publicações selecionadas
-
artigo académico
- CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DE PROFESSORES: diálogos entre a UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal). Cadernos de Pesquisa. 2021
- Conhecimento escolar e formação de professores: apresentação. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2017
- Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2017
- Currículo e Formação de Professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional. Doxa - Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2017
- Pesquisa-Ação: Fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional. Proceedings of SPIE. 2016
- A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Curricular Integrado: esboço de uma parceria Brasil-Portugal. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2015
-
artigo de conferência
- Caracterização dos sujeitos do “Projeto Ingressos” – uma parceria investigativa entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) 2019
- A formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro 2018
- Proposições legislativas da prática pedagógica nos contextos brasileiro e português: implicações para a formação de professores 2018
- Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “Desenho Formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) 2017
- O trabalho com o Projeto Curricular Integrado na perspectiva Brasil-Portugal: contribuições ao processo de formação do professor do 1.º ciclo do ensino fundamental 2017
-
artigo de revista
- Preposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores da educação básica: diálogo e reflexões sobre o “desenho formativo” luso-brasileiro. Educação em Foco. 2020
- BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: APRESENTAÇÃO. Práxis Educacional. 2018
- Conhecimento escolar e formação de professores: apresentação. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2017
- Currículo e formação de professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional. Doxa - Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2017
- Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2017
- Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional. Estreiadiálogos. 2016
- A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Curricular Integrado: esboço de uma parceria Brasil-Portugal. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2015
-
capítulo de livro
-
documento
- Apresentação da obra – breves contributos para problematizar os processos educacionais 2017
- Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “desenho formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) 2017
- O trabalho com o Projeto Curricular Integrado na perspectiva Brasil-Portugal: contribuições ao processo de formação do professor do 1.º ciclo do ensino fundamental 2017
-
livro