publicações selecionadas
-
artigo académico
- Editorial 2019
- Editorial 2018
- Editorial 2017
- Editorial 2016
- Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos. Educação & Sociedade. 2010
- Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos. . Educação & Sociedade. 2010
-
artigo de conferência
- Experiências de colaboração na escola: o que dizem os professores? 2017
- On linguistic epistemicides and colonization: looking at subtractive education for bilingual/bicultural children 2017
- Atas do 1º Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores - Proceedings of the 1st Colloquium Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training 2015
- Atas do I Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. 2015
- Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia 2011
- A avaliação do (des)empenho docente: perspectivas da supervisão pedagógica 2009
- I´m a creative not a programmer! Computer programming for artists supported by tabletPCs 2008
- Teachers' narratives of professional experience: building a culture of collaborative inquiry 2008
- Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade. 2007
- Observação interpares. Análise de uma prática colaborativa 2005
- Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade 2005
- Formar formadores pela investigação-acção : potencialidades e constrangimentos de um programa de formação 2004
- O papel da supervisão numa pedagogia para a autonomia 2004
- Analysing learning tasks: materials for teacher development 2002
- Concepções de pedagogia universitária – um estudo na Universidade do Minho: um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
- Principios reguladores da pedagogia universitária 2001
- Para o desenvolvimento da autonomia com o manual escolar 1999
- A Investigação-acção na formação de professores : um projecto de supervisão do estágio integrado e um percurso de formação 1996
-
artigo de revista
- Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares 2023
- Teachers' pedagogical competences in higher education: a systematic literature review 2023
- Promoting Success and Persistence in Pandemic Times: An Experience With First-Year Students. Frontiers in Physiology. 2022
- Perceptions of teaching performance assessment in higher education: A study in Portugal. Innovations in Education and Teaching International. 2021
- Teachers’ Motivation for Teaching in Higher Education: Portuguese Validation of a Questionnaire. Paideia. 2021
- Who benefits from Western forms of education? Unveiling ‘epistemological blindness’ in language teacher education 2018
- 'And the linguistic minorities suffer what they must?: a review of conflicts in curriculum theory through the lenses of language teacher education 2017
- Challenges and possibilities of teacher education in Portugal in neoliberal times. Teacher Education and Practice. 2017
- Projeto curricular integrado e diversificação curricular: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal 2016
- A supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais. Revista Eletrônica de Educação. 2015
- Research in foreign language education in Portugal (2006-2011): Its transformative potential. Language Teaching. 2014
- TEACHER EDUCATION CURRICULUM FOR TEACHING IMMIGRANT STUDENTS IN PORTUGUESE SCHOOLS. Sustainable Multilingualism. 2014
- “Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil. Revista Teias. 2014
- Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como contra-narrativas na investigação e formação em supervisão. Formação Docente. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. 2013
- As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante. Educação & Sociedade. 2011
- Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora 2005
-
capítulo de livro
- Consolidated and Research-Based Knowledge Initial Teacher Education: Present and Future Scenarios in Portugal 2023
- An inclusive perspective across Northern Portugal 2020
- Itinerant curriculum theory in the making: Towards alternative ways to do alternative forms of teacher education 2020
- Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos? 2017
- Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos? 2015
- Multilingual and multicultural practices in higher education: the IntlUni project 2015
- Formar professores para a diversidade linguística nas escolas portuguesas: Necessidades e possibilidades de intervenção 2014
- Introdução [a] “Filhos de um deus menor” 2014
- Bilinguismo e educação : um novo currículo para a formação de professores 2013
- Pre-service teacher education in Portugal – The transformative power of local reform 2012
- A investigação-acção na formação reflexiva de professores-estagiários: Percursos e evidências de um projecto de supervisão 2010
- Reptos à investigação e ensino em português língua não materna 2010
- Falar e escrever de formação e mediação no contexto actual 2009
- Reflective teacher education towards learner autonomy: Moving towards a culture of possibility 2008
- Reflective teacher education towards learner autonomy: building a culture of possibility 2008
- Concepções de pedagogia universitária: um estudo na Universidade do Minho, um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
-
documento
- Avaliação das aprendizagens de inglês no 1º CEB: um estudo em Portugal continental 2021
- Editorial, nº 1 de 2019 2019
- Editorial 2018
- Letter to my student teachers: Another knowledge is possible 2018
- School experience, failure, and dropout: the students’ perspectives 2018
- Teacher preparation in Portugal: navigating the tides of change 2018
- Who benefits from Western forms of language teacher education? 2018
- On epistemicides in language teacher education: how does one know what one does not know? 2017
- Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores 2017
- Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos? 2017
- Editorial 2017
- Editorial 2016
- Atas do I Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores [Proceedings of the I Conference - Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Education] 2015
- Currículo Europeu para o Ensino Inclusivo da Linguagem Académica (EILA) 2010
- Actas do Seminário Mediação Socioeducativa: contextos e actores. 2009
- Contextos e Práticas de Mediação Socioeducativa em Portugal 2009
- Formação e Mediação Sócio-Edcuativa. Perspectivas teóricas e práticas 2009
-
livro
- RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa 2020
- Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores 2015
- Transformar a pedagogia na universidade: Experiências de investigação do ensino e da aprendizagem 2014
- Supervisão e avaliação do desempenho docente: para uma abordagem de orientação transformadora 2011
- Supervisão e avaliação do desempenho: Para uma abordagem de orientação transformadora 2011
- No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia 2010
- No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia 2009
- Concepções de Pedagogia Universitária: Um Estudo na Universidade do Minho 2002
- Concepções de pedagogia universitária - Um estudo na Universidade do Minho 2002
- Concepções de pedagogia universitária: um estudo na Universidade do Minho, um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
- Para além dos testes - Práticas de avaliação na aula de Inglês 1993
-
poster de conferência
-
relatório