publicações selecionadas
-
artigo de conferência
- Cinema e formação de públicos na Modernidade e Pós-modernidade: reflexões para uma literacia cinematográfica 2022
- A literacia mediática e a sua dimensão criativa na documentação nacional e internacional (1982-2017): um estudo 2019
- Mapeamento das comunidades online portuguesas de fãs: o caso de Star Wars e do Marvel Cinematic Universe 2019
- Animation and childhood: participation of children in the creation of narratives for animation 2018
- Acesso e usos do computador Magalhães na escola e em casa: um estudo no concelho de Braga 2014
- Consumo partilhado e mediação geracional: os media como recurso relacional e educativo 2014
- Debate em torno dos Nativos Digitais 2014
- O idoso e a Educação para os Media. Novos desafios entre envelhecimento e exclusão social 2014
- Literacia Mediática para a Saúde em adolescentes: da concetualização às metodologias de investigação 2013
- As redes sociais no “mundo dos jovens” de 2º e 3º ciclos do ensino básico 2012
- Literacia mediática e comunicação intergeracional. Estudo das trocas e partilhas no ‘encontro’ entre gerações distantes 2012
- Infância protegida? A Imagem mediática das crianças aos olhos do provedor 2011
- O lugar das redes sociais na escola – as perspectivas dos professores 2011
- Políticas tecnológicas educativas em Portugal : do projecto Minerva à iniciativa e-Escolinha 2011
- Newspaper headlines: a methodological framework for research into representations of children at risk 2009
- Crianças em risco: elementos para a constituição de um reportório interpretativo da imprensa 2009
- Perspectivas de pais e filhos sobre os videojogos - da investigação aos processos de mediação parental 2009
- Éducation aux médias et formation des enseignants: réflexions à partir d’une expérience au Portugal 1997
-
artigo de revista
- Pode a rádio dar mundo às crianças? O caso da Zig Zag, uma rádio para o público infantil. Observatorio. 2023
- “Seeing but not believing”: Undergraduate students’ media uses and news trust. International Journal of Communication. 2023
- Assessing Media Literacy Competences: Reflections and Recommendations from a Quantitative Study. Journal of Media Literacy Education. 2022
- Heavy viewers, few interactions: YouTubers¿ relevance in the lives of Portuguese teenagers. Communication Review. 2022
- Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim” 2021
- Leituras dos media no contexto das bibliotecas escolares. Entreler. 2020
- Crianças, jovens e notícias: uma revisão sistemática da literatura a partir da Communication Abstracts. Comunicação e Sociedade. 2020
- Crianças, jovens e media: perspetivas atuais. Nota Introdutória. Comunicação e Sociedade. 2020
- How to report on elections? The effects of game, issue and negative coverage on reader engagement and incivility. . Journalism. 2020
- La radio y la promoción de los derechos de los niños: propuesta para un taller escolar. Aularia. 2020
- O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Revista Media & Jornalismo. 2020
- Vida digital: relações entre jovens e tecnologias. Revista Texto Digital. 2020
- Assessing media literacy competences: A study with Portuguese young people. European Journal of Communication. 2019
- Fake or not fake? Perceptions of undergraduates on (dis)information and critical thinking. Medijske Studije. 2019
- Os direitos das crianças no mundo digital. Forum de Proteção de Dados. 2019
- Parenting Young Children in Changing Media Environments with Twenty Years Apart.. Communicazioni Sociali. 2019
- Young people learning from digital media outside of school: The informal meets the formal. Comunicar. 2019
- Experiências, perceções e expectativas da formação de professores em educação para os media em Portugal. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 2018
- Media uses and production practices: case study with teens from Portugal, Spain and Italy. Comunicacion y Sociedad. 2018
- Rádio e Educação para os Media: dinamização de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar. Observatorio. 2018
- The YouTubers phenomenon: What makes YouTube stars so popular for young people?. Fonseca: Journal of Communication. 2018
- Os jovens e o acompanhamento da informação sobre a atualidade: questões a partir da análise de relatórios sobre usos e práticas mediáticas. Observatorio. 2016
- Public television and media literacy: the role of TV ombudsman programmes in Portugal and Brazil. Comunicação e Sociedade. 2016
- Televisão pública e educação para os média: o papel dos programas dos provedores de televisão em Portugal e no Brasil. Comunicação e Sociedade. 2016
- The Portuguese programme ‘one laptop per child’ and its impact on families: a study on parents’ and children’s perspectives. Observatorio. 2016
- Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Revista Observatório. 2015
- Digital media in primary schools: literacy or technology? Analyzing government and media discourses. Educational Policy. 2015
- Les enfants en danger dans la presse : la construction discursive de l’enfant agresseur et de l’enfant victime dans des narrations médiatiques. Langage et SocIETe. 2013
- More Technology, Better Childhoods? The case of the Portuguese ‘One Laptop per Child’ programme. Cm : Communication Management Quarterly. 2013
- As políticas tecnológicas para a educação e a literacia digital: o caso do programa governamental ‘e.escolinha’. Comunicação e Sociedade. 2012
- Literacia digital e tecnologias criativas: um estudo qualitativo com crianças dos 10 aos 13 anos a partir do “Ateliê de Formas para Animação”. Comunicação e Sociedade. 2012
- Recursos para la alfabetización mediática: investigación y propuestas para niños. Comunicar. 2012
- ’Cativá-los novos’ : publicidade na televisão para crianças. Revista Portuguesa de Marketing. 2012
- A relação das crianças e dos jovens com a TV e a Internet. Cadernos BAD. 2011
- Estudos sobre programação televisiva : os programa de informação e os conteúdos para a infância. Alicerces: Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Artes. 2011
- Making sense of TV for children : the case of Portugal. Journal of Media Literacy Education. 2011
- Backstage of TV for children: Criteria underlying programming construction | Bastidores de TV para niños: Criterios en la construcción de la programación. Comunicar. 2008
- Nota introdutória [a Comunicação e Sociedade, vol. 13 (2008): Cidadania e literacias mediáticas]. Comunicação e Sociedade. 2008
- Nota introdutória [a Comunicação e Sociedade, vol. 14 (2008): Novos territórios da literacia]. Comunicação e Sociedade. 2008
- Recepção televisiva e mediação: práticas em contexto familiar. Mediaciones Sociales. 2008
- [Recensão a] Leitão, Ema Sofia (2003). Desenhos animados: discursos sobre ser criança. Lisboa: Edições 70. Comunicação e Sociedade. 2008
- Televisão, infância e adolescência em Portugal. Observatorio. 2007
- A regulação da televisão para crianças em Portugal: estado da situação e propostas de acção. Comunicação e Sociedade. 2007
- A qualidade na televisão para crianças. Comunicar. 2005
- As crianças, a guerra e os meios de comunicação 2003
- Investigação sobre crianças e televisão : a vertente da recepção e a vertente da programação. XXI: Revista de Educación. 2003
- A educação para os media hoje: alguns princípios fundamentais 2000
- Educação para os media e cidadania 2000
- Crianças e televisão : uma relação de influências 1997
- Educar para un uso crítico de la televisión en Educación Infantil. Comunicar. 1996
-
capítulo de livro
- Crise(s) ou desafios na educação? – entrevista com Maria Emília Brederode Santos 2020
- Fundão, Portugal: Using STEM Education to Help Build a New ICT Technopolis. 2020
- Teens’ online and offline lives: How they are experiencing their sociability. 2020
- Do Norte para o País: os programas infantojuvenis da RTP Porto 2019
- Transmedia Skills and Informal Learning Strategies - Production Skills 2018
- Medir o agenda-setting nos comentários dos leitores às eleições legislativas de 2015 2017
- A internet na vida das gerações mais novas: um estudo com adolescentes portugueses 2015
- Educação para os media numa instituição de solidariedade social: diálogo entre gerações 2015
- Explicar o mundo às crianças: análise de espaços noticiosos dirigidos ao público infantojuvenil 2015
- Introduction [to Digital literacy, technology and social inclusion: making sense of one-to-one computer programmes around the world] 2015
- The Portuguese programme one laptop per child: political, educational and social impact 2015
- The internet in young people's everyday life: listening to portuguese teens' voices 2015
- Why parental media mediation is important 2015
- L’enfant en danger à la Une: médias, discours et société 2012
- Representações das crianças sobre a atualidade: caminhos que se cruzam entre a leitura do mundo e a informação noticiosa 2012
- Os estudos sobre televisão e crianças em Portugal 2011
- Hétérogénéité énonciative dans les textes médiatiques sur les enfants exposés à des risques 2010
- Portugal 2010
- The child audience from TV professionals' viewpoints 2010
- Crianças e televisão: convergências e divergências de um campo de estudo 2008
- Oferta televisiva para o público infantil: o possível longe do desejável 2008
- Educar os media a pretexto do Mundial de futebol 2006
- O fenómeno das novelas juvenis – o caso ‘Floribella’ 2006
- Quando a bola pára e pensa o futebol... 2006
- As crianças e os media no pós-25 de Abril: discursos, percursos e silêncios 1999
-
documento
- Literacia Mediática nas Bibliotecas Escolares 2021
- A importância dos estudos de audiências 2019
- Alfabetismo transmedia. Una introducción. Comunicacion y Sociedad. 2018
- Nota introdutória [Literacia, media e cidadania: livro de atas do 3.º Congresso] 2015
- Educação para os media em ação. Desenvolvimento de boas práticas para a literacia mediática e a inclusão de idosos e crianças 2013
- Child immigration in the Portuguese press: outlining the phenomenon 2011
- Resources for media literacy : mediating the research on children and media. Comunicar. 2011
- Estudos sobre programação televisiva: os programas de informação e os conteúdos para a infância 2007
- Os desafios educativos dos media na educação de infância 2004
- Pre-school children and television : family mediation 1998
-
livro
- Crianças, Jovens e Media na Era Digital: Consumidores e Produtores? 2021
- Os direitos da criança 2019
- Levar os media para a escola: agenda de atividades de transliteracia 2018
- Os media e a crise dos refugiados: Agenda de actividades 2015
- Metodologias participativas: os media e a educação 2015
- Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano 2015
- Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos 2011
- Internet and social networks caught up in the web 2011
- Internet e redes sociais : tudo o que vem à rede é peixe? 2011
- Kids and TV : watching wisely 2011
- Videogames : stepping up to the next level 2011
- Videojogos : saltar para outro nível 2010
- Como TVer 2009
- A televisão na família: processos de mediação com crianças em idade pré-escolar 1998
- Os direitos da criança 1998
-
poster de conferência
-
relatório
-
teses
- Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies 2021