publicações selecionadas
-
artigo académico
- Os focos da aprendizagem científica como guias axiológicos para a formação de professores voltada à prática de atividades de iniciação científica na escola. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática. 2024
- Investigar para aprender ciências: uma abordagem integrada no jardim de infância. Revista Foco. 2022
- Aprender ciências por investigação na educação pré-escolar: exploração de uma proposta didática em contexto de formação inicial de educadores. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática. 2020
- Teaching science in primary school through an interdisciplinary approach: a classroom case study. Conexão Ciência. 2017
- Explore the concept of "light" and its interaction with matter: An inquiry-based science education project in primary school. Journal of Physics: Conference Series. 2015
- O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2013
- Ensino experimental das ciências com crianças do 1.º ano de escolaridade: a dissolução de materiais sólidos em água. Experiências em Ensino de Ciências. 2013
- Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo . Investigações em Ensino de Ciências. 2012
- The reflective experimental construction of meanings about the shape of the Earth and the alternation of day and night. International Electronic Journal of Elementary Education. 2012
-
artigo de conferência
- Os objetivos para o ensino de ciências expressos em teses e dissertações de portugal defendidas entre 2010 a 2019 2021
- Investigar para aprender ciências: uma abordagem integrada no Jardim de Infância 2021
- Aprender ciências por investigação na Educação Pré-Escolar: análise de uma experiência de aprendizagem 2018
- Análise de uma prática pedagógica supervisionada em ciências na educação pré-escolar 2018
- Scientific Experiments with Elementary Materials in Primary Science Teaching 2017
- Ciências Experimentais com Crianças: análise de um caso em contexto de Educação Pré-Escolar 2016
- Science teaching in primary school and the importance of interdisciplinarity in knowledge construction. Case study: “Do snails prefer cabbage or lettuce?" 2015
- What happens when water evaporates? An inquiry activity with primary school children 2015
- Reflection of light: a teaching and learning activity with primary school children 2014
- Why do shadows change length? An IBSE approach with primary school children 2014
- From teacher training to inquiry-based science teaching in primary school: analysis of the case “the reflection of light” 2014
- Water condensation: an inquiry-based science teaching approach in primary school 2014
- Investigating shadows: a pedagogical intervention project with primary school children 2014
- Light: an experiments based learning approach with primary school children 2014
- O caso português no projeto CLS 2014
- What happens to the shadow if the distance between the light source and the object changes? An IBSE approach with primary school children 2014
- Uma perspetiva de formação inicial de educadores e professores em Didática de Estudo do Meio: análise de uma experiência formativa em ensino experimental das Ciências 2013
- Analysis of the Process of Exploring a Physics Activity with Pre-school Children: "the Balloon Rocket" 2013
- Modelo de formação de educadores/professores na área de didática de estudo do meio : análise de uma experiência de formação centrada no ensino da história a crianças 2013
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- Creative Little Scientists 2012
- A construção experimental reflexiva de significados com alunos do 1º CEB: a forma da terra e a alternância dia e noite 2011
- Ensino experimental reflexivo das ciências: uma abordagem pedagógica promotora da e centrada na reflexividade e autonomia do aluno 2011
- Dissolução de materiais sólidos em água: uma abordagem experimental sócio-construtivista com alunos do 1º ano de escolaridade 2007
- Ensino experimental das ciências no 1º ciclo: a tranversalidade de construção de saberes e competências 2007
- Manual do Professor para o Ensino Experimental no 1º Ciclo: Um Projecto de Investigação Acção Centrado na Escola 1998
-
artigo de revista
- Crianças investigam para aprender ciências: uma experiência de aprendizagem na educação pré-escolar. Gondola-Ensenanza y Aprendizaje de las Ciencias. 2021
- A construção de significados sobre a condensação da água com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Práxis Educacional. 2020
- Aprender ciências na educação pré-escolar: o caso da flutuação e afundamento de objetos em água. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática. 2020
- Teaching science in primary school through an interdisciplinary approach: a classroom case study 2017
- Gaps and barriers to tuberculosis screening among anti-tumor necrosis factor prescribers. Acta Reumatológica Portuguesa. 2016
- Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo. Investigações em Ensino de Ciências. 2012
- The reflective experimental construction of meanings about the shape of the earth and the alternation of day and night. International Electronic Journal of Elementary Education. 2012
-
capítulo de livro
- Cine poate construi cea mai buna barca din plastilina? 2015
- Melcul prefera varza sau salata? 2015
- The Construction of Meanings about the "Light": an IBSE approach with primary school children 2015
- What happens to the shadow if the distance between the light source and the object changes? An IBSE approach with primary school children 2015
- From teacher training to inquiry-based science teaching in primary school: analysis of the case “the reflection of light 2014
- O caracol gosta mais de alface ou de couve? 2014
- Quem é capaz de construir o melhor barco de plasticina? 2014
- Water condensation: an inquiry-based science teaching approach in primary school 2014
-
documento
- The Construction of Meanings about the "Light": an IBSE approach with primary school children 2014
- What happens to the shadow if the distance between the light source and the object changes? An IBSE approach with primary school children 2014
- Ciência dos 3 aos 11: atividades experimentais de física e de química 2014
- Analysis of the Process of Exploring a Physics Activity with Pre-school Children: "the Balloon Rocket 2013
- Investigate the shadows of objects: a pedagogical intervention project with primary school children 2013
- Science from 3 to 11 - Experimental activities in Biology and Environment 2013
- CLS – Creative Little Scientists 2012
- Projecto ENEXP: Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo – Ensinar a pensar/aprender a pensar 2002
- Ensino experimental e reflexivo das ciências no 1.º ano de escolaridade 2001
- O Conceito de Ser Vivo: Aprender a Pensar como Estratégia de Desenvolvimento Conceptual 2000
-
livro
- Aprender Ciências por Investigação: Contributos para o desenvolvimento da linguagem das crianças 2022
- Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos e pais açorianos 2020
- Crianças Aprendem Ciências: uma prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo 2016
- Ciências Experimentais para Crianças: Uma Proposta Didática de Construção Reflexiva de Significados e Promoção de Competências 2014
- Experimental Science Teaching in Primary School: Reflective Construction of Meanings and Promotion of Transversal Skills 2012
- Das Ciências Experimentais à Literacia: Uma Proposta Didáctica para o 1.º Ciclo 2007
- Crianças Aprendem a Pensar Ciências: uma abordagem interdisciplinar 2004
-
relatório
- Recommendations to policy makers and stakeholders on creativity and early years science and mathematics. National report on recommendations for policy makers and stakeholders in Portugal 2014
- Creative Little Scientists: enabling creativity through science and mathematics in preschool and first years of primary education: exemplary teacher training materials (D5.3) 2014
- Creative Little Scientists: enabling creativity through science and mathematics in preschool and first years of primary education: guidelines and curricula for teacher training (D5.2) 2013
-
teses
- Ciências na educação pré-escolar: a construção integrada de saberes e a promoção do envolvimento das crianças 2018
- Ensino de ciências no Recôncavo da Bahia - Brasil: estágio curricular na formação de professores para os anos finais no Ensino Fundamental 2018
- Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1.º CEB e respetivos pais 2018
- Promover as ciências na educação pré-escolar com recurso a atividades experimentais 2018
- Colaborar para aprender a escrever: um projeto de intervenção pedagógica com alunos do 4º ano de escolaridade 2014
- Guiões de ensino - aprendizagem das ciências para o 1º CEB : do circuito elétrico ao eletroíman 2013
- A construção de significados científicos : uma abordagem experimental e reflexiva das ciências no 1º CEB 2012
- A construção de significados sobre "o som": uma abordagem experimental e interdisciplinar das ciências no 1º CEB 2012
- A linguagem como instrumento de mediação na construção interativa de significados científicos no 1º CEB 2012
- O ensino experimental das ciências no 1º CEB e a construção de saberes de outras áreas curriculares 2012
- O papel do professor e do aluno numa abordagem experimental e socioconstrutivista das ciências no 1º ciclo do ensino básico 2012
- Ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico : construção reflexiva de significados e promoção de competências transversais 2010