publicações selecionadas
-
artigo académico
- ARLEKIN: A Collaborative Action-Research-Training Project Without Frontiers. International Research Journal of Human Resources and Social Sciences. 2017
- Currículo e tecnologias educacionais no contexto Bioecológico da escola indígena: Escola Kanata T-Ykua do povo Kambeba/AM. Revista Humanidades & Inovação. 2017
- Diferentes olhares sobre a Criança e a Creche. Revista Humanidades & Inovação. 2017
- Diferentes olhares sobre crianças e creches... 2017
- Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar. Sobredotação. 2017
- Educação para a autonomia em instituições de crianças e jovens: o que nos dizem as narrativas dos profissionais 2016
- Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo escolar 2016
-
artigo de conferência
- Formação de professores: refletindo sobre uma experiência em um curso de 2ª licenciatura 2017
- Más allá del conocimiento: el personal, el social y el profesional en la enseñanza superior 2017
- Cultura de escuta e competências profissionais: um estudo na formação de professores 2016
- Currículo: o quê e para quê? (Des)construindo a voz de estudantes da formação inicial de professores de Educação Física 2016
- Educação para a autonomia em lares de infância e juventude 2016
- Os índios vão à escola: (re)pensar o multiculturalismo e (co)construir o interculturalismo 2016
- Sobredotação em contexto escolar e familiar: entrecruzando olhares 2016
- Cultura e educação indígena: limites do currículo escolar 2015
- O papel da prática profissional/prácticum na formação de professores: um olhar dos professores tutores universitários 2014
- O currículo aberto: polifonia das artes no desenvolvimento humano 2000
-
artigo de revista
- ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção. Pro-Posições. 2019
- A arte de ver: Vamos fotografar?. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- El prácticum en la formación de maestros: percepciones de los protagonistas. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación. 2017
- Por quê, Escola, Por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar. Educação & Sociedade. 2017
- ArleKin: Learning together. Advances in Social Sciences Research Journal. 2016
- Territórios, Interculturalidade e Mediação: entre "redes" e "nós" [Territories, Interculturality and Mediation: between networks and knots]. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Iniciación a la Práctica Profesional: la mirada reflexiva de los estudiantes de Educación Básica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
-
capítulo de livro
- Emergencia de la identidad profesional: El caso de la Iniciación a la Prática Profesional en la Formación Inicial de Profesores 2016
- Emergencia de la identidad profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la formación inicial de profesores 2016
- Formação, profissionalização e identidade dos mediadores sociais 2016
- Introdução. Contextos e experiências de formação e de aprendizagem profissional de professores 2016
- Mediação Social: tecendo sinergias 2016
- Liderança e cultura de transformação na escola pública - perceções de alunos 2014
-
documento
-
livro
-
teses
- Documentação pedagógica e profissionalidade: caminhos descobertos na educação pré- escolar e no ensino do 1º ciclo 2020
- Mediação: (re)construção nas relações interpessoais 2020
- A língua Umbundu no ensino primário em Angola: uma abordagem ecológica do currículo escolar 2019
- Entrelaçados: de uma história de vida à reconstrução de novas realidades dos cuidadores de crianças com doença oncológica através da mediação 2019
- Interculturalidade vivenciada: itinerários para a construção de valores e de cidadania na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico 2019
- A participação ativa na construção do conhecimento: fortalecer raízes 2018
- Astrologia da avaliação das aprendizagens 2018
- Passo a passo vamos construindo um laço: comunicação escola-família-escola com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação 2018
- Um reflexo das aprendizagens: o contributo da documentação pedagógica no desenvolvimento profissional 2018
- "Sozinho eu construo o «nosso» mundo!": descobrindo, explorando e conquistando 2017
- Como crescer a resolver?: a intervenção do educador - professor na mediação de conflitos 2017
- Gota a gota: a pesquisa na promoção da literacia científica 2017
- "À descoberta de...": a construção do conhecimento significativo numa prática ativa e integrada 2016
- A literatura infantil em contexto de jardim de infância: um meio de potenciar aprendizagens matemáticas 2016
- Trajeto(s) na construção do conhecimento: das conceções prévias às novas aprendizagens 2016
- A (re)descoberta do(s) percurso(s) de formação e desenvolvimento profissional 2015
- A gestão curricular em escolas do 1.º Ciclo de um agrupamento de escolas: entre os projetos, os discursos e as práticas 2015
- Caçador de sonhos: (des)construindo o caminho de uma futura profissional de educação básica 2015
- Crescer com valores é valorizar-se 2015
- Do pré-escolar para o 1º ano do ensino básico: "A Voz da Criança" 2015
- Literacia(s) com e sobre valores: um projeto de intervenção pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico 2015
- Mais além de quem escreve: “Eu também posso ser Ilustrador”: desenvolvendo múltiplas linguagens num projeto curricular integrado 2015
- Promover a educação sensorial: dar "Sentidos" à transição entre a educação pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico 2015
- Quando ler se torna um prazer: contributo da promoção da leitura literária na infância 2015
- Redes e nós da aprendizagem: a integração curricular no 1º ano da escolaridade obrigatória 2015
- À descoberta do mundo pelo jogo dos sentidos 2015
- Aprender com os outros: uma aprendizagem cooperativa centrada no Projeto Curricular Integrado 2014
- Crescer com os outros: a aprendizagem cooperativa e o trabalho de grupo como estratégias fundamentais no desenvolvimento de competências sociais: o contributo do Projeto Curricular Integrado 2014
- O "Check-up" do conhecimento: aprender e avaliar 2014
- O contributo do Projeto Curricular Integrado no desenvolvimento das competências de pesquisa 2014
- O contributo dos conhecimentos prévios para a construção do conhecimento 2014
- Pegadas na areia: o percurso que marca o início da viagem profissional 2014
- Sonhar, aprender e ser: as aprendizagens das crianças e a formação profissional: contributo da metodologia de trabalho de projeto e do projeto curricular integrado 2014
- Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar 2014
- Transformando o espaço educativo numa comunidade de aprendizagem 2014
- "Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC 2010
- Articulação curricular na educação básica : discursos e práticas dos professores 2010
- Do pensamento às práticas de articulação : educação pré-escolar e 1º ano do EB 2010
- Do pré - escolar ao 1º ciclo do ensino básico : construindo práticas de articulação curricular 2010
- Escola virtual : um estudo de caso no 1.º ciclo de ensino básico 2010
- Efeitos de estimulação multi-sensorial no desempenho de crianças em creche 2005