publicações selecionadas
-
artigo académico
- Co-creation of educational commons spaces to reverse inequalities: project SMOOTH and the Children's Club. Frontiers in Sociology. 2023
- Educação inter/multicultural, dispositivos pedagógicos ediálogo entre culturas. Línguas & Letras. 2020
- Relações de poder na gestão escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas. Investigar em Educação. 2019
- Educação, Institucionalização e legitimação: novas arquiteturas educativas à luz do modelo neo-institucional em Portugal. Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas Educação.. 2018
- Entre o Ser e o Ter: dilemas e sentidos da educação de adultos. Práxis Educacional. 2018
- A avaliação não é 100% justa! Representações sobre a avaliação de desempenho num estudo de caso. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- A história de vida nos processos de RVCC: leituras críticas sobre a sua construção. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- A Gestão da Disciplina numa Escola Portuguesa: As Opiniões dos Alunos.. Tópicos Educacionais. 2017
- A administração educativa na nova era digital: a plataforma SIGO nos Centros Novas Oportunidades. Investigar em Educação. 2017
- A Campanha Nacional de Educação de Adultos no Estado Novo : uma leitura dos debates parlamentares. História. Revista da FLUP. 2016
- Globalização, europeização e educação de adultos: reflexões sobre o programa novas oportunidades em Portugal. Revista Pedagógica. 2014
- Educação Cívica e Formação Democrática na Escola pública Portuguesa: Opiniões e opções educativas dos professores.. Revista Tempora. 2011
- Da Retórica da Autonomia das Escolas à Heteronomia das Práticas Docentes – Análise de um caso num Agrupamento de Escolas Portuguesas. Revista da Faculdade de Educação. 2010
- Escola, Estratégias e Convenções: Um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a ‘autonomia’ consagrada das escolas básicas. Revista de Educação. 2010
- Indisciplina numa Escola Portuguesa: Olhares da Comunidade Educativa. Educar em Revista. 2010
- “Demandas de Poder no Conselho Pedagógico – reflexões a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas” . Educação & Sociedade. 2008
- Escolas e Lógicas de Acção Organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. . 2007
-
artigo de conferência
- DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E ENSINO PROFISSIONAL NA ESCOLA PÚBLICA: ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE INVESTIGAÇÕES NO CAMPO 2021
- Miranda, A. & Silva, D. . A EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO CONTÍNUA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO: REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE UM GRUPO DE PROFISSIONAIS NUMA UNIDADE DE SAÚDE. , pp. 1901-1913. 2021
- Educação de adultos em Portugal no novo milénio: Políticas e racionalidades 2019
- Escola, diferenças e (des)igualdades: Discursos docentes sobre a etnia cigana num Agrupamento de Escolas em Portugal 2019
- Os alunos e a disciplina: a visão dos professores 2018
- A Certificação Escolar pela via dos processos de RVCC: entre a esperança educativa e a desilusão social 2016
- Dinâmicas e representações sobre a gestão escolar: um estudo de caso num agrupamento de escolas 2016
- O regulamento interno e a gestão da disciplina numa escola pública: Inquérito aos alunos 2016
- "A Educação/Formação de Adultos no jogo entre o global e o local" 2015
- A Educação de Adultos no âmago da aprendizagem ao longo da vida : uma visão económica ou emancipadora?". 2015
- A (des)construção da autonomia num agrupamento de escolas: discursos e práticas 2015
- O Centro e a Periferia na Administração dos Processos de RVCC em Portugal. 2015
- O Programa Novas Oportunidades e a aprendizagem ao longo da vida: efeitos da União Europeia em Portugal. 2015
- O Estatuto do Aluno em ação: dimensões normativas, (in) disciplina, e procedimentos organizacionais 2014
- O jogo do informal e do não-formal nos processos de RVCC: Um olhar sociológico 2013
- “A arquitetura administrativa dos processos de RVCC: contributos para uma leitura sociológica” 2013
- “Ressonâncias da Certificação obtida pelo RVCC na Vida dos Adultos” 2013
- Adultos e Educação: do abandono precoce da escola ao reencontro encantado 2011
- Paradoxos da ‘Autonomia’ consagrada dos Agrupamentos de Escolas -Um olhar sociológico-organizacional a partir das representações dos docentes de um Agrupamento de Escolas 2009
- “Civismo, Indisciplina e Cidadania: pesquisa e análise sociológica num Agrupamento de Escolas do Minho 2009
- Jogos de Poder no Conselho Pedagógico 2006
- A Assembleia de Escola/Agrupamento e a participação da comunidade educativa – subsídios para a sua reflexão a partir de um caso 2005
-
capítulo de livro
-
documento
-
livro