publicações selecionadas
-
artigo académico
- Communication and art 2017
- Discourses of heterosexuality in women's magazines’ ads : visual realizations and their ideological underpinnings 2014
- Pinto-Coelho, Z. & Mota-Ribeiro, S. (2014) ‘Discourses of Heterosexuality in Women's Magazines’ Ads’: Visual Realizations and their Ideological Underpinnings Observatorio (OBS*) Journal, vol.8, nº2: 17-43. 2014
- O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas 2012
- On the one and many: the aporias of our restlessness 2012
- Contradictions in the (still) gendered structure of Portuguese newspapers' production and discourse. International Journal of Iberian Studies. 2009
- Imagens de mulheres na imprensa portuguesa 2005
- O acesso das mulheres ao discurso da imprensa portuguesa 2005
- Produção, recepção e circulação do novo : um olhar sociológico sobre a invenção independente 2005
- Corpos eróticos : imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa 2002
- «Compreender para intervir. Saúde Pública: definir um posicionamento para construir uma imagem. Um estudo de caso junto das Unidades de saúde do Baixo Cávado» 2000
-
artigo de conferência
- A sexualização da mulher na publicidade das revistas de moda em Portugal: uma proposta teórico-metodológica 2018
- Desenvolvimento e comunicação estratégica de marcas de moda sustentável: um exemplo de aplicação 2018
- Communication in sustainable fashion brands ‐ case study Rapanui Clothing 2016
- Communication in sustainable fashion brands - case study Rapanui Clothing 2016
- Marcas de moda sustentável: a importância das mídias sociais na aproximação com o público 2016
- Análise da atuação dos sujeitos portugueses e brasileiros no Facebook 2015
- A homossexualidade masculina (re)vista pela publicidade lusa e brasileira 2014
- A nostalgia da fusão e o regresso ao andrógino primordial 2014
- Communication in sustainable fashion brands 2014
- Nem os anjos resistem: análise e reflexão da acção de realidade aumentada do AXE Excite 2014
- Sustentabilidade na moda e o consumo consciente 2014
- ‘"Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a Revista”: A crítica social nos cartazes da Revista à Portuguesa – uma análise sócio-semiótica’, Helena Ferreira, Silvana Mota-Ribeiro, in Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização – Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana, Moisés Martins e Madalena Oliveira (eds.), CECS, 2014 2014
- ‘A Homossexualidade Masculina (Re)vista pela Publicidade Lusa e Brasileira’, Thiago Filipe Ferreira, Silvana Mota-Ribeiro, in Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização – Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, Moisés de Lemos Martins e Madalena Oliveira (eds.), CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, novembro 201 2014
- ‘“Nem os anjos resistem”: análise e reflexão da acção de Realidade Aumentada do AXE Excite”, NAIARA BACK DE MORAES; ANA RITA MESQUITA & SILVANA MOTA-RIBEIRO, in Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização – Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, Moisés de Lemos Martins e Madalena Oliveira (eds.), CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014
- “Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a Revista”: a crítica social e política na comunicação visual da Revista à Portuguesa – uma análise socio-semiótica 2014
- Communicating heterosexist discourses through women's magazines ads: visual strategies and political meanings 2012
- Pinto-Coelho, Z. & Mota-Ribeiro, S. (2012) ‘Communicating Heterosexist Discourses through Women’s Magazines Ads: Visual Strategies, Political Meanings’. Artigo publicado nas Actas do 7th International Gender and Language Association Conference, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil, ISSN 2304-0866. 2012
- Turkey : the interface country between Orient and Occident and the fashion visual communication 2009
- A genderização da sexualidade feminina nas imagens publicitárias de revistas para mulheres 2008
- Access of women and construction of femininity in the discourse of the portuguese press 2006
- Analisando os discursos de género das e sobre as imagens publicitárias de mulheres : como articular a análise sociosemiótica com a análise da recepção 2006
- Sex, gender and ads : analysing visual images and their social effects 2006
- Imagens de mulheres na imprensa portuguesa 2005
- Inventores independentes em Portugal: abordagem do processo criativo 2004
- Ser Eva e dever ser Maria : paradigmas do feminino no cristianismo 2000
- Ser Eva e dever ser Maria: paradigmas do feminino no cristianismo 2000
-
artigo de revista
- ‘Respect’ and ‘self-determination’ women entrepreneurs’ identities and entrepreneurial discourses. Gender in Management. 2017
- Communication and art. Comunicação e Sociedade. 2017
- Discourses of heterosexuality in women's magazines’ ads : visual realizations and their ideological underpinnings. Observatorio. 2014
- Introductory note. On the one and many : the aporias of our restlessness. Comunicação e Sociedade. 2012
- Nota introdutória: do uno e múltiplo: as aporias do nosso desassossego. Comunicação e Sociedade. 2012
- O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das estratégias visuais e das inscrições discursivas. Comunicação e Sociedade. 2012
- Para além da superfície visual: os anúncios publicitários vistos à luz da semiótica social. Representações e discursos da heterossexualidade e de género. Comunicação e Sociedade. 2011
- Para além da superfície visual: os anúncios publicitários vistos à luz da semiótica social. Representações e discursos da heterossexualidade e de género. Comunicação e Sociedade. 2011
- Produção, recepção e circulação do novo : um olhar sociológico sobre a invenção independente 2005
- Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa. Cadernos do Noroeste. 2002
- Compreender para intervir. Saúde Pública: definir um posicionamento para construir uma imagem. Um estudo de caso junto das Unidades de saúde do Baixo Cávado. Comunicação e Sociedade. 2000
-
capítulo de livro
- Imagens e discursos nos protestos feministas. Introdução. 2021
- Gender, sex and sexuality in two open access communication journals published in Portugal: a critical overview of current discursive practices 2016
- Pinto-Coelho, Z. & Mota-Ribeiro, S. (2016) Gender, Sex and Sexuality in Two Open Access Communication Journals Published in Portugal: A Critical Overview of Current Discursive Practices, Atas do Congresso Gender in Focus, E-Book "Gender in Focus: (new) trends in media". 2016
- Interview with Ana Gabriela Macedo 2013
- Imagem 2005
- Corpos visuais : imagens do feminino na publicidade 2003
-
documento
- Imagens e discursos nos protestos feministas. Introdução 2021
- Comunicação e arte. Comunicação e Sociedade. 2017
- 2014 – Redactora de parecer técnico-científico de avaliação 2014 do Projecto enRed’arte. 2014
- Comunicação e sociedade : género e heterossexualidade - discursos e imagens na publicidade e nos media [21, 2012] 2012
-
livro
- Gender, sex and sexuality in two open access communication journals published in Portugal: a critical overview of current discursive practices 2016
- Interview with Ana Gabriela Macedo 2013
- Imagem 2005
- Retratos de mulher: construções sociais e representações visuais do feminino 2005
- Corpos visuais : imagens do feminino na publicidade 2003
-
teses