Escola a tempo inteiro: perspetivas dos alunos sobre os seus quotidianos no contexto da pandemia COVID-19 2023
- Análise organizacional de uma empresa na área da educação: o trabalho em rede, parceria e projeto 2020
- Quem são, o que fazem, o que pensam: perspetivas dos assistentes operacionais sobre o seu trabalho numa escola multicultural 2020
- Perspetivas dos atores sobre o trabalho, a liderança e a formação numa agência de uma imobiliária multinacional: um estudo de caso 2019
- A infância, o lúdico e a transdisciplinaridade : refletindo sobre a necessidade de novo olhar para a criança na escola 2017
- Família, gênero e homoparentalidade na educação infantil: perspectivas normativo-legais e profissionais 2017
- Tatear e desvendar: um estudo com crianças pequenas e dispositivos móveis 2017
- Escrita criativa: desenvolvimento de estratégias e de competências de escrita com crianças 2016
- Inventar e resolver problemas: estratégias de aprendizagem matemática com crianças do 1.º ciclo do ensino básico 2016
- A formação em alternância no contexto da formação profissional: análise de ações de formação e de (per)cursos profissionais 2015
- Conceções e práticas de avaliação: a perspetiva das formadoras de uma empresa de formação 2015
- Da carreira às trajetórias de inserção profissional: o caso dos licenciados em educação de infância e em ensino básico (1.º ciclo), pela Universidade do Minho, entre 2001 e 2010 2015
- A construção das identidades profissionais das professoras de bebês 2014
- Avaliação de impacto da formação profissional presencial e b-learning : o caso da Formação Pedagógica Inicial de Formadores 2014
- Avaliação de um centro novas oportunidades: o modelo prescrito e o sentido das práticas 2013
- Cultura e tradição : as Festas Nicolinas 2013
- Impacto das formações modulares certificadas da Associação Industrial do Minho, na perspetiva dos formandos : conceção e implementação de uma proposta de avaliação 2013
- Os centros novas oportunidades em Portugal : construções e manifestações das culturas em contexto escolar e em contexto associativo 2013
- Práticas narrativas e perfis de contadores de histórias 2013
- A praça de Jena : participação das crianças e celebração da vida numa escola Jenaplan 2011
- De nariz vermelho no hospital : a actividade lúdica dos Doutores Palhaços com crianças hospitalizadas 2011
- Desenvolvimento profissional : perceções e experiências de professores de educação especial 2011
- Jovens e Teatro do Oprimido: (re)criando a cidadania, (re)construindo o futuro 2011
- Vozes e olhares dos alunos sobre a liderança da escola 2011
- Educação e formação de jovens e adultos : estudo dos cursos orientados para o mundo do trabalho, numa escola secundária 2009
- O estudo do local em educação: dinâmicas socioeducativas em Paredes de Coura 2003
- As lógicas da formação: um estudo das dinâmicas locais, a partir de um Centro de Formação de Associação de Escolas 1998