publicações selecionadas
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artigo académico
- Democratic adult education as a research problem in the context of post-democracy. Dyskursy Mlodych Andragogów / Adult Education Discourses . 2023
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ. Educação & Sociedade. 2021
- Educació d’adults: democràcia, ciutadania i emancipació. Quaderns d’Educació Contìnua . 2021
- MÁQUINAS DE ADMINISTRAR A EDUCAÇÃO: DOMINAÇÃO DIGITAL E BUROCRACIA AUMENTADA. Educação & Sociedade. 2021
- CONFINAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NUM ECRÃ?. Educação & Sociedade. 2020
- Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social. 2020
- A Pedagogia do Oprimido como fonte para a crítica ao pedagogismo opressor. Educação e Pesquisa. 2019
- Hyper-bureaucratic evaluation | Evaluación Hiperburocrática. Profesorado. 2016
- O programa "Aproximar a Educação", os municípios e as escolas: descentralização democrática ou desconcentração administrativa?. Questões Atuais de Direto Local. 2015
- Políticas de educação permanente: qualificacionismo adpatativo ou educação de adultos?. Sensos. 2015
- Contexto da(s) "Terceira(s) Via(s)": Uma caracterizaç ão em análise | APRESENTAÇÃO DA SEÇÃO TEMÁTICA - Privatização da educação no. Currículo Sem Fronteiras. 2013
- Crítica da Educação Indecisa: a propósito da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. E-Curriculum. 2011
- O anti-eduquês em discurso normativo. A Página da Educação. 2011
- Políticas educacionais, organização escolar e trabalho dos professores. Educação: Teoria e Prática. 2011
- Universidade-Fundação: um mero instrumento técnico-racional?". Jornal da Fenprof, Junho/Julho de 2011. 2011
- A Educação Faz Tudo? Crítica ao pedagogismo na sociedade da aprendizagem 2010
- Does education make everything? critical pedagogy in the "learning society" | A educação faz tudo? crítica ao pedagogismo na "sociedade da aprendizagem" 2010
- Educational Research and Researchers: Critical notes. Sísifo. 2010
- Investigação e Investigadores em Educação: anotações críticas. Sísifo. 2010
- Notas breves de um participante. Aprender ao Longo da Vida. 2010
- O governo das escolas: para além da centralização e do gerencialismo. Vírus, Janeiro/Fevereiro de 2010. 2010
- O regresso à grande escala? . A Página da Educação. 2010
- A Democratização do Governo das Escolas Públicas em Portugal. Sociologia. 2009
- A avaliação é uma arma?". Diário Económico, nº 4761. 2009
- A Escola como Categoria na Pesquisa em Educação. Educação Unisinos. 2008
- A cada Escola o seu rosto?". A Página da Educação. 2008
- A educação não é connosco. A Página da Educação. 2008
- Da gestão democrática das escolas à pós-democracia gerencial?". OPS!: Revista de Opinião Socialista (online). 2008
- O Processo de Bolonha, a Avaliação da Educação Superior e Algumas Considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação . 2008
- Uma política educativa à esquerda é possível?". Diário Económico. 2008
- A Educação segundo Fragonard. A Página da Educação. 2007
- No limite, demitam-se. A Página da Educação. 2007
- Por uma Universidade Cidadã. SPN-Informação, (Sindicato dos Professores do Norte). 2007
- Um simulacro de avaliação. A Página da Educação. 2007
- O 'anti-eduquês' como ideologia pedagógica. A Página da Educação. 2006
- Do Aprender a Ser à Aquisição de Competências para Competir. Margem Esquerda . 2005
- Uma administração escolar duplamente atópica. A Página da Educação. 2005
- Do aprender a ser à aquisição de competências para competir: adaptação, competitividade e performance na sociedade de aprendizagem. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2004
- O Agrupamento de Escolas como Novo Escalão da Administração Desconcentrada. Educação & Sociedade. 2004
- Renovar o estudo de Paulo Freire. A Página da Educação. 2004
- Agrupamento de escolas: reforço da autonomia ou do controlo?". Público (Edição Centro). 2003
- Autonomia e Governação Democrática das Escolas. Jornal da FENPROF, . 2003
- Democratizar a gestão é o maior dos desafios. Diário de Notícias. 2003
- Lei de Bases da Educação: o individual, o vocacional e o gerencial. A Página da Educação. 2003
- O grau zero da autonomia contratualizada. A Página da Educação. 2003
- Sob o signo da 'formação vocacional': a educação de adultos sitiada. A Página da Educação. 2003
- 25 Anos de Gestão Escolar. Administração Educacional. 2002
- Da Vida, ao Longo da Aprendizagem. A Página da Educação. 2002
- Organització Educativa i Participació Democràtica Radical: revisitatnt Paulo Freire", . Quaderns d’Educació Contìnua . 2002
- Uma República Mal Educada?". A Página da Educação. 2002
- Políticas de Educação de Adultos: da (não)reforma às decisões pós-reformistas. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2001
- Autonomia da Pedagogia da Autonomia. Inovação. 1999
- E Depois de 25 de Abril de 1974. Centro(s) e periferia(s) das decisões no governo das escolas. in Revista Portuguesa de Educação . 1999
- 266. Recensão do livro de Almerindo Janela Afonso, Políticas Educativas e Avaliação Educacional. Educação e Pesquisa. 1998
- A Autonomia das Escolas (1987-1997): discursos, expectativas e impasses de uma década. Rumos. 1997
- Centro de Estudos em Educação e Psicologia. Boletim da Universidade do Minho. 1997
- Associativismo Estudantil no Ensino Secundário e Reprodução Política das Organizações Partidárias da Juventude. Sociologia, Problemas e Práticas. 1996
- Autonomia e Comunidade. A Página da Educação. 1996
- Educação de Adultos e Construção da Cidadania Democrática: Para uma crítica do gerencialismo e da educação contábil. novação. 1996
- Educação de Adultos: em romagem ou em projecto?", . Noesis. 1996
- O 5º Ano das Licenciaturas em Ensino. Algumas Reflexões e uma Proposta de Reorganização. Educação & Sociedade. 1996
- A Administração Escolar, Reflexões em Confronto. Inovação. 1995
- Ensino Superior: o privado como política pública. Rumos. 1995
- Modelo Integrado, 20 anos depois. Rumos. 1995
- O Modelo Integrado, 20 Anos Depois. Contributos para uma Avaliação do Projecto de Licenciaturas em Ensino na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 1995
- Reformar a Administração Escolar: a recentralização por controlo remoto e a autonomia como delegação política. Educação & Sociedade. 1995
- Revalorização da Pedagogia. A Página da Educação. 1995
- A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal. Educação & Sociedade. 1993
- As Organizações Partidárias de Juventude e o Associativismo Estudantil: A Lógica da Partidarização no Quadro de um Novo Discurso e de uma Nova Estratégia. Educação & Sociedade. 1992
- Organizações Educativas e Administração Educacional em Editorial. Educação & Sociedade. 1992
- Planos, Estruturas e Regras Organizacionais: Problemas de Focalização no Estudo da Escola como Organização. Educação & Sociedade. 1991
- Produção e Reprodução de Regras: Normativismo e Infidelidade Normativa na Organização Escolar. Inovação. 1991
- Participação discente e socialização normativa. Na perspectiva da sociologia das organizações educativas. Revista Aprender. 1990
- A Reorganização e a Administração da Educação de Adultos nos Trabalhos da Reforma Educativa. Educação & Sociedade. 1988
- Insucesso e Selecção Social na Disciplina de Português: o(s) discurso(s) dos professores — uma abordagem interdisciplinar. Psicologia: Revista da Associação Portuguesa de Psicologia. 1987
- Adult Education and Community Development: Experiences From Programs in Northern Portugal. Universidade de Linköping, Linköping . 1985
- A Educação Não Escolar e o obstáculo do credencialismo. Amanhecer. 1983
- Discurso(s) do Silêncio. Domínios. 1981
- Algumas notas sobre crítica e arte. Comportamentos e linguagens. Domínios. 1980
- Professor, que perfil?. Boletim Informativo da Associação Académica da Universidade do Minho. 1979
- Que estratégia?. Revista da Associação Académica da Universidade do Minho. 1979
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artigo de conferência
- Adult learning and education in diverse communities: cultural invasion or dialogical action for liberation? Revisiting Freire's Pedagogy of the Oppressed 2020
- Democracia e educação de adultos: "Aprender com a própria vida", viver e aprender democracia 2020
- Director de Escola: subordinação e poder 2011
- Investigação, Saberes e Poderes em Educação 2011
- Políticas de Educação ao Longo da Vida: sob o signo da modernização e da competitividade 2008
- Abordagem Político-Organizacional da Assessoria em Educação 2007
- O Associativismo na Região do Vale do Ave 2006
- Políticas Educativas Contemporâneas: o caso do espaço europeu de ensino superior 2006
- Políticas de Formação ao Longo da Vida 2006
- Avaliação e Concepções Organizacionais de Escola: para uma hermenêutica organizacional 2002
- O Papel dos Agrupamentos de Escolas na Reorganização do Sistema Educativo 2002
- Política e Administração da Educação. Investigação, Formação e Práticas 2001
- Topografia Complexa das Decisões em Educação 1998
- Projectos de Inovação nas Escolas: da reforma-decreto à reforma-mudança 1996
- The Democratization of Democracy. A South European View on European Democracy and Citizenship Education 1996
- A Investigação Avaliativa no âmbito da prestação de serviços especializados à comunidade: uma experiência 1995
- Avaliação e Autonomia da Escola 1995
- Construindo um Objecto: para uma análise crítica da investigação portuguesa sobre a Escola 1995
- Crítica da Racionalidade Técnico-Burocrática em Educação: das articulações e desarticulações entre investigação e acção 1995
- Politische Bildung und die Politik der Erwachsenenbildung 1995
- A Sociologia da Educação na Formação de Educadores/Professores (1975-1991): Evolução do Programa da Disciplina, Situação Actual e Perspectivas em Desenvolvimento 1991
- O Ensino e a Investigação em Administração Educacional em Portugal: Situação e Perspectivas 1991
- A Contribuição das Perspectivas Sociológica e Organizacional para a Formação de Professores 1986
- Educação de Adultos: Formação, Investigação e Desenvolvimento 1985
- Investigação Participativa e Desenvolvimento Comunitário. Da Reciprocidade na prestação de serviços 1985
- O Projecto de Educação de Adultos da Universidade do Minho 1980
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artigo de revista
- The debate on intergovernmental organisations and adult learning and education policies: intersections between the political and scientific fields. International Journal of Lifelong Education. 2022
- Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática. Education Policy Analysis Archives. 2021
- Considerações em torno do ato de estudar Paulo Freire. Estudos Universitários. 2021
- A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa: entrevista com Licínio C. Lima. Educar em Revista. 2020
- Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo 2020
- Uma pedagogia contra o outro? Competitividade e emulação. Educação & Sociedade. 2019
- Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): Ruturas, continuidades, apropriações seletivas. Educação & Sociedade. 2018
- Adult and permanent education in times of crisis: A critical perspective based on Freire and Gelpi. Studies in the Education of Adults. 2018
- Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal. Cadernos de Pesquisa. 2018
- Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?. Educar em Revista. 2018
- Recognition of prior learning at the centre of a national strategy: Tensions between professional gains and personal development. Journal of Adult and Continuing Education. 2016
- Institutional assessment as an instrument of rationalization back to the school as a formal organisation | A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e Pesquisa. 2015
- Research into educational management in Portugal: Themes, focus and methodologies | Ricerca sull’amministrazione scolastica in Portogallo: Temi, punto focale e metodologie. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies. 2015
- Democratic management of schools: From self-government to the rise of a managerial post-democracy? | La gestion démocratique des écoles: De l'autogouvernement à l'émergence d'une post-démocratie gestionnaire? | A gestão democrática das escolas: Do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?. Educação & Sociedade. 2014
- The Promised Land: school autonomy, evaluation and curriculum decision making in Portugal. Educational Review. 1995
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capítulo de livro
- Adult learning and mainstream education discourse: Revisiting Freire’s Pedagogy of the Oppressed 2022
- Políticas de educação de adultos e comunidades diversas 2022
- Estudar Paulo Freire: uma pedagogia da subversão? 2021
- A centralidade do(a) diretor(a) e as sua representações sobre o governo das escolas 2020
- A centralidade do(a) diretor(a) e as suas representações sobre o governo das escolas 2020
- A centralidade do(a) diretor(a) e as suas representações sobre o governo das escolas/agrupamentos 2020
- Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática 2020
- Conclusão: Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática 2020
- Introdução: Diretor, Direção, Equipa de Direção e outras Ambiguidades 2020
- A educação como profissão 2019
- Posfácio: Possibilidades e limites de políticas e práticas socioeducativas de inclusão 2019
- Director(a) da escola pública: unipessoalidade e concentração do poder no quadro de uma relação subordinada 2013
- Intermitencias políticas de la educación permanente: "Défict de qualificatión" a la promoción de la ciudadania 2013
- Educación permanente en tiempos de crisis: volviendo a Freire, Gelpi e Illich 2012
- Elementos de análise organizacional das políticas e práticas de avaliação escolar 2012
- Elementos de hiperburocratização da administração educacional 2012
- Universidade Gestionária: hibridismo institucional e adaptação ao ambiente competitivo 2012
- Universidade-Fundação: mudança organizacional e adaptação ao ambiente. 2012
- Adult learning and civil society organisations: Participation for transformation? 2011
- António Simões, um académico pioneiro da educação permanente e de adultos em Portugal 2011
- Avaliação, competitividade e hiperburocracia 2011
- Concepções de Escola: para uma hermenêutica organizacional 2011
- On the right hand of lifelong learning 2011
- Aprendizaje a lo largo de la vida: más allá de las habilidades economicamente valorables 2010
- A Educação de Adultos em Organizações Educativas Não-Escolares 2009
- Educació Permanent, Associativisme i Autonomia Democràtica 2008
- A Deliberação Democrática nas Escolas: os procedimentos gerenciais e as decisões políticas 2007
- Administração da Educação e Autonomia das Escolas 2007
- Educació Popular d’Adults i Construcció de la Ciutadania Democràtica 2007
- Organização Associativa e Produção Local de Políticas de Educação de Adultos 2007
- Schooling for Critical Education: the reinvention of schools as democratic organizations 2007
- Escolarizando para uma Educação Crítica: a reinvenção das escolas como organizações democráticas 2006
- Políticas Educativas y Educación Popular: la ciudadanía democrática y los imperativos del mercado competitivo 2006
- Políticas Educativas, Novos Contextos e Actores em Educação de Adultos 2006
- Popular Education: democratic theories, citizenship and the competitive market 2006
- A Educação de Adultos em Portugal (1974-2004): entre as lógicas da educação popular e da gestão de recursos humanos 2005
- Escolarizando para uma Educação Crítica: a reinvenção das escolas como organizações democráticas 2005
- Adult Education as Social Policy: reforming and post-reforming strategies in Portugal 2003
- Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró 2003
- Sociologia das Organizações Educativas: contributos para a formação pós-graduada em Administração Educacional 2003
- A Participação dos Pais na Governação Democrática das Escolas 2002
- Modelos Organizacionais de Escola: perspectivas analíticas, teorias administrativas e o estudo da acção 2002
- Administração Escolar em Portugal: Da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas 2000
- A Administração do Sistema Educativo e das Escolas (1986/1996) 1998
- Introdução: Entre Presenças Intermitentes e Estruturas Ausentes 1998
- Universidade Portuguesa: Notas sobre a crise institucional 1998
- Para o Estudo da Evolução do Ensino e da Formação em Administração Educacional em Portugal 1997
- Perspectives on Adult Education and Training in Europe 1992
- Modelos de Organização das Escolas Básica e Secundária. Para uma Direcção Democrática e uma Gestão Profissional 1988
- Ordenamento Jurídico da Direcção e Gestão das Escolas 1988
- Princípios Gerais da Direcção e Gestão das Escolas 1988
-
documento
- Diretores Escolares em Ação 2020
- Laudatio [Doutoramento honoris causa Álvaro Laborinho Lúcio] 2019
- Políticas e governação de educação superior 2014
- Autonomia da pedagogia: as decisões autônomas dos professores, a autonomia das escolas e a democratização dos poderes educativos 2012
- Democratização da escola, participação comunitária e cidadania crítica 2012
- Formação plena do ser humano, esperança e transformação", entrevista a Manuel Carvalho da Silva conduzida por Licínio C. Lima, in Newsletter do Instituto de Educação da Universidade do Minho, nº 9 2012
- Johan Norbeck, um educador de adultos sueco que deixou marcas em Portugal 2012
- Reconhecimento, validação e certificação de competências: tensões entre certificação, qualificação e desenvolvimento pessoal e social numa associação de desenvolvimento local 2012
- Economia Social e Solidária: contributos às vésperas da Cimeira Rio+20 2011
- Entrevista com o Prof. Licínio Lima", in Trigal, ano III, nº 3 (entrevista concedida ao Jornal da Escola Secundária de Caldas das Taipas) 2011
- For decent work, decent learning", in International Council for Adult Education. ICAE Virtual Seminar: Towards the ICAE VIII World Assembly 2011
- Perspectivas de Análise Organizacional das Escolas 2011
- É difícil perspectivar tempos mais complicados”, in Seminários Preparatórios do 7º Congresso dos Professores do Norte. Escola Democrática, Pública, Solidária, Para Todos 2011
- A educação para a cidadania tem ressonâncias republicanas", in Defacto (Revista da Escola Secundária de Alberto Sampaio, Braga), nº especial comemorativo do Centenário da Implantação da República entrevista concedida ao Prof. Amadeu Santos 2010
- Administração Escolar 2010
- Do FISC para a CONFINTEA VI, em Belém do Pará 2010
- Entre Hamburgo (1997) e Belém do Pará" (2009), in Associação o Direito de Aprender, Abril de 2010 2010
- Entrevista a Licínio C. Lima", in Newsletter da Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), nº5 (entrevista concedida ao Prof. José Augusto Palhares) 2010
- Para Trabalho Decente, Aprendizagem Decente 2010
- Vamos pagar um preço muito elevado, entrevista concedida ao Diário de Notícias, 18 de Setembro 2010
- A Vida ao Longo das Aprendizagens 2009
- Autonomia, Administração e Gestão das Escolas", in A Página da Educação, nº 186 (entrevista concedida a Ricardo Jorge Costa). 2009
- Educação de Adultos e Imigração 2009
- Learning? What learning?" 2009
- Países tendem a individualizar a responsabilidade pela aprendizagem entrevista concedida ao Observatório da Educação-Ação Educativa, São Paulo [Brasil] 2009
- A Propósito do Conceito de Participação num Ensaio de Lúcio Craveiro da Silva 2008
- Por que aceitei ser director da Aprender ao Longo da Vida 2008
- Programados para Aprender 2008
- Reflexiones en torno a la formación del profesorado: entre la mano derecha y la mano izquierda de Miró", in Solidariedad Global, nº 11 entrevista concedida à Profª Margarita V. Gómez 2008
- A educação de adultos não pode estar entregue ao mercado", in Aprender ao Longo da Vida, n.º 6 (entrevista concedida a Rui Seguro). 2006
- A educação foi evacuada do discurso político", in SPN-Informação, n.º 9 23 (entrevista concedida a António Baldaia) 2006
- A reestruturação da Licenciatura em Educação no âmbito do Processo de Bolonha", in Retratos. Revista de Educação, n.º 1 (publicação do Núcleo de Estudantes da Licenciatura em Educação da U.M.). 2006
- Compreender a Escola. Perspectivas de Análise Organizacional. 2006
- Educação Não Escolar de Adultos. Iniciativas de Educação e Formação em Contexto Associativo 2006
- Estudar Paulo Freire", entrevista concedida à Revista e-curriculum vol. 1, n.º 2 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Brasil 2006
- Vinte e cinco anos a aprender educação de adultos na UEA (1979-2004)" 2006
- A Escola Portuguesa está a Reelitizar-se", in Defacto (Revista da Escola Secundária de Alberto Sampaio, Braga), n.º 13 2005
- Entrevista" concedida a José Paulo Oliveira para a revista O Prof. (Sindicato dos Professores da Madeira) 2005
- Adult Education as Social Policy: a view from Portugal 2004
- Educação de Adultos. Forum III 2004
- Em Foco, entrevista concedida a José Paulo Oliveira, in Intervir 2004
- Perspectives on Adult Education in Portugal 2004
- La Democratización de la Escuela Pública: organización y participación 2003
- Cinco perguntas a Licínio Lima", entrevista concedida a Ricardo Jorge Costa sobre o reordenamento da rede escolar, in A Página da Educação, n.º 127 2003
- Investigar em Educação 2003
- A Democratização das Organizações Educativas e a Participação como Ingerência: contribuições de Paulo Freire 2002
- Discurso de Abertura" e "Discurso de Encerramento", in C. Estêvão, A. J. Afonso & L. C. Lima (Eds.) Política e Administração da Educação: Investigação, Formação e Práticas. Actas do II Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação – Braga, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho 2002
- Garantir uma educação pública para todos exige que se consagre a educação como direito humano básico in Boletim do Forum Mundial de Educação, n.º 20 2002
- 203. "Autonomia das Escolas do Ensino Básico e Secundário – Debate", in Anuário da Educação, 2000/2001, Porto, Castel Edições 2001
- Descentralização Educativa e Democratização da Organização Escolar", in IV Semana de Administração Pública, Braga, Universidade do Minho 2001
- Política e Administração da Educação", in A Página da Educação, n.º 99 2001
- Educação de Adultos. Forum II 2000
- Política Educativa e Democratização do Ensino nas Intervenções Cívicas de Santos Simões 1999
- Intervenção no Desenvolvimento e Gestão do Sistema Escolar", in Vários, Ciências da Educação: Profissões e Espaços Sociais (Actas do 1º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação) 1998
- Políticas Educativas, Novas (e Velhas) Oportunidades", in NEDUM, I Jornadas de Educação, Universidade do Minho, 1997 — A Educação na Viragem do Século XX. Braga, NEDUM 1998
- Por Favor, Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária 1998
- Da Situação da Educação de Adultos em Portugal 1996
- Estudo à pressão in Página UM, Ano 1, n.º 1 (entrevista concedida a Sara Moutinho). 1996
- A Participação Portuguesa no Projecto de Investigação Eurodelphi. A Educação de Adultos na Europa 1995
- Intervenção de Licínio C. Lima – Prémio Rui Grácio/93", in Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Notícias, n.º 9 1995
- Modelo Integrado, 20 anos depois", in Rumos, n.º 5 1995
- Universidade do Minho lidera investigação sobre educação de adultos", in Notícias da Educação, Ano 2, n.º 23 (entrevista concedida a Álvaro Faustino). 1995
- A Reforma da Administração da Educação 1994
- Modernização, Racionalização e Optimização. Perspectivas neo-taylorianas na organização e administração da Educação 1994
- Educação de Adultos. Forum I 1994
- O Plural de Autonomia e a Avaliação das Diversidades 1994
- Reformar, recentralizar, controlar, ou a eterna questão da autonomia negada ", in A Página da Educação, n.º 28 (entrevista concedida a António Baldaia). 1994
- Organização do Ensino e das Escolas no Quadro do Novo Sistema de Avaliação. Uma Perspectiva Sociológica-Organizacional 1992
- Sociologia das Organizações Educativas e da Administração Educacional 1991
- Decisões e Actores em Educação e Formação 1991
- Ano Internacional da Alfabetização, 1990. Analfabetismo Funcional e Pós-Alfabetização 1990
- Acção Social / Educação e Animação Sócio-Cultural", in Câmara Municipal de Cascais. As Autarquias, que Acção Social? 1990
- O Perfil do Professor projectado por estudantes em formação inicial 1990
- Projecto Viana (1983-1988) - Um Ensaio de Investigação Participativa 1990
- A Educação de Adultos Face ao Destinatário, ao Cliente e ao Cidadão 1989
- Elementos de Análise Sócio-Organizacional das Associações Locais. A partir de um inquérito — piloto realizado no concelho de Braga 1989
- Formação de Dirigentes e Animadores Associativos. Dados preliminares de um inquérito realizado no concelho de Braga 1988
- Inovação e Mudança em Educação de Adultos. Aspectos Organizacionais e de Política Educativa 1988
- Organização e Administração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento em Educação de Adultos 1987
- Intervenção e participação autárquica na educação 1987
- Unidade de Educação de Adultos: formação, investigação e desenvolvimento 1987
- Insucesso no Ensino Obrigatório/Insucesso Obrigatório no Ensino 1987
- O Conselho Cultural da Universidade do Minho 1987
- Notas Essenciais Sobre os Principais Órgãos de Gestão das Escolas Preparatórias e Secundárias Portuguesas 1986
- As Escolas Superiores Populares e a Educação de Adultos 1985
- Projectos de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Culturais 1985
- Dos Liceus às Escolas Secundárias — Constantes e Inovações de Percurso 1984
- Em Direcção a um Estágio Integrado da Universidade do Minho 1984
- A Contribuição da França para a Configuração do Moderno Ensino Secundário 1983
- As Associações como Instâncias Educativas Promotoras de Desenvolvimento 1982
- Dicotomia e Síntese 1982
- Reflexões 1980
-
livro
- A(a)tualidade da Educação Permanente. 2021
- Diretores escolares em ação 2020
- Organização Escolar e Democracia Radical. Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Pública 2013
- Aprender para Ganhar, Conhecer para Competir: sobre a subordinação da educação na "sociedade da aprendizagem 2012
- Educación a lo Largo de la Vida 2012
- Estrategias europeas en el aprendizaje permanente una introducción crítica 2012
- Estratègies europees en l' aprenentatge permanent una introducció crítica 2012
- Patterns of institutional management: Democratisation, autonomy and the managerialist canon 2012
- Percursos educativos e vidas de adultos. Reconhecimento, validação e certificação de competências numa Associação de desenvolvimento local 2012
- A Educação na República 2011
- Administração Escolar 2011
- European strategies in lifelong learning. A critical introduction 2011
- Organização Escolar e Democracia Radical. Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Pública. 2009
- Propuestas de Paulo Freire para una Renovación Educativa 2009
- Condições e Possibilidades de Desenvolvimento de Cursos EFA. Um Guia para a Acção 2007
- Contexto organizacional, orientação e práticas de educação de adultos. Os cursos EFA numa associação local 2007
- Educação ao Longo da Vida. Entre a Mão Direita e a Mão Esquerda de Miró 2007
- Propuestas de Paulo Freire para una Renovación Educativa 2005
- Novas Políticas de Educação e Formação de Adultos. O Contexto Internacional e a Situação Portuguesa 2002
- Reformas da Educação Pública. Democratização, Modernização, Neoliberalismo 2002
- A Escola como Organização Educativa. Uma Abordagem Sociológica. 2001
- Organização Escolar e Democracia Radical. Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Pública 2000
- Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos. Estudo para a Construção de um Modelo Institucional 1999
- Construindo Modelos de Gestão Escolar 1999
- A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Um Estudo da Escola Secundária em Portugal (1974 - 1988) 1998
- A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Um Estudo da Escola Secundária em Portugal (1974 - 1988). 1992
- Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação. Uma Introdução 1989
- Gestão das Escolas Secundárias — A Participação dos Alunos 1988
- Reorganização do Subsistema de Educação de Adultos 1988
- Associações Para o Desenvolvimento no Alto Minho 1986
- O Conselho de Turma — Um Exercício de Simulação 1986
- Ciência e Sociedade. Uma Introdução ao Estudo das suas Relações 1984
- Inquérito às Associações do Distrito de Braga 1982
- Metodologia Numa Equipa de Trabalho de Campo - Uma Perspectiva Educacional 1982