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- Integrar a instrução de vocabulário no ensino do conhecimento ortográfico
- Linguagem vs. funções executivas: Qual prediz a compreensão da leitura?
- A importância do diálogo e do retorno no desenvolvimento da linguagem
- A influência da linguagem oral na compreensão da leitura: Compreensão oral vs. vocabulário, consciência sintáctica e consciência morfológica
- A influência dos objectivos sociais dos professores na relação com os alunos
- A qualidade inicial da caligrafia prediz o desenvolvimento da escrita
- Como analisar e seleccionar textos para os alunos
- Como aumentar a compreensão da leitura de alunos de língua não materna
- Como motivar os alunos para a leitura?
- Como utilizar a estrutura do texto para o compreender
- Como é que a nomeação rápida influencia o conhecimento ortográfico?
- Compreensão da leitura e conhecimento matemático
- Compreensão da leitura: A importância de aprender e ensinar a estabelecer inferências
- Conhecimento ortográfico vs. inteligência e consciência fonológica
- Consciência fonológica e instrução fónica: Nove conhecimentos-chave para um ensino eficaz da leitura
- Dígrafos e sílabas complexas: Um olhar sobre os erros de leitura no Português
- Educação e Covid-19: O impacto do encerramento das escolas na leitura
- Intervir nas dificuldades de aprendizagem da escrita: Será a intervenção combinação de frases eficaz?
- Leitura e escrita de palavras com mais de uma sílaba: O papel da fonologia, morfologia e prosódia
- Ler com prosódia: Como as crianças desenvolvem esta capacidade?
- Ler histórias aos filhos antes de dormir: Estarão os pais a apoiar a aprendizagem de vocabulário?
- Modelo das Vias Morfológicas: A importância da morfologia na leitura e escrita
- Modelo do Conhecimento Multidimensional na Compreensão de Texto: A importância do conhecimento prévio na compreensão da leitura
- O efeito da consciência morfológica na compreensão da leitura
- O impacto das dificuldades de leitura no bem-estar das crianças: do baixo auto-conceito à ansiedade e depressão
- O impacto das intervenções nas dificuldades de leitura: Um olhar sobre estudos recentes
- O papel da instrução fónica nas fases iniciais de aprendizagem da leitura
- O papel do ensino dos pronomes na compreensão da leitura
- Oito princípios fundamentais acerca da instrução fónica
- Processamento fonológico e matemática: Uma relação?
- Qual é a influência da consciência supra-segmental nas fases iniciais de aprendizagem da leitura?
- Qual é o impacto dos objectivos de revisão de conteúdo no comportamento de revisão e desempenho na escrita?
- Qual é o papel do conhecimento prévio na compreensão da leitura?
- Qual é o tema do texto?: Promover a compreensão da leitura a partir da formulação de temas
- Que factores influenciam a velocidade de aprendizagem da escrita?
- Que factores influenciam o desenvolvimento da compreensão da leitura?
- Que intervenções são eficazes na fluência de leitura?
- Será que as dificuldades de leitura estão associadas a tipos específicos de ansiedade?
- Será que o desempenho de leitura influencia a percepção dos professores acerca do comportamento dos alunos?
- Tornar-se um leitor proficiente: Ir além do conhecimento fónico
- Um olhar sobre a ciência do ensino da compreensão da leitura
- Um olhar sobre a evolução da Ciência da Leitura: da Perspectiva Simples à Perspectiva Activa da Leitura
- Valerá a pena continuar a ensinar os alunos a escrever?
- Vocabulário: Sabia que quando estabelecem relações pessoais com as palavras, as crianças aprendem mais?