publicações selecionadas
-
artigo académico
- Technology and methodology: the “MADE BY THEM TO THEM” approach in early childhood. Digital Education Review. 2022
- Technology and methodology : the “MADE BY THEM TO THEM” approach in early childhood 2022
- Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação Histórica - REDUH . 2021
- The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1 st and 2 nd Basic Education Cycles. Athens Journal of Education. 2021
- The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training. International Journal of Educational and Pedagogical Sciences. 2021
- A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola. PLURAIS - Revista Multidisciplinar. 2019
- Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário. Sensos-e. 2019
- Factors That Inhibit or Promote The Integration of ICT in Education 2018
- Impact Of Digital Technologies On Pedagogical Practice In Primary Education. Rare are the teachers who have never used information and communication technologies (ICT) in an educational context. We intend to know the impact of the inclusion of ICT in the learning process by listening to primary teachers in service and students in an internship situation, the latter in the scope of initial teacher training. With regard to in-service teachers, a case study of a quantitative . 2018
- O USO DO FACEBOOK E AS EMOÇÕES EXPERIENCIADAS PELAS CRIANÇAS NA ÓPTICA DOS SEUS PROFESSORES. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2016
- Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital 2016
- The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary School. The potentialities of ICT in education bring about changes in the teaching and learning methodologies, in the places where you learn and in the way you learn. This demands a reflection not only on the ways of learning, but also on the support resources, so that learning can take place and, of course, it is indispensable to understand the teachers¿ answer to the digital challenges. Thus, the purpos. 2015
- Digital Educational Resources for Primary Education: The case of Manual Digital II. Information an Communication Technology for Education. 2014
- Digital educational resources: The case of Manual Digital II 2014
- Formação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e o online 2014
- Interactive multimodal narrative as an approach to developing emergent literacy in early childhood education. Sino-US English Teaching. 2013
- Critical thinking. Journal of Modern Education Review. 2012
- Os meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digital. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2009
- Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital 2009
-
artigo de conferência
- Challenges and Potentialities of Using ICT in Initial Teacher Education: A Comparative Study With Students From Portugal and Spain 2022
- A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem 2021
- O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História 2021
- O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Para práticas de b-learning nos cursos do ISCED-Huíla: análise das necessidades de infraestrutura tecnológica e formação docente 2021
- Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História 2020
- Deles para eles: quando os processos se tornam produtos e de novo processos 2019
- Potencialidades da Realidade Aumentada numa aula de ensino experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 2019
- Do perfl do professor estagiário ao perfl do aluno: atividades, reflexões e resultados 2019
- Made by them to them: The Students in the Learning Process 2019
- A sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino da informática aplicada 2019
- O grupo virtual do Facebook no ensino da disciplina de Informática Aplicada 2019
- Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary education 2018
- Impact of digital technologies on pedagogical practice in primary education 2018
- Factors that inhibit or promote the integration of ict in education 2018
- Digital and multimodal communication practices in early years education: official discourses & practical initiatives 2017
- Formação inicial de professores e o uso das TDIC: uma revisão sistemática de literatura 2017
- ICT IN PRIMARY SCHOOL: THEORIES AND PRACTICES IN THE MOTHER TONGUE 2017
- TECNOLOGIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL? 2017
- Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos 2017
- The smartphone in the context of the classroom in the primary school and in the higher education. Edulearn Proceedings. 2017
- What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources. Edulearn Proceedings. 2017
- The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with Emergent Research. Proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016 2016
- Introduction [to] Digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research 2016
- Online practices of children under 6: a grounded theory study 2016
- Práticas com TIC potenciadoras de mudança 2016
- Que formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital nas crianças? 2016
- The digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research: proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016 2016
- Avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo comparativo entre formatos do Moodle de uma universidade 2015
- Flipped classroom: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas 2015
- Meios digitais, Web, redes sociais e crianças de 3 a 5 anos de idade: as suas práticas, o papel dos irmãos e perceções dos pais 2015
- Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial e online 2015
- Revelações de um “dicionário maluco” na formação profissional docente 2015
- Tecnologias digitais no pré-escolar: o YouTube para aprender e partilhar 2015
- Digital reading : practices and challenges 2014
- Facebook e a interação online na formação contínua de professores 2014
- Leitura digital : desafios e oportunidades para professores e alunos 2014
- Pro UCA Brasil nas práticas educacionais das escolas : um estudo de caso em escolas públicas de Santa Catarina 2014
- Tecnologias digitais em ambiente informal de aprendizagem: o caso do Manual Digital II 2013
- Aprender em rede(s) 2013
- A narrativa digital na aula de língua portuguesa 2013
- As conceções das crianças sobre os jogos no 1.º ciclo do ensino básico 2013
- Desenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociais 2013
- Estudo de integração do Manual Digital II em práticas letivas no 1.º ciclo do ensino básico 2013
- I-mídi@s para escolas do ensino básico no Brasil e em Portugal 2013
- Manual Digital II: estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico. Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). 2013
- Mental retardation: a common clinical hallmark of creatine deficiency disorders 2013
- O meu Dicionário : estudo de caso na área da Expressão Musical 2013
- PLE's no 1.º ciclo do ensino básico : o site da turma 2013
- PLE’s no 1.º ciclo do ensino básico: o Site da Turma 2013
- Tecnologias digitais em ambiente informal de aprendizagem : o caso do Manual Digital II 2013
- Creatine deficiency syndromes: biochemical and molecular aspects 2012
- De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura 2012
- Integrating multiple literacies and digital storytelling in language learning : a case study 2012
- ICT and critical thinking: a multifaceted and integrated process in the English Language Learning (ESL) 2011
- A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais 2011
- ICT and critical thinking : a multifaceted and integrated process in the English Language Learning (ESL) 2011
- Manual Digital II : um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças 2011
- Manual Digital II: um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças 2011
- O YouTube e o pensamento de ordem superior em Inglês: língua estrangeira 2011
- Reading and writing in the digital age : e-book and digital storytelling. Edulearn Proceedings. 2011
- Redes sociais em contexto não formal : da partilha à aprendizagem 2011
- Redes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade 2011
- Ferramenta de comunicação interactiva no jardim-de-infância : a plataforma dajaneladomeujardim 2010
- From basic to critical and creative thinking : an exploratory study based on blogs 2009
- Comentários em blogues: uma estratégia para promover o pensamento crítico e criativo 2009
- Podcast no jardim-de-infância : oralidade, criatividade e pensamento crítico 2009
- TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo : contributo do blogue língua portuguesa 2009
- Videojogos e práticas desportivas 2009
- YouTube for learning English as a foreign language : critical thinking, communicative skills 2009
- E depois do estudo… a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação 2008
- Investigação e poesia : um discurso alternativo 2007
- As TIC no Jardim-de-Infância: potencialidades do blogue no desenvolvimento de competências sociais e literácitas 2007
- Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção 2007
- Competências básicas em tecnologias de informação : reflexões sobre uma estratégia de promoção da cidadania 2005
- Comunicação mediada por videoconferência: resultados de uma experiência 2005
- Globalisation & Technology: educational challenges 2005
- TIC e aprendizagem cooperativa : das teorias às práticas 2005
- Tecnologias da informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais 2005
-
artigo de revista
- Combinación de tecnologías digitales y metodologías activas para el aprendizaje histórico. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 2023
- The Challenges of Initial Teacher Training. International Journal of Emerging Technologies in Learning. 2021
- Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação Histórica - REDUH/LAPEDUH. 2021
- Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses. Temas & Matizes. 2020
- Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Higher-order thinking in foreign language learning. Advances in Social Sciences Research Journal. 2017
- O uso do Facebook e as emoções experienciadas pelas crianças na óptica dos seus professores. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2016
- Pedagogical usability: A theoretical essay for e-Learning. Holos. 2016
- Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Formação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e o online. Educação em Perspectiva. 2014
- Digital educational resources: The case of Manual Digital II . Multimedia Technology. 2014
- Interactive multimodal narrative as an approach to developing emergent literacy in early childhood education. Sino-US English Teaching. 2013
- Critical thinking. Journal of Modern Education Review. 2012
- Literacia digital e literacia informacional : breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Os conceitos de literacia digital e literacia informacional ora surgem como quase sinónimos, para alguns autores, ora com definições distintas, para outros. O que uns consideram literacia digital é por outros denominado literacia informacional. Neste artigo propomo-nos analisar ambos os conceitos a partir dos resultados de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados ISI (ISI. 2012
- Os meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digital. Eduser: Revista de Educação. 2009
-
capítulo de livro
- O desenvolvimento da consciência histórica na Era Digital: um estudo com alunos de 1º e 2º ciclos do Ensino Básico 2022
- (RE) DESENHANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA PARA OS 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO 2021
- Being a teacher in Distance Education: the perception of students in basic Education Degree 2021
- O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes 2021
- Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada 2020
- Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada 2020
- Utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo 2020
- Deles para eles: quando os processos se tornam produtos e de novo processos 2019
- A importância do grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico 2017
- Crianças, tecnologias e aprendizagem: contributo para uma teoria substantiva: a minha tese de doutoramento… mais de dez anos depois 2017
- THE SMARTPHONE IN THE CONTEXT OF THE CLASSROOM IN THE PRIMARY SCHOOL AND IN THE HIGHER EDUCATION 2017
- WHAT TEACHERS DO, OBSERVE, AND FEEL IN PEDAGOGICAL PRACTICE THROUGH THE USE OF DIGITAL RESOURCES 2017
- Emergencia de la identidad profesional: El caso de la Iniciación a la Prática Profesional en la Formación Inicial de Profesores 2016
- Emergencia de la identidad profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la formación inicial de profesores 2016
- The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary School 2015
- A escola e o trabalho em tempos cruzados 1997
-
documento
- The Integration of the Digital Platform Educaplay. in Interdisciplinary Paths in the 1 st and 2 nd Basic Education Cycles 2021
- Metodologias ativas e tecnologias digitais: contributos para o desenvolvimento da consciência histórica 2020
- Impact Of Digital Technologies On Pedagogical Practice In Primary Education 2018
- Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary education 2018
- FACTORS THAT INHIBIT OR PROMOTE THE INTEGRATION OF ICT IN EDUCATION 2018
- TECNOLOGIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL? 2018
- Digital and multimodal communication practices in early years education: official discourses & practical initiatives 2017
- ICT in primary school: theories and practices in the mother tongue 2017
- The smartphone in the context of the classroom in the primary school and in the higher education 2017
- What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources 2017
- Introduction [to] Digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research 2016
- Online practices of children under 6: a grounded theory study 2016
- Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no 1º CEB: teorias e práticas 2016
- Digital educational resources: The case of Manual Digital II 2014
- Formação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e o online 2014
- Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção 2007
-
livro
- A importância do grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico 2017
- Software de apoio a metodologias qualitativas: um estudo baseado na grounded theory 2017
- Educação e TIC: relatos de experiências, processos formativos e práticas educacionais 2016
- Emergencia de la identidad profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la formación inicial de profesores 2016
- Tecnologias e processos inovadores na educação 2016
-
poster de conferência
- The promotion of Historical Consciousness in emerging learning environment: a study with elementary school students 2020
- Digital and multimodal communication practices in early years education: official discourses & practical initiatives 2017
- Crianças, tecnologias e aprendizagem: octógono dinâmico 2005
-
teses