publicações selecionadas
-
artigo académico
- Despite everything... competing is important. Journal of Human Sport and Exercise. 2024
- About the values: curricular analysis of physical education at secondary schools in different countries. Retos. 2023
- Ao encontro de Merleau - Ponty: contributos para olhar o corpo e o movimento na infância. Interação Interdisciplinar. 2023
- Universidade e o "homo sabius". Crítica/Crítica. Educação e Filosofia. 2022
- A Educação Física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade. Lecturas: Educación Física y Deportes. 2022
- Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos. Brazilian Journal of Development (BJD). 2022
- Da possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor - Uma projeção para 2050. Educação em Foco. 2022
- Educação (Física) Infantil: Entre "Parménides e Heráclito" - algumas perguntas pedagógicas. Revista Didática Sistêmica. 2021
- Ethics, science, knowledge and education: discuss with the terms and ask questions again. Revista EDaPECI-Educacao a Distancia E Praticas Educativas Comunicacionais E Interculturais. 2017
- Infância e cultura contemporânea: o brincar com as mídias e as (novas) identidades motoras da criança na educação física. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2017
- Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI). 2017
- Jogos da lusofonia: o reerguer do quinto império sob a égide do desporto. Brotéria. Cristianismo e Cultura. 2016
- A atuação profissional no campo do lazer: reflexões sobre aspectos éticos. Licere - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. 2015
- CHILD, CHILDHOOD, PLAYING... FROM THE OTHER SIDE OF THE MIRROR SHORT REFLECTIONS. E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte. 2015
- Educação física e investigação: o elogio ao cuidado - uma carta aberta. Revista Pensar a Prática. 2015
- Sem tempo para brincar: as crianças, os adultos e a tirania dos relógios. Revista Kinesis. 2015
- A criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido. Vozes dos Vales. 2014
- Entre o tempo dos relógios e o tempo fenomenológico : a criança e o brincar. Revista Internacional de Deportes Coletivos. 2014
- Educação física na Europa e no Brasil : um sentido comum que mostra uma identidade universal. Em Aberto. 2013
- O DESPORTO E AS "COISAS DO SER". A necessidade de vencer. Revista Pensar a Prática. 2013
- EDUCAÇÃO FÍSICA E ÉTICA CAMPO ONDE SE JOGA O DIÁLOGO E A MELHOR ARGUMENTAÇÃO. Revista Kinesis. 2012
- Educação Física / Desporto: caminho para uma ética universal: o multicultural e a escola em análise. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2012
- Educação física, lazer e multiculturalismo: sentidos e desafios. Licere - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. 2012
- Representação do "bom" professor : o "bom professor em geral e o "bom" professor de educação física em particular. Educar em Revista. 2010
- Paradigma Emergente, Pós-Modernidade e Novas Concepções Curriculares em Educação Física. Revista da ESECB - Educare / Educere. 2007
- Convergências e Divergências Comportamentais: O Professor na Aula e no Treino. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2004
- Convergências e Divergências Identitárias: O Comportamento do Professor na Aula e no Treino. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2004
- Identidade (s). Estudo do Comportamento do Professor na Aula e no Treino. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2004
- Identidade(s) e Desenvolvimento Profissional: O Professor na Aula e no Treino. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2004
- A Resistência no Atletismo - Planificação de um Mesociclo em Atletas de Meio Fundo e Efeitos de Treino. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2003
- A Velocidade no Futsal - Proposta de um Mesociclo e Efeitos de Treino. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2003
- A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional. Educar em Revista. 2003
- As Qualidades Físicas Força e Flexibilidade - Uma Proposta de Trabalho. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2003
- Regionalização Curricular: Dos Projectos Educativos à Deteção de Talentos. Revista da ESECB - Educare / Educere. 2003
- Velocidade - Do Genético ao Treinável.. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2003
- A Variabilidade do Comportamento do Professor de Educação Física no Contexto Escola/Clube. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2002
- As Capacidades Motoras - Análise dos Efeitos de Treino. Revista da Secção de Educação Física . Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2002
- As Lesões mais Frequentes nas Aulas de Educação Física - Da Formação à Intervenção. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2002
- Desporto Escolar – Opinião dos professores de Educação Física e Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico Participantes no Projecto do Desporto Escolar Sobre a Dinâmica e Organização do Mesmo. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2002
- Desporto na Rota da Inteligência Emocional - Uma Introdução. Revista da APEF de Castelo Branco. 2002
- Os Jogos Desportivos Colectivos no Contexto do Treino Desportivo. O Caso do Voleibol. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2002
- Recensão Crítica – Maria do Céu Roldão. Os Professores e a Gestão do Currículo – Perspectivas e Práticas em Análise. Revista da ESECB - Educare / Educere. 2002
- Unidade e Diversidade na Formação dos Professores de Educação Física. Estudo das Representações de Professores e Formadores. Revista da ESECB - Educare / Educere. 2001
- "Novos" Estudantes, "Novas" Práticas Pedagógicas. Revista da ESECB - Educare / Educere. 2000
- A Investigação Educacional na Formação de Professores. Revista da ESECB - Educare / Educere. 2000
- O "Bom Treinador" - Representações das Características dos Treinadores segundo Atletas da Modalidade Desportiva Colectiva - Futebol. Um Estudo no Futebol Juvenil e Séniorr. Revista Horizonte. 2000
- O que é uma Boa Aula de Educação Física? Representações dos Alunos do Ensino Básico. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2000
- O que é uma Boa Aula de Educação Física? Representações dos Alunos do Ensino Secundário. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 2000
- Um Breve Olhar às Intenções Educativas . Revista da ESECB - Educare / Educere. 2000
- A Actividade Física na 3ª Idade - Um Estudo de Caso. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 1999
- A Actividade Física na Terceira Idade - Um Estudo de Caso. Revista da APEF de Castelo Branco. 1999
- A Aventura no Zêzere - Uma Reflexão. INFOR-ESE. Revista / Boletim Informativo da ESECB. 1999
- A Descida à Terra Formativa - Uma 'Nova Concepção' Organizacional e Funcional da Formação Contínua de Professores. INFOR-ESE. Boletim informativo da ESECB . 1999
- A Formação Inicial e Contínua dos Professores de Educação Física. Representações dos Professores do Ensino Superior Politécnico Público. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 1999
- A Formação Inicial e Contínua dos Professores de Educação Física. Representações dos Professores do Ensino Superior Privado e Cooperativo. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 1999
- A Gestão Flexível do Currículo. "Darwin" Continuará a ter Razão? . Revista da APEF de Castelo Branco. 1999
- Identidade Profissional, Ética e Estética. Uma Trilogia em Construção. Revista da ESECB - Educare / Educere. 1999
- Que Actividade Física no Início do Novo Século. Revista da APEF de Castelo Branco. 1999
- Reencontros INFOR-ESE. Revista / Boletim Informativo da ESECB. 1999
- Relatório de Autoavaliação dos Cursos de Professores do Ensino Básico na Variante de: Educação Física, Matemática e Ciências, Português e Inglês. Revista / Boletim Informativo da ESECB. 1999
- Representações de Formação. A Formação Inicial e Contínua dos Professores de Educação Física segundo Professores das Universidades Públicas. Revista da Secção de Educação Física - Departamento de Educação Física e Artística ESECB. 1999
- A Formação Contínua de Professores em Portugal. Alguns Momentos Histórico-Legislativos.. Educare-educere. 1998
- A Formação Contínua dos Professores de Educação Física do Distrito de Castelo Branco. Um Contributo para uma Análise de Expectativas/ Necessidades de Formação. Educare-educere. 1998
-
artigo de conferência
- A competição na Educação Física e desporto. Da expressão biótica à dimensão Educativa e cultural 2023
- A institucionalização e o controle do tempo na Educação Infantil: que tempos são esses? 2023
- Atividade física e desportiva e a natureza: retornar à totalidade que nos humaniza 2023
- A cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Física Escolar: a implementação da Lei n. 10.639/2003 e a ação pedagógica dos professores. 2021
- Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância 2021
- Conhecimento para o tempo inútil: reflexões para o campo da Educação Física 2019
- Conteúdos de educação física e a cultura de movimento para o ensino médio integrado na modalidade da educação e jovens e adultos no IFRN 2019
- Os jogos cooperativos com crianças e o corpo: locus de cidadania 2019
- O governo dos corpos das crianças e a supressão da liberdade para brincar e se movimentar na educação de infância 2018
- Infância e cultura midiática contemporânea: os heróis e as crianças na educação física infantil 2017
- Os jogos cooperativos com crianças e a construção da cidadania 2017
- Saberes circenses: a arte na educação física 2017
- Formação continuada. Um estudo com professores de Educação Física. Anais CONEDU. 2016
- No tempo das crianças... no tempo da imaginação 2016
- Pesquisa com crianças na educação física brasileira: interfaces entre a mídia e o brincar na escola 2016
- Reflexões: a criança, o brincar e a infância... do "outro lado do espelho" 2016
- A criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido 2015
- Futebol: o pensamento tático dos jovens que praticam desporto escolar. A importância da reflexão e do cuidado no processo pedagógico 2015
- Infância e cultura contemporânea: as repercussões da mídia na ludicidade das crianças nas aulas de educação física 2015
- Infância, Brincar e Cultura (Lúdica): Pesquisa com Crianças, Mídias e Identidades Motoras na Educação Física 2015
- Sem tempo para brincar: as crianças, os adultos e a tirania dos relógios 2015
- A Criança e o Brincar. Entre o Mundo Pensado e o Mundo Vivido 2014
- A Criança e o Brincar: Entre o Mundo Pensado e o Mundo Vivido 2014
- A universidade contemporânea em "transformação": desdobramentos para a discussão curricular no ensino superior 2014
- Conteúdos de educação física e a cultura de movimento no ensino médio integrado na modalidade da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN) 2014
- Educação física e metaculturalismo: o retorno ao processo dialético 2014
- The child and play: between the thought world and the world lived 2014
- A Experimentação no Caminho da Educação não Formal e Informal - A Educação Física/Desporto como um Bom Exemplo 2013
- A autoscopia como estratégia: a percepção e reflexão de uma professora de Educação Física sobre sua ação pedagógica 2013
- A dimensão estética da capoeira angola: dança étnica e identidade cultural 2013
- Cultura lúdica e formação de educadores : apontamentos sobre a capoeira angola 2013
- Fenomenologia jogo e movimento: uma trilogia para a compreensão do movimento humano 2013
- O lugar da teoria : na educação física e desporto 2013
- Trabalho, tempo livre e lazer: o elogio à educação e a cultura 2013
- Work, free time and leisure: the compliment to education and culture 2013
- Educação física/desporto: caminho para uma ética universal : o multicultural e a escola em análise 2012
- A criança e o brincar como obra de arte: o sentido de um esclarecimento 2011
- Os jogos e as brincadeiras tradicionais como expressão cultural: um estudo comparativo entre Portugal e Brasil 2011
- Yoga com crianças: um caminho pedagógico - didáctico 2011
- Educação, currículo e investigação: certo ou errado!? 2010
- A Educação Física no contexto de Bolonha: relato de uma experiência 2009
- Formar e ser professor à "maneira de Darwin" : a questão das "boas práticas" 2009
- Práticas pedagógicas de professores formadores relacionadas à educação física escolar 2008
- A educação física no ensino secundário: estudo das representações e atitudes dos alunos 2007
- Educação física escolar: uma perspectiva nas questões empreendedoras 2007
- Jogo e educação: representações e práticas dos professores do 1º ciclo 2007
- Práticas pedagógicas de professores de Educação Física 2007
- Representações e práticas dos professores de educação física: um contributo da experiência profissional e das vivências de lazer 2007
- Ginástica geral: uma proposta para a educação física escolar 2006
- Professores e a ética para o futuro 2006
- Realidades, Paradoxos e Utopias na Educação e na Formação de Professores 2006
- Formação Permanente: Uma Necessidade - A Importância do Lazer nesse Processo 2005
- As concepções alternativas na formação inicial de professores (de educação física/desporto) uma perspectiva 2004
- A Educação Física e o Projecto da Regra Natural 2000
- A Formação Contínua dos Professores de Educação Física do Distrito de Castelo Branco - Um Contributo para uma Análise de Expectativas / Necessidades de Formação. 1999
- O Ensino Básico - Um Percurso Inacabado 1998
-
artigo de revista
- Merleau-Ponty e a Educação Física com crianças. Educação & Sociedade. 2023
- A universidade e o homo-politicus: qual o sentido da formação universitária no campo da Educação Física em tempos de crise?. Motrivivência. 2022
- Body, bodily practices and sensitive doing in pedagogy formation: narratives of teachers from Public Universities of São Paulo. Educar em Revista. 2022
- MARADONA... E O MUNDO PENSOU O SUPER-HOMEM. Corpoconsciência. 2021
- RESPONSABILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA COM O "TEMPO DO INÚTIL": UMA NECESSIDADE DE NOSSO TEMPO. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS. 2021
- Desporto Universitário em Portugal: novas perguntas e novas possibilidades (Deporte Universitario en Portugal: Nuevas preguntas y nuevas posibilidades) (University Sports in Portugal: new questions and new possibilities). Retos. 2021
- As ciências do desporto sob o signo do Quinto Império. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2021
- Smartphone fitness applications used by runners: for what reason?. Journal of Human Sport and Exercise. 2019
- Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo. Educação & Sociedade. 2018
- The Physical Education from the time of the thought to the time of the lived: an empiric/exploratory study about representations and teacher's practice. Acta Scientiarum. Education. 2018
- (DES) MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EMPÍRICO COM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL. Revista Kinesis. 2017
- Corpo e alteridade como expressão e produção cultural: Um olhar empírico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Desporto, Cultura e Estilos de Vida: Relações de Influência. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Fundamentos antropológicos do se-movimentar: Percepção, movimento e salutogênese. Educação & Sociedade. 2016
-
capítulo de livro
- O futebol com jovens e o pensamento tático: a importância da reflexão e do cuidado no processo pedagógico 2023
- Os caminhos do corpo: diálogos possíveis sobre o ter corpo, o ser corpo e o corpo como devir 2021
- Da crisálida à borboleta: por uma metáfora sobre a liberdade da criança para brincar e se movimentar na educação infantil 2020
- Educação Física Infantil: as influências dos heróis nas culturas (expressões) motoras das crianças 2020
- Educação, conhecimento, cultura e movimento humano: um retorno aos termos e sentidos 2020
- Lazer, motricidade humana e inteligência emocional no desenvolvimento de posturas inovadoras e éticas 2020
- Entre o experimento e a experiência: para uma didática originária na Educação Física (infantil) 2019
- Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2019
- Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: Reflexões e proposições. 2019
- Da crisálida à borboleta: uma metáfora sobre a liberdade de brincar e se movimentar no mundo da vida da criança 2018
- Experimento e experiência entre saberes e práticas: uma didática originária na educação física (infantil) 2018
- O tempo no tempo das crianças 2018
- Pesquisa com crianças na educação física brasileira: a mídia, os heróis e suas influências nas culturas lúdicas infantis 2018
- Criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido 2017
- "Brincar e se-movimentar" da criança: a imprescindível necessidade humana em extinção? 2016
- A Educação Física no currículo escolar - espaço e tempo de formação de uma cultura para o tempo do não trabalho: reflexões preliminares 2016
- A criança, a mídia e as (novas) identidades motoras na educação física 2016
- A criança, o brincar e a cultura lúdica: algumas reflexões 2016
- Da crisálida à borboleta: uma metáfora sobre a liberdade de brincar e se movimentar no mundo da vida da criança 2016
- Estética, formação inicial e dança: um olhar para a formação de professores de Educação Física 2016
- O movimento humano: entre o mundo vivido e o mundo pensado "O sobressalto" 2016
- Possibilidades de "Brincar e se-movimentar" pelo Turnen 2016
- A Criança e o Brincar como Obra de Arte: O Sentido de um Esclarecimento 2015
- Lazer e livre motricidade: caminhos para o desenvolvimento da inteligência e sustentabilidade 2015
- O Lazer ou a Celebração do Lúdico Primeiro 2015
- Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo 2014
- O lugar da teoria : na educação física e desporto 2014
- A criança e o brincar como obra de arte: o sentido de um esclarecimento 2013
- A universidade como outra possibilidade : ética e ciência nesse caminho 2013
- Educação física/desporto : caminho para uma ética universal: o multicultural e a escola em análise 2013
- Características empreendedoras dos professores de educação física nas representações e práticas na formação do aluno do ensino superior 2012
- O Brincar e a Criança como Obra de Arte. Uma Tomada de Consciência 2012
- O saber pedagógico do professor - no caminho da alteridade 2012
- Formar e ser professor à maneira de "Darwin" e de "Bolonha": aqui tão perto 2011
- Educação Física/Desporto e a Construção da Personalidade: Um Olhar a partir de Soren Kierkegaard 2010
- Experimentar bolonha : testemunhos de uma experiência 2010
- As brincadeiras ou a verdade existencial 2009
- Desporto e Inteligência Emocional - Uma Abordagem Introdutória. 2008
- Formação Permanente: Uma Necessidade. A Importância do Lazer neste Processo 2008
- Os Professores de Educação Física e o Processo de Formação Empreendedora em Alunos do Ensino Médio 2008
- Lazer e livre motricidade : caminhos para o desenvolvimento da inteligência emocional 2007
- Pós-Modernidade e Formação Continuada de Professores (Universitários) 2007
- "Mais" Protestantes e "Menos" Católicos - Reflexão Crítica sobre a Formação de Professores e os Programas de Formação 2006
-
documento
- A Cultura Afro Brasileira e Africana na Educação Física escolar: a Lei n. 10.639/2003 e a ação pedagógica dos professores 2021
- A Pedagogia do Esporte e a Educação Física Escolar no Brasil: Uma Revisão Sistemática 2021
- Brincar, Explorar e Descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no Jardim de Infância 2021
- Capoeira na Educação Física Escolar: Diálogos com a Cultura Afro-Brasileira 2021
- Corpos Múltiplos, Corpos Diversos. Olhar para o Corpo Moderno 2021
- Formação em Educação Física: Um olhar sobre os Programas de Iniciação à Docência. 2021
- O Brincar do Brincar. Uma Meta-Análise 2021
- O Desporto/Educação Física um dos últimos redutos do humano naturalis: uma reflexão em torno da técnica e da tecnologia 2021
- Olhar para a Educação Física Escolar pelos caminhos epistemológicos. Qual o melhor percurso? 2021
- Os saberes necessários para uma ação pedagógica crítico reflexiva em Educação Física no primeiro ciclo: a visão de "bons" professores 2021
- Ser Professor para Formar Pessoas. O Bom Professor 2021
- Temos um otimismo e desânimo radicais 2016
- A CRIANÇA, A INFÂNCIA, O BRINCAR... DO OUTRO LADO DO ESPELHO REFLEXÕES CURTAS 2015
- Actividade Física, Saúde e Lazer. Olhar e Pensar o Corpo 2014
- A percepção de si de uma professora de Educação Física: a ação pedagógica sob o foco da autoscopia 2013
- Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde - Desafios e Oportunidades num mundo em mudança 2013
- Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. Desafios e oportunidades de um mundo em mudança (2º Volume) 2013
- Livro de Resumos do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS, 2013) 2013
- O Conhecimento do Treino Vivido. Crítica/Crítica uma Entrevista Realizada a Aurélio Pereira - Treinador das Camadas Jovens do Sporting Club de Portugal. 2013
- Instituto Politécnico de Castelo Branco - Sete Razões para a Criação de uma Escola Superior de Desporto 2002
- Universidade e Politécnico - Nascimento, Morte e Ressurreição 2001
-
livro
- A Criança e o Brincar: Tempo e Temporalidades (im) possíveis 2021
- Dentro da vida - Educar: Exercícios hermenêuticos 2021
- E se Sócrates (o filósofo) fosse professor de Educação Física? 2021
- Educação Física, infância e saúde em discussão: coletânea de estudos 2020
- Jogos Olímpicos sob o signo da utopia 2016
- A criança e o brincar como obra de arte: analogias e sentidos 2015
- Ser professor: bases de uma sistematização teórica 2015
- Multiculturalismo e educação da diversidade 2014
- O jogo e a infância: entre o mundo pensado e o mundo vivido 2014
- O pensamento do professor: conhecimento, cultura, existência 2010
- Desenvolvimento infantil e habilidades motoras: uma sistematização 2009
- Os professores (também) são pessoas: quatro histórias de vida 2009
- Pós-modernidade socialização e profissão dos professores (de Educação Física): para uma "nova" reconceptualização 2008
- Ser professor: bases de uma sistematização teórica 2008
- A educação física em Portugal: os desafios na formação de professores 2007
- Formação de professores. A investigação por questionário e entrevista: um exemplo prático 2007
-
teses
- O trabalho cooperativo na construção do eu e do outro 2023
- O lúdico e a consciencialização da Sustentabilidade Ambiental nodesenvolvimento da expressão motora em idade pré-escolar 2021
- Infância, Media e Educação Física no contemporâneo: as influências dos heróis nas culturas lúdicas das crianças 2020
- A educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos 2019
- A educação física, a música e os cinco sentidos 2019
- Os jogos cooperativos com crianças: construindo caminhos de cidadania 2019
- Da crisálida à borboleta: a liberdade da criança em brincar e se movimentar na educação de infância 2018
- Fernandes, Rafael Cunha. Avaliação da intensidade nas aulas de Educação Física: tempo e género 2018
- Fernandes, Tiago Ramalho. Avaliação da intensidade nas aulas de Educação Física: tempo e espaço 2018
- Lopes, Cátia Rafaela Rodrigues. Relação entre a prática de atividades físicas desportivas extracurriculares e o aproveitamento das aulas de Educação Física 2018
- Oliveira, Rui Filipe Vicente de. Desporto escolar numa escola de Castelo Branco: que realidade, fatores de motivação para adesão ou não ao desporto escolar 2018
- Vasconcelos, Nelson Dias. Um estudo exploratório para melhoria do treino de força em jovens de 14 e 15 anos, numa turma do 9º ano de escolaridade: relatório de estágio 2018
- Afonso, Luís Filipe Ribeiro Cepa. O papel do bom professor de educação física na perspetiva dos alunos do gênero masculino numa escola pública: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio 2017
- Costa, Helena Patrícia Sampaio. Retornando ao jogo e à sua importância no desenvolvimento da criança 2017
- Fernandes, Vítor Hugo Gonçalves. O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género masculino e professores do ensino secundário: relatório de estágio 2017
- Freitas, Filipe Alexandre Lopes. O que é um "bom" professor de Educação Física?: representações de alunos do género feminino e professores do ensino secundário: relatório de estágio 2017
- Libório, Joana Margarida Dias. A formação contínua dos professores de Educação Física: uma visão sobre as atividades de exploração da natureza: relatório de estágio 2017
- Maciel, Maridalva Cardoso. Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2017
- Silva, Catarina Daniela Gonçalves. As narrativas como precursoras do desenvolvimento do domínio do corpo e o prazer do movimento da criança 2017
- Silva, José Maurício Sousa. Qual a opinião dos professores e alunos de educação física sobre as aulas de 45 e 90 minutos na escola pública? : relatório de estágio 2017
- Teles, Rúben Brandão da Silveira. Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio 2017
- Abreu, José Maria Martins. Futebol: o pensamento tático dos jovens que praticam desporto escolar: aimportância da reflexão e do cuidado no processo pedagógico 2016
- Correia, Rui Eduardo Ferreira. O papel do bom professor de educação física na perspetiva dos alunos do género feminino de uma escola pública: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio 2016
- Cunha, Pedro Nuno Silvério Rodrigues da. Motivação dos alunos para a disciplina de educação física nos cursos científicos humanísticos e nos cursos profissionais: estudo realizado numa escola de Guimarães: relatório de estágio 2016
- Ferreira, André Manuel Costa. Determinantes motivacionais para a prática da educação física: diferenças de géneros: relatório de estágio 2016
- Fonseca, Luís Alberto Cabral. O autoconceito e a autoestima na dinâmica de motivação para a prática desportiva - Um estudo nos ensinos básico e secundário 2016
- Costa, Andrize Ramires. Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen 2015
- Costa, Gilberto Emanuel Fonseca. Motivação para o desporto escolar: estudo realizado em alunos do 7º, 8º e 9º ano numa escola de Ensino Básico de Fafe 2015
- Costa, Joana Catarina Boal da. Motivação para o desporto escolar: estudo em alunas do ensino secundário, de uma escola do concelho de Guimarães 2015
- Costa, Paulo José Freitas da. Motivação para o desporto escolar: estudo em alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade numa Escola Básica do concelho de Fafe 2015
- Fernandes, Luís André Lopes. Motivação para o desporto escolar: estudo em alunos do ensino secundário, de uma escola do concelho de Guimarães 2015
- Ferreira, Jorge Filipe Fernandes. Motivação para o desporto escolar: estudo em alunos do Secundário do Concelho de Amares: relatório de estágio 2015
- Gil, Carla José Freitas. O brincar livre e o jogo organizado 2015
- Jesus, Jéssica Rossana Figueira de. Multiculturalidade: sensibilizar para a diversidade cultural, experimentando-a 2015
- Pereira, Rafael dos Santos. Fatores de motivação para a prática do desporto escolar 2015
- Quintão, André Araújo. Fatores de motivação ou desmotivação para a prática do desporto escolar 2015
- Rebelo, Adriana Filipa Pereira. Os interesses das crianças como abertura à aprendizagem 2015
- Silva, Cristiana Dias. Os cinco sentidos no caminho da construção de conhecimento 2015
- Antunes, Melissa. Relação entre aptidão física e sucesso académico: em alunos de final de ciclo: 8º e 9º ano de escolaridade 2014
- Araújo, Pedro Alexandre Braga. Entre a motivação e a desmotivação na prática de Educação Física 2º ciclo do Ensino Básico 2014
- Oliveira, Ana Rita Ferreira de. A aprendizagem ativa no jardim de infância e na creche: explorando e descobrindo através da água e dos materiais 2014
- Pereira, Sónia Filipa Machado. As rotinas de vida diária e o sucesso escolar: relação entre o nível de atividade física e o sucesso escolar em raparigas adolescentes 2014
- Pinto, Teresa. A atividade física, a educação física e o rendimento escolar: um estudo exploratório com alunos do ensino secundário do género feminino 2014
- Rocha, André Manuel Vilaça da. Potencialidades e fragilidades na aplicação do modelo de educação desportiva, no contexto das práticas de ensino supervisionadas 2014
- Rocha, Teresa Cristina Tourais de Afonso. Os valores desportivos e a perceção olímpica nos jovens 2014
- Silva, Hilário. As rotinas de vida diária e o sucesso escolar: o nível de atividade física diária e o sucesso académico em rapazes adolescentes: relatório de estágio 2014
- Silva, Sónia. Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso 2014
- Sobreira, Maria Teresa da Silva. O Jogo: entre o movimento e as regras 2014
- Torres, Cristiana Maria Cruz. A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais 2014
- Vilas Boas, Renata da Silva. A horta: entre o plantar e o semear: um contributo para a Educação Ambiental em idade pré-escolar 2014
- Cerqueira, Luís Ricardo Gonçalves. Complexidade e Educação Física: o jogo - modelos táticos como forma de motivação pedagógica : um estudo com alunos do ensino básico e secundário : relatório de atividade profissional 2013
- Fonseca, Diogo André Rodrigues da. A educação física na escola: entre o movimento pensado e o movimento vivido 2013
- Gaertner, Gilberto. Processos atencionais no campo esportivo: um contributo para o ensino e aperfeiçoamento do saque no voleibol 2013
- Helena Cristina Baguinho Bento. Em busca de um sentido antropológico na relação desporto/saúde 2013
- Lomba, Marisa Filipa Pimenta. Conhecimento do mundo : explorar e descobrir o mundo físico na creche e no jardim de infância 2013
- Loureiro, Júlio Manuel da Silva. A motivação - desmotivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física no ensino secundário : o presente que pode fazer futuro 2013
- Marinho, Margarida Isabel Lucas da Silva. Uma abordagem preliminar às ciências naturais em contexto de creche e jardim-de-infância 2013
- Rodrigues, Lucinda da Conceição Rebelo. A Educação Física na escola entre o movimento vivido e o movimento pensado: um estudo feito com professores do género feminino 2013
- Alves, Nuno do Carmo Silva. Desporto escolar enquanto atividade física : relação da sua prática com os níveis de aptidão física 2012
- Carvalho, Fátima Sofia Costa. Brincar, explorar e descobrir : uma caminhada para a literacia na infância 2012
- Dias, Liliana. Desporto escolar enquanto atividade física : relação da sua prática com os níveis de aptidão física 2012
- Gonçalves, Cidália Maria Abreu. Espaços e materiais lúdicos e de aprendizagem na educação pré-escolar : um contributo para a sua construção e reorganização 2012
- Paula, Daniela Filipa Malheiro de. O ensino experimental das ciências : contributos do conhecimento do mundo na educação pré-escolar 2012
- Pereira, Isabel Cristina dos Santos. Desporto escolar enquanto atividade física : relação da sua prática com os níveis de aptidão física 2012
- Martins, Florbela dos Santos. Yoga com crianças: um caminho pedagógico-didáctico 2011
- O desenvolvimento dos professores universitários de educação física e os ciclos de vida profissional : três estudos de caso 2011
- Silveira, Luciene. Os jogos e as brincadeiras tradicionais como expressão cultural : um estudo comparativo entre Portugal e Brasil 2011
- Kerkoski, Marcio José. Prática desportiva e inteligência emocional: estudo da influência do desporto na aquisição de aptidões e competências de inteligência emocional 2009
- Nascimento, Dalton Arnoldo. Formação, profissão e empreendedorismo : três estudos de caso com professores de educação física do ensino universitário 2009
- Representações e práticas de professores universitários de educação física : quatro histórias de vida 2008