publicações selecionadas
-
artigo académico
- Perceção dos profissionais acerca da participação das famílias no apoio pelas equipas de intervenção precoce. Zero-a-Seis. 2022
- Intervenção Precoce na Infância centrada na família: práticas e pesquisa. Educação. 2020
- “I felt alone”: The Importance of Social Support for Early Intervention. Educação. 2020
- Tradução e adaptação para português da Vanderbilt ADHD Diagnostic Teacher Rating Scale: um estudo piloto. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2019
- Psychometric properties of the Spanish version of the family-centred practices scale for use with families of young children receiving early childhood intervention. Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities. 2018
- Conhecimentos e Lacunas dos Professores do 1. º Ciclo acerca da PHDA. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- ADHD: After All, What is its Origin? ; TDAH: Después de Todo, Cuál es su Origen? ; PHDA: Afinal, qual a sua origem? Uma revisão dos fatores etiológicos 2017
- ADHD: after All, What is its Origin?. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2017
- Trabalho com Famílias refugiadas em Intervenção Precoce: desenvolvemos autonomia ou criamos dependência?. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- It takes two: The role of family-centered practices in communication intervention. Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología. 2016
- DIÁLOGOS SOBRE A INTERVENÇÃO PRECOCE. Journal of Research in Special Educational Needs. 2016
- Ages and Stages Questionnaires, a facilitator system of parental involvement and knowledge of child development. Revista Portuguesa de Terapia da Fala. 2015
- Frühförderung in "Vereinigungen für Zerebrale Bewegungsstörungen" in Portugal. Hilfen, Barrieren und wichtige Herausforderungen. Frühförderung interdisziplinär. 2015
- ADHD: what’s new in DSM-5?. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2015
- Avaliação da participação das famílias no apoio prestado pelas equipas de intervenção precoce ; Evaluation of family participation in the support provided by the early childhood teams 2015
- Psychometric properties and validation of Portuguese version of Ages & Stages Questionnaires (3rd edition): 9, 18 and 30 Questionnaires. Early Human Development. 2015
- Módulo 5 Familias de alumnos con necesidades especiales. Curso de Especialización “Familia y Escuela”. 2014
- Peer relations : the challenges of children with special needs. Revista de Investigacion en Logopedia. 2014
- O Ages & Stages Questionnaires, versão portuguesa numa amostra de risco de desenvolvimento. Revista Portuguesa de Terapia da Fala. 2013
- Intervenção Precoce nas Associações portuguesas da Paralisia Cerebral : Perceções das famílias dos profissionais e dos Directores de serviço. Revista Portuguesa de Terapia da Fala. 2013
- Translation, adaptation, and content validation of section I of the scale "Assessment of Peer Relations" into the Portuguese language. . Journal of Human Growth and Development (JHGD). 2013
- Estudo exploratório do instrumento Ages & Stages Questionnaires - 2ª edição. Análise Psicológica. 2012
- Deixa-me fazer e eu aprendo: a aprendizagem da criança mediada pelos pais/prestadores de cuidados em contextos naturais. Revista Diversidades. 2012
- Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação. Análise Psicológica. 2012
- Recommended parameters for the quality of evaluation in early intervention (Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce). Revista Educação Especial. 2011
- Early Intervention Practices based on routines: A training and research project. Análise Psicológica. 2011
- Educação pré-Escolar em contextos inclusivos: Reflexões em torno de uma experiência Europeia Comenius. Análise Psicológica. 2011
- Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce. Revista Educação Especial. 2011
- Recommended parameters for quality assessment in early intervention 2011
- Early intervention in Portugal: Evidence and consequences (Intervenção precoce em Portugal: Evidências e consequências). Análise Psicológica. 2010
- Educação Musical na Intervenção Precoce. Análise Psicológica. 2010
- Educação de Infância em Contextos Inclusivos: Uma experiência acerca da Inclusão em cinco países Europeus. Revista Diversidades. 2010
- Inclusion and citizenship – plural cultural context of creativity and curricular innovation. Zeitschrift für Inklusion. 2010
- Intervenção precoce em Portugal : evidências e consequências. Análise Psicológica. 2010
- O momento da avaliação na intervenção precoce: O envolvimento da família estudo das qualidades psicométricas do ASQ-2 dos 30 aos 60 meses. Revista Brasileira de Educação Especial. 2010
- O perfil de envolvimento e as necessidades dos irmãos das crianças com perturbação do espectro do autismo : estudo descritivo realizado nos distritos do Porto, Viseu e Lisboa. Análise Psicológica. 2010
- Rastreio de desenvolvimento infantil : estudo exploratório do ASQ-2 2010
- Rastreio do desenvolvimento infantil: Estudo exploratório da ASQ-2. Análise Psicológica. 2010
- Contributos da Intervenção Precoce para as crianças em risco ambiental. Rediteia. 2009
- Influence des règles, des recommandations, des programmes scolaires. Capacité des enseignants /pédagogues à adapter leur pédagogie. La nouvelle revue de la’adaptation et de la scolarisation. 2009
- Influence of frameworks, guidelines, curricula. Teacher's/pedagogue's ability to adapt his/her pedagogy. La nouvelle revue de l'adaptation et de la scolarisation. 2009
- Intervenção Precoce. Casa das linguagens. 2009
- Child's learnig opportunities in natural environments: Family and comunity 2003
- Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade. Psicologia: Revista da Associação Portuguesa de Psicologia. 2003
-
artigo de conferência
- IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos 2019
- CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation 2018
- Caracterização da participação das famílias no apoio pelas Equipas Locais de Intervenção (ELI) 2017
- Early intervention: interpretation of professional practices 2014
- INTERVENÇÃO PRECOCE EM PORTUGAL E NO BRASIL: CLARIFICAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS PROFISSIONAIS 2014
- Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference 2014
- CULTURis: a creative Project between teaching and learning – vision on ICT in education 2013
- CULTURis : a creative Project between teaching and learning – vision on ICT in education 2013
- CULTURis : a creative Project between teaching and learning: vision on ICT in education 2013
- Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais 2013
- CULTURis : leadership for learning supported by information systems 2012
- CULTURis: leadership for learning supported by information systems 2012
- Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Um Estudo Nacional sobre Práticas Profissionais. 2009
- A família na Intervenção Precoce: A evolução para uma práctica centrada na família 2008
- Igualdade de Oportunidades tendo como base os direitos humanos das crianças e adolescentes com Necessidades Educativas Especiais 2008
- Ser ou no ser...centrado en la família en atención temperana.Una cuestión clave para práticas de calidad, 2008
- The ICF and the Decreto_Lei 3/2008, de 7 de Janeiro 2008
-
artigo de revista
- Challenges on implementing a screening system with ages and stages questionnaires (ASQ-PT) in Portugal. Child Studies. 2023
- Peer relations : the challenges of children with special needs. Revista de Investigacion en Logopedia. 2014
- Deixa-me fazer e eu aprendo: a aprendizagem da criança mediada pelos pais/prestadores de cuidados em contextos naturais. Revista Diversidades. 2012
- Parâmetros recomendados para a qualidade da avaliação em intervenção precoce. Revista Educação Especial. 2011
- Early Childhood Intervention: The portuguese pathway towards Inclusion. Infants & Young Children. 2011
- Early childhood intervention: the Portuguese pathway towards inclusion. Revista de Educación Inclusiva. 2011
- Educação musical na intervenção precoce. Análise Psicológica. 2010
- Educação pré-escolar em contextos inclusivos : reflexões em torno de uma experiência europeia Comenius. Análise Psicológica. 2010
- Inclusion and citizenship – plural cultural context of creativity and curricular innovation. Zeitschrift für Inklusion. 2010
- Intervenção precoce em Portugal : evidências e consequências. Análise Psicológica. 2010
- O perfil de envolvimento e as necessidades dos irmãos das crianças com perturbação do espectro do autismo : estudo descritivo realizado nos distritos do Porto, Viseu e Lisboa. Análise Psicológica. 2010
- Rastreio de desenvolvimento infantil : estudo exploratório do ASQ-2. Análise Psicológica. 2010
-
capítulo de livro
- ENVOLVIMENTO DOS PAIS NO PROCESSO DE ELEGIBILIDADE PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA EM PORTUGAL: PERSPETIVA DE EQUIPAS LOCAIS DE INTERVENÇÃO 2023
- A educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais: Questões de atitude, cientifico-pedagógicas, profissionais e legais 2015
- A family-centered model in contexts of mental health vulnerability (Modelo centrado en la familia en contextos de vulnerabilidad de salud mental) 2014
- Famílias de alunos com Necessidades Educativas Especiais 2012
- Individualized support strategies in inclusive education 2012
- Influence des règles, des recommandations, des programmes scolaires 2012
- Strategies pour l’aid individuelle dans le cadre de l’éducation inclusive 2012
- The influences of framework, guidelines and curricula. 2012
- Individualierte unterstützungsstrategien in der inklusiven bildung und erziehung 2010
- Inklusive Praxis – eine Frage der Konzepte 2010
- Support Strategies - individualized / inclusive support / therapy / Idividualized Plan / assessment. 2009
- Supporting parents with intellectual disabilities and their children – reflections on elements of a planning concept 2009
- Country Report of Portugal. 2008
- Early childhood education on inclusive settings: Portugal Country Report. 2007
- Envolvimento parental na educação do aluno com NEE. 2003
- Inclusão e Intervenção Precoce para um começo educacional promissor. 2003
- Parcerias Pais-Professores na educação da criança com NEE. 2002
- Intervenção Precoce centrada na família: Uma perspectiva ecológica de atendimento. 1998
- Desenvolvimento cognitivo. 1997
- Envolvimento parental na educação do aluno com necessidades educativas especiais. 1997
- Motivação e aprendizagem. In Manual dos Cursos PALOP. 1997
-
documento
- Ponto de Situação da IPI em Portugal e Espanha - das origens à atualidade 2023
- Análise de Políticas e Práticas de Intervenção Precoce na Infância em Países Europeus ¿ A Utilização de Práticas Recomendadas 2023
- Comparing Early Childhood Intervention Policies and Practices in European Countries – The Use of Recommended Practices 2023
- Ajánlások a kora gyermekkori Intervencióhoz kézikönyv szakembereknek. Gézengúz Alapitvány a Születési Károsultakért 2021
- Parentalidade em tempo de covid-19 2020
- Ensino transversal: flexibilidade curricular e inovação [Cross-cutting education: curriculum flexibility and innovation] 2019
- ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ (Ukranian) 2019
- CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching, Curriculum Flexibility and innovation [Congresso Internacional de Ensino Transversal, Flexibilidade Curricular e Inovação]. Programme and Abstracts [Livro de Programa e Resumos] 2018
- Ensino Transversal: Flexibilidade Curricular e Inovação 2018
- L’association Eurlyaid pour l’Intervention précoce en Europe 2016
- Crescendo juntos: Passos para a Inclusão na educação de Infância. 2014
- Curso de especialización “Familia y Escuela” : módulo 5 : familias de alumnos con necesidades especiales 2014
- Screening of child development in Portugal using Ages & Stages Questionnaires PT 2012
- Abordagem Centrada na Família em Intervenção Precoce: Perspectivas Histórica, Conceptual e Empírica. 2010
- Intervenção Precoce na DREER: Um Projecto de Investigação-Acção. 2010
- As redes sociais de apoio e sua relevância para a Intervenção Precoce. 2007
- Envolvimento Parental em Intervenção Precoce: Das práticas centradas na criança às práticas centradas na família. 1998
-
livro
- Odporúcané postupy vcasnej intervencie: Prírucka pre odborníkov. Asociácia poskytovatelova podporovatelov vcasnej intervencie 2021
- Praktyki rekomendowane we wczesnej interwencji Przewodnik dla specjalistów 2020
- IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos 2019
- Recommended practices in Early Childhood Intervention : A Guide book for professionals 2019
- ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿ ¿ ¿ ¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ (Russian) 2019
- Programa e resumos III Jornadas em Estudos da Criança 2018
- Family systems and familycentred intervention practices in Portugal and Spain: Iberian reflections on early childhood intervention 2016
- A educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais: Questões de atitude, cientifico-pedagógicas, profissionais e legais 2015
-
poster de conferência
-
relatório
-
teses
- Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais 2019
- Impacto dos contextos familiares de vulnerabilidade de saúde mental na criança: uma história de vida 2018
- A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA): do conhecimento dos professores às práticas educativas no 1.º ciclo do ensino básico 2017
- As crianças de pais com vulnerabilidade de saúde mental: implicações e respostas centradas na família 2017
- Práticas centradas na família e os resultados familiares: avaliação de práticas de intervenção precoce na perspetiva da família 2017
- Diálogos sobre a Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: Clarificação Nacional e Internacional sobre Práticas Profissionais 2016
- A intervenção precoce: uma aliada dos cuidados de saúde prestados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais? 2015
- Estudo das ELI dos distritos de Braga e Bragança: um contributo para a avaliação das práticas centradas na família 2015
- A inclusão do aluno com perturbações do espetro do autismo na escola regular quatro estudos de caso 2014
- A relação entre família e escola e a perspectiva de minimização das dificuldades comportamentais e cognitivas apresentadas por adolescentes com Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF): estudos de casos na cidade de Manaus 2014
- As perceções das famílias de crianças com necessidades especiais sobre os benefícios da intervenção precoce: um estudo qualitativo com famílias de Braga 2014
- Caracterização dos pais das crianças com NEE e análise do sistema de apoio: um estudo exploratório na cidade de Manaus 2014
- Inclusão de crianças com paralisia cerebral no pré-escolar: perspetivas dos pais 2014
- Perceções das famílias acerca dos apoios prestados pelos profissionais de intervenção precoce : um estudo de caso numa equipa local de intervenção precoce do norte 2014
- Práticas centradas na família: um estudo de caso do Centro de Educación Infantil y de Atención Temprana da Universidade Católica de Valência 2014
- Práticas das equipas locais de intervenção no processo de avaliação de crianças referenciadas para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância 2014
- Um olhar sobre a surdez: uma história de vida 2014
- A perceção de competência na perspetiva das famílias em situação de risco e dos profissionais 2013
- Aferição para a população portuguesa da escala de desenvolvimento : ages & stages questionnaires (ASQ-3) dos 2 aos 12 meses 2013
- Cultura organizacional, participação e desenvolvimento de recursos humanos em IPSS: estudo de caso 2013
- O perfil do assistente social em intervenção precoce : perspetivas profissionais em modelos colaborativos interdisciplinares e transdisciplinares 2013
- O poder das rotinas em IP: estudo de caso de uma criança com trissomia 21 2013
- Perceção de stress parental em famílias de crianças com PHDA antes e após introdução de medicação psicoestimulante 2013
- Tradução, adaptação e validação do conteúdo do instrumento Assessment of Peer Relations tendo em conta a realidade cultural portuguesa 2013
- As vozes das crianças : perspetivas acerca da inclusão em contexto de educação pré-escolar 2012
- Facilitadores e barreiras à inclusão na primeira infância 2012
- Utilização de práticas contextualmente mediadas pelos profissionais das ELI Norte 2012
- Identificação e análise dos projetos de intervenção precoce na NUT III Norte Ave 2011
- Qualidade de vida e funcionamento das famílias de crianças dos 0 aos 6 anos 2011
- A hiperactividade e défice de atenção na educação de Infância 2010
- Contributo para a construção de um currículo cognitivo de intervenção precoce na faixa etária dos 3 aos 6 anos 2010
- Crescer e aprender nas rotinas : estudo de caso de uma criança com perturbações do espectro do Autismo 2010
- Estudo exploratório da escala M-CHAT 2010
- Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna 2010
- Intervenção precoce e a família : estudo de caso de uma criança em risco 2010
- Jardim-de-Infância, família, criança com NEE : uma triangulação para o sucesso 2010
- Perturbações do espectro do autismo e inclusão : atitudes e representações dos pais, professores e educadores de infância 2010
- Qualidade de vida de famílias de crianças com necessidades especiais 2010
- Qualidade dos ambientes de crescimento e sua relevância para o desenvolvimento da criança : implicações para a intervenção precoce 2010
- Apoio social e intervenção precoce : estudo exploratório de um programa no concelho de Paredes 2009
- Liga Portuguesa dos Deficientes Motores : de Instituição de Educação Especial e Reabilitação a Centro de Recursos, de Centro de Recursos a Fundação : estudo de caso de uma organização 2009
- O perfil de envolvimento e as necessidades dos irmãos das crianças com perturbação do espectro do autismo 2009
- Práticas centradas na família em intervenção precoce : um estudo nacional sobre práticas profissionais 2009
- “…quero ir para os Estados Unidos…fazer invenções…” : como (re)constroem as crianças suas identidades no quotidiano, tempos livres e lazer? 2009
- Criança com necessidades educativas especiais como membros da sociedade e sua inclusão no contexto escolar : estudo de caso comparativo entre Brasil e Portugal 2007
- Formal and informal resources among families with young children with special needs in the district of Braga, Portugal 2003