publicações selecionadas
-
artigo académico
- Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, onde está a vossa poesia? [ISSN: 2357-9234]. Claraboia. 2023
- A etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica:. Pesquisas e Práticas Educativas. 2020
- Ethnomathematical study on folk dances: focusing on the choreography. Revemop. 2020
- 4th and 5th grade students’ structuring of 2D rectangular arrays. Redimat-Revista de Investigacion en Didactica de las Matematicas. 2020
- A resolução de problemas numa ótica interdisciplinar. JORNAL DAS PRIMEIRAS MATEMÁTICAS. 2017
- O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade. Proceedings of SPIE. 2017
- Resolução de problemas utilizando materiais de uso comum. Proceedings of SPIE. 2017
- Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angola. Proceedings of SPIE. 2017
- (Ethno)mathematical tasks in the context of proportional reasoning. Proceedings of SPIE. 2016
- Aplicações de derivadas e resolução de problemas 2016
- Algumas peças do jogo de xadrez e seu valor relativo 2015
- O desenvolvimento de conceitos ligados à área e ao perímetro: uma exploração com bissemis. Proceedings of SPIE. 2015
- Os saberes matemáticos em armadilhas dos caçadores Nyaneka-nkhumbi do sul de Angola. Proceedings of SPIE. 2015
- Raciocínio proporcional e resolução de problemas em contextos piscatórios portugueses. Proceedings of SPIE. 2015
- Sobre as casas tradicionais de pau-a-pique do grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola. Proceedings of SPIE. 2015
- Symmetry in portuguese fishing communities: students critical sense while solving symmetry tasks 2015
- Investigating the relationship between the game Traffic Lights and patterns | Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões 2014
- WRITING PROBLEM STORIES: DEVELOPING CREATIVITY THROUGH THE INTEGRATION OF MATHEMATICS AND LANGUAGE. Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving. 2014
- ¿Hay matemáticas fuera de la escuela?: reflexiones de maestros de matemáticas en ejercicio. Revista científica. 2013
- Ensino e aprendizagem de números e álgebra 2013
- Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões. Ocnos. 2013
- The role of ethnomathematics in mathematics education. Revista Latinoamericana de Etnomatemática. 2013
- PATTERN TASKS: THINKING PROCESSES USED BY 6TH GRADE STUDENTS. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2012
- Pattern tasks: thinking processes used by 6th grade students. . Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2012
- Problem stories: Methodology for integration in elementary school. Quaderni di Ricerca in Didattica / Mathematics (QRDM). 2012
- Uma proposta de integração entre a Matemática e a Literatura Infantil em contexto de Jardim de Infância DOI: 10.5007/1981-1322.2010v5n1p15. Revemat: r. eletr. educ. mat.. 2011
- ALGEBRAIC THINKING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF ELEMENTARY TEACHERS. Pme 34 Brazil: Proceedings of the 34th Conference of the International Group For the Psychology of Mathematics Education, Vol 2. 2010
- MATHEMATICS AND CULTURE AND ITS RELATION TO MATHEMATICS EDUCATION. Pme 34 Brazil: Proceedings of the 34th Conference of the International Group For the Psychology of Mathematics Education, Vol 1. 2010
- STUDYING ARTIFACTS IN ORDER TO FIND OUT PEOPLE'S WAYS OF THINKING MATHEMATICALLY. Pme 34 Brazil: Proceedings of the 34th Conference of the International Group For the Psychology of Mathematics Education, Vol 1. 2010
- Padrões e jogos matemáticos 2008
- ¿Histórias com Problemas¿ uma forma de educar para a numeracia e para a literacia . Nuances: Estudos sobre Educação. 2006
- “Histórias com Problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia . Nuances: Estudos sobre Educação. 2006
- O jogo e o ensino/aprendizagem da matemática 2004
- Os Padrões na Matemática do Pré-Escolar. Educare-educere. 2002
- A formação para o ensino da Matemática no Pré-escolar e no 1.º Ciclo - Análise teórica e estudo de caso. Revista Portuguesa de Formação de Professores. 2001
-
artigo de conferência
- FROM CLASSROOM TEACHING TO DISTANCE LEARNING: THE EXPERIENCE OF PORTUGUESE MATHEMATICS TEACHERS 2021
- IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos 2019
- A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais por alunos do 1º CEB 2017
- Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: simetria dos trajes 2017
- Writing problem stories: developing creativity through the integration of mathematics and language 2014
- Studying artifacts in order to find out people's ways of thinking mathematically. Pme Conference Proceedings. 2010
- A resolução de problemas e a generalização de padrões: estratégias e dificuldades emergentes 2008
- Interacção online na resolução de problemas 2008
- O trabalho cooperativo na resolução de problemas de áreas 2008
- Um programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico: que relações com o conhecimento matemático e didáctico? 2008
- Tecnologias no desenvolvimento de perspectivas para o estudo da Matemática 2006
- Um modelo reflexivo para a prática pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico construído a partir das áreas disciplinares 2003
- The contribution of Internet for the implementation of experimental science and mathematics in primary schools 1998
-
artigo de revista
- ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES ENSINADA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. 2019
- Connecting mathematics and culture using ICT in non- formal settings associated with tourism. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2019
- Magic Squares. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2019
- Um panorama sobre as pesquisas brasileiras relacionadas com o ensino e a aprendizagem de cálculo com ênfase em resolução de problemas. Vidya. 2019
- Imposto de Renda: função contínua? Uma questão de Cálculo tanto para o Ensino Básico quanto para o Ensino Superior. BoEM: Boletim online de Educação Matemática. 2017
- A resolução de problemas numa ótica interdisciplinar 2017
- O uso pedagógico de histórias envolvendo raciocínio matemático no 4.º ano de escolaridade 2017
- Resolução de problemas utilizando materiais de uso comum 2017
- Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática. 2017
- (Ethno)mathematical tasks in the context of proportional reasoning. Journal of Mathematics & Culture. 2016
- O desenvolvimento de conceitos ligados à área e ao perímetro: uma exploração com bissemis. JORNAL DAS PRIMEIRAS MATEMÁTICAS. 2015
- A etnomatemática na comunidade piscatória de Câmara de Lobos em Portugal. Journal of Mathematics & Culture. 2015
- Exploração de conceitos probabilísticos nos primeiros anos de escolaridade através de jogos 2015
- Os saberes matemáticos em armadilhas dos caçadores Nyaneka-nkhumbi do sul de Angola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática. 2015
- Raciocínio proporcional e resolução de problemas em contextos piscatórios portugueses. Revista Latinoamericana de Etnomatemática. 2015
- Sobre as casas tradicionais de pau-a-pique do grupo étnico Nyaneka-nkhumbi do Sudoeste de Angola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática. 2015
- Symmetry in portuguese fishing communities: students critical sense while solving symmetry tasks. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- Investigando a relação entre o jogo do Semáforo e os padrões 2014
- “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia. Nuances: Estudos sobre Educação. 2006
- O jogo e o ensino/aprendizagem da matemática. Revista da Escola Superior de Educação. 2004
- Os padrões na matemática do pré-escolar. Educare-educere. 2002
-
capítulo de livro
- Forward [Improving children’s learning and well-being] 2020
- O grupo étnico Nyaneka-nkhumbi: estudo etnomatemático e sua aplicação à educação matemática 2019
- LOGO and Elementary Mathematics Education in Portugal 2012
- A criação de histórias para problemas 2010
- Literacia e numeracia : uma experiência pedagógica no 1º ciclo do ensino básico 2009
- Literacia matemática em Geometria: O caso da contagem de Figuras 2009
- A etnomatemática: um desafio para os nossos dias 2008
- Calafates na baía de Câmara de Lobos 2008
- Contributos da internet na resolução de problemas 2008
- Cálculo Mental na comunidade cigana 2008
- Etnomatemática: estudo de elementos presentes na cestaria 2008
- Problem Stories in the Education for numeracy and literacy 2008
- Os Padrões no Ensino e Aprendizagem Álgebra 2007
- Paradoxos 2007
- A formação em matemática para professores do 1.º ciclo: Em que bases nos podemos apoiar? 2006
- Literatura infantil e raciocínio matemático 2006
- Os padrões no ensino e aprendizagem da Álgebra 2006
- Paradoxos 2006
- Introdução 2004
- Transformações Geométricas 2004
- A Matemática Elementar na formação de educadores de infância e de professores do 1.º ciclo 2003
- Children doing Mathematics de Terezinha Nunes e Peter Bryant - uma recensão crítica 2003
- A formação para o ensino da Matemática no pré-escolar e no 1.º ciclo 2002
- Histórias com problemas construídas por futuros professores de matemática 1997
-
documento
- O LUGAR DA MATEMÁTICA NA POESIA PARA A INFÂNCIA PORTUGUESA – DOIS PERCURSOS DE ARTICULAÇÃO ENTRE A POESIA E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2023
- A RESOLUÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS POR ALUNOS DO 1º CEB 2017
- ESTUDO ETNOMATEMÁTICO SOBRE DANÇAS FOLCLÓRICAS: SIMETRIA DOS TRAJES 2017
- Exploração de conceitos probabilísticos nos primeiros anos de escolaridade através de jogos 2015
- The Role of Ethnomathematics in Mathematics Education 2015
- Studying artifacts in order to find out people's ways of thinking mathematically 2010
- From Teacher Education to Teacher Practice: A Gap Affecting the Implementation of Tasks 2009
- Chess and problem solving involving patterns 2008
- Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática 2008
- MAT1C Desafios para um novo rumo 2006
- 1.º Encontro de Matemática Elementar/1st Elementary Mathematics Education Meeting -Actas/PProceedings 2005
- Elementos de Matemática para professores do ensino básico 2004
- Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores - Actas das Jornadas DCILM 2002 2003
- Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores. Actas das Jornadas DCILM 2002 2003
- Um modelo reflexivo para a prática pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico construído a partir das áreas disciplinares 2003
- The contribution of Internet for the implementation of experimental science and mathematics in primary schools 1998
-
livro
- IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos 2019
- Programa e resumos III Jornadas em Estudos da Criança 2018
- Current and Future Perspectives of Ethnomathematics as a Program 2016
- Ethnomathematics and its diverse pedagogical approaches 2016
- A perspective on games and patterns 2013
- Andorinha Turrinha 4 - Livro do Professor 1998
- Andorinha Turrinha 4 - Matemática 1998
- Andorinha Turrinha 3 1997
- Andorinha Turrinha 3 - Livro do professor 1997
- Emergência da Matemática no Jardim de Infância 1997
-
teses