publicações selecionadas
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artigo académico
- Educação, cidadania e competividade: questões em torno de uma nova agenda. Cadernos de Pesquisa. 2001
- A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal. Educação & Sociedade. 1993
- Participação discente e socialização normativa. Na perspectiva da sociologia das organizações educativas. Revista Aprender. 1990
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artigo de conferência
- As práticas de mediação como tradução cultural: notas de campo 2018
- A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais 2017
- Do desequilíbrio do pilar da autoavaliação no modelo de avaliação externa: apontamentos 2015
- Reflexões pós-coloniais em torno da avaliação em educação 2015
- The emergence of accountability in the portuguese education system 2013
- A propósito das ciências da educação : algumas reflexões 2013
- O não-formal e o informal em educação: centralidades e periferias : atas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, III Encontro de Sociologia da Educação 2013
- Educação, cidadania e competitividade: subsídios para um debate 2002
- Políticas educativas e avaliação das escolas: Por uma prática avaliativa menos regulatória 2002
- Política e Administração da Educação. Investigação, Formação e Práticas 2001
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artigo de revista
- Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & Sociedade. 2021
- Para uma crítica pós-colonial/descolonial das relações sociais em contexto académico: vozes de estudantes brasileiras. Ex-Aequo. 2021
- Estado, políticas e gestão da educação: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2020
- The distinction of excellent students in the Portuguese state school as a strategy of educational marketing accountability. Educational Assessment Evaluation and Accountability. 2019
- World-class universities? A dimensão social na mobilidade internacional de estudantes. Investigar em Educação. 2019
- Inequalities and (in)justices in education: a dialogue with Sally Power. Educação & Sociedade. 2018
- Marketing accountability e excelência na escola pública portuguesa: A construção da imagem social da escola através da performatividade académica. Education Policy Analysis Archives. 2018
- Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas?. Revista de Educação PUC-Campinas. 2018
- Why subaltern language? Yes, we speak Portuguese! Para uma crítica da colonialidade da língua na mobilidade estudantil internacional. Comunicação e Sociedade. 2018
- Para discutir la hegemonía epistémica evaluativa eurocéntrica: un enfoque exploratorio. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación (RASE). 2017
- El campo de las políticas de evaluación y accountability en educación: para una reflexión más densa. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado. 2016
- Recuo ao cientificismo, paradoxos da transparência e corrupção em educação. Educação e Pesquisa. 2015
- A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2015
- Questões, objetos e perspetivas em avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2014
- The emergence of accountability in the portuguese education system 2014
- Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação. 2013
- Para uma concetualização alternativa de accountability em educação. Educação & Sociedade. 2012
- Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiência 2010
- Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: breve diacronia 2010
- Protagonismos instáveis dos princípios de regulação e interfaces público/privado em educação. Educação & Sociedade. 2010
- Contributos recentes para a sociologia da educação em Portugal: objectos, quadros teóricos e metodologias (2004-2009) 2009
- Evaluation policies and accountability in education – Subsidies for an Ibero‑American debate. Sísifo: Revista de Ciências da Educação. 2009
- Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares 2009
- As escolas em avaliação: avaliabilidade e responsabilização 2001
- Estado, mercado, comunidade e avaliação: esboço para uma (re)articulação crítica 1998
- Práticas de construção de autonomia da escola : uma análise de projectos educativos, planos de actividades e regulamentos internos. Educação & Sociedade. 1996
- The Promised Land: school autonomy, evaluation and curriculum decision making in Portugal. Educational Review. 1995
- A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal. Educação & Sociedade. 1993
- A avaliação no contexto organizacional da empresa e da escola : fragmentos de percursos comparados 1992
- Participação discente e socialização normativa na perspectiva da sociologia das organizações educativas. Revista Aprender. 1990
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capítulo de livro
- Accountability múltipla, gerencialismo e identidade do diretor da escola pública portuguesa 2020
- Para não abandonar a reflexão sociológica em tempos de pandemia 2020
- Posfácio: Possibilidades e limites de políticas e práticas socioeducativas de inclusão 2019
- Trabalho docente em tempo de crise(s) 2014
- Estratégias e percursos educacionais : das explicações às novas vantagens competitivas da classe média 2013
- Políticas educacionais, ideologias dominantes e profissionalidade docente : um olhar a partir das realidades portuguesas 2013
- O comparativismo avaliador e a teoria da modernização revisitada 2012
- Educação, direitos humanos e exclusão social: apontamentos a partir da realidade portuguesa 2012
- Questões polémicas no debate sobre políticas educativas comtemporãneas: o caso da accountability baseada em teste estandardizados e rankings escolares 2011
- Políticas públicas, novos contextos e actores em educação de adultos 2006
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documento
- Karl Marx: Legado, Críticas e Atualidade 2022
- As práticas de mediação como tradução cultural: notas de campo 2018
- Dialogando sobre políticas de regulação e avaliação no campo da educação 2012
- Educação Não Escolar de Adultos. Iniciativas de Educação e Formação em Contexto Associativo 2006
- Educação de Adultos. Forum I 1994
- O Perfil do Professor projectado por estudantes em formação inicial 1990
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livro
- KARL MARX: LEGADO, CRÍTICAS E ATUALIDADE 2022
- Entre a escola e a vida. A condição de jovem para além do ofício de aluno 2019
- O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação 2013
- Reformas da educação pública: democratização, modernização, neoliberalismo 2002
- Reformas da Educação Pública. Democratização, Modernização, Neoliberalismo 2002
- Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos. Estudo para a Construção de um Modelo Institucional 1999
- Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos: estudo para a construção de um modelo institucional 1999