Local de publicação venue para
- Merleau-Ponty e a Educação Física com crianças 2023
- Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe 2023
- Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar 2023
- Amos Bronson Alcott: a case for romantic education 2023
- Educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal: uma revisão sistemática da literatura 2022
- Perspectiva histórica y emocionalidad en la formación del profesorado de Historia portugués y español 2022
- O ativismo digital das crianças em tempos de pandemia. 2022
- Perspetivas múltiplas sobre a competência bilingue de crianças lusodescendentes residentes na Suíça: A investigação linguística em diálogo com a didática 2022
- A convivência entre a aprendizagem online e presencial no processo de formação dos alunos: um estudo de investigação-ação sobre a operacionalização da “Sala de aula invertida” no ensino secundário português 2021
- Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural 2021
- Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada 2021
- Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal 2021
- Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital 2021
- O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática 2020
- Avaliação de um programa de intervenção em escolas: Aprender através do jogo 2020
- Do European co-residential caregivers aged 50+ have an increased risk of frailty? 2020
- Formação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto piloto 2019
- Conhecimento de estatística bivariada de futuros professores portugueses dos primeiros anos 2019
- Uma pedagogia contra o outro? Competitividade e emulação 2019
- Inequalities and (in)justices in education: a dialogue with Sally Power 2018
- Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): Ruturas, continuidades, apropriações seletivas 2018
- Educação, vida precária e capacitação 2018
- A Educação Nova e o Novismo em educação: o novo como ilusão necessária 2018
- As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita [Students' voices and perspectives in research on writing] 2018
- Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional 2018
- Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo 2018
- O Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand 2018
- INFÂNCIA, NORMATIVIDADE E DIREITOS DAS CRIANÇAS: TRANSIÇÕES CONTEMPORÂNEAS 2017
- MODO DEADLINE: UMA ANÁLISE SOBRE O TEMPO DAS MULHERES ACADÉMICAS 2017
- A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades 2017
- Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh 2017
- Novas tecnologias e comunicação escola-pais: implicações para uma escola democrática e interface com o currículo oculto 2017
- O Estágio curricular supervisionado e o programa brasileiro de iniciação à docência: convergências, tensões e contributos 2017
- Por quê, Escola, Por quê? Estudantes sobredotados com insucesso escolar 2017
- Reformas do Estado e políticas públicas: trajetórias de democratização e privatização em educação. Brasil e Portugal, um diálogo entre pesquisas 2017
- Nota introdutória ao núcleo temático - A educação na Europa do Sul: constrangimentos e desafios em tempos incertos 2016
- O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita 2016
- Fatores que influenciam a aprendizagem de conceitos matemáticos em cursos de engenharia: Um estudo exploratório com estudantes da Universidade do Minho 2016
- Fundamentos antropológicos do se-movimentar: Percepção, movimento e salutogênese 2016
- O (pós) crítico na desconstrução curricular 2016
- Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior 2016
- Inteligência como dispositivo de poder 2015
- Avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo: as perceções dos alunos 2015
- Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças 2015
- Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza 2015
- [Recensão crítica de] Duarte, Isabel & Figueiredo, Olívia (Org.) (2011). Português, língua e ensino. Porto: Universidade do Porto Editorial 2015
- Democratic management of schools: From self-government to the rise of a managerial post-democracy? | La gestion démocratique des écoles: De l'autogouvernement à l'émergence d'une post-démocratie gestionnaire? | A gestão democrática das escolas: Do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? 2014
- Prevenção do consumo de álcool em manuais escolares de Ciências Naturais portugueses 2014
- Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores 2014
- Para uma concetualização alternativa de accountability em educação 2012
- A supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital 2011
- As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante 2011
- Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor : implicações para a educação sexual 2010
- Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas 2010
- Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia 2010
- Protagonismos instáveis dos princípios de regulação e interfaces público/privado em educação 2010
- Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização 2009
- Educação, globalizações e cosmopolitismos: novos direitos, novas desigualdades 2009
- Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica 2009
- Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado 2009
- A influência das teorias cognitivas na investigação em tecnologia educativa : pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados 2008
- Demandas de poder no Conselho Pedagógico: reflexões a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas 2008
- Nota de Leitura FRANCO, José Eduardo (1999). Brotar Educação – História da Brotéria e da Evolução do seu Pensamento Pedagógico (1902- 1996). Lisboa: Roma Editora, 498 pp. 2008
- Cultura organizacional escolar: apogeu investigativo no quadro de emergência das políticas neoliberais 2007
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática 2007
- Discursos de adolescentes sobre a vida profissional e familiar: entre o sonho e a realidade 2007
- Problemas e desafios no exercício da actividade docente : um estudo sobre o stresse, “burnout”, saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário 2006
- Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar 2006
- Atribuições causais e rendimento escolar : impacto das habilitações escolares dos pais 2005
- Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância 2005
- O agrupamento de escolas como novo escalão da administração desconcentrada 2004
- Percepção do comportamento de vinculação da criança aos 6 anos: construção de uma escala para professores 2004
- Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários 2003
- Estórias para estudar, histórias sobre o estudar : narrativas auto–regulatórias na sala de aula 2003
- Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância 2003
- Oito anos de formação contínua de professores (1993-2000): construindo uma análise dos seus conteúdos 2003
- Os professores e o desenvolvimento vocacional dos estudantes 2003
- A literacia em leitura 2002
- Infância, exclusão social e educação como utopia realizável 2002
- Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática 2002
- Multimédia : um conceito em evolução 2002
- O estudo de caso na investigação em tecnologia educativa em Portugal 2002
- Discursos de igualdade-omissão : análise de legislação sobre igualdade entre os sexos na educação 2001
- As tecnologias de informação e comunicação nas reformas educativas em Portugal 2001
- Da História das Ideias Pedagógicas à Mitanálise das Ideias Educativas 2001
- Políticas educativas, autonomia e avaliação : reflexões em torno da dialéctica do reajustamento da justiça e da modernização 2001
- Área curricular de "Estudo Acompanhado" : contributos para a discussão de uma metodologia 2001
- Os estágios na formação dos estudantes do ensino superior: tópicos para um debate em aberto 2000
- A representação do conhecimento segundo a teoria da flexibilidade cognitiva 2000
- Concepções de futuros professores de ciências físico-químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais 2000
- Concepções de pedagogia universitária : uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho 2000
- Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento : representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web 2000
- Investigação em ensino das ciências : influências ao nível dos manuais escolares 1999
- A evolução dos paradigmas educacionais à luz das teorias curriculares 1998
- Fernando Savater (1997), O valor de educar, Lisboa, Presença, 158 páginas (tradução Michele canelas) 1998
- Atribuições causais para o rendimento escolar a Matemática e Português 1997
- Diversificação de materiais e estratégias no ensino-aprendizagem da matemática : uma experiência com a "Teoria dos Números" 1997
- Una versión española de una bateria de escalas de expectativas generalizadas de control (BBEGC) 1997
- Variações sobre o entre-dois 1997
- Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torno de uma experiência no 5º ano 1996
- Algumas reflexões em torno da fundamentação da utilização educativa de sistemas hipermédia 1996
- O 5º ano das licenciaturas em ensino: algumas reflexões e uma proposta de reorganização 1996
- Práticas de construção de autonomia da escola : uma análise de projectos educativos, planos de actividades e regulamentos internos 1996
- A educação da criança sobredotada 1994
- A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal 1993
- A reforma do sistema educativo : alguns aspectos da reorganização dos planos curriculares dos ensinos básico e secundário em Portugal e Espanha 1991
- Algumas reflexões em torno de uma educação pós-moderna 1991
- Os professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativas 1991
- Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização 1991
- A observação como elemento regulador da tomada de decisões: a proposta de um instrumento 1990
- As Teorias do Processamento da Informação e os Esquemas Cognitivos do Leitor na Compreensão do Texto 1990
- Incidência, desenvolvimento e efeitos da ansiedade nos testes e exames 1989
- Programa "Promoção Cognitiva" 1989
- Distinção entre ser vivo e ser inanimado: uma evolução por estádios ou um problema de concepções alternativas 1989
- Os "mapas de conceitos" e o ensino-aprendizagem das ciências 1989
- A organização e implementação de serviços universitários de consulta psicológica e desenvolvimento humano 1988
- Insucesso escolar: insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar? 1988
- O ecossistema das publicações científicas de acesso livre: contributos, desafios e agentes 2024
- Percursos escolares e participação social dos jovens: As origens de classe ainda são relevantes? . 37:1-24. 2024
- Supervisão e inovação pedagógica: Um estudo na formação inicial de professores de Francês em Moçambique. 31:e2402. 2024
- NOVAS TEMPORALIDADES EDUCACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. 44. 2023
- Avaliação da qualidade dos exames de Biologia e Geologia do ensino secundário português 2022
- Inclusive curriculum management and teacher training in the 2nd Cycle of Basic Education in Portugal: perceptions of coordinators of initial training courses (Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal). 35:310-330. 2022
- Educação doutoral em Portugal: Mapeamento do cenário [Doctoral education in Portugal: Mapping the landscape]. 35:264-286. 2022
- O bem-estar subjetivo das crianças em tempos de confinamento [The subjective well-being of children in times of confinement]. 35:380-404. 2022
- Tecnologias móveis como estratégia de desenvolvimento e (re)encantamento profissional docente 2022
- The importance of social participation for life satisfaction among spouse caregivers aged 65 and over. 30. 2022
- O ATIVISMO DIGITAL DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA 2022
- Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto. 34:144-160. 2021
- The reasons why the Regression Tree Method is more suitable than General Linear Model to analyze complex educational datasets. 34:42-63. 2021
- A supervisão como espaço de transformação - um estudo no contexto do estágio. 34. 2021
- Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal. 34. 2021
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ 2021
- Editorial,Editorial. 34:1-4. 2021
- MÁQUINAS DE ADMINISTRAR A EDUCAÇÃO: DOMINAÇÃO DIGITAL E BUROCRACIA AUMENTADA 2021
- A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas. 33:121-136. 2020
- CONFINAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NUM ECRÃ?. 41. 2020
- Editorial. 33:1-3. 2020
- Editorial,Editorial. 33:1-4. 2020
- Editorial. 32:1-4. 2019
- Overestimation of health urgency as a cause for emergency services inappropriate use: Insights from an exploratory economics experiment in Portugal. 27:1031-1041. 2019
- Editorial,EDITORIAL. 32:1-4. 2019
- Nota de Abertura. 31:1-1. 2018
- Educação, vida precária e capacitação. 39:584-599. 2018
- Distributed health literacy among people living with type 2 diabetes in Portugal: Defining levels of awareness and support. 26:90-101. 2018
- Entrevista a Rui Vieira de Castro. 110-115. 2018
- Entrevista a rui Vieira de Castro (1998-2003). 31:110-115. 2018
- Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia. 23:213-213. 2018
- AZEVEDO, FERNANDO & BALÇA, ÂNGELA (COORDs.) (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor. 30:217-217. 2017
- Older persons' experiences and perspectives of receiving social care: a systematic review of the qualitative literature 2016
- The (post)critical theory in the curricular deconstruction [O pós-crítico na desconstrução dos Estudos Curriculares]. 9:65-74. 2016
- Transgredir para empoderar. O empoderamento das jovens mulheres pela educação 2016
- Inteligência como dispositivo de poder. 36:535-552. 2015
- A Nova política pública de educação e formação de adultos em portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada? 2015
- Avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo: As perceções dos alunos. 28:51-86. 2015
- The new public policy for adult education and training policy in portugal. Are adult educators at a crossroad? | La nouvelle politique d’éducation et de formation des adultes au Portugal. Les formateurs d’adultes à la croisée des chemins? | A Nova política pública de educação e formação de adultos em portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada?. 36:391-406. 2015
- Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: estudo com alunos do ensino superior do Norte de Portugal e Galiza. 28:201-220. 2015
- Prevenção do consumo de álcool em manuais escolares de Ciências Naturais portugueses 2014
- Programas de mentoria e promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes 2014
- Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratório. 22:111-138. 2013
- O ensino da Música no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular. 5:197-216. 2012
- A Supervisão de Estágio como Analisador da Articulação Interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital 2011
- Discursos de jovens adolescentes portugueses sobre sexualidade e amor: implicações para a educação sexual. 31:135-156. 2010
- Experiências escolares de alunos do ensino secundário: resultados de um estudo em curso. 31:113-133. 2010
- Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos. 23:119-151. 2010
- Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos. . 23:119-151. 2010
- Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: Um estudo com alunos de Engenharia [Teacher´s role perceptions by excellent students: A study with Engineering students].. 213-238. 2010
- Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia. 23:213-236. 2010
- Processos e práticas de educação e formação. Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização.. 22:105-143. 2009
- Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. 30:197-217. 2009
- "Novas" legitimidades de segmentação do mercado de trabalho de jovens diplomados. 22:85-115. 2009
- Bologna process and higher education in a globalized world | Processo de bolonha e ensino superior num mundo globalizado. 30:37-62. 2009
- Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela. 22:53-84. 2009
- Towards a transformative vision of pedagogical supervision | Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. 30:197-217. 2009
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. 20:39-74. 2008
- A escola como entreposto cultural: o cultural e o simbólico no desenvolvimento democrático da escola. 21:59-81. 2008
- Inteligência e rendimento escolar: Análise da sua relação ao longo da escolaridade. 21:83-99. 2008
- “Demandas de Poder no Conselho Pedagógico – reflexões a partir de um estudo de caso num agrupamento de escolas” . 21:33-68. 2008
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. 20:39-74. 2007
- Adolescents' occupational and family life discourses: Between dream and reality,Discursos de adolescentes sobre a vida profissional e familiar: Entre o sonho e a realidade. 28:1375-1391. 2007
- Discursos de adolescentes sobre a vida profissional e familiar: Entre o sonho e a realidade. 28:1375-1391. 2007
- Públicos e (des)vantagens em educação: Escola e famílias em interacção. 20:129-161. 2007
- Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção. 20:129-161. 2007
- Tendências Actuais na Formação em Administração Educacional. 221-245. 2007
- Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar . 19:177-184. 2006
- Problemas e desafios no exercício da actividade docente: Um estudo sobre o stresse, "burnout", saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário. 67-93. 2006
- Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância 2005
- Atribuições causais e rendimento escolar: Impacto das habilidades escolares dos pais e do género dos alunos. 18:77-91. 2005
- Configurações culturais e o processo de construção da gestão democrática numa Escola Secundária. 18:89-124. 2005
- Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo. 26:173-188. 2005
- Dificuldades em estocástica de uma futura professora do 1º e 2º ciclos do ensino básico. 18:117-150. 2005
- Reuniões Científicas: 12º Congresso Internacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). 18:265-266. 2005
- Novas instituições e processos educativos: a educação e o modo de regulação em gestação. Um estudo de caso em Portugal. 25:481-511. 2004
- Novas instituições e processos educativos: . 25:481-511. 2004
- O Agrupamento de Escolas como Novo Escalão da Administração Desconcentrada. 17:7-47. 2004
- Percepção do comportamento de vinculação da criança aos 6 anos: construção de uma escala para professores 2004
- Estórias para estudar, histórias sobre o estudar: narrativas auto-regulatórias na sala de aula. . 16:117-133. 2003
- Políticas educativas para o ensino superior na União Europeia: um olhar do lado português. 24:17-36. 2003
- Gerações de Inovação Tecnológica no Ensino a Distância. 16:137-156. 2003
- Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários. 16:197-220. 2003
- Oito Anos de Formação Contínua de Professores (1993-2000): Construindo uma análise dos seus conteúdos. 16:25-43. 2003
- Infância, exclusão social e educação como utopia realizável 2002
- Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática. 15:193-219. 2002
- Aprender a Pensar em História. 14:239-260. 2001
- O (pós) crítico na Desconstrução Curricular. 13:139-161. 2000
- Concepções de futuros professores de ciências Físico-Químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais. 6:291. 2000
- Concepções de pedagogia universitária ¿ uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho 2000
- Concepções de pedagogia universitária – Uma análise do questionário de avaliação do ensino ministrado na Universidade do Minho. 13:125-156. 2000
- Os estágios na formação dos estudantes do ensino superior: Tópicos para um debate em aberto. 13:219-241. 2000
- Condições sociais de produção de leitores. Tijolo com tijolo num desenho (nem sempre) mágico. 12:127-148. 1999
- Indisciplina, problemas de comportamento e problemas de aprendizagem no ensino básico. 11:57-81. 1998
- António M. Barros: Alguns elementos bio-bibliográficos. 10:7-13. 1997
- Atribuições causais para o rendimento escolar a Matemática e Português [Causal attributions for school performance in Mathematics and Portuguese. 129-146. 1997
- Diversificação de materiais e de estratégias no ensino-aprendizagem da matemática: Uma experiência com a "Teoria dos Números". 10:147-163. 1997
- Una versión española de una Batería de Escalas de Expectativas Generalizadas de Control (BEEGC). 10:75-96. 1997
- O 5º ano das licenciaturas em ensino: algumas reflexões e uma proposta de reorganização. 9:165-175. 1996
- A problemática do associativismo estudantil na sociologia da educação : Um contributo para a formação (democrática) de professores. 9:89-99. 1996
- Algumas Reflexões em Torno da Fundamentação da Utilização Educativa de Sistemas Hipermedia. 9:43-59. 1996
- O 5º Ano das Licenciaturas em Ensino. Algumas Reflexões e uma Proposta de Reorganização. 9:165-175. 1996
- O Director de Turma na escola portuguesa. Da grandiloquência dos discursos ao vazio de poderes. 9:139-162. 1996
- Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem: Reflexões em torno de uma experiência no 5º ano. 9:29-41. 1996
- O modelo integrado, 20 anos depois: contributos para uma avaliação do projeto de Licenciaturas em Ensino na Universidade do Minho. 8:117-130. 1995
- Imagem, imaginação e imagética em Psicologia. 1:153-162. 1995
- A Construção Social das Comunidades Educativas. 8:99-116. 1995
- Ansiedade na Matemática: Natureza e efeitos no rendimento escolar [Math anxiety: Nature and effects in school achievement]. 8:79-88. 1995
- Navegando no hipervocabulário. 8:105-116. 1995
- O Modelo Integrado, 20 Anos Depois. Contributos para uma Avaliação do Projecto de Licenciaturas em Ensino na Universidade do Minho. 8:147-195. 1995
- Reformar a Administração Escolar: a recentralização por controlo remoto e a autonomia como delegação política. 8:57-71. 1995
- Área-escola: projeto educativo, curricular e didático. 7:49-80. 1994
- A educação da criança sobredotada: A necessidade social de um atendimento diferenciado. 7:5-13. 1994
- Estudo de caso: Em busca do paradigma perdido? . 127-136. 1994
- O novo sistema de avaliação dos alunos do ensino básico: do contexto europeu ao contexto de experimentação dos programas e das mudanças curriculares. 6:1-22. 1993
- A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal. 33-49. 1993
- Algumas estratégias de Âmbito Curricular e Extra-Curricular para Promover e Educar para a Prática de uma Alimentação Racional. 5:111-128. 1992
- As Organizações Partidárias de Juventude e o Associativismo Estudantil: A Lógica da Partidarização no Quadro de um Novo Discurso e de uma Nova Estratégia. 5:49-80. 1992
- Organizações Educativas e Administração Educacional em Editorial. 5:1-8. 1992
- Para uma caracterização do estado actual da Didáctica das Línguas em Portugal: Alguns dados preliminares. 5:65-76. 1992
- A reforma do sistema educativo - alguns aspetos da reorganização dos planos curriculares dos ensinos básico e secundário em Portugal e Espanha. 4:69-83. 1991
- Os professores de ciências físico-químicas e a problemática das concepções alternativas. 4:31-48. 1991
- Planos, Estruturas e Regras Organizacionais: Problemas de Focalização no Estudo da Escola como Organização. 1-20. 1991
- A observação como estratégia de formação de professores. 3:63-71. 1990
- A problemática de práticas na formação inicial integrada de professores. 3:63-71. 1990
- A Evolução Sintáctica na Produção Escrita de Crianças e Adolescentes. 3:129-138. 1990
- Agora não posso. Estou a ler!. 3:115-127. 1990
- Iniciativa e aprendizagem na aula de língua estrangeira. 3:81-92. 1990
- A avaliação do professor. 1:89-101. 1989
- Incidência, desenvolvimento e efeitos da ansiedade nos testes e exames [Incidence, development and effects of test and examination anxiety]. 111-130. 1989
- Motivação para a competição e prática desportiva [Motivation for competition and sport practice]. 113-124. 1989
- O raciocínio causal e a explicação de fenómenos do âmbito da mecânica. 2:13-28. 1989
- Programa "Promoção Cognitiva". 1:25-32. 1989
- Programa "Promoção Cognitiva". 2:25-32. 1989
- A Reorganização e a Administração da Educação de Adultos nos Trabalhos da Reforma Educativa. 69-86. 1988
- A história da ciência no ensino-aprendizagem das ciências. 1:30-40. 1988
- A organização e implementação de serviços universitários de consulta psicológica e desenvolvimento humano [The organization and implementation of counselling and human development university services . 127-145. 1988
- Ansiedade nos testes e exames : Factores cognitivos e afectvos. 1:79-93. 1988
- Ansiedade nos testes e exames: Factores cognitivos e afectivos [Test and examination anxiety: Cognitive and affective factors]. 79-93. 1988
- Insucesso escolar: Insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar?. 1:53-60. 1988
- O ensino-aprendizagem do Português. Formação e investigação. 1:81-88. 1988
- Apresentaçâo do dossiê Democracia, escola e mudança digital: desafios da contemporaneidade 2021
- Confinar a experiência escolar num ecrã? 2020
- [Resenha de] Ballester, Josep (Ed.) (2015). Sobre l’horrible perill de la lectura. València: Universitat de València-Departament de Didàctica de la Llengua i la Literatura 2015
- [Recensão à obra] CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de; CARVALHO, Carlos Henriques de "O lugar da Educação na Modernidade luso-brasileira no final do século XIX e início do século XX". Campinas, SP: Editora Alínea, 2012 2014
- Administração escolar: estudos 2011
- Exercício da escrita: a formação cidadã em discussão 2006