publicações selecionadas
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artigo académico
- POLÍTICA, GESTÃO E DEMOCRACIA NO GOVERNO DAS ESCOLAS: o caso de um agrupamento escolar no norte de Portugal. Cadernos de Pesquisa. 2021
- Sucesso educativo de egressos da graduação: uma possibilidade de medida e explicação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2020
- Avaliação da pós-graduação na UFC: as críticas dos coordenadores de programas à CAPES. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. 2020
- O PROFESSOR DIRETOR DE TURMA ENTRE PORTUGAL E O BRASIL: DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2019
- Relações de poder na gestão escolar: um estudo de caso num Agrupamento de Escolas. Investigar em Educação. 2019
- “Turma Alfa”: a dilemática fronteira entre práticas educativas inclusivas e práticas educativas exclusivas. RASE: Revista de la Asociación de Sociología de la Educación. 2018
- Avaliação institucional de escolas de Educação Básica em Portugal: políticas, processos e práticas 2018
- Turma Alfa: A dilemática fronteira entre práticas educativas inclusivas e práticas educativas exclusivas. Revista de Sociologia de la Educación(RASE). 2018
- Avaliação externa da gestão escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2016
- A autoavaliação de escolas: tensões e sentidos da ação. Revista de Estudos e Investigación en Psicologia y Educación. 2015
- As consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho docente. Revista de Estudos e Investigación en Psicologia y Educación. 2015
- Avaliação de escolas: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola 2015
- A avaliação das escolas: dos constrangimentos à melhoria da qualidade da educação 2014
- «Argumentos» para la elección del centro educativo : un estudio de caso con padres portugueses 2013
- ‘Arguments’ for School Choice: A Case Study with Portuguese Parents. Revista Espanola de Investigaciones Sociologicas. 2013
- A (auto)avaliação das escolas: "virtudes" e "efeitos colaterais". Ensaio. Avaliação de Políticas Públicas em Educação. 2009
- O discurso da qualidade no contexto da recomposição das desigualdades em educação. Educação. 2009
- No fio da navalha. Dar o melhor aos melhores e fazer o possível por todos: A atribuição de professores e turmas. Revista de Educação. 2008
- No fio da navalha. Dar o melhor aos melhores e fazer o possível por todos: a atribuição de professores de turma. Revista de Educação. 2008
- Vias sinuosas da (des) vantagem em educação : recursos, escolhas e distinções. Tempora. 2008
- Vias sinuosas da (des)vantagem em educação: Recursos, escolhas e distinções. Tempora. 2008
- Públicos e (des)vantagens em educação: Escola e famílias em interacção. Educação & Sociedade. 2007
- Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção. Educação & Sociedade. 2007
- Associações de pais e associações de estudantes: amigos, amigos, negócios à parte!. Interacções. 2006
- O Director de Turma na escola portuguesa. Da grandiloquência dos discursos ao vazio de poderes. Educação & Sociedade. 1996
- O associativismo estudantil numa escola secundária : estruturas, práticas e paradoxos. Inovação. 1995
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artigo de conferência
- Had there been someone to teach me, I would have learned: young people's educational pathways - winding trails, possible futures 2019
- Educação inclusiva: as práticas de Agrupamento de Alunos em percursos de (des)afetação escolar 2018
- Overcoming school underachievement: a view on strategies of “student grouping” 2018
- Preventing school underachievement through ability grouping practices in schools: perspectives from programme local coordinators, teachers and social workers 2018
- Dinâmicas e representações sobre a gestão escolar: um estudo de caso num agrupamento de escolas 2016
- A (des)construção da autonomia num agrupamento de escolas: discursos e práticas 2015
- As consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho escolar: perspetiva de professores e diretores 2015
- Avaliação de Escolas: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola 2015
- Conselho da Comunidade Educativa-Figura de retórica ou retórica de figuras? 2015
- Efeitos da Avaliação de Escolas nos processos de mudança e melhoria das escolas 2015
- II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação ¿ O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas 2015
- II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação – O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas 2015
- O Diretor Escolar em Portugal: Esboço de um Perfil 2015
- Interrogando a via sinuosa do desenvolvimento na democracia portuguesa: 'Perfis sociais' e fabricação de desigualdades no ensino secundário 2014
- Interrogando a via sinuosa do desenvolvimento na democracia portuguesa: ‘Perfis sociais’ e fabricação de desigualdades no ensino secundário” 2014
- Públicos e trajetórias de educação profissional no ensino secundário: Contextos, processos e atores 2014
- A participação dos pais no projecto político-pedagógico enquanto fator de melhoria da qualidade em educação 2013
- Competitividade e avaliação : o trabalho de professores e alunos em questão 2013
- Perfis sociológicos e trajectórias escolares nas fileiras do ensino secundário 2013
- Públicos e trajetórias de educação profissional no ensino secundário: Contextos, processos e atores 2013
- Facetas de democratização: públicos, políticas, práticas e percursos escolares 2012
- Os Cursos de Educação e Formação (CEFS) : redutos de esperança ou "concentrados' de problemas'" 2012
- Diversidade de públicos, (des) vantagens em educação e a escola para todos 2010
- Diversidade de públicos, (des)vantagens em educação e escola para todos 2010
- Fabricar o sucesso escolar: quando o desempenho mascara a desigualdade 2010
- Facetas de democratização: Professores ‘desesperados’ e alunos ‘inferiorizados’. Individualização e descompromisso do estado em Políticas de alargamento de escolarização 2010
- Hierarquias de excelência: alguns factores subjacentes à escolha da escola pelos pais 2010
- Rankings, competição e escolhas na administração da educação: Um olhar desde as escolas. 2010
- Rebeldes do ensino normal: O lado avesso do acesso à educação 2010
- Famílias, escolas e públicos: argumentos de escolha e escola para todos 2009
- Perfis sociológicos e trajetórias escolares nas fileiras do ensino secundário 2009
- A Governação Democrática da Escola. Ser ou não Ser Pai Responsável: Diferentes Guiões para o mesmo Papel? 2007
- Escolhas e (des) vantagens em educação: escolas e famílias em interacção 2007
- Escolhas e Desvantagens em Educação: Escolas e Famílias em Interacção 2007
- Notas, Pautas e Vozes: Exames e Regulação da Educação 2007
- Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação 2006
- As políticas de escolha da escola: Da bondade das intenções à desilusão das realizações, ou talv 2002
- Profissionalismo docente e participação parental: A problemática do envolvimento dos pais na escola 2002
- A (não) participação dos pais na escola: Dos que (não) participam aos que deixaram de participar. 2001
- Políticas educativas e participação dos pais na escola: Novos direitos ou velhos deveres? 2000
- Para além dos discursos: A face oculta do director de turma 1996
- A participação da associação de estudantes na gestão das escolas secundárias: enquadramento jurídico-normativo 1992
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artigo de revista
- À la recherche d'une autre éducation Professeurs et élèves en difficulté: Voix et récits d'expériences au Portugal. Education et Sociétés. 2015
- «Argumentos» para la elección del centro educativo: un estudio de caso con padres portugueses. Revista Espanola de Investigaciones Sociologicas. 2013
- «Argumentos» para la elección del centro educativo: un estudio de caso con padres portugueses / 'Arguments' for School Choice: A Case Study with Portuguese Parents. Revista Espanola de Investigaciones Sociologicas. 2013
- Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação. Revista Brasileira de Educação. 2010
- School (self)evaluation: "Virtues"and "collateral efects" | A (auto)avaliação das escolas: "Virtudes"e "efeitos colaterais". Ensaio. 2009
- Vias sinuosas da (des) vantagem em educação : recursos, escolhas e distinções. Tempora. 2008
- O director de turma na escola portuguesa : da grandiloquência dos discursos ao vazio dos poderes 1996
- O associativismo estudantil numa escola secundária : estruturas, práticas e paradoxos. Inovação. Administração Escolar. 1995
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capítulo de livro
- A centralidade do(a) diretor(a) e as sua representações sobre o governo das escolas 2020
- A centralidade do(a) diretor(a) e as suas representações sobre o governo das escolas 2020
- A centralidade do(a) diretor(a) e as suas representações sobre o governo das escolas/agrupamentos 2020
- A diretora em ação: Geografias do poder no agrupamento de escolas de monte pequeno 2020
- Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática 2020
- Conclusão: Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática 2020
- Introdução: Diretor, Direção, Equipa de Direção e outras Ambiguidades 2020
- Se houvera quem me ensinara, quem aprendia era eu: percursos académicos de jovens – trilhos sinuosos, futuros possíveis 2019
- O que é a democracia na "gestão democrática das escolas"? Representações de diretores(as) 2017
- Educação profissional numa escola de geometria variável em Braga-Portugal: Via ‘Menor’ ou ‘Via Crucis’, Tensões e Paradoxos da Democratização 2017
- Introdução: sobre o governo das escolas 2017
- O que é a democracia na «gestão democrática das escolas»? Representações de diretores(as) 2017
- Efeitos da avaliação de escolas nos processos de mudança e melhoria 2015
- Cursos de educação e formação, política e pedagogia da educação universal: Histórias em torno do saber e do poder na escola. 2014
- Cursos de educação e formação, política e pedagogia da educação universal: histórias em torno do saber e do poder na escola 2014
- Quatro décadas de Portugal democrático. O que oferece aos jovens a formação profissional de nível secundário? 2014
- Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os cursos de educação e formação na voz de alunos e professores 2012
- A Abordagem (Neo)institucional: Ambiente(s), Processos, Estruturas e Poder 2011
- Notas, pautas e vozes na escola: Exames, rankings e regulação da educação 2010
- Associações de Pais e Associações de Estudantes: articulações débeis e agendas em tensão 2007
- Associações de pais e associações de estudantes : articulações débeis e agendas em tensão 2007
- A abordagem (neo)institucional: Ambiente(s), processos, estruturas e poder 2006
- A (não) participação dos pais na escola: a eloquência das ausências 2002
- A participação dos pais na governação democrática da escola 2002
- A participação dos pais na governação democrática das escolas 2002
- A (não) participação dos pais na escola na escola : a eloquência das ausências 2001
- A (não) participação dos pais na escola: A eloquência das ausências 2001
- O associativismo estudantil numa escola secundária 1998
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documento
- Diretores Escolares em Ação 2020
- Had there been someone to teach me, I would have learned: young people's educational pathways - winding trails, possible futures 2019
- Educação inclusiva: as práticas de Agrupamento de Alunos em percursos de (des)afetação escolar 2018
- Preventing school underachievement through ability grouping practices in schools: perspectives from programme local coordinators, teachers and social workers 2018
- O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade 2017
- A autoavaliação de escolas: tensões e sentidos da ação 2015
- Atas do II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas 2015
- Avaliação de Escola: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola 2015
- II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação – O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas 2015
- O Governo das Escolas: Atores Políticas e Práticas 2015
- Os Cursos de Educação e Formação (CEFS): Redutos de esperança ou "concentrados' de problemas'" 2012
- Perspectivas de Análise Organizacional das Escolas 2011
- Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção 2007
- Compreender a Escola. Perspectivas de Análise Organizacional. 2006
- Por Favor, Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária 1998
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livro
- Diretores escolares em ação 2020
- Educação profissional numa escola de geometria variável em Braga-Portugal: Via ‘Menor’ ou ‘Via Crucis’, Tensões e Paradoxos da Democratização 2017
- Introdução: sobre o governo das escolas 2017
- O que é a democracia na "gestão democrática das escolas"? Representações de diretores(as) 2017
- Quatro décadas de Portugal democrático. O que oferece aos jovens a formação profissional de nível secundário? 2014
- Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os cursos de educação e formação na voz de alunos e professores 2012
- A abordagem (neo)institucional: ambiente(s), processos, estruturas e poder 2011
- Notas, pautas e vozes na escola: exames, rankings e regulação da educação 2010
- Públicos Escolares e Regulação da Educação. Lutas Concorrenciais na Arena Educativa 2010
- Públicos escolares e regulação da educação: lutas concorrenciais na arena educativa 2010
- A Participação dos Pais na Escola Pública Portuguesa. Uma abordagem sociológica e organizacional 2004
- A participação dos pais na governação democrática da escola 2002
- Racionalidades e Práticas na Gestão Pedagógica: O caso do director de turma 1997