publicações selecionadas
-
artigo académico
- Exploring Online Hate Speech in Gaming Communities: Insights from Focus Groups with Young Players. Comunicação e Sociedade. 2024
- Perceptions about online hate speech in games and gaming communities: results from a survey in Portugal. Journal of Cyberspace Studies. 2024
- Costa, S., Mendes da Silva, B., Martins, A. F., Martins, A. (2024). Mendes da Silva, B. Journal of Cyberspace Studies, V8 (1). https://doi.org/10.22059/jcss.2024.95910 2024
- Native Advertising: New Challenges for Online Consumers and the Role Of Media and Advertising Literacy. ROTURA - Novas Narrativas e Literacia Mediática: Estratégias e Experiências para a Cibercidadania . 2023
- Palavra-Imagem-Movimento: Subsídios da tipografia para o discurso artístico moderno e contemporâneo. ROTURA - Média-Arte Digital. 2023
- como se constrói uma casa: Moving and Interactive Typography in Digital And Audiovisual Environments. Revista Novos Olhares: Dossier ¿Tecnologias de Inovação¿. 2023
- Martins, A.; Silva, B. M. (2023). Palavra-Imagem-Movimento: Subsídios da tipografia para o discurso artístico moderno e contemporâneo. Revista Rotura, V3(1). DOI: https://doi.org/10.34623/ghjk-mv49. . Rotura. 2023
- Perfeito A. & Silva, B. M. (2022). Os cineastas como performers – desde o cinema mudo de 1890 até ao live cinema atual. Revista Rotura, V. 2(2). DOI: https://doi.org/10.34623/ygwk-zy14.. Rotura. 2023
- Screendance Bárbara and its Poetics of ‘BBC’ Dialogues, or Between Body, Beliefs and the City. Revista Brasileira de Estudos da Presença. 2023
- Tavares, C.; Vieira, A.; Silva, B. M. (2023). Screendance Bárbara and its Poetics of BBC Dialogues, or Between Body, Beliefs and the City. Revista Brasileira de Estudos da Presença. V13, nº2. E-ISSN 2237-2660.. Revista Brasileira de Estudos da Presença.. 2023
- Videodança Bárbara e suas Poéticas de Diálogos ‘CCC’, ou dos entres Corpo, Crenças e Cidade. Revista Brasileira de Estudos da Presença. 2023
- The Video Installation Rejeitorio. International Journal of Art, Culture, Design, and Technology. 2022
- Os cineastas como performers - desde o cinema mudo de 1890 até ao live cinema atual. Rotura. 2022
- Costa, S.; Silva, B. M.; Tavares, M.; Martins, F.; Alves, P.; Isca, B. (2022). Discurso de ódio nos jogos e comunidades de jogo online: um estudo exploratório: O projeto Recardi. Algoritmo, V4 (2). ISSN: 2184-6472.. Algoritmo. 2022
- Martins, A.; Silva, B. M.; (2022). Como se constrói uma casa: Moving and Interactive Typography in Digital And Audiovisual Environments. Revista Novos Olhares, V11 (2). DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205278.. Novos Ollhares. 2022
- Mendes da Silva, B. The forking paths - Interactive Films: from basic interaction models to full interactive experience. Interactive Film and Media Journal, V2 N1, 2022 (no prelo) ISSN 2564-4173.. Interactive Film and Media Journal. 2022
- Interatividade fílmica: experiência estética, processos comunicacionais e manipulação temporal.. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA. 2021
- Cidade e Jogo: Prototipagem de um Jogo Pervasivo para combater o discurso de ódio online. . Revista Húmus. V11, nº25: Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial.. 2021
- Nineteen eighty-four: um diálogo entre ficção e contemporaneidade 2021
- “Live Cinema” and the challenges in creating narratives for “real time” performances – A solution based on the “Structure of the three acts”. Rotura. 2021
- Processos de comunicação e interação mediática. Revista Texto Digital. 2020
- The Sopro Artefact. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. 2020
- Análisis comparativo entre Canal 2 Andalucía y la RTP2 de Portugal desde la perspectiva de la calidad en televisión. . Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico. V.26, nº3, 2020. . 2020
- Hate speech in vídeo games and in online gaming communities. Revista Comunicando. 2020
- Modelos de interatividade e interatividade fílmica total. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia. 2020
- Playing Against Hate Speech: How Teens See Hate Speech in Video Games and Online Gaming Communities. Journal of Digital Media and Interaction. 2020
- Processo criativo que (se) contamina e (se) ocupa: nos ‘entres’ de dança, vídeo e cidade. ARJ – Art Research Journal. 2019
- Transcriação: o pensamento poético na criação de interfaces culturais 2019
- The Lives of Others. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. 2018
- Uma nova perspetiva cinematográfica. O género de terror no cinema interativo. OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes. 2018
- Experimenting on Film. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. 2017
- CINEMA E INTERATIVIDADE: DA ESTAÇÃO DE CIOTAT RUMO AO VIDEOCLIP INTERATIVO 2016
- Cinema e interatividade: da gare de Ciotat rumo ao videoclip interativo. Revista RELIC. 2016
- Interactivity, Cinema and Experimentation: The Forking Paths. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. 2016
- Dialectical Polyptych: an interactive movie. International Journal of Advances in Computer Science & Its Applications. 2015
- Between the Sacred and the Profane in the S. João d'Arga's Festivities: A Digital Art Installation. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. 2014
- Rede de Cultura e Arte Digital: O projeto Recardi. INUAF Studia. 2014
- The Forking Paths: An Interactive Cinema Experience. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics. 2014
- Neblina: notas sobre o projeto “Os caminhos que se bifurcam”. Revista Texto Digital. 2013
- PSICOGEOGRAFIAS DE HONG KONG: IN THE MOOD FOR LOVE. Revista Comunicando. 2012
- Arenas Simbólicas Virtuais. Icono 14, REVISTA DE COMUNICACIÓN Y NUEVAS TECNOLOGÍAS. 2011
-
artigo de conferência
- Cinema ao Vivo: Compor Narrativas Lineares através das Interfaces Intocáveis e dos Movimentos Corporais dos Performers 2023
- The Faro Museum poster collection: Demo of a prototype for a digital exhibit 2023
- From print to pixels: prototyping a virtual exhibition for the Faro Museum poster collection 2023
- Dematerializing materials: description of the first stages to digitize a museum exhibition with 3D technologies 2023
- Argôlo I., Silva, B. M., Borges, G. (2023). “Rejeitorio”: The battle of man against a river: Contextualization and creative process of the second version of the artifact. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-087 2023
- Costa, S., Silva, B. M. (2023). Insights from a digital diary: Exploring the Creative Process of the game-installation In[The Hate Booth]. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus) 2023
- Costa, S., Silva, B. M. (2023). Âmago II: The Creative Process of an Underwater Vietnamese Self-Portrait . In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus) 2023
- Martins, A., d'Orey, R., Carrega, J., Silva, B. M. (2023). The Faro Museum poster collection: Demo of a prototype for a digital exhibit. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus) 2023
- Perfeito, A., Silva, B. M. (2023). Live Cinema: Composing Linear Narratives through Untouchable Interfaces and the Performers’ Body Movements. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus) 2023
- Santos, P., Silva, B. M. (2023). The Weight of Water: Digital Artefact to blow the whistle on mental health issues in swimming athletes. In Proceedings of Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. ISBN: 979-8-4007-0872-5. (Scopus) 2023
- Costa, S. , Silva, B. M., Tavares M. (2022). Âmago – Creative process of a macanese video art. Proceedings of Digital Creation in Arts, Media and Technology (ARTeFACTo), 2022. IEEE. DOI: 10.1109/ARTeFACTo57448.2022. 2022
- Silva, B. M. (2022). Between Haze and Walking on Ice. Cinema e Média Arte no CIAC, Avanca Cinema. Ed. Cineclube de Avanca. ISSN: 2184-4682. 2022
- Costa S., da Silva B.M., Tavares M.; Tackling Online Hate Speech?. 2022. In: Wölfel M., Bernhardt J., Thiel S. (eds) ArtsIT, Interactivity and Game Creation. ArtsIT 2021. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, vol 422. Springer, Cham. 2021
- Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. 2021. Anais do 20o . Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. 8vo. Balance-Unbalance. PANORAMAS 2021. València, Espanha. 2021
- Rejeitorio: Uma videoinstalação interativa acerca do impacto humano recente sobre o Rio São Francisco. 2021. Anais do VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. València, Espanha : Universitat Politècnica de València; Media Lab / BR. 2021
- Video games and gamification against online hate speech? 2021
- Vulva Art , Arte Urbana e Média-Arte Digital: Reflexões sobre a estetização da vulva e os discursos estéticos no espaço público - Género y sus conferencias en el siglo XXI, CUICIID 2021, Madrid, Espanha. 2021
- “Rejeitorio”: An interactive video installation focusing on human impact on the São Francisco River 2021
- Videojogos e Comunidades: conter o discurso de ódio na Rede 2020
- Cadavre Exquis - A Motion-Controlled Interactive Film 2019
- Insights about an interactive film installation 2019
- Moda Vestra – Um espetáculo de cinema ao vivo no Algarve 2019
- Cadavre Exquis Expandaded 2018
- Colóquio narrativa, média e cognição. Narrativas marginalizadas 2018
- Dança que contamina e ocupa: processo criativo entre vídeo, dança e cidade 2018
- Ocupações midiáticas na cidade: uma análise sobre processo criativo em vídeodança 2018
- CULTURE AND DIGITAL ART NETWORK: THE RECARDI PROJECT 2016
- Os Caminhos que se Bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro 2016
- Considerando o docu-game como modelo de representação do património cultural imaterial 2015
- Dialectical Polyptych: an interactive movie 2015
- Les sentiers qui se bifurquent : l’expérience temporelle de la narrative filmique 2015
- Os Caminhos que se Bifurcam: hipóteses de interatividade para o cinema do futuro 2015
- Políptico dialético um protótipo de interface para filme interativo 2015
- Fátima Revisited: an interactive installation 2014
- Neblina em Avanca: apresentação pública do primeiro filme interativo da trilogia Os Caminhos que se bifurcam 2014
- Os caminhos que se bifurcam: cinema interativo 2014
- When the spectator becomes the protagonist: The forking paths 2014
- Os caminhos que se bifurcam: a experiência temporal na narrativa fílmica 2013
- Os caminhos que se bifurcam: a questão do tempo nas narrativas digitais 2013
- Projet «Les sentiers qui se bifurquent : l’expérience temporelle de la narrative filmique. 2013. in L´art du portrait dans la littérature et les arts visuels, Kairoun, Tunisia (in press). 2013
- Projeto "Os Caminhos que se bifurcam: a questão do tempo nas narrativas digitais" 2013
- Psicogeografias de Hong Kong 2013
- Psicogeografias de Hong Kong: In the mood for love 2012
- The Inner Project 2011
- Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de "A Rosa Púrpura do Cairo" 2010
- Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de A Rosa Púrpura do Cairo 2010
- Cibersexo 2009
-
capítulo de livro
- Costa, S., Mendes da Silva, B., Tavares, M. (2024). Online Hate speech in Video Games Communities: A Counter Project. In: Ullmann, S., Tomalin, M. (eds) Counterspeech - Multidisciplinary Perspectives on Countering Dangerous Speech. Routledge. ISBN 9781032454535. 2024
- Costa, S., Tavares, M., Bidarra, J., Mendes da Silva, B. (2024). In[the Hate Booth]: A Case Study on How to Deal with Online Hate Speech. In: Martins, N., Brandão, D., Fernandes-Marcos, A. (eds) Perspectives on Design and Digital Communication IV. Springer Series in Design and Innovation , vol 33. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-41770-2_17 (WoS) (Scopus). 2024
- From Print to Pixels: Prototyping a Virtual Exhibition for the Faro Museum Poster Collection (WoS) (Scopus). 2024
- In[the Hate Booth]: A Case Study on How to Deal with Online Hate Speech 2024
- Martins, A., da Silva, B.M. (2024). Text-Image-Movement-Interaction: Written Words and Their Artistic Paradigms in Video and Virtual Systems. In: Martins, N., Brandão, D., Fernandes-Marcos, A. (eds) Perspectives on Design and Digital Communication IV. Springer Series in Design and Innovation , vol 33. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-41770-2_17 (WoS) (Scopus). 2024
- Text-Image-Movement-Interaction: Written Words and Their Artistic Paradigms in Video and Virtual Systems 2024
- Costa, S., Tavares, M., Bidarra, J., da Silva, B.M. (2023). IN[The Hate Booth]: a Gamified Installation to Counteract Hate Speech. In: Brooks, A.L. (eds) ArtsIT, Interactivity and Game Creation. ArtsIT 2022. Lecture Notes of the Institute for Computer Sciences, Social Informatics and Telecommunications Engineering, vol 479. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-28993-4_12. (WoS) (Scopu 2023
- Digital Wor(l)ds: Using Dynamic Typography as a Mean of Artistic Expression in Digital and Audiovisual Settings 2023
- IN[The Hate Booth]: A Gamified Installation to Counteract Hate Speech 2023
- Interactive Film: Forking Paths to a Complete Audiovisual Experience 2023
- Online Hate Speech in Video Games Communities 2023
- Text-Image-Movement-Interaction: written words and their artistic paradigms in video and virtual system 2023
- The Enredo Game-Installation: A Proposal to Counter Hate Speech Online 2023
- Gavina, A.; Martins, A. & Silva, B. M. (2022). The Good-Bad Movie: A subcultural phenomenon. Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação, vol. 3, COMCP-UEPB/CNPq e CIAC. DOI: https://doi.org/10.34623/e5sf-bm30. 2022
- O Bom-Mau Filme: um fenómeno subcultural 2022
- Silva, Bruno M .; Interactive Film: Forking Paths to a complete audiovisual experience. Creating Digitally - Shifting Boundaries: Arts and Technologies - contemporary applications and concepts. Intelligent Systems Reference Library. Springer (no prelo). 2022
-
Wexel, J.; Silva, B. M. (2022)Novas representações da anatomia e vulva art: uma análise comparativa em narrativas audiovisuais e estáticas artivistas. In: Merino, F.; Frias, L.; Penafria, M. (eds).
Narrativas e Media Digitais. ARS. ISBN 978-989-654-889-6. 2022 - Cadavre Exquis: Forking Paths from surrealism to interactive film 2021
- Cadavre Exquis: Forking Paths from surrealismo to interactive film 2021
- Quase-medium: da subversão à hibridação 2019
- O Cadáver Esquisito: do onírico à interatividade fílmica 2018
- The Forking Paths revisited: experimenting on interactive film 2018
- PRHOLO 2017
- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – primeira parte 2016
- Considerando o tempo (e o cinema [interativo]) – segunda parte 2016
- PRHOLO 2016
- A união entre e género Survival Horror e o videojogo como meio digital interativo 2015
- O documentário através do videojogo 2015
- Personagens que saem e que entram no ecrã: interatividade e cinema 2015
- POSSIBILIDADES DE ROL PLAY NO SECOND LIFE in Nas margens - Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais 2010
- Relações Virtuais: da sedução de Baudrillard à representação de papeis no Second Life. 2010
-
documento
- Proceedings on the 11th conference on digital and interactive arts 2023
- Silva, B. M. Et al. (2023). Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings I – Short Papers, ACM. ISBN: 979-8-4007-0872-5 (suporte impresso). 2023
- Silva, B. M. Et al. (2023). Artcech2023 – Digital Creation Processes, 11st International Conference on Digital and Interactive Arts, Proceedings II – Long Papers, ACM. ISBN: 979-8-4007-0872-5 (suporte impresso). 2023
- ARTeFACTo2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, Proceedings 2020
- Cultural Adventures, plataforma de colaboração com a Universidade de King Mongkut's, em Bangkok 2018
- 4CDE código, conteúdo, criação e cultura para a educação digital 2017
- Arte, Ciberespaço, Comunicação e Cultura 2017
- Curadoria da Exposição coletiva de Artefactos Digitais: Audentes Fortuna Iuuat 2017
- Filmar em Macau, Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro 2017
- O 5º retiro doutoral em média-arte digital 2017
- Silva, Bruno M.; et alii. Livro de bordo do 5º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Audentes Fortuna Iuuat”, Faro, 8-14 julho de 2017. CIAC|Livros. ISBN: 978-989-99370-5-5. 2017
- Cinema Interativo: O Livro dos Mortos 2016
- Videoclip Interativo Tempo Estado (Orblua) 2016
- Os Caminhos que se Bifurcam – hipótese de interatividade para o cinema do futuro 2015
- RECARDI, Rede de Cultura e Arte Digital 2014
- Notas sobre a Rede de Cultura e Arte Digital 2013
- Projeto RECARDI 2013
- Projeto «Os caminhos que se bifurcam: a experiência temporal da narrativa fílmica pelo espetador-protagonista» 2013
- Ciac Files Ciclo de Conferências Beckett em Cena 2012
- CIAC Files 2011
- CIAC Files, DVD (Flipbook interativo) 2011
- Ciência, Vídeo e Reciclagem 2011
- Silva, Bruno; Borges, Gabriela - CIAC Files, DVD (Flipbook interativo) 2011
- The Inner Project 2011
- "The Inner Project", Festival Internacional LOOP, Barcelona (2010). 2010
- Arenas Simbólicas Virtuais 2010
- Eternal (Second) Life: à procura de uma noção de tempo num mundo cinematográfico sintético ou o estranho caso de A Rosa Púrpura do Cairo 2010
- POSSIBILIDADES DE ROL PLAY NO SECOND LIFE 2009
- “POSSIBILIDADES DE ROL PLAY NO SECOND LIFE”, na sessão temática de CIBERCULTURA, no PRIMEIRO SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE, 2009. 2009
- “Teaching TV journalism: ethics, aesthetics and emerging technological challenges”, no EUROMEDUC, European Congress on Media Literacy, Itália, Bellaria, 2009. 2009
- PLATAFORMA DE ESTUDO E DIVULGAÇÃO: MEMÓRIA E IDENTIDADE 2008
- A NOVA TEMPORALIDADE-MUNDO 2007
- “ ETERNO PRESENTE, O TEMPO NO CINEMA E NA BD” nas II JORNADAS DE COMUNICAÇÃO da Universidade do Algarve, em 2004. 2004
- 4CDE – Code, Content, Creation and Culture for Digital Education.
- A menina de Wu, banda desenhada, Revista Sul
- Core Reflex, 1´34´´, cor. Thinking Media V, Incheon, Coreia do Sul.
- Cultural Adventures, plataforma de colaboração com a Universidade de King Mongkut's, em Bangkok
- Documentário Play Your Role (Coordenação Geral) Estreado na Conferência Europeia das Humanidades (CEH21). Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
- FÉNIX (16mm/cor)
- MEMENTO HOMO QUIA PULVIS EST ET IN PULVERUM REVERTERIS”, in A Cidade da Virgem
- O Casulo, banda desenhada, revista Em Cena
- Os Caminhos que se bifurcam, plataforma para cinema interativo
- Plataforma RECARDI - Rede de Cultura e Arte Digital
- REPAREI QUE SÓ TINHA UM OLHO NA TESTA”, Animação 16mm/cor
- Videojogo Among All of Us (Coordenação de produção no âmbito do projeto Play Your Role)
- Videojogo Devide et Impera (Coordenação de produção no âmbito do projeto Play Your Role)
- Videojogo Ijvasion of the Cybertrolls (Coordenação de produção no âmbito do projeto Play Your Role)
- Videojogo Social Threads (Coordenação de produção no âmbito do projeto Play Your Role)
- Videojogo Youtuber Simulator (Coordenação de produção no âmbito do projeto Play Your Role)
- Âmago, 1´43´´, cor. Artefacto 2022, Macau, China.
-
livro
- Silva, Bruno M. – Comunicação Audiovisual – O comboio do amor. Coleção Humanitas, Grácio Editor. 2021
- Silva, Bruno M.; Lunefeld, Peter; Shaw, Jeffrey; Koenitz, Hartmut; Tavares, Mirian; Giannetti, Claudia – The Forking Paths – Interactive Film and Media. 2021
- ARTeFACTo2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, Proceedings 2020
- Arte, tecnologia e poéticas contemporâneas 2015
- Poéticas Contemporâneas 2015
- A MÁQUINA ENCRAVADA: a questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade 2010
- Metamorfose, Fundação para a Cooperação e Desenvolvimento de Macau e Instituto Português do Oriente 2000
-
teses