publicações selecionadas
-
artigo académico
- Barriers to personal creativity in Spanish and Portuguese university students. Educacion Xx1. 2024
- Criatividade e diferenças de género na universidade: uma investigação exploratória com estudantes portugueses/as. Ex-Aequo. 2023
- Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do Ensino Básico. Talincrea - Talento, Inteligencia y Creatividad. 2023
- - Martins, F., Moreira, R., Morais, M. F.,Miranda, L.,& Aquino, S. . A universidade a formação para Indústrias Criativas: Estudo exploratório sobre como estudantes de Portugal e do Brasil pensam criatividade. . AMAzônica. 2023
- Criatividade e Ensino Superior em Portugal e no Brasil: O país, o género a área de estudo diferenciam estudantes? . AMAzônica. 2023
- Factores influyentes en excelencia creativa feminina: Un estudio con mujeres brasileñas, portuguesas y españolas. . Creatividad y Sociedad. 2023
- A criatividade e o Ensino Superior: Considerações para o presente e para o futuro.. Talincrea - Revista Talento, inteligencia y Creatividad , 8 (16), 63-76.. 2022
- Crenças acerca de Criatividade: mitos ou verdades? Apresentação de uma escala de avaliação.. Revista Ibero-americana de Criatividade e Inovação. 2021
- Práticas Criativas em Sala de Aula e a Criatividade dos Docentes: Estudo Exploratório no Ensino Básico.. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación.,. 2021
- Representações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitários. Revista Ibero-americana de Criatividade e Inovação. 2021
- Desenvolvimento de competências criativas: Um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário. EDUCAmazônia-Educação, Sociedade e meio Ambiente. 2020
- La creatividad como proyecto en el contexto del museo: Una mirada desde el desarrollo del potencial creativo en la infancia. AMAzônia- Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação. 2020
- Estudo das características psicométricas da Escala das Representações sobre Altas Capacidades Intelectuais (ERACI): Um estudo com universitários portugueses. Revista Psicologia, Educação e Cultura. 2020
- Portuguese adaptation of the Classroom Climate for Creativity Scale. Trends in Psychology-Temas em Psicologia. 2019
- Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: Um estudo exploratório no 1º ciclo do Ensino Secundário. Psicologia, Educação e Cultura. 2018
- Entrevista a...Maria de Fátima Morais. Talincrea-Revista Talento, inteligência y creatividad. 2018
- Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal. Psicologia em Revista. 2017
- Entrepreneurship education: Economic Analysis of an entrepreneurial training program based on pupil enterprises in Portugal. Journal of Spatial and Organizational Dynamics,. 2016
- Mulheres com excelência criativa em Portugal 2016
- Perceções de eficácia sobre intervenção na resolução criativa de problemas: O programa Future Problem Solving International em Portugal. Talincrea - Talento, Inteligencia y Creatividad. 2016
- Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior. Talincrea - Talento, Inteligencia y Creatividad. 2015
- Criatividade: Conceito e desafios. Educação e Matemática. 2015
- Educar Adolescentes para a Inovação e o Futuro: O Future Problem Solving Program International (FPSPI) como cenário de intervenção. EDUCAmazônia. 2015
- Competências criativas e motivação para a aprendizagem: Realidades distintas em adolescentes? 2014
- Criatividade e práticas docentes no Ensino Superior: Como pensam os alunos de áreas curriculares diferentes? . RevistaAMAZônica. 2014
- Educação para o empreendedorismo em Portugal: O nascimento do programa Empreender na Escola. AMAzônica. 2014
- Expressão da criatividade figural em estudantes de cursos de formação de educadores brasileiros e portugueses. AMAzônica. 2014
- FPSPI- Future Problem Solving Program International: Análises dos efeitos do programa em competências do pensamento criativo. . Revista AMAzônica. 2014
- Metáforas e pensamento divergente: Criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias. Análise Psicológica. 2014
- Motivação para a aprendizagem escolar: Adaptação de um instrumento de avaliação para o contexto português 2014
- Perceptions of Barriers to Personal Creativity: Validation of an Inventory Involving High Education Students. The European Journal of Social & Behavioural Sciences (EJSBS). 2014
- Validação portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para a criatividade na Educação Superior. Análise Psicológica. 2014
- Representações sobre criatividade: Diferenças entre docentes portugueses do Ensino Básico e Secundário. AMAzônica. 2013
- A aplicação do Future Problem Solving Program International em adolescentes: Um estudo exploratório. AMAzônica. 2012
- Avaliação da criatividade como condição para o seu desenvolvimento: Um estudo português do teste de Pensamento Criativo de Torrance em Contexto escolar. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia Y Cambio en Educacion. 2012
- Creatividad, inteligencia y rendimiento escolar: Estudio de las relaciones recíprocas en una muestra de 6º año de escolaridad. Faísca-Revista de Altas Capacidades. 2012
- O FPSI: Future Problem Solving Program International como um instrumento interventivo na sobredotação: Caracterização do programa e resultados . Sobredotação. 2012
- Pensando a criatividade: Apontamentos sobre o percurso explicativo do conceito. Revista RecreArte . 2011
- What is a creative teacher and what is a creative pupil? Perceptions of teachers. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2011
- AVALIAÇÃO DA CRIATIVIDADE COMO UM CONTEXTO DELICADO: REVISÃO DE METODOLOGIAS E PROBLEMÁTICAS. Análise Psicológica. 2009
- La creatividad en las palabras de inventores portugueses: Identificacion de características de personalidad y de recorridos de vida. Creatividad y Sociedad. 2007
- Na escuta de quem se demonstra criativo: Alguns contributos para a temática da criatividade? . Sobredotação. 2007
- A pessoa e o processo criativos: Análise de testemunhos de inventores independentes portugueses. Comunicação e Sociedade. 2004
- Avaliar criatividade. A utilização de produtos criativos em contexto educativo. Encontro: Revista de Psicologia. 2004
- Creativity and cognition: Differentiation of extreme creative performances. Creativity and Cultural Diversity Monographs. 2004
- O educador e a personalidade criativa: Algumas considerações. Cadernos de Criatividade. 2003
- Os produtos criativos: Introdução a uma alternativa de avaliação no contexto educativo. Sobredotação. 2003
- Criatividade e cognição: Diferenciação de desempenhos criativos extremos. Revista Galaico-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion. 2002
- Criatividade como (re)conciliação: Indivíduo, cultura e acaso. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. 2001
- Diferenciação cognitiva de realizações criativas extremas. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. 2001
- Particularidades criativas no processamento cognitivo: Porque criatividade também é cognição. Psicologia, Educação e Cultura. 2001
- (In)definições de criatividade. Ou uma dupla ansiedade a gerir. Cadernos de Criatividade. 2000
- Descoberta de problemas e criatividade: Elementos para uma caracterização. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. 2000
- Insight e descoberta de problemas: Novas propostas de avaliação do desenvolvimento cognitivo. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. 1999
- Estudo de caso: Em busca do paradigma perdido? . Educação & Sociedade. 1994
- Educabilidade cognitiva: Conceptualização, operacionalização e intervenção. Inovação. 1993
- Formação de professores em Psicologia: (Re)pensar uma experiência de formação inicial pela percepção de necessidades de professores em exercício. Jornal de Psicologia. 1993
- Inteligência e desempenho cognitivo: Interdependência e estratégias de promoção. Cadernos CIDInE. 1992
- Desvio à norma: Para uma inquietação diferente. Comunicação . 1990
- Da inteligência à cognição e ao desenvolvimento cognitivo. Revista de Educação. 1989
- Programa "Promoção Cognitiva". Educação & Sociedade. 1989
-
artigo de conferência
- Investigação qualitativa em psicologia da educação: estudo dos perfis de alunos de mérito escolar 2015
- Investigação qualitativa em Psicologia da Educação: Estudo de perfis de alunos de mérito escolar 2015
- Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: Diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior 2015
- Criatividade: investimento pessoal e organizacional para o séc. XXI? 2012
- Escala de personalidade criativa: estudo preliminar para a sua construção 2012
- Criatividade: desafios ao conceito 2011
- Criatividade: Investimento pessoal e organizacional para o séc. XXI? 2011
- Carreira, criatividade e empreendedorismo: [actas da VII Conferência Desenvolvimento Vocacional] 2011
- Criatividade em alunos do ensino básico: que confronto com a percepção dos seus professores 2008
- Criatividade em alunos do Ensino Básico: Que confronto com a percepção dos seus professores? 2008
- Desempenhos extremos em criatividade: Que diferenciação cognitiva? 2001
- Habilidades cognitivas e rendimento escolar: Análise diferencial da relação segundo variáveis dos alunos e funções cognitivas avaliadas 2001
- Provas cognitivas centradas nos traços e nos processos: Construção e validação 1999
- Formação de professores: Análise de percepções e de necessidades 1992
- Uma experiência de promoção cognitiva 1990
-
artigo de revista
- A criatividade e o ensino superior: considerações para o presente e o futuro. Talincrea. 2022
- Práticas Criativas em Sala de Aula e a Criatividade dos Docentes: Estudo Exploratório no Ensino Básico. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. 2021
- Crenças acerca de Criatividade: mitos ou verdades? Apresentação de uma escala de avaliação. Revista Ibero-americana de Criatividade e Inovação. 2021
- Representações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitários. Revista Ibero-americana de Criatividade e Inovação. 2021
- Environmental and Psychological Factors that Influence the Creative Excellence of Brazilian and Portuguese Women. Journal of Creative Behavior. 2020
- Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.. Revista Educamazônia: Educação, Sociedade e Meio Ambiente. 2020
- Estudo das características psicométricas da Escala das Representações sobre Altas Capacidades Intelectuais (ERACI): Um estudo com universitários portugueses. Psicologia, Educação e Cultura. 2020
- La creatividad como proyecto en el contexto del museo: una mirada desde el desarrollo del potencial creativo en la infancia 2020
- Criatividade e motivação: um estudo exploratório em docentes. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2019
- The Future Problem Solving Program International: An Intervention to Promote Creative Skills in Portuguese Adolescents. Journal of Creative Behavior. 2019
- “I would be more creative if...”: Are there perceived barriers to college students’ creative expression according to gender?. Estudos de Psicologia. 2019
- Climate scale for creativity in the classroom: Evidence of factorial validity in the portuguese context,Escala clima para criatividade em sala de aula: Evidência de validade fatorial no contexto português,Escala clima para la creatividad en la classe: Evidencia de validez factorial en el contexto português. Temas em Psicologia. 2019
- Future problem solving program international and creativity: Perceptions of adolescents. Creativity and Human Development. 2019
- Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Psicologia, Educação e Cultura. 2018
- Inventário de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico: Validação em Alunos Universitários. Análise Psicológica. 2018
- A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: opiniões dos alunos e professores participantes do Programa Empreender na Escola. Avances en Psicología Latinoamericana. 2017
- Educação para a Criatividade em Adolescentes: Uma Experiência com Future Problem Solving Program Internacional. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. 2017
- Representações sobre clima criativo: uma perspectiva de alunos e de professores do ensino básico em escolas públicas e privadas de Portugal. Psicologia em Revista. 2017
- Teaching Practices for Creativity at University: A Study in Portugal and Brazil. Paideia. 2017
- Entrepreneurship education: Economic analysis of an entrepreneurial training program based on pupil enterprises in Portugal. Journal of Spatial and Organizational Dynamics. 2016
- Perceções de eficácia sobre intervenção na resolução criativa de problemas: O programa Future Problem Solving International em Portugal 2016
- Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Educação & Sociedade. 2016
- Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior 2015
- Criatividade: conceito e desafios. Educação e Matemática. 2015
- Educar adolescentes para a inovação e o futuro: o Future Problem Solving Program International (FPSPI) como cenário de intervenção. Revista Educamazônia: Educação, Sociedade e Meio Ambiente. 2015
- Intervention Program on Adolescent’s Creativity Representations and Academic Motivation. Paideia. 2015
- Mulheres com excelência criativa em Portugal. Psicologia, Educação e Cultura. 2015
- Perceções de obstáculos à criatividade em universitários de diferentes áreas curriculares e níveis de graduação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Perceptions of barriers to personal creativity: validation of an inventory involving high education students. The European Journal of Social and Behavioural Sciences. 2014
- Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?. Psicologia, Educação e Cultura. 2014
- Criatividade e práticas docentes no ensino superior: como pensam os alunos de áreas curriculares diferentes?. AMAzônica. 2014
- Educação para o empreendedorismo em Portugal: o nascimento do Programa Empreender na Escola. AMAzônica. 2014
- Expressão da criatividade figural em estudantes de cursos de formação de educadores brasileiros e portugueses. AMAzônica. 2014
- FPSPI - Futur Problem Solving International: análise dos efeitos do programa em competências do pensamento criativo. AMAzônica. 2014
- Metáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias. Análise Psicológica. 2014
- Motivação para a aprendizagem escolar: adaptação de um instrumento de avaliação para o contexto português 2014
- Validação portuguesa do inventário de práticas docentes para criatividade na educação superior. Análise Psicológica. 2014
- Factorial structure analysis of the Torrance Test with Portuguese students. Estudos de Psicologia. 2013
- Representações sobre criatividade: diferenças entre docentes portugueses do ensino básico e secundário. AMAzônica. 2013
- A aplicação do Future Problem Solving Program International em adolescentes: Um estudo exploratório. AMAzônica. 2012
- Avaliação da criatividade como condição para o seu desenvolvimento: um estudo português do Teste de Pensamento Criativo de Torrance em contexto escolar. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. 2012
- Creatividad, inteligencia y rendimiento escolar: estudio de las relaciones recíprocas en una muestra de alumnos de 6º año de escolaridad. Faísca-Revista de Altas Capacidades. 2012
- O future problem solving program internacional (FPSPI) como um possível instrumento interventivo na sobredotação: caracterização do programa. Sobredotação. 2012
- Pensando a criatividade: apontamentos sobre o percurso explicativo do conceito. RecreArte. 2012
- Cognitive dimensions of creativity: What makes the difference between creative and non creative university students? . Polish Psychological Bulletin. 2009
-
capítulo de livro
- Criatividade no Ensino Superior: Contornos de uma prática para a formação de professores 2022
- Criatividade no Ensino Superior: Contornos de uma prática para a formção de educadores 2022
- Processo criativo e sobredotação 2022
- Processo criativo e sobredotação: Conceitos e interseções 2022
- Regional Creativity: Cross-cultural Differences in Creativity 2020
- Conceito e avaliação da criatividade 2017
- Conceito e avaliação de criatividade 2017
- Desenvolvimento e promoção da criatividade 2017
- The Future Problem Solving Program International (FPSPI): A challenge for creative citizens 2016
- Honours students: Good marks and what else? 2015
- Enriquecimento criativo e sua promoção em alunos sobredotados 2014
- Inventory of barriers to personal creativity: A validation study involving university students. European Proceedings of Social and Behavioural Sciences. 2014
- Creativity: Challenges to a key concept for the twenty-firdt century 2013
- Creativity: challenges to a key concept for the XXI century 2013
- Competências criativas no Ensino Superior 2011
- Escutando os professores portugueses acerca da criatividade: alguns resultados e reflexos sobre a sua formação 2011
- Escutando os professores portugueses acerca de criatividade : alguns resultados e reflexões sobre a sua formação 2011
- Criatividade em contexto escolar: Representações de professores dos professores dos Ensino Básico e Secundário 2008
- Prova de resolução de problemas por insight 2006
- Creative and non creative people: What metaphors do they prefer? 2002
- Problem-finding and creativity: From theory to assessment 2001
- Avaliação da resolução de problemas por insight? Apresentação de uma proposta e de controvérsias 1999
- Predicting creative achievement from a cognitive approach 1999
- Promoção Cognitiva: A cognitive training program for adolescents 1997
- Intervenção e avaliação: Alguns contornos de (des)integração 1994
- A modificabilidade cognitiva: Uma responsabilidade a assumir 1993
- Fundamentação e caracterização de um programa de desenvolvimento cognitivo para alunos do Ensino Secundário: O programa "Promoção Cognitiva" 1990
- Sucesso escolar: Reflexões a partir do treino sistemático de competências cognitivas 1990
-
documento
- Coautoria, na validação da Escala de Personalidade Criativa (EPC) para adultos /Co-authorship, in the validation of the Creative Personality Scale (EPC) for adults 2023
- Membro de Projeto da Linha de Investigação 2 do CIEd sobre desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário/Member of the CIEd Research Line 2 Project on the personal and professional development of trainees 2023
- Vídeo sobre criatividade "(Re)pensar Encontro com Fátima Morais", no módulo 3 do curso "(Re)pensar a criatividade"/Video about creativity "(Re)thinking Meeting with Fátima Morais", in module 3 of the course "(Re)thinking creativity") 2023
- coautoria no programa "Criatividade e Ciências (C&C)" (para alunos 3º e 4º anos de escolaridade)/ co-authorship in the "Creativity and Sciences (C&C)" program (for 3rd and 4th year students) 2023
- Rocha, A., Ferreira, E., Bento, J. O. & Almeida, L. S. (Orgs) (2021). Percursos com sentido. ANEIS 2021
- A criatividade na Psicologia 2020
- Coautoria na validação para Portugal da Escala de Representações sobre Altas Capacidades Intelectuais - ERACI (Miranda, Aperribai & Morais, 2020)/Co-authorship in the validation for Portugal of the Scale of Representations on High Intellectual Capabilities - ERACI 2020
- Coautoria na validação do Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal (Morais, Almeida, Azevedo, Alencar, & Fleith, 2014)/ Co-authorship in the validation of the Inventory of Barriers to Personal Creativity 2019
- Criatividade em contexto escolar: Adaptação de Escala sobre perceções em docentes 2019
- Entrevista com Professora Manuela Romo 2015
- Criatividade: Aplicações Práticas em Contextos Internacionais 2015
- Entrevista a: Prof. Dña. Manuela Romo: Profesora de la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Madrid y experta en Psicología de la Creatividad 2015
- Adaptação da Escala Clima para a Criatividade em Sala de Aula 2014
- Avaliação da motivação intrínseca/extrínseca: Estudo de adaptação de uma escala em crianças do Ensino Básico 2014
- Avaliação do clima para a criatividade em sala de aula: Estudo exploratório de adaptação de uma escala em crianças do Ensino Básico 2014
- Portuguese validation of the teaching practices for creativity in higher education 2014
- Qualidades psicométricas do Inventário de Características Psicológicas Associadas ao desempenho Académico: Estudo exploratório no Ensino Superior 2014
- Criatividade nas práticas docents? Uma perspetiva dos alunos no Ensino Superior 2013
- O que pensam os alunos acerca da criatividade? Apresentação de uma escala de avaliação de mitos e de conceções apropriadas 2012
- Atas da VII Conferência Desenvolvimento Vocacional – Carreira, criatividade e empreendedorismo 2011
- Escala de personalidade criativa: Estudo preliminary para a sua construção 2011
- O que é criatividade e o que é ser docente criativo: Representações de professores e implicações educativas para a sobredotação 2011
- A avaliação da criatividade dos alunos pelos seus docentes: Um estudo nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico 2010
- Competências criativas no Ensino Secundário: Um estudo com diferentes anos de escolaridade e áreas académicas 2010
- Representações sobre criatividade: Um estudo de diferenças na população docente dos Ensinos Básico e Secundário 2010
- Criatividade: Conceito, necessidades e intervenção 2008
- EACA-Percepção da Criatividade dos Alunos: Estudos exploratórios em alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico 2008
- O TTCT-Figurativo: Estudos exploratórios de validação em alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e alguns cuidados procedimentais 2008
- Entrevista com Professor Edward Necka 2007
- Assessing insight? Some elements for a psychometric essay 2007
- Editorial de número temático (Revista Sobredotação) 2007
- The assessment of perceptions of high school teachers 2007
- Creativity in adolescence and leisure tasks of adolescents and their parents: an exploratory study 2006
- Representações de criatividade em professores dos ensinos Básico e Secundário: O conceito e necessidades de formação 2006
- How portuguese high school teachers think creativity: An exploratory study 2005
- High School Teachers Perceptions about Creativity 2004
- Representações sobre criatividade em professores dos Ensinos Básico e Secundário: Apresentação de um questionário 2004
- Editorial sobre número temático: Criatividade (Psicologia: Teoria, Investigação e Prática) 2001
- Avaliação processual das habilidades cognitivas e desempenho escolar 1999
- Capacidade de insight: Ensaio e proposta de avaliação 1997
- Descoberta de problemas: Ensaio e proposta de avaliação 1997
- Formação inicial de professores e função docente 1996
- Aplicação, adequação e avaliação qualitativa de um programa de intervenção cognitiva para jovens em formação no sistema de aprendizagem/alternância 1995
- Avaliação processual do desempenho cognitivo: Elaboração de tarefas e discussão de resultados 1995
- Teacher as a creative facilitator of pupils psychological development 1994
- Entrevista com ... Professor Bernard Douet 1992
- Promoção Cognitiva: Programa de facilitação do desempenho cognitivo de adolescentes 1992
- A instituição e a mudança: Implicações para a intervenção em comunidade 1991
- Promoção Cognitiva: Results of the aplication of a program for the high school students cognitive training 1991
- Psicologia comunitária: Experiências e reflexões 1991
- A adopção em Portugal 1989
- Psicólogos na área da psicologia judicial e dos comportamentos desviantes: Esboço para uma caracterização 1989
-
livro
- Honours students: Good marks and what else? 2015
- Creativity: Challenges to a key concept for the twenty-first century 2013
- Programa Promoção Cognitiva – Cadernos de atividades 2013
- Programa de Promoção Cognitiva- Actividades de treino cognitivo na adolescência 2009
- Programa Promoção Cognitiva 2002
- Definição e avaliação da criatividade: Contributos da perspetiva cognitiva 2001
- Inteligência e treino cognitivo: Um desafio aos educadores 1996