publicações selecionadas
-
artigo académico
- O ecossistema das publicações científicas de acesso livre: contributos, desafios e agentes. Educação & Sociedade. 2024
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório 2019
- WAKE-UP CALL FOR B-LEARNING IN PORTUGUESE HIGHER EDUCATION. EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. 2018
- As abordagens pedagogicas e o papel do professor de educação básica em processo de formação continuada no Brasil. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Web 2.0 Tools in Biomedical and Pharmaceutical Education. Pharmaceutical Sciences: Breakthroughs in Research and Practice. 2017
- “Viagem ao mundo das sílabas”: Intervenção na consciência fonológica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Case Based Learning for Therapeutics Student's performance in Face to Face vs Blended Learning. 11TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI). 2016
- TECHNOLOGICAL PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE AND CONTINUOUS TRAINING OF IN-SERVICE TEACHERS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE. ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION. 2016
- Dos dispositivos móveis à aprendizagem ubíqua – Da usabilidade técnica à usabilidade pedagógica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- desenvolvimento e aplicação do jogo interativo “viagem ao mundo das sílabas”: um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica . Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde. 2014
- VALIDITY AND RELIABILITY OF THE REDUCED PORTUGUESE VERSION OF THE WEB BASED LEARNING ENVIRONMENT INVENTORY. RIED-Revista Iberoamericana de Educacion a Distancia. 2014
- Videogames and education: an overview of international research. Profesorado-revista de Curriculum Y Formacion de Profesorado. 2013
- CASE BASED, LEARNER CENTERED APROACH TO PHARMACOTHERAPY. EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. 2011
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório. Indagatio Didactica. 2011
-
artigo de conferência
- The Impact of online peer assessment on student learning in higher education: A systematic review of literature 2022
- Community model of online pedagogical inquiry and mediation: necessary perceptions. International Symposium on Computers in Education. 2022
- Formação de formadores de professores da educação básica no contexto do ensino remoto emergencial: oportunidades para o desenvolvimento de competências em literacia digital 2021
- Práticas pedagógicas em ensino online: um estudo de caso numa escola profissional 2021
- A wake-up call for b-learning in Portuguese higher education 2018
- University of Minho Distance Education: bridging the gap between university and society 2018
- A abordagem "learning by design" e a situacionalidade docente em TPACK 2017
- A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal 2017
- As abordagens pedagógicas e o papel do professor de educação básica em processo de formação continuada no Brasil: uma revisão sistemática da literatura 2017
- As tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: um estudo de caso em unidades de educação especial 2017
- Desenho universal para aprendizagem, acessibilidade web, usabilidade no e-learning e usabilidade pedagógica 2017
- Em busca de evidências sobre a situacionalidade docente em TIC: uma revisão sistemática da literatura 2017
- O compromisso do professor e a situacionalidade docente em TIC 2017
- Um comparativo de métodos de usabilidade pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem 2017
- Usabilidade técnica e pedagógica em mobile learning: um estudo de revisão sistemática 2016
- Professores e TPACK: uma revisão sistemática da literatura 2016
- Portefólios digitais no ensino não superior: implementação, desenvolvimento e sustentabilidade 2015
- Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo "Viagem ao mundo das sílabas": um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica 2015
- The Eduscratch case: supporting the development of key competences in school curricula 2014
- Avaliação digital nas universidades públicas portuguesas : perspetivas de professores e de estudantes 2014
- B-Learning nas redes sociais: estudo do seu potencial na inclusão de estudantes surdos no ensino superior 2014
- Interaction between students with and without deafness: best practices 2014
- Journey to the syllables’ world : intervention in phonological awareness 2014
- The use of information an communication technologies in augmentative and alternative communication: literature review in Portugal 2014
- Práticas de apoio à supervisão pedagógica com recurso a um ambiente virtual na Universidade de Cabo Verde 2013
- Webfolio de aprendizagem : contributos para a promoção da autonomia e reflexividade em estudantes do 12º ano de escolaridade 2013
- Mapas concetuais digitais como ferramentas cognitivas 2013
- As TIC na comunicação aumentativa e alternativa 2013
- As interações sociais dos surdos na internet - mapeamento sistemático da literatura 2013
- Avaliação de cursos em b-Learning : uma proposta 2013
- Case based learning digital: proposta para estruturação da formação 2013
- Conhecimento e uso das TIC por estudantes da licenciatura em farmácia: estudo exploratório 2013
- Consistência interna da versão portuguesa reduzida do Web Based Learning Environment Inventory 2013
- Os supervisores de estágio pedagógico da Universidade de Cabo Verde e as tecnologias de informação e comunicação 2013
- Cyberbullying sobre professores : uma realidade escondida 2012
- Formação de e-formadores : estudo de caso no SOLAR - ambiente de aprendizagem online do instituto virtual 2012
- ITIC : um projeto para contribuir para o aperfeiçoamento e embasamento do corpo de professores do programa aprendizagem do SENAC no domínio da utilização das TIC 2012
- Objetos de aprendizagem – uma proposta de design pedagógico 2012
- Relação dos estagiários e seus orientadores com as TIC: um estudo realizado no ano letivo 2011/2012 no Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde 2012
- Aprendizagem e avaliação da oralidade em contextos online : o potencial dos serviços de podcasting 2011
- Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos 2011
- Case based, learner centered aproach to pharmacotherapy. Edulearn Proceedings. 2011
- Distance learning and e-learning in Portugal: a study of the perceptions, concepts and teaching practices at the Institute of Education – University of Minho. Edulearn Proceedings. 2011
- Cinco anos de etwinning : o estado da arte da investigação 2011
- Implementação de metodologias blended-learning no ensino da farmacoterapia baseado em simulações 2011
- Os serviços de podcasting na otimização da aprendizagem e da avaliação de língua estrangeira em contexto online 2011
- As plataformas de aprendizagem nas conferências Challenges 2011
- Avaliação de políticas e programas em TICE : análise do Plano Tecnológico da Educação em Portugal (ano de lançamento 2006-2007) 2011
- Distance learning and e-learning in Portugal : a study of the perceptions, concepts and teaching practices at the Institute of Education – University of Minho 2011
- Educação a distância e e-learning na Universidade do Minho : análise das percepções, concepções e práticas docentes no Instituto de Educação 2011
- Educação a distância e e-learning na Universidade do Minho: análise das percepções, concepções e práticas docentes no Instituto de Educação 2011
- Online learning environment surveys for higher education : comparative analysis and future research 2011
- Práticas com a Moodle em Portugal 2011
- Práticas com e-portefólios na escola básica do 2.º e 3.º ciclo Dr. Francisco Sanches 2011
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório 2011
- Distance learning and e-learning in Portugal : a study of the perceptions, concepts and teaching practices in the Institute of Education : University of Minho 2010
- Política de acesso livre para a UFBA: partilhando experiências do RepositóriUM 2010
- Práticas com a Moodle : um estudo centrado no CCUM 2010
- RePe : contributos da disciplina de Matemática para o portefólio digital do aluno 2010
- Sharing some lessons learned from the RepositóriUM 2010
- Estudo de práticas de acessibilidade e inclusão digital nas universidades públicas portuguesas 2009
- Comportamentos de risco na Internet por parte de jovens portugueses : um estudo exploratório 2009
- Portefólio electrónico do alunos : experiências com o RePe 2009
- Práticas de e-learning nas universidades públicas portuguesas e a problemática da acessibilidade e inclusão digitais 2009
- Na senda da inovação tecnológica na educação a distância. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2008
- Seguranet - um levantamento exploratório das práticas de risco dos jovens portugueses no uso da Internet 2008
- Ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial : uma abordagem reflexiva 2007
- Aprendizagem colaborativa com a plataforma FLE3: um estudo de caso 2007
- Como organizar portefólios na sala de aula de matemática? 2007
- Desenvolvimento de portefólios electrónicos no ensino da matemática 2007
- Desenvolvimento e validação do Ceph-Learning : aplicação multimédia para a aprendizagem e prática da cefalometria radiográfica 2007
- E-portefólios: um estudo de caso no ensino da matemática. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007
- O ambiente MOODLE no apoio a situações de formação não presencial 2007
- Promoção de comportamentos seguros na internet : um estudo de caso 2007
- Utilização dos blogues por docentes de ciências : um estudo exploratório. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007
- WebQuest: reflexões em torno de uma abordagem na aula de Português 2006
- Critical review of research in educational technology in Portugal (2000-2005) 2006
- A WebQuest na abordagem do discurso oral formal na aula de Português 2006
- E-learning e educação on-line : contributos para os princípios de Bolonha 2006
- Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas 2006
- Uma análise da investigação realizada no âmbito do mestrado em tecnologia educativa da Universidade do Minho 2006
- Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica 2005
- E-learning: reflexões em torno do conceito 2005
- Desafios do e-learning : do conceito à práticas 2005
- Avaliação de cursos em e-learning 2004
- E-learning para e-formadores : formação de docentes universitários 2004
- La Web et le changement du paradigme de formation : une expérience de travail collaboratif 2004
- The use of ICT in higher education : work in progress at the University Of Minho 2003
- The use of ICT in higher education: work in progress at the University Of Minho 2003
- Uso de las TIC en la enseñanza superior : trabajo en curso en la Universidad de Minho 2003
- Uso de las TIC en la enseñanza superior: trabajo en curso en la Universidad de Minho 2003
- Ús de les TIC a l'ensenyament superior : treball en curs a la Universitat del Minho 2003
- Ús de les TIC a l'ensenyament superior: treball en curs a la Universitat del Minho 2003
- Formar a distância no ensino superior : um discurso de opinião, uma reflexão partilhada e uma experiência em curso 1999
- A internet no apoio à realização de trabalhos de grupo : uma experiência no ensino superior 1998
- Reflexões sobre a tecnologia educativa 1998
- Um estudo sobre comportamentos de navegação em hiperdocumentos : uma abordagem quantitativa 1994
-
artigo de revista
- Online Peer Assessment for Learning: Findings from Higher Education Students. Education Sciences. 2023
- O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Aprendizagens ressignificadas pelas TIC: uma investigação-ação com os professores da educação básica paranaense. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Desafios da computação móvel e usabilidade em sala de aula. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Uma abordagem à avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. Indagatio Didactica. 2014
- Avaliação de cursos online : algumas perspetivas. Paidéi@ : Revista Científica de Educação a Distância. 2013
- Case Based Learning Digital: estratégias de avaliação e colaboração online. Indagatio Didactica. 2013
- Case-studies, problem based learning and simulations in biomedical teaching : a review. Eduser: Revista de Educação. 2013
- Videojuegos y educación: una visión panorâmica de las investigaciones desarrolladasa nivel internacional. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado. 2013
- Avaliação digital no Ensino Superior em Portugal : projeto @ssess.he. Revista Linhas. 2012
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório. Indagatio Didactica. 2011
- Coordenadores de comunidades de repositórios institucionais: o caso do RepositóriUM. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2010
- Potencial educativo dos e-portefólios. E-Curriculum. 2010
- Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades. E-Curriculum. 2008
- A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte. Prisma.com. 2006
- Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida da Web Based Learning Environment Inventory. RIED. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA. 2004
- Contributos da Internet para a mudança do paradigma pedagógico : uma experiência de trabalho colaborativo 2003
- Formação contínua no domínio do e-learning : um estudo de caso. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Gerações de inovação tecnológica no ensino à distância. Educação & Sociedade. 2003
- Algumas reflexões em torno da fundamentação da utilização educativa de sistemas hipermédia. Educação & Sociedade. 1996
- Navegando no hipervocabulário 1995
-
capítulo de livro
- E-Assessment in Portuguese Higher Education 2019
- Beyond the Technological Dimension of Edutainment 2013
- Exploring the Educational Power of Serious Games: A Review of Literature 2012
- A participação das escola portuguesas no projeto SeguraNet - Estudo de caso 10 - Escola do Ensino Básico 2,3 de Taíde - Braga 2011
- Comunicação científica: das restrições ao acesso livre 2010
- Dos promotores aos utilizadores: estudos sobre o RepositóriUM 2010
- Educational potential of e-portfolios : from student learning to teacher professional development 2008
- ePortfolios and eArgumentation 2008
- Blogues escolares: quando, como e porquê? 2007
- Dinâmica dos três C’s na avaliação de cursos em e-learning : compreensão, confiança, complementaridade 2006
-
documento
- Tablet use in schools 2015
- What is the school-to-school-collaboration scenario, and how to use it? 2014
- Collaboration & Assesement: Theory and practice 2014
- What is the liberating learners model, and how to use it? 2014
- The use of information an communication technologies in augmentative and alternative communication: literature review in Portugal 2014
- Development and implementation of an educational software "Discover sounds of words” 2014
- Development and implementation of an educational software: “Discover sounds of words” 2014
- Interaction between students with and without deafness: best practices 2014
- Journey to the syllables’ world: intervention in phonological awareness 2014
- CCL guide: Learning Story Collaboration: What is the collaboration learning model and how to use it? 2013
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho : um estudo exploratório 2011
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório 2011
- Problemáticas da avaliação em educação online 2009
- Actas do IV Congresso Galaico Português de Psicopedagogia 1998
-
livro