publicações selecionadas
-
artigo académico
- O papel violinístico no tango de Piazzolla. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. 2024
- As canções infantis na creche e jardim de infância: conhecer os animais através da música. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. 2024
- V Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa 2023
- A MÚSICA NO JARDIM DE INFÂNCIA E NA CRECHE COMO ELEMENTO DE APROXIMAÇÃO INTERGERACIONAL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2023
- Do pop ao rock: novas linguagens no ensino artístico especializado de música em Portugal. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. 2023
- Metodologias de ensino da guitarra em Portugal: o ensino instrumental em grupo e a aprendizagem informal. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. 2023
- Expressão e comunicação na creche e no jardim de infância: a música e seu contributo no desenvolvimento de múltiplas linguagens / Expression and communication in the Nursery School and Kindergarten: music and its contribution to the development of multiple languages. Brazilian Journal of Development. 2022
- História do Ensino da Música em Guimarães: Breve Abordagem. International Journal of Development Research. 2022
- Levar a Música às Creches Portuguesas: a Importância de Vivências Musicais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2021
- Música e Palavra no Jardim-de-Infância: Aprendendo Cantando Histórias 2021
- From Choupal to Lapa: The Popular Element in Music by Jose Afonso. Revista Vortex-Vortex Music Journal. 2019
- Promoção da acuidade auditiva no Estudo Individual de Viola d`Arco: um estudo exploratório com base na audição interna. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2018
- pareSeres da terra and Portuguese popular music at the Conservatory of Vale do Sousa. Revista Vortex-Vortex Music Journal. 2017
-
artigo de conferência
- Educar com Criatividade: ser Pássaro ou Carneirinho na Aprendizagem da Composição Musical. 2019
- Expressão e Comunicação na Creche e no Jardim de Infância: A Música e o seu Contributo no Desenvolvimento de Múltiplas Linguagens 2019
- Levar a Música à Creche: a Importância de Vivências Musicais 2019
- Música e Palavra no Jardim-de-Infância: Aprendendo Cantando Histórias 2019
- O Ensino da Música e seus Diferentes Contextos 2019
- O Projeto Rock e o Gosto dos Alunos 2019
- Educar musicalmente com criatividade: possibilidades pedagógicas. 2019
- Os diferentes contextos de ensino de música em Guimarães: formal, não formal e informal. 2019
- Tipologias praticadas pelos professores nas escolas públicas de música: estudo de caso 2018
- Relatório de Avaliação do Projeto Educativo 2012/2016 2017
- A História com Música no Jardim de Infância e na Creche: Contributos para o Processo de Ensino e Aprendizagem das Crianças 2016
- Conservatório do Vale do Sousa: 20 Anos a Ensinar! 2015
- Conclusões de um Projeto de Investigação-Ação Sobre o Regime Articulado no Conservatório do Vale do Sousa: O que o Passado e o Presente nos Sugerem para o Futuro. 2014
- O Que me Dizem os Sons 2014
- Pedro Barroso: Vida e Obra 2014
- A Propósito da Música Disciplina de Oferta Complementar no Ensino Secundário de Música do Conservatório do Vale do Sousa 2013
- O Lugar de Outras Tipologias Musicais no Currículo do Conservatório do Vale do Sousa: Um Estudo de Caso 2013
- pareSeres da terra e outras tipologias musicais 2012
- O Ensino da Guitarra em Grupo no Âmbito do Ensino Vocacional e Genérico da Música: Alguns Resultados de Um Projeto de Investigação - Ação 2011
- O Ensino da Música em Regime Articulado. Projeto de Investigação - Ação no Conservatório do Vale do Sousa 2010
-
artigo de revista
- AS CANÇÕES DE MIMAR NO JARDIM DE INFÂNCIA E NA CRECHE: CANÇÃO MIMADA, CRIANÇA ENCANTADA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2023
- O PAPEL DO REGIME DE FREQUÊNCIA ARTICULADO NO ENSINO DA MÚSICA PORTUGUÊS DESDE 2008. O CASO DO CONSERVATÓRIO DO VALE DO SOUSA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2023
- A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa. Opus. 2022
- Descobrir, explorar, imaginar. Revista Linhas. 2022
- A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância / Music and language: a unique duo in kindergarten. Brazilian Journal of Development. 2022
- O contributo dos estilos musicais na creche e no jardim de infância - conhecer o país e o mundo através da música / The contribution of musical styles in creche and kindergarten - getting to know the country and the world through music. Brazilian Journal of Development. 2022
- A Música e a Prosódia: uma Exploração pelo Mundo Animal / Music and Prosody: an Exploration through the Animal World. Brazilian Journal of Development. 2022
- ensino da música em Portugal e a prova de aptidão artística. Debates em Educação. 2022
- História do ensino da música em Guimarães: Breve abordagem. International Journal of Development Research. 2022
- A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender / Music and emotions in kindergarten: feeling for learning. Brazilian Journal of Development. 2022
- A TRADIÇÃO DA MÚSICA ERUDITA PORTUGUESA: A SUA CONTEMPORANEIDADE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2022
- O lugar da composição musical no ensino artístico especializado da música em Portugal. Research, SocIETy and Development. 2022
- Levar a música às creches portuguesas: a importância de vivências musicais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2021
- Música e palavra no jardim-de-infância: aprendendo cantando histórias. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2021
- Estilos e géneros musicais no ensino artístico especializado da música em Portugal: passado, presente e perspetivas futuras. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2021
- A frequência do ensino da música em regime articulado em Portugal: resultados de um projeto de investigação-ação no Conservatório do Vale do Sousa. Educação. 2019
- O ensino da música e uma jovem com Síndrome de Down: resultados de um projeto de investigação-ação. Revista Educação, Artes e Inclusão. 2018
- Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- O Lugar de Outras Tipologias Musicais no Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- A articulação entre o ensino especializado da música e o sistema geral de ensino em Portugal: . Opus. 2016
- The subsystem of specialized music education in Portugal since 1983: The process of integration into the general education system. International Journal of Music Education. 2016
-
capítulo de livro
- EDUCAR COM CRIATIVIDADE: SER PÁSSARO OU CARNEIRINHO NA APRENDIZAGEM DA COMPOSIÇÃO MUSICAL 2021
- O ENSINO DA MÚSICA E SEUS DIFERENTES CONTEXTOS EM PORTUGAL 2021
- O PROJETO ROCK E O GOSTO DOS ALUNOS 2021
- Layer-by-Layer coated drug-core nanoparticles as versatile delivery platforms 2018
- O ensino articulado da música: 2015
-
documento
- V Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa Ensino Artístico Especializado de Música: Do Pop ao Rock: Contextos, Realidades e Perspetivas. Programa e Resumos. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa (ISBN: 978-989-98993-8-4). 2023
- O Ensino da Música em Contexto Escolar e não Escolar em Guimarães 2019
- O Lugar da Composição Musical no Ensino Artístico Especializado da Música 2019
- Expressão e Comunicação na Creche e no Jardim de Infância: A música e o seu Contributo no Desenvolvimento de Múltiplas Linguagens 2019
- IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos - Programa e Resumos. 2019
- IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos. Livro de Atas. 2019
- Levar a Música à Creche: a Importância de Vivências Musicais 2019
- Música e Palavra no Jardim-de-Infância: Aprendendo Cantando Histórias 2019
- O Ensino da Música e seus Diferentes Contextos 2019
- O Projeto Rock e o Gosto dos Alunos 2019
- Tipologias praticadas pelos professores nas escolas públicas de música: estudo de caso 2018
- Estilos e géneros musicais no EAE da Música em Portugal: passado, presente e perspetivas futuras. 2018
- III Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: Pedagogias e Práticas no Ensino da Música: Contextos e Realidades. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa (CD ROM) (ISBN: 978-989-98993-5-3). 2017
- Jorge Palma: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa. (ISBN: 978-989-98993-4-6). 2016
- II Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: Olhares e Geografias Sobre o Ensino da Música. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa (CD ROM) (ISBN: 978-989-98993-2-2). 2015
- José Mário Branco: Vida e Obra. Lousada: Conservatório do vale do Sousa. (ISBN: 978-989-98993-3-9). 2015
- I Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa – Do Passado ao Presente: Impressões e Expressões. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa (CD ROM) (ISBN: 978-989-98993-0-8). 2014
- pareSeres da terra 2014: Pedro Barroso: Viva Quem Canta. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa (CD ROM) (ISBN: 978-989-98993-1-5). 2014
- um olhar cinco pareSeres. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa. (ISBN: 978-989-20-3220-7). 2012