publicações selecionadas
-
artigo académico
- Remote teaching in times of COVID-19: teachers’ adaptation and pupil level of participation. Technology Pedagogy and Education. 2024
- OPINIÃO, PONTO DE VISTA E PERSPECTIVA - A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA E AS QUESTÕES DE OBJETIVIDADE/VERDADE EM HISTÓRIA. OPSIS. 2020
- Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses. Journal of Education for Teaching. 2020
- A aula oficina na caminhada de aprender a ser professor de História. Roteiro. 2020
- SER PROFESSOR DE HISTÓRIA NA PALETA DE CORES DE UM PROFISSIONALISMO COMPLEXO. REVISTA IBERO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA. 2018
- Consciência Histórica e narrativa no ensino da História: Lições da História…? Ideias de professores e alunos de Portugal. Revista História Hoje. 2016
- Interview – Jörn Rüsen Some ideas on the intersection of metahistory and history didactics. Revista História Hoje. 2016
- Consciência e narrativa histórica: desafios educativos aos professores. LICENCIA&ACTURAS. 2015
- Crossing voices: History seen by Portuguese teachers. Journal of Historical Learning. Teaching and Research. 2009
- Concepções de passado como expressão de consciência histórica. Currículo Sem Fronteiras. 2007
- Aprender a Pensar em História. Educação & Sociedade. 2001
-
artigo de revista
-
capítulo de livro
- Diálogo(s) Epistemologia(s) e Educação Histórica – um primeiro olhar 2020
- Consciência Histórica de professores no fluir do tempo e de olhares 2018
- Educação Histórica e Formação de Professores: Desafios e Possibilidades 2016
- O jogo na aula de História 2016
- Do Espelho do passado à sua reconstrução: ideias de alunos de 6º ano acerca de evidência histórica 2015
- “A sustentável complexidade de ser professor - Ideias de professores de História acerca de orientação temporal” 2009
- “Nós/We” ou “Portugueses/British”: estudo com professores de História Portugueses e Britânicos 2009
- ““Uso(s)” e “Utilidade(s)” da narrativa histórica na aula: um olhar de professores acerca da aprendizagem dos estudantes 2009
- “Concepções de Professores e os sentidos de aprendizagem dos alunos: que articulação? 2008
- “Teachers’ Conceptions on Historical Narrative and how to deal with it in fhe History Classroom” 2008
- A História serve para…Ideias de alunos no término do 1º ciclo do ensino básico 2007
- A multiperspectiva em História – ideias de alunos com idades entre os 10-14 anos 2006
- A variância da narrativa histórica: um estudo com alunos do 5º e 7º ano de escolaridade 2006
- Rumor ou Verdade em História? Concepções de alunos portugueses 2006
- Portuguese Children understands of Historical narrative in Portugal 2005
- Usos da narrativa em História 2004
-
documento
- Diálogo(s) Epistemologia(s) e Educação Histórica 2020
- Guia do Professor do 5º ano de História e Geografia da Guiné-Bissau 2020
- Guia do Professor do 6º ano de História e Geografia da Guiné-Bissau 2020
- Manual escolar do 5º ano de História e Geografia da Guiné-Bissau 2019
- Manual escolar do 6º ano de História e Geografia da Guiné-Bissau 2019
- Epistemologias e Ensino da História / XVI Congresso das Jornadas Internacionais de Educação Histórica 2017
- Entrevista – Jörn Rüsen. Algumas ideias sobre a interseção da meta-história e da didática da história 2016
- Jörn Rüsen e o ensino de História no Brasil 2015
- Questões de epistemologia e Investigação em Ensino da História - Actas das III Jornadas Internacionais de Educação Histórica 2006
- "Nós fabricamos carros e eles tinham de andar a pé" - Compreensão da vida no passado 2003
- Os alunos de 5º e 7º ano são competentes perante diferentes versões do passado? 2003
-
livro
- Consciência histórica e narrativa na aula de História 2018
- Era uma vez... 6 : história e geografia de Portugal 6º ano, 2º ciclo do ensino básico 2017
- Era uma vez... 6 : história e geografia de Portugal 6º ano, 2º ciclo, ensino básico : caderno de atividade, caderno do historiógrafo 2017
- Era uma vez... 5 : história e geografia de Portugal 5º ano : 2º ciclo, ensino básico 2016
- Era uma vez... 5 : história e geografia de Portugal 5º ano : caderno de atividades : caderno dos sábios : 2º ciclo, ensino básico 2016
- O fio da história : história, 9º ano : manual do professor 2015
- O fio da história : história, 9º ano : caderno de apoio ao professor 2015
- O fio da história : história, 9º ano : caderno de atividades 2015
- O fio da história : história, 9º ano : livro de fichas 2015
- O fio da história : história, 9º ano : o fio do estudo 2015
- Caderno de atividades : horizonte da história : história A, 11º ano 2014
- Horizonte da história : história A, 11º ano 2014
- O fio da história : caderno de apoio ao professor : história, 8º ano 2014
- O fio da história : caderno de atividades : história, 8º ano 2014
- Horizonte da história : caderno de apoio ao professor : história A, 10º ano 2013
- Horizonte da história : história A, 10º ano 2013
- Caderno de atividades : horizonte da história : história A, 10º ano 2013
- O fio da história : caderno de apoio ao professor : história, 7º ano 2012
- O fio da história : caderno de atividades : história, 7º ano 2012
- O fio da história : manual do professor : história, 8º ano 2012
- O fio da história : história, 7º ano 2012
- O fio da história : livro de fichas : história, 7º ano 2012
- Pluralidade de Olhares: Construtivismo e Multiperspetiva no Processo de Aprendizagem. 2012
- Caderno de apoio ao professor : HGP, 6º ano : história e geografia de Portugal 2011
- HGP : história e geografia de Portugal : 5º ano : caderno de apoio ao professor 2010
- HGP : história e geografia de Portugal : 5º ano 2010
- HGP : história e geografia de Portugal : 5º ano : livro de fichas diferenciadas 2010
- HGP : história e geografia de Portugal : caderno de actividades : 5º ano 2010
- De pequenino se aprende a pensar – formar opinião na aula de História e Geografia de Portugal 2000
-
teses