Local de publicação venue para
- Adaptação e sucesso acadêmico em estudantes brasileiros do primeiro ano da educação superior 2022
- Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura 2022
- Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do 1.º ano do Ensino Superior 2021
- Criatividade e motivação: um estudo exploratório em docentes 2019
- Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses 2019
- Mudança curricular e de métodos pedagógicos: impacto vivenciado por estudantes de Medicina || Curricular change and pedagogical methods: Impact experienced by students of Medicine 2018
- A educação para o empreendedorismo em mediação: um estudo com estudantes universitários 2017
- Educação Alimentar em escolas do Ensino Básico de Portugal 2017
- Hábitos Alimentares dos/as Estudantes do Ensino Superior 2017
- Novo modelo de avaliação externa do Português no ensino básico 2017
- Planeamento da Carreira, Comportamento e Rendimento Académico no Ensino Básico 2017
- Reconfiguração dos domínios do ensino da língua nos novos manuais de Português 2017
- Usabilidade em plataforma web: de mero repositório a ambiente colaborativo de aprendizagem 2017
- A arte de ver: Vamos fotografar? 2017
- O Território como espaço de novas aprendizagens 2017
- A resolução de problemas de matemática por alunos regulares e com alta capacidade 2017
- As páginas web de agrupamentos de escolas e os pais: comunicação e participação? 2017
- Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear 2017
- Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros 2017
- Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey 2017
- Corpo e alteridade como expressão e produção cultural: Um olhar empírico 2017
- Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar! 2017
- Desporto, Cultura e Estilos de Vida: Relações de Influência 2017
- El rendimiento matemático excelente en las evaluaciones PISA: resultados para España y Portugal 2017
- Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo 2017
- Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos 2017
- Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI 2017
- O Lugar de Outras Tipologias Musicais no Ensino Artístico Especializado da Música em Portugal 2017
- O ensino de frações no 1.º ciclo — Um estudo de caso 2017
- O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar 2017
- O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia 2017
- Pedagogia e/com Arte: os actividários de Ricardo Henriques e André Letria 2017
- Referencial profissional e educativo no currículo da formação inicial de professores para a Educação Básica 2017
- The New Management Model and the Democratization and Participation in the School: perspectives of educational agentes. 2017
- Robot Lego & Trastorno del Espectro Autista: Una asociación posible? || Lego Robots & Autism Spectrum Disorder: a potential partnership? 2016
- (Con)Viver na terceira idade: contributos para um envelhecimento ativo no meio rural 2016
- Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: Um estudo com alunos do primeiro ano [Anticipated adaptation difficulties to Higher Education: A study with first-year students] 2016
- Avaliação Externa de Escolas: Perspetivas dos Diretores da Região Norte de Portugal 2015
- Territórios, Interculturalidade e Mediação: entre "redes" e "nós" [Territories, Interculturality and Mediation: between networks and knots] 2015
- A identidade profissional de um formador de professores de matemática 2015
- Iniciación a la Práctica Profesional: la mirada reflexiva de los estudiantes de Educación Básica 2015
- O conceito de fração – um estudo sobre o conhecimento de professores do 1.º ciclo 2015
- Os padrões no 2.º ano do ensino básico - uma experiência em sala de aula 2015
- A gramática nos exames nacionais do 12º ano de Português em Timor-Leste 2015
- Aprendizagens ressignificadas pelas TIC: uma investigação-ação com os professores da educação básica paranaense 2015
- Desafios da computação móvel e usabilidade em sala de aula 2015
- O outro lado da guerra colonial. Perspetiva salutogénica de inclusão 2015
- Perceções de obstáculos à criatividade em universitários de diferentes áreas curriculares e níveis de graduação 2015
- Qualidade social e políticas para a Educação Superior no Brasil [Social Quality and Policies for Higher Education in Brazil] 2015
- Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico 2015
- Students' perceptions of competencies by the end of a masters' degree 2015
- ¿Hacia la Interculturalidad? Una investigación con estudiantes indígenas, sus trayectorias académicas e identidades [Towards Intercultural? An investigation with indigenous students, their academic careers and identities] 2015
- Serviços de psicologia na educação superior : panorama no Brasil e em Portugal 2014
- Comparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileiros 2014
- Educação e democracia: a sociedade civil na resposta a desafios emergentes 2013
- Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior 2013
- Análise do discurso sobre a rádio na Internet 2011
- Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences 2011
- Programação de computadores: compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos 2011
- Inteligência e rendimento escolar : contingências de um relacionamento menos óbvio no final da adolescência 2010
- Predição do rendimento académico no final do ensino secundário na base dos testes de QI na infância 2010
- Identidade(s), práticas docentes e sucesso educativo dos alunos : alguns resultados de um estudo longitudinal 2010
- A intervenção comunitária: um novo campo educativo 2010
- Interculturalidade e intervenção comunitária 2009
- O abandono dos estudantes no Ensino Superior: um estudo na Universidade do Minho 2008
- O papel dos tutores na aprendizagem baseada em projectos : três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2007
- Rendimento académico no Ensino Superior: estudo com alunos do 1º ano 2007
- Perspectiva fenomenográfica de las concepciones de aprendizaje 2006
- Do aprender a ser à aquisição de competências para competir : adaptação, competitividade e performance na sociedade da aprendizagem 2004
- Integración y adaptación académica en la universidad: estudio considerando la titulación y el sexo 2004
- A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora 2003
- Integração do(a) aluno(a)s do 1º ano na Universidade do Minho 2003
- Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais 2003
- A mudança da organização educativa pela integração das TICE : estudo de caso 2003
- Ansiedade face aos testes e realização escolar no Ensino Básico Português 2003
- Ensinar pela imagem 2003
- Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso 2003
- Os desafios da informática educativa : apresentação do projecto BISE 2003
- Projectos de formação de estudantes do ensino superior 2003
- Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico : reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares 2003
- Universidade e mercado de trabalho : indicadores das trajectórias profissionais dos licenciados em educação da Universidade do Minho 2003
- Vídeo : formação : uma experiência de videoscopia com professores estagiários 2003
- Construção de um instrumento de avaliação da integração das TIC na Escola 2001
- Instrumentos na investigação em tecnologia educativa : escolha e avaliação 2000
- Intenção e Atitudes de estudantes universitários/as brasileiros/as face à vacina COVID-19 2023
- A influência dos pares no consumo de Substâncias Psicoativas entre estudantes universitários/as 2022
- Apoiar a Aprendizagem e a Carreira de Estudantes Universitários em Contexto Pandémico. 9:61-73. 2022
- Gestão da sala de aula e perceção de indisciplina: Um estudo com professores angolanos 2022
- Parentalidade positiva e a sua relação com o desenvolvimento socioemocional em crianças. 9:118-131. 2022
- Orientação espacial no pré-escolar: lateralidade e posição relativa 2021
- Práticas de seleção de graduados em duas regiões de Portugal: currículo ideal e competências valorizadas. 7:163-173. 2020
- Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural. 7:25-36. 2020
- Tradução e adaptação para português da Vanderbilt ADHD Diagnostic Teacher Rating Scale: um estudo piloto 2019
- Relação professor-estudante na educação superior: suporte social e habilidades sociais 2019
- A avaliação não é 100% justa! Representações sobre a avaliação de desempenho num estudo de caso. 085-085. 2017
- A história de vida nos processos de RVCC: leituras críticas sobre a sua construção. 186-186. 2017
- Avaliação da linguagem em crianças com deficiência visual: Adaptação do Teste ABFW. 168-168. 2017
- Avaliação e comparação de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças de idade escolar. 1-3. 2017
- Avaliação externa das aprendizagens dos alunos: reflexos ao nível curricular. 10:006-006. 2017
- Conhecimentos e Lacunas dos Professores do 1. º Ciclo acerca da PHDA. 051-051. 2017
- Estilos de Aprendizagem e Permanência no Ensino Superior a Distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta. 58-58. 2017
- Fatores Sociocognitivos e Resultados da Gestão Pessoal da Carreira em Desempregados Portugueses. 113-113. 2017
- Formação docente em aplicativos Google Drive: desafios colocados à prática docente. 168-168. 2017
- Mérito académico no ensino superior e inserção laboral: Um estudo de caso. Extr. 7:77-81. 2017
- Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância. 448. 2017
- Perceções dos empregadores sobre o processo de TVA dos alunos com NEE. 064-064. 2017
- [Current training needs - time and mobility for work] Necessidades atuais de formação ¿ o tempo e a mobilidade para o trabalho. 067-072. 2017
- [Formative needs for teaching: perspectives of IFRN teachers and managers] Necessidades formativas para a docência: perspectivas de professores e gestores do IFRN. 346-351. 2017
- [The PIBID of IFRN geography as a facilitator of teaching practice] O PIBID de geografia do IFRN como facilitador da prática docente. 142-147. 2017
- [Training, work and transversal skills - the importance of professional training] Formação, trabalho e competências transversais ¿ a importância da formação profissional. 073-076. 2017
- A cultura e a arte e seus múltiplos olhares na escola. 106-106. 2017
- A dança na capacitação de professores: uma proposta a partir das teorias de Rudolf Laban e Rudolf Steiner. 016. 2017
- Adaptation of the Scale Knowledge Perception Scale in Primary Education. 275-275. 2017
- Educação Literária na Família Literatura Infantil e Interculturalidade: Pontes para o Diálogo. 200-200. 2017
- Influência familiar nas decisões de carreira: análise descritiva em uma amostra brasileira. 345-350. 2017
- Pensamento Ético sobre a Carreira em Mulheres em Acolhimento Residencial. 73-78. 2017
- Reflexividade Ética e Adaptabilidade da Carreira em Universitários. 37-41. 2017
- Reflexividade Ética na Carreira, Valores de Experimentação e Curiosidade em Estudantes Universitários. 20-25. 2017
- Reflexividade ética na carreira: construção de um instrumento de medida. 01. 2017
- A lógica das competências e a prática reflexiva na formação de professores. 116-116. 2017
- Alunos em risco na fluência da leitura. 069-069. 2017
- As abordagens pedagogicas e o papel do professor de educação básica em processo de formação continuada no Brasil 2017
- As tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: Um estudo quantitativo exploratório. 110-118. 2017
- Avaliação Externa: Reflexos No Processo De Desenvolvimento Curricular.. 121-121. 2017
- Avaliação da fluência oral em crianças do 3º ano do ensino básico. 50-50. 2017
- Avaliação de projetos pedagógicos: estudo nos cursos de Bacharelado. 109-109. 2017
- Factores de (In)Sucesso no Ensino Básico: Perspectivas de Encarregados de Educação. 115-115. 2017
- Gesto e intencionalidade comunicativa em crianças dos 8 aos 18 meses. 54-54. 2017
- Impacto da implementação da estratégia Semantic Feature Analysis em turmas inclusivas. 27-32. 2017
- Impacto das tecnologías no currículo escolar: Perspetivas dos alunos do Ensino Básico. 304-304. 2017
- Mercado de capitais em currículos de cursos de engenharia: proposta de análise. 75-75. 2017
- O DJD na formação de professores de Biologia. 293-293. 2017
- Trabalho com Famílias refugiadas em Intervenção Precoce: desenvolvemos autonomia ou criamos dependência?. 025-025. 2017
- Um projeto de intervenção socioeducativa em prol do envelhecimento ativo. 14:A14-200-A14-205. 2017
- Viagem ao mundo das silabas”: Intervenção na consciência fonológica. 61-63. 2017
- [Curriculum and initial training in physical education: a preliminary reflection] Currículo e formação inicial em educação física: uma reflexão preliminar. 278-281. 2017
- “Viagem ao mundo das sílabas”: Intervenção na consciência fonológica 2017
- Con)Viver na terceira idade: contributos para um envelhecimento ativo no meio rural. 3:87-93. 2016
- Educação para a cidadania global: trabalho colaborativo internacional baseado em plataforma digital 2016
- Lego Robots & Autism Spectrum Disorders: A potential partnership?. 31:50-59. 2016
- The external evaluation of schools from the perspective of schools' self-evaluation team coordinators [A Avaliação Externa de Escolas na perspetiva dos Coordenadores de Autoavaliação]. Extra:10-15. 2015
- Modelos de avaliação externa de escolas em estabelecimentos públicos e privados de educação pré-escolar. 020-025. 2015
- Finalidades da supervisão e perfil dos supervisores: um estudo de caso em Angola. 199-199. 2015
- Perspetivas de avaliação das aprendizagens, no ensino básico. 0. 2015
- Dos dispositivos móveis à aprendizagem ubíqua – Da usabilidade técnica à usabilidade pedagógica. 0:211-211. 2015
- La exploração vocacional em jovens: Estudo com grupos específicos || Career exploration in young people: Study with specific groups. 2:60-66. 2015
- Os padrões no 2.º ano do ensino básico – Uma experiência em sala de aula. Ext 6:214-218. 2015
- Perceções de competências: um estudo com alunos finalistas de mestrado. 2:41-46. 2015
- Perceções de obstáculos à criatividade em universitários de diferentes áreas curriculares e níveis de graduação. 2:54-61. 2015
- Sucesso, Permanência e Persistência dos Estudantes do Ensino Superior a Distância Online.. 122-126. 2015
- Comparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileiros. 1:35-43. 2014
- Serviços de Psicologia na educação superior: panorama no Brasil e em Portugal. 1:82-90. 2014
- Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior. 21:125-136. 2013
- The assessment of development in Early Intervention: Perceptions of Portuguese families (A avaliação do desenvolvimento em Intervenção Precoce: Perceções das famílias Portuguesas). 1:149-164. 2013
- Compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos. 19:185-197. 2011
- Programação de computadores: compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos. 19:185-197. 2011
- Supervisão e Avaliação em prática clínica: uma complexidade (in)dissociável. 58-58. 2011
- A intervenção comunitária: um novo campo educativo. 18:189-200. 2010
- Inteligência e rendimento escolar: Contingências de um relacionamento menos óbvio no final da adolescência. 18:163-175. 2010
- Predição do rendimento académico no final do ensino secundário na base dos testes de QI na infância. 18:239-249. 2010
- Interculturalidade e intervenção comunitária. 17:39-47. 2009
- O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. 1-129. 2009
- Os meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digital 2009
- O abandono dos Estudantes no Ensino Superior: Um estudo na Universidade do Minho 2008
- O abandono dos estudantes no Ensino Superior: Um estudo na Universidade do Minho. 16:109-117. 2008
- O Papel dos Tutores na Aprendizagem Baseada Em Projectos: três anos de experiência na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. 1759-1770. 2007
- Rendimento académico no Ensino Superior: estudo com alunos do 1º ano. 14:207-220. 2007
- Transição, adaptação académica e êxito escolar no ensino superior. 14:203-215. 2007
- Vivências e satisfação académicas em estudantes do curso de Enfermagem. 13:363-371. 2006
- A Genealogia como estratégia de ensino aprendizagem do tempo histórico no 1.º Ciclo.. 349-362. 2005
- Estilos atribucionais e rendimento académico: Um estudo com estudantes brasileiros do ensino médio. 10:221-228. 2005
- Do aprender a ser à aquisição de competências para competir: adaptação, competitividade e performance na sociedade de aprendizagem. 11:9-18. 2004
- A avaliação institucional no contexto das atuais políticas curriculares. 8:317-323. 2003
- Projectos de formação dos estudantes do ensino superior [Training projects of students in higher education]. 10:2399-2413. 2003
- Da Escrita Tradicional à Escrita como Ferramenta de Aprendizagem. Análise da Evolução das Concepções de Escrita nos Programas de Português. 8:859-869. 2003
- Educação: um projecto de autocriação ao longo da vida. Algumas aportações ao modelo psicopedagógico de João dos Santos. 10:105-115. 2003
- Formação Contínua no Domínio do E-learning. 10:2086-2099. 2003
- Inteligência e construção de identidades na escola: análise crítica de discursos sobre resultados académicos em alunas de diferentes classes sociais.. 8:2374-2386.. 2003
- O modelo de organização curricular e a satisfação académica em estudantes do Ensino Superior: Estudo realizado no âmbito do ensino de enfermagem. 8:33-40. 2003
- Projectos de Formação de Estudantes do Ensino Superior. 2399-2413. 2003
- Um modelo de web site aberto e flexível para suportar as aulas na universidade: resultados da implementação e da avaliação. . 10:2153-2165. 2003
- Criatividade e cognição: Diferenciação de desempenhos criativos extremos. 8:153-170. 2002
- Investimento extracurricular e seu impacto diferencial na adaptação e rendimento académico em alunos do ensino superior. 8:321-328. 2002
- Como enfrentam os alunos universitários as suas tarefas académicas? Um enfoque sobre o ano escolar e a sua relação com o rendimento escolar. 5:429-437. 2001
- A Calculadora e a resolução de problemas: uma experiência na sala de aula. 6:247-257. 2000
- Relações Pais-Filhos face à Sexualidade. 6:41-52. 2000
- Dificuldades de adaptação e de realização académica no Ensino Superior: Análise de acordo com as escolhas vocacionais e o ano de curso. 2:41-48. 1998
- Programas de treino cognitivo: Descrição e avaliação. 3:131-144. 1998
- Questionário de vivências académicas para jovens universitários: Estudos de construção e de validação. 3:113-130. 1998
- Vivências e percepções do estágio: Dificuldades na adaptação à instituição e variáveis associadas. 1:33-40. 1997
- Libro de resúmenes del XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía 2015
- O lugar da sabedoria na escola actual 2011
- Impacto da implementação da estratégia Semantic Feature Analysis em turmas inclusivas 2017
- A educação como empoderamento na ótica do desenvolvimento: uma discussão de modelos 2015
- A voz das crianças: uma análise das actividades de enriquecimento curricular 2011
- A excelência no ensino secundário: actores, experiências e transições 2011
- A prevalência da linearidade nas relações entre os conceitos de perímetro, área e volume 2011
- Como re-significar crenças de género e classe social portuguesa : do «paradoxo» da mudança em jovens na crise 2011
- Concepções de professores e alunos sobre educação sexual e sexualidade 2011
- Culturas organizacionais e profissionais: formação em contexto num agrupamento de escolas 2011
- Espaços discursivos com jovens e crianças portuguesas : análise do discurso sobre sonho passado e duturo aberto 2011
- Modos de contratualização e de organização do programa "Escola a Tempo Inteiro": as necessidades das famílias e as necessidades das crianças 2011
- O (difícil) caso do trabalho de grupo 2011
- O ensino da guitarra em grupo no âmbito do ensino vocacional e genérico da música: alguns resultados de um projecto de investigação-acção 2011
- O ensino em grupo de instrumentos musicais e a pedagogia socio-cultural. Um estudo de caso múltiplo em Portugal e no Brasil 2011
- O impacto das estratégias naturais (Milieu) nas perturbações da linguagem : um estudo de caso 2011
- A educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento 2007
- A imagem como linguagem 2007
- E-portefólios: um estudo de caso no ensino da matemática 2007
- Podcast em educação : um contributo para o estado da arte 2007
- Utilização dos blogues por docentes de ciências : um estudo exploratório 2007
- As potencialidades educativas dos jogos electrónicos : um estudo na área curricular de formação cívica 2007
- Concepção e desenvolvimento de um protótipo de software educativo para a formação vocal 2007
- Educação sexual na escola de 1º CEB em debate: estudo da argumentação dos professores 2007
- Escola democrática e sucesso escolar : uma perspectiva crítica 2007
- Estratégias intuitivas de alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de problemas de combinatória 2007
- Estudantes com deficiência no Ensino Superior: Percepção dos factores facilitadores e inibidores da integração e do sucesso académico 2007
- Impacto das tecnologias em contexto educativo formal 2007
- Repensar as TIC na escola e na educação 2007
- Tomar notas: Um primeiro passo para a construção do conhecimento 2007
- Educação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação: Projecto Lethes/Peneda-Gerês 2003
- Literatura infanto-juvenil e educação para os valores: leituras em torno de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda 2003
- As expressões artísticas na formação dos professores de Inglês e de História : pressupostos de um estudo de caso 2003
- Um outro tempo para crescer 2003
- A escola, o ócio e o tempo livre 2000