publicações selecionadas
-
artigo académico
- Agostinho Neto: a conscientização na poesia "Monangamba" de António Jacinto e "Renúncia Impossível" de Agostinho Neto. NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. 2022
- Os novos manuais escolares de Português do 7.º ano e a (re)construção do conhecimento gramatical: conteúdos gramaticais e operações (meta)linguísticas. Diacrítica. 2017
- O mito da gramática perfeita nos discursos da gramática escolar portuguesa. Diacrítica. 2006
- A Madeira: de Esquina do Mundo a Princesa Encantada: uma leitura do conto "A Princesa Encantada" de José Viale Moutinho. Revista Artes & Letras. 2004
- Linguística e ensino da língua: para uma definição da gramática escolar. Diacrítica. 2003
-
artigo de conferência
- Formação de leitores por meio do ensino de literatura: contribuições e perspectivas do letramento literário 2020
- No(s) domínio(s) da escrita: um olhar sobre exames luso-brasileiros 2020
- O papel do conhecimento gramatical no desenvolvimento da expressão escrita: o caso dos manuais escolares de Português 2020
- O mito da gramática II: da função normativa na gramática escolar 2005
- O tema da gramática no discurso científico (O mito da gramática III) 2005
- Contributo para a história da gramática escolar portuguesa: manifestações de um "mito do eterno retorno" (o mito da gramática IV) 2004
- Nomenclaturas gramaticais (e glossários de didáctica) - características, finalidades e fundamentos 2002
- O ensino da Língua (Portuguesa) na visão do primeiro 'linguista' português 1999
- F. Adolfo Coelho (1847-1919): o primeiro "linguista" português 1996
-
artigo de revista
- Novo modelo de avaliação externa do Português no ensino básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Reconfiguração dos domínios do ensino da língua nos novos manuais de Português. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras. 2017
- From reading literature in secondary school to its learning assessment in the 12th year national exam. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literatura. 2015
- A gramática nos exames nacionais do 12º ano de Português em Timor-Leste. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
-
capítulo de livro
- Por outras palavras: cinco livros, quantos sentidos? Para uma (re)leitura plural de textos (não) literários. Por outras palavras: cinco livros, quantos sentidos? 2023
- Considerações sobre a Literatura e o seu Ensino: contextos e perspectivas 2021
- Letramento Literário: por uma nova perspectiva do ensino de literatura no Brasil 2021
- Do Lado Negro da Arte e da Educação: reflexões sobre a definição e o propósito da Literacia Artística 2020
- Hábitos de leitura de estudantes do Ensino Médio no Brasil: entre o discurso e a prática, um longo caminho a percorrer 2020
- A formação linguística do professor de Português e o ensino da gramática 2001
-
documento
- Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa II - Manual da UC. 2022
- Metodologia do Ensino da Gramática - Manual da UC. 2022
- A PRIMAVERA NÃO O SABIA: entre factos abomináveis e ideias admiráveis. História da Pandemia COVID-19 no Minho e no Mundo (Covide 20, parte III) 2020
- A última carta a um grande amigo, sob a forma de Crónica de Natal: em honra e memória do Dr. Agostinho Moura e do nosso GERESÃO. 2020
- Para a História do Coronavírus (COVID-19) no Minho (I): fuga à Madeira e regresso (re)forçado a Covide 2020 2020
- Retidos há um mês em Braga, mas sempre a olhar por Covide, em 2020: para a História da Pandemia COVID-19 no Minho (Covide 2.0, parte II). 2020
- E se a leitura escolar (d'Os Lusíadas’) fosse proibida (preventivamente)? 2003
- A Mão de Sangue de João Augusto de Ornelas 1997
-
livro