publicações selecionadas
-
artigo académico
- APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ. Educação & Sociedade. 2021
- CONFINAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NUM ECRÃ?. Educação & Sociedade. 2020
- Por uma Universidade Cidadã. SPN-Informação, (Sindicato dos Professores do Norte). 2007
- O 5º ano das licenciaturas em ensino: algumas reflexões e uma proposta de reorganização. Educação & Sociedade. 1996
- Associativismo Estudantil no Ensino Secundário e Reprodução Política das Organizações Partidárias da Juventude. Sociologia, Problemas e Práticas. 1996
- O 5º Ano das Licenciaturas em Ensino. Algumas Reflexões e uma Proposta de Reorganização. Educação & Sociedade. 1996
- O modelo integrado, 20 anos depois: contributos para uma avaliação do projeto de Licenciaturas em Ensino na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 1995
- A Administração Escolar, Reflexões em Confronto. Inovação. 1995
- O Modelo Integrado, 20 Anos Depois. Contributos para uma Avaliação do Projecto de Licenciaturas em Ensino na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 1995
- A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal. Educação & Sociedade. 1993
- As Organizações Partidárias de Juventude e o Associativismo Estudantil: A Lógica da Partidarização no Quadro de um Novo Discurso e de uma Nova Estratégia. Educação & Sociedade. 1992
- Participação discente e socialização normativa. Na perspectiva da sociologia das organizações educativas. Revista Aprender. 1990
- Adult Education and Community Development: Experiences From Programs in Northern Portugal. Universidade de Linköping, Linköping . 1985
-
artigo de conferência
- Democracia e educação de adultos: "Aprender com a própria vida", viver e aprender democracia 2020
- Adult learning and education in diverse communities: cultural invasion or dialogical action for liberation? Revisiting Freire's Pedagogy of the Oppressed 2020
- Agrupamento de escolas: Choques de racionalidades e práticas de dominação burocrática 2018
- A EJA no contexto de uma educação permanente ou ao longo da vida: mais humanos e livres, ou apenas mais competitivos e úteis? 2016
- Aprender a ser un recurso humano útil: crítica desde la perspectiva gelpiana 2015
- Políticas e governação da educação superior 2014
- Autonomia da pedagogia: as decisões autônomas dos professores, a autonomia das escolas e a democratização dos poderes educativos 2012
- Democratização da escola, participação comunitária e cidadania crítica 2012
- Director de escola: subordinação e poder 2011
- Investigação, saberes e poderes em educação 2011
- É difícil perspectivar tempos mais complicados 2011
- Políticas de educação ao longo da vida: sob o signo da modernização e da competitividade 2008
- Abordagem político-organizacional da assessoria em educação 2007
- O papel dos agrupamentos de escolas na reorganização do sistema educativo 2005
- La democratización de la escuela pública: organización y participación 2003
- Conferência "25 anos de gestão escolar" 2002
- Política e Administração da Educação. Investigação, Formação e Práticas 2001
- Políticas educativas, novas (e velhas) oportunidades 1998
- The democratization of democracy: a South European view on European democracy and citizenship education 1996
- Crítica da racionalidade técnico-burocrática em educação: das articulações e desarticulações entre investigação e acção 1995
- Politische Bildung und die Politik der Erwachsenenbildung 1995
- O ensino e a investigação em administração educacional em Portugal: situação e perspectivas 1991
- Modelos de organização das escolas básica e secundária: Para uma direcção democrática e uma gestão profissional 1988
- A Contribuição das Perspectivas Sociológica e Organizacional para a Formação de Professores 1986
- O Projecto de Educação de Adultos da Universidade do Minho 1980
-
artigo de revista
- The debate on intergovernmental organisations and adult learning and education policies: intersections between the political and scientific fields. International Journal of Lifelong Education. 2022
- Democracia e educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática. Education Policy Analysis Archives. 2021
- Considerações em torno do ato de estudar Paulo Freire. Estudos Universitários. 2021
- Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada. Educação & Sociedade. 2021
- Educació d’adults: democràcia, ciutadania i emancipació. Quaderns D' Educació Contínua. 2021
- A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa: entrevista com Licínio C. Lima. Educar em Revista. 2020
- Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo 2020
- Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social. 2020
- A pedagogia do oprimido como fonte para a crítica ao pedagogismo opressor. Educação e Pesquisa. 2019
- Uma pedagogia contra o outro? Competitividade e emulação. Educação & Sociedade. 2019
- Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): Ruturas, continuidades, apropriações seletivas. Educação & Sociedade. 2018
- Adult and permanent education in times of crisis: A critical perspective based on Freire and Gelpi. Studies in the Education of Adults. 2018
- Lógicas políticas da educação de adultos em Portugal. Cadernos de Pesquisa. 2018
- Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública?. Educar em Revista. 2018
- Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública. Currículo Sem Fronteiras. 2018
- Democracia, participação, autonomia: sobre a direção das escolas públicas. Revista de Administração e Emprego Público. 2018
- Formar-se per a la vida ó viure l’educació i la formació?. Quaderns D' Educació Contínua. 2018
- "Política e politicidade da educação": uma disciplina sobre Paulo Freire lecionada em Portugal. Movimento : Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. 2017
- Formação e Investigação em Administração Educacional em Portugal. Espaço do Currículo. 2017
- Tres raons per llegir a Freire, més enllá de la més òbvia. Quaderns D' Educació Contínua. 2017
- Evaluación hiperburocrática. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado. 2016
- Conselho Cultural (1986-2016): realizações, incertezas, potencialidades. Fórum. 2016
- Recognition of prior learning at the centre of a national strategy: Tensions between professional gains and personal development. Journal of Adult and Continuing Education. 2016
- Revisitação gelpiana da educação permanente: ambiguidades e erosão política de um conceito. Investigar em Educação. 2016
- Sobre a educação cultural e ético-política dos professores. Educar em Revista. 2016
- Institutional assessment as an instrument of rationalization back to the school as a formal organisation | A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e Pesquisa. 2015
- O programa "Aproximar Educação", os municípios e as escolas: descentralização democrática ou desconcentração administrativa. Questões Atuais de Direito Local. 2015
- Research into educational management in Portugal: Themes, focus and methodologies | Ricerca sull’amministrazione scolastica in Portogallo: Temi, punto focale e metodologie. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies. 2015
- Democratic management of schools: From self-government to the rise of a managerial post-democracy? | La gestion démocratique des écoles: De l'autogouvernement à l'émergence d'une post-démocratie gestionnaire? | A gestão democrática das escolas: Do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária?. Educação & Sociedade. 2014
- E depois de 25 de Abril de 1974 : Centro(s) e periferia(s) das decisões no governo das escolas. Educação e Pesquisa. 2014
- Políticas de educação permanente: qualificacionismo adaptativo ou educação de adultos? 2014
- Revisión crítica de la hegemonía de un cierto concepto de "aprendizaje a lo largo de la vida". Decisio. 2014
- Crítica da educação indecisa : a propósito da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. E-Curriculum. 2011
- Políticas educacionais, organização escolar e trabalho dos professores. Educação: Teoria e Prática. 2011
- A educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na "sociedade da aprendizagem" 2010
- Between Hamburg (1997) and Belém (2009): the hegemony of learning to acquire economically valuable skills. Adult Education and Development. 2010
- Educational research and researchers : critical notes. Sísifo: Revista de Ciências da Educação. 2010
- Investigação e investigadores em educação : anotações críticas. Sísifo: Revista de Ciências da Educação. 2010
- A democratização do governo das escolas públicas em Portugal. Sociologia. 2009
- O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2008
- A propósito do conceito de participação num ensaio de Lúcio Craveiro da Silva 2008
- A “escola” como categoria na pesquisa em educação. Educação Unisinos. 2008
- Cidadania e Educação : adaptação ao mercado competitivo ou participação na democratização da democracia?. Educação e Pesquisa. 2005
- Adult education as social policy: A view from Portugal. Concept: The Journal of Contemporary Community Education Practice Theory. 2004
- Do aprender a ser à aquisição de competências para competir : adaptação, competitividade e performance na sociedade da aprendizagem. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2004
- O agrupamento de escolas como novo escalão da administração desconcentrada. Educação & Sociedade. 2004
- A democratização das organizações educativas e a participação como ingerência : contribuições de Paulo Freire. Fórum. 2002
- Organització educativa i participació democràtica radical : revizitatnt Paulo Freire. Quaderns D' Educació Contínua. 2002
- Políticas de educação de adultos: Da (não) reforma às decisões pós-reformistas. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2001
- Política educativa e democratização do ensino nas intervenções cívicas de Santos Simões. Fórum. 1999
- Autonomia da pedagogia da autonomia. Inovação. 1999
- Mudando a cara da escola. Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. Educação e Pesquisa. 1998
- O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.. Revista Brasileira de Educação. 1997
- Para o estudo da evolução do ensino e da formação em administração educacional em Portugal. Revista da Faculdade de Educação. 1997
- Associativismo estudantil no ensino secundário e a reprodução política das organizações partidárias de juventude. Sociologia, Problemas e Práticas. 1996
- Educação de adultos e construção da cidadania democrática: Para uma crítica do gerencialismo e da educação contábil. Inovação. 1996
- O 5º ano das licenciaturas em ensino: algumas reflexões e uma proposta de reorganização. Educação & Sociedade. 1996
- A participação portuguesa no projecto de investigação Eurodelphi : a educação de adultos na Europa 1995
- O modelo integrado, 20 anos depois: contributos para uma avaliação do projecto de licenciaturas em ensino na Universidade do Minho 1995
- The Promised Land: school autonomy, evaluation and curriculum decision making in Portugal. Educational Review. 1995
- Modernização, racionalização e optimização: perspectivas neo-taylorianas na organização e administração da educação. Cadernos de Ciências Sociais. 1994
- A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal. Educação & Sociedade. 1993
- As organizações partidárias de juventude e o associativismo estudantil : a lógica da partidarização no quadro de um novo discurso e de uma nova estratégia 1992
- Organizações educativas e administração educacional em editorial 1992
- Planos, estruturas e regras organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola como organização. Educação & Sociedade. 1991
- Produção e reprodução de regras: normativismo e infidelidade normativa na organização escolar 1991
- Ano Internacional da Alfabetização 1990: alfabetismo funcional e pós-alfabetização 1990
- Participação discente e socialização normativa na perspectiva da sociologia das organizações educativas. Revista Aprender. 1990
- Elementos de análise sócio-organizacional das associações locais: a partir de um inquérito-piloto realizado no concelho de Braga 1989
- Formação de dirigentes e animadores associativos: dados preliminares de um inquérito realizado no concelho de Braga 1988
- A Reorganização e a Administração da Educação de Adultos nos Trabalhos da Reforma Educativa 1988
- Inovação e Mudança em Educação de Adultos: Aspectos Organizacionais e de Política Educativa 1988
- Organização e administração de projectos de investigação e desenvolvimento em Educação de Adultos 1987
- Unidade de educação de adultos: formação, investigação e desenvolvimento 1987
- Insucesso e selecção social na disciplina de Português: o(s) discurso(s) dos professores - uma abordagem interdisciplinar 1987
- Adult education and community development: experiences from programs in northern Portugal. Convergence. 1984
- As associações como instâncias educativas promotoras de desenvolvimento 1982
-
capítulo de livro
- Políticas de educação de adultos e comunidades diversas 2022
- Adult learning and mainstream education discourse 2022
- Educação de adultos: quanto mais larga e diversa, mais humana 2022
- Educação permanente: contestação, enquadramento, otimização pessoal 2021
- Introdução: revisitações críticas em torno da educação permanente 2021
- Estudar Paulo Freire: uma pedagogia da subversão? 2021
- A centralidade do(a) diretor(a) e as suas representações sobre o governo das escolas/agrupamentos 2020
- Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática 2020
- Introdução: Diretor, Direção, Equipa de Direção e outras Ambiguidades 2020
- A educação como profissão 2019
- Posfácio: Possibilidades e limites de políticas e práticas socioeducativas de inclusão 2019
- Algumas notas sobre democratização e desigualdades na educação em Portugal (1974-2018) 2018
- Três razões para estudar Freire hoje, para além da mais óbvia 2018
- Vzdělávání dospělých v časech krize příspěvky Paula Freireho a Ettore Gelpiho ke studiu politiky 2018
- O que é a democracia na "gestão democrática das escolas"? Representações de diretores(as) 2017
- Faz sentido a escola pública distinguir o mérito e a excelência? Reflexões críticas a partir de perspetivas de diretores escolares 2017
- Introdução: sobre o governo das escolas 2017
- O que é a democracia na «gestão democrática das escolas»? Representações de diretores(as) 2017
- Adult learning and education policies in Germany, Portugal and Sweden: An analysis of national reports to CONFINTEA VI 2016
- "A melhor ciência": o académico-empreendedor e a produção de conhecimento economicamente relevante 2015
- Gestão democrática [em Paulo Freire] 2015
- Portugal: policy and adult education 2015
- Le Directeur: modèle de gestion et de leadership dans l'école publique portuguaise 2014
- Le directeur : modèle de gestion et de leadership dans l'école publique portugaise 2014
- Le directeur: modèle de gestion et de leadership dans l'école publique portugaise 2014
- Diretor(a) de escola pública: unipessoalidade e concentração do poder no quadro de uma relação subordinada 2013
- Intermitencias políticas de la educación permanente : del "déficit de cualificación" a la promoción de la ciudadanía 2013
- Universidade gestionária: hibridismo institucional e adaptação ao ambiente competitivo 2013
- Educación permanente en tiempos de crisis: volviendo a Freire, Gelpi e Illich 2012
- Elementos de análise organizacional das políticas e práticas de avaliação escolar 2012
- Elementos de hiperburocratização da administração educacional 2012
- Introducció [a] "Estratègies europees en l' aprenentatge permanent: una introducció crítica" 2012
- Introducción [a] "Estrategias europeas en el aprendizaje permanente: una introducción crítica" 2012
- Introdução [a] "Percursos educativos e vidas de adultos: reconhecimento, validação e certificação de competências numa Associação de Desenvolvimento Local" 2012
- On the right hand of lifelong learning 2012
- Patterns of institutional management: democratisation, autonomy and the managerialist canon 2012
- Presentación [a] "Educación a lo largo de la vida" 2012
- Reconhecimento, validação e certificação de competências : tensões entre certificação, qualificação e desenvolvimento pessoal e social numa associação de desenvolvimento local 2012
- Adult learning and civil society organizations: participation or transformation? 2011
- António Simões, um académico pioneiro da educação permanente e de adultos em Portugal 2011
- Apresentação [a] "Administração escolar : estudos" 2011
- Avaliação, competitividade e hiperburocracia 2011
- Concepções de escola: para uma hermenêutica organizacional 2010
- Educació Permanent, Associativisme i Autonomia Democràtica 2008
- A deliberação democrática nas escolas: os procedimentos gerenciais e as decisões políticas 2007
- Administração da educação e autonomia das escolas 2007
- Schooling for critical education: the reinvention of schools as democratic organizations 2007
- Políticas educativas contemporâneas: o caso do espaço europeu de ensino superior 2006
- Políticas educativas y educación popular : la ciudadanía democrática y los imperativos del mercado competitivo 2006
- Políticas públicas, novos contextos e actores em educação de adultos 2006
- Popular education : democratic theories, citizenship and competitive market 2006
- Vinte e cinco anos a aprender educação de adultos na UEA (1979-2004) 2006
- A educação de adultos em Portugal (1974-2004): entre as lógicas da educação popular e da gestão de recursos humanos 2005
- Escolarizando para uma educação crítica: a reinvenção das escolas como organizações democráticas 2005
- Introducción [en] "Propuestas de Paulo Freire para una renovación educativa" 2005
- Apresentação [em] "Educação de Adultos: forum III" 2004
- Adult education as social policy: reforming and post-reforming strategies in Portugal 2003
- Sociologia das organizações educativas: contributos para a formação pós-graduada em Administração Educacional 2003
- A participação dos pais na governação democrática da escola 2002
- A participação dos pais na governação democrática das escolas 2002
- Nota introdutória [a] "Novas políticas de educação e formação de adultos : o contexto internacional e a situação portuguesa" 2002
- Administração escolar em Portugal: da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas 2000
- A administração do sistema educativo e das escolas (1986-1996) 1998
- Construindo um objecto: para uma análise crítica da investigação portuguesa sobre a escola 1996
- Forum de educação de adultos 1994
- Apresentação [a] "Reorganização do subsistema de educação de adultos" 1988
- Ordenamento Jurídico da Direcção e Gestão das Escolas 1988
- Princípios Gerais da Direcção e Gestão das Escolas 1988
- Introdução [a] "Inquérito às autarquias locais do distrito de Braga: uma perspectiva sócio-educacional" 1984
- Introdução [a] "Inquérito às associações do distrito de Braga" 1982
-
documento
- The critical power of Freire's work. Australian Journal of Adult Learning. 2021
- Apresentaçâo do dossiê Democracia, escola e mudança digital: desafios da contemporaneidade. Educação & Sociedade. 2021
- Audição pública sobre “O Regime de Autonomia, Administração e Gestão dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário” (23 de fevereiro de 2021) 2021
- Confinar a experiência escolar num ecrã?. Educação & Sociedade. 2020
- Laudatio [Doutoramento honoris causa Álvaro Laborinho Lúcio] 2019
- O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade 2017
- Prefácio [a Os poderes e a escola] 2014
- Apresentação da Seção temática - Privatização da educação no contexto da(s) "Terceira(s) Via(s)”: Uma caracterização em análise. Currículo Sem Fronteiras. 2013
- Prefácio [As políticas educativas para o sector da educação de adultos em Portugal] 2013
- Prefácio [a Supervisão em enfermagem: Construir as interfaces entre a escola e o hospital] 2012
- A leitura de Paulo Freire: uma história de vida, da autoria de Ana Maria Araújo Freire, Indaiatuba-São Paulo, Villa Das Letras, 2006, 655 P.I. E-Curriculum. 2012
- Alberto Melo e as suas Passagens Revoltas 2012
- Nuevas políticas activas en la educación permanente. Rizoma freireano. 2012
- Prefácio [a Universidade Agostinho Neto: quo vadis?] 2012
- [Prefácio a] "Aprender para ganhar, conhecer para competir : sobre a subordinação da educação na "sociedade da aprendizagem" 2012
- Perspectivas de Análise Organizacional das Escolas 2011
- [Prefácio Políticas de educação de adultos em Portugal (1999-2006)] 2011
- A educação para a cidadania tem ressonâncias republicanas: entrevista 2010
- Administração escolar 2010
- Introdução [a] "Perspectivas de análise organizacional das escolas" 2010
- Évaluation, compétitivité et hyper-bureaucratie 2010
- A educação de adultos em organizações educativas não-escolares: comentário 2009
- Audição parlamentar sobre o projecto governamental de “Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário" 2008
- [Prefácio a] "A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica" 2008
- [Prefácio a] "Educação ao longo da vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró" 2007
- Compreender a Escola. Perspectivas de Análise Organizacional. 2006
- Educação Não Escolar de Adultos. Iniciativas de Educação e Formação em Contexto Associativo 2006
- Estudar Paulo Freire. E-Curriculum. 2006
- Prefácio à edição portuguesa [“Brunsson, Nils (2006). A organização da hipocrisia - os grupos em acção: dialogar, decidir e agir”] 2006
- [Prefácio e Introdução a] "Educação não escolar de adultos: iniciativas de educação e formação em contexto associativo" 2006
- Educação de Adultos. Forum III 2004
- Perspectives on Adult Education in Portugal 2004
- Preface [of] "Perspectives on Adult Education in Portugal" 2004
- Prefácio [a Associações de pais e encarregados de educação na escola pública] 2003
- Editorial [Investigar em Educação, n.º 2 (Jun. 2003)]. Investigar em Educação. 2003
- [Prefácio a] Organització Escolar I Democràcia Radical: Paulo Freire I el Govern Democràtic de l’ Escola Pública 2002
- [Prefácio a] Organização escolar e democracia radical : Paulo Freire e a governação democrática da escola pública 2002
- Apresentação [em] "Educação de Adultos: forum II" 2000
- Educação de Adultos. Forum II 2000
- Prefácio [Parcerias e poderes na organização escolar] 2000
- [Recensão a] Afonso, Almerindo Janela Políticas educativas e avaliação educacional. Para uma análise sociológica da reforma educativa em Portugal (1985-1995). Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 1998, 421 p.. Educação e Pesquisa. 1999
- Por Favor, Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária 1998
- [Prefácio a] “Por favor, elejam a B: o associativismo juvenil da escola secundária” 1998
- Prefácio [a Cultura organizacional escolar: Representações dos prefessores numa escola portuguesa] 1997
- Prefácio [a Racionalidades e práticas na gestão pedagógica: o caso do director de turma] 1997
- Projectos de inovação nas escolas: da reforma-decreto à reforma-mudança 1996
- A Participação Portuguesa no Projecto de Investigação Eurodelphi. A Educação de Adultos na Europa 1995
- Modelo Integrado, 20 anos depois", in Rumos, n.º 5 1995
- Educação de Adultos. Forum I 1994
- O Perfil do Professor projectado por estudantes em formação inicial 1990
- Projecto Viana (1983-1988) - Um Ensaio de Investigação Participativa 1990
- [Prefácio a] "Projecto Viana (1983-1988): um ensaio de investigação participativa" 1990
- Elementos de Análise Sócio-Organizacional das Associações Locais. A partir de um inquérito — piloto realizado no concelho de Braga 1989
- [Prefácio a] Investigação e projectos de desenvolvimento em educação 1989
- Formação de Dirigentes e Animadores Associativos. Dados preliminares de um inquérito realizado no concelho de Braga 1988
- [Prefácio a] "Gestão das escolas secundárias: a participação dos alunos" 1988
-
livro
- Diretores escolares em ação 2020
- Educação permanente e de jovens e adultos: crise e transformação 2020
- Introdução: sobre o governo das escolas 2017
- O que é a democracia na "gestão democrática das escolas"? Representações de diretores(as) 2017
- Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na "sociedade da aprendizagem" 2012
- Estrategias europeas en el aprendizaje permanente una introducción crítica 2012
- Estratègies europees en l' aprenentatge permanent una introducció crítica 2012
- Percursos educativos e vidas de adultos. Reconhecimento, validação e certificação de competências numa Associação de desenvolvimento local 2012
- European strategies in lifelong learning: a critical introduction 2011
- A Educação na República 2011
- European strategies in lifelong learning. A critical introduction 2011
- Propuestas de Paulo Freire para una Renovación Educativa 2009
- Contexto organizacional, orientações e práticas de educação de adultos : os cursos EFA numa associação local 2007
- Condições e Possibilidades de Desenvolvimento de Cursos EFA. Um Guia para a Acção 2007
- Condições e possibilidades de desenvolvimento de cursos EFA: um guia para a acção 2007
- Contexto organizacional, orientação e práticas de educação de adultos. Os cursos EFA numa associação local 2007
- Educação ao longo da vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró 2007
- Propuestas de Paulo Freire para una Renovación Educativa 2005
- Reformas da educação pública: democratização, modernização, neoliberalismo 2002
- A participação dos pais na governação democrática da escola 2002
- Novas Políticas de Educação e Formação de Adultos. O Contexto Internacional e a Situação Portuguesa 2002
- Reformas da Educação Pública. Democratização, Modernização, Neoliberalismo 2002
- Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos. Estudo para a Construção de um Modelo Institucional 1999
- Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos: estudo para a construção de um modelo institucional 1999
- A Escola como organização e a participação na organização Escolar : um estudo da Escola Secundária em Portugal (1974-1988) 1998
- Construindo modelos de gestão escolar 1996
- Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação. Uma Introdução 1989
- Reorganização do Subsistema de Educação de Adultos 1988
- Associações para o desenvolvimento no Alto Minho 1986
- O conselho de turma: um exercício de simulação 1986
- Ciência e Sociedade. Uma Introdução ao Estudo das suas Relações 1984
- Introdução [a] "Ciência e sociedade: uma Introdução ao estudo das suas relações" 1984
- Inquérito às Associações do Distrito de Braga 1982
- Metodologia numa equipa de trabalho de campo : uma perspectiva educacional 1982