publicações selecionadas
-
artigo académico
- JOGOS, LETRAMENTOS E ÉTICA. Revista Leia Escola. 2020
- Editorial 2014
- Educação de adultos: novas oportunidades de literacia. Caderno Seminal. 2014
- Historias de literacidad. La lectura y la escritura en la vida de personas adultas con poca escolaridad. Decisio. 2014
- A relação com o escrito nos kits de identidade de adultos em processos de reconhecimento e certificação de competências. Scripta. 2013
- Transições para a literacia dominante: perspetivas de coordenadores de centros de educação e formação de adultos. Roteiro. 2012
- A leitura e a escrita no currículo: a presença ausente. Atos de Pesquisa em Educação. 2011
- Letramentos em contextos educativos. Caderno Seminal. 2011
- Perspectivas sobre letramentos no ensino superior: objectos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação. 2011
- Kits de Identidade: Dis-posições dos Livros Didáticos.. Revista Língua Escrita. 2009
- Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia. Educação. 2007
- A educação pré-escolar em Portugal. Concepções oficiais, investigação e práticas. Caderno Seminal. 2006
- Facetas da literacia: processos de construção do sujeito letrado. Educar em Revista. 2006
- Literatura e escolarização. A formação do leitor cosmopolita. Palavras. 2004
- O Ensino de Português em Moçambique: contexto linguístico, políticas de língua e orientações curriculares. Revista Portuguesa de Humanidades. Estudos Linguísticos – Discurso e Cognição. 2001
- Histórias da Leitura. Malasartes. 2000
- Condições sociais de produção de leitores. Tijolo com tijolo num desenho (nem sempre) mágico. Educação & Sociedade. 1999
- As Bibliotecas Escolares de Braga e Viana do Castelo. Caracterização e Perspectivas de Intervenção. Bibliomédia. 1998
- A construção escolar de comunidades interpretativas. Leituras do manual escolar. Diacrítica. 1997
- Hábitos e atitudes de leitura dos estudantes portugueses. Dados preliminares de um estudo nacional. Fórum. 1996
- Dos livros para crianças e jovens. Fórum. 1992
- Os novos programas de Português: entre a ruptura e a continuidade. O Professor. 1992
- Agora não posso. Estou a ler!. Educação & Sociedade. 1990
- O ensino-aprendizagem do Português. Formação e investigação. Educação & Sociedade. 1988
-
artigo de conferência
- A construção do sujeito letrado na EJA: conflitos e ajustamentos 2018
- Políticas e práticas de educação para a literacia. Portugal e o contexto educativo europeu 2018
- A comparative analysis of the current literacy policies of five european countries 2017
- A landscape of literacy programmes in Europe: features and perspectives 2017
- II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de resumos 2017
- O lugar da educação literária na formação do professor do ensino básico 2017
- Vidas de literacia: práticas de leitura e escrita de adultos “iletrados” em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) 2017
- Academic literacy a barrier to learning? The views of engineering students 2016
- O lugar da educação literária na formação do professor de língua 2016
- Práticas de promoção de literacia para os adolescentes na Europa 2016
- SIELP V FIAL: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , Fórum Ibero-Americano de Literacias: atas 2016
- Literacias na educação de adultos 2015
- Literacy practices in adult learning biographies: possibilities and constraints 2015
- Formação e literatura : relatos sem fronteiras 2014
- Letramento em marketing : a publicidade e o consumo nas aulas do ensino fundamental 2014
- Letramento em marketing na sala de aula : os gêneros textuais utilizados pelos professores 2014
- Vidas letradas de adultos em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências 2012
- A leitura literária em biografias vernáculas de adultos em processos de RVCC 2011
- Adult literacy biographies: trajectories for changing lives 2011
- Evaluation and selection of textbooks in Portugal : perceptions from mother tongue teachers 2011
- Letramento em Marketing na sala de aula: os gêneros textuais utilizados pelos professores 2011
- Letramento em Marketing: a publicidade e o consumo nas aulas do Ensino Fundamental 2011
- Reading and writing practices across curriculum in Portuguese schools: a survey with teachers and students 2011
- Transitions to the dominant literacy. The views of the coordinators of New Opportunities Centres on the recognition of prior learning 2011
- Academic genres and literacy practices in a Course of Textile Engineering 2010
- Literacias no Ensino Superior. Configurações em Práticas de Investigação. 2010
- Práticas de literacia nas disciplinas escolares: um estudo em escolas portuguesas 2010
- Between the market and the school: textbook approval, selection and evaluation 2009
- A construção de literacias/letramentos no ensino superior: um modelo para a análise de eventos de literacia em contexto académico. 2008
- Dis-posições dos livros didácticos e a construção de identidades 2008
- Learning to Have a Life. How a local development association and its adult learners cope with this challenge 2007
- Literacy and Car Radios. Reading and writing as market goods in the context of Adult Education in Work Place 2007
- Literacies in Workplaces: A case study 2005
- Pedagogia da Leitura: princípios e práticas 2003
- Literacies. Contexts and practices 2001
- A construção escolar do leitor. Leituras do Livro de Português 1999
- Condições escolares do ensino da gramática 1999
- Reading pedagogic discourse. Social linguistic features of school teaching practices of reading 1999
- De pequenino… pelos caminhos da literatura 1998
- Níveis de estruturação e dimensões de transmissão dos livros de Português 1998
- Como os manuais ensinam a ler. Estratégias discursivas na construção de significados textuais 1997
- Manuais escolares e a constituição de comunidades interpretativas 1996
- Práticas de comunicação verbal em manuais escolares de Língua Portuguesa 1996
- What do textbooks say about reading? 1996
- World and language through exempla 1996
- Para uma Bibliografia de Didáctica do Português 1994
- A interacção verbal em contexto pedagógico. Perspectivas de análise 1989
- Contributos para a caracterização do discurso pedagógico na aula de Português 1989
- Planos da avaliação e sucesso escolar: uma análise relacional em testes de Português 1987
- Da importância de uma área de Metodologia da Lingua nos cursos de formação de Professores 1986
- O ensino da gramática no ensino secundário: problemas e perspectivas 1986
-
artigo de revista
-
capítulo de livro
- Educação de jovens e adultos: Políticas, Direitos, Formação e Emancipação Social. Apontamentos iniciais 2019
- O lugar da literacia nas ofertas de educação e formação de jovens em Portugal. 2019
- Literacy Practices in Adult Learning Biographies: Possibilities and Constraints 2018
- ACADEMIC LITERACY, A BARRIER TO LEARNING? THE VIEWS OF ENGINEERING STUDENTS 2016
- O dizer docente em situações de práticas de letramento 2016
- Vivências de letramentos significativos entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental 2015
- Avaliações internacionais da leitura. E a literatura? 2014
- Vidas de literacia - (re)configurações da relação com o escrito entre adultos em processos de RVCC 2014
- Literacies in the Workplace 2013
- (Re)Defining literacy: new roles of the workplace. 2009
- Construindo condições para escolhas: as oficinas de literacia do Vale do Minho 2009
- Multiliteracies pedagogy: An interdisciplinary endeavor 2008
- "O conjunto é que faz com que as coisas funcionem". A Pedagogia híbrida dos Cursos EFA 2007
- (Con)Viver com as Letras ou do que foram e como foram as oficinas das Novas experiências com a Literacia 2007
- A construção escolar da disciplina de Português. Recriação e resistência 2005
- Literatura, Leitura e Escola. Uma hipótese de trabalho para a construção do leitor cosmopolita 2005
- A produção de sentido(s) na leitura escolar: dispositivos pedagógicos e estratégias discursivas no 'trabalho interpretativo' 2003
- Promoção da leitura e influência das novas tecnologias na LIJ portuguesa 2002
- As bibliotecas escolares dos distritos de Braga e Viana do Castelo: uma caracterização 2000
- Atitudes dos Professores face à Biblioteca Escolar 2000
- A gramática no ensino do Português: estatuto e funções 1989
- Domínios de avaliação e sucesso escolar na disciplina de Português 1989
- Ler na Escola 1989
- [Prefácio] O jogo e o fórum: entre livros, leituras, literatura, letramentos/literacias/literacidad e aprendizagem
-
documento
- Ler e Escrever na Cibercultura: concepções e práticas 2021
- Educação de jovens e adultos: Políticas, Direitos, Formação e Emancipação Social. Salvador: EDUFBA 2019
- Anais do IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - ALFAEEJA, Salvador/Florianópolis: UNEB/UFSC 2018
- Políticas e Práticas de Educação para a Literacia. Portugal e o Contexto Educativo Europeu Nome Autor - Juliana Cunha 2018
- Educação, nós e o texto literário 2017
- Histórias de literacia: Práticas de leitura e escrita de adultos em processos de RVCC. 2017
- II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Livro de Resumos 2017
- TeL4ELE: Improving literacy learning outcomes of European students 2017
- Uma análise comparativa das políticas europeias de educação para a literacia. 2017
- Atas do V SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa//V Fórum Ibero-Americano de Literacias 2016
- O Projeto ELINET - Para políticas europeias de literacia mais eficazes 2016
- Readingchallenge.net 2015
- Verbete. Comunidades de leitores, em "Glossário CEALE - Termos de alfabetização, leitura e escrita" 2014
- Module 2: Text structure & Text diversity - Conceptual Foundations 2013
- Conselho Editorial Mercado de Letras 2011
- The Comenius project LIFT 2: Literature Framework for Teachers in Secondary Education 2011
- Discovering Worlds of Literacy. Proceedings of the 16th European Conference on Reading/1st Ibero-American Forum on Literacy. 2009
- Parecer Editorial - Presses Universitaires de Ottawa 2008
- Formação de leitores. Descobrindo Portugal 2007
- A propósito de “As palavras são como as cerejas” 2007
- Américo A. L. Diogo - Literatura Infantil. História. Teoria. Interpretações 2007
- Histórias de encantar para aulas de pedir por mais 2007
- Dar Vida às Letras. Promoção do Livro e da Leitura 2007
- O Valor das Palavras II 2006
- Parecer Editorial 2006
- O Português nas Escolas. Ensaios sobre o Português nas Escolas 2005
- National Reading Achievement: Using PISA/PIRLS Data for Informed Discussion 2004
- O valor das palavras I 2003
- Littératies, contextes, pratiques, discours 2001
- Manuais Escolares. Estatuto, Funções, História 1999
- Linguística e Educação 1998
- Oficina da Palavra. Actividades de Leitura e Escrita 1991
- O Ensino-Aprendizagem do Português. Teoria e Práticas 1989
-
livro
- Literacy practices in adult learning biographies 2017
- O dizer docente em situações de práticas de letramento 2016
- Vivências de letramentos significativos entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental 2015
- A construção Escolar de Comunidades de Leitores 2000
- Entre Linhas Paralelas. Estudos sobre o Português nas Escolas 1998
- A Interpretação de Textos na Aula de Português 1993
-
teses
- 'Aprendizagem Colaborativa' para a compreensão de textos nas aulas de língua 2018
- A motivação é a chave: estratégias para a sua promoção nas aulas de línguas 2018
- Capital lexical: estratégias para o seu desenvolvimento 2018
- Leitura lúdica na adolescência 2018
- Ler é fácil: estratégias para a compreensão de textos nas aulas de línguas 2018
- O desenvolvimento da oralidade para exprimir conhecimento 2018
- A comunicação oral em situações formais de apresentação de conhecimentos 2017
- Escrever para aprender: estratégias de aperfeiçoamento da escrita de narrativas 2017
- Estágio docente como pesquisa e formação de identidade nas licenciaturas de uma instituição de formação de professores no Brasil 2017
- A leitura e a escrita no currículo: formas de presença 2016
- A leitura literária em contexto escolar: um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico 2016
- Ler para aprender nas aulas de língua 2016