publicações selecionadas
-
artigo de conferência
- A organização dos exames nacionais de português de 2015: avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática 2016
- O domínio da avaliação gramatical nos exames de Português de 2015: conteúdos e operações linguísticas 2016
- O ensino de literatura e a motivação para a leitura 2016
- Perceções dos alunos sobre a escrita: escrever na escola e fora da escola 2016
- Um olhar sobre a formação de professores em Angola 2015
- A avaliação do saber gramatical em língua materna: um estudo dos exames de Português de 2012 e 2013 2015
- Formar professores de língua portuguesa em contexto multicultural e plurilingue 2015
- A Questão dos Exames Nacionais de Português: Um estudo da gramática nas provas de 2014 2014
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students 2012
- Modos de (re)configuração da gramática textual: desenvolvimento de competências de leitura e escrita 2011
- Autonomia e aprendizagem pela descoberta: o caso das gramáticas escolares da TLEBS 2011
- A avaliação do conhecimento gramatical 'oficial': estudo dos exames nacionais de Português de 2010 2011
- Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students 2011
- Biblioteca escolar: concepção de professores em formação inicial 2009
- Conceito e práticas de literacia em gramáticas escolares: o caso das gramáticas portuguesas publicadas após a TLEBS 2009
- Concepções de professores de Língua Portuguesa sobre o(s) uso(s) do manual escolar. Um estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico 2009
- Sobre a avaliação do conhecimento gramatical escolar : um estudo dos exames nacionais de português de 2009 2009
- Sobre algumas (in)coerências da norma linguística (II) : análise de propostas das "novas" gramáticas da TLEBS 2009
- Uso da escrita em diferentes disciplinas escolares : construção ou reprodução de conhecimento? 2008
- Tomar notas: Um primeiro passo para a construção do conhecimento. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007
- Uso da escrita em diferentes disciplinas escolares : construção ou reprodução de conhecimento? 2006
- O Mito da Gramática II: Da função normativa na gramática escolar 2005
- O tema da gramática no discurso científico: O mito da gramática III 2005
- Nomenclaturas gramaticais (e glossários de didáctica): Características, finalidades e fundamentos 2003
- O Ensino da Gramática na Escola: Novos princípios e práticas novas? 2003
- O Ensino da Língua (Portuguesa) na Visão do Primeiro 'Linguista' Português 2000
- F. Adolfo Coelho (1847-1919): o primeiro ‘linguista’ português 1997
-
artigo de revista
- Novo modelo de avaliação externa do Português no ensino básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Reconfiguração dos domínios do ensino da língua nos novos manuais de Português. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Considerações sobre a literatura e o seu ensino: Contextos e perspetivas. Gueto: Revista Acadêmica. 2017
- A motivação para a leitura na escola: contribuições do ensino de literatura. A Cor das Letras. 2017
- O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras & Letras. 2017
- Os novos manuais escolares de português do 7.º ano e a (re)construção do conhecimento gramatical: conteúdos gramaticais e operações (meta)linguísticas 2017
- A compreensão leitora: Desenvolvimento e aprendizagem de natureza lexical em aulas de línguas. Exedra. Português: Ensino e Investigação.. 2016
- Sobre a metodologia do laboratório gramatical: apropriação num manual de Português do 1.º Ciclo. Exedra. Português: Ensino e Investigação.. 2016
- A configuração do ensino da Gramática nos novos manuais de Português do 9.º ano. Diacrítica. 2016
- Cânone literário escolar e avaliação da leitura de Literatura: Um estudo dos exames de Português do 12.º ano (2013-2016). Moenia. 2016
- O domínio da gramática em manuais de Português: Método(s), atividades, conteúdos, avaliação. Revista Portuguesa de Humanidades. Estudos Linguísticos – Discurso e Cognição. 2016
- From reading literature in secondary school to its learning assessment in the 12th year national exam. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literatura. 2015
- A gramática nos exames nacionais do 12º ano de Português em Timor-Leste. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- [Recensão crítica de] Duarte, Isabel & Figueiredo, Olívia (Org.) (2011). Português, língua e ensino. Porto: Universidade do Porto Editorial. Educação & Sociedade. 2015
- A definição do condicional como modo ou tempo verbal: uma análise das propostas de gramáticas escolares de Português. Moenia. 2013
- Sobre algumas incoerências da norma gramatical: análise de propostas de gramáticas escolares portuguesas. Revista Portuguesa de Humanidades. Estudos Linguísticos – Discurso e Cognição. 2010
- A natureza e os fins do conhecimento gramatical : análise de provas de exame do Português. Diacrítica. 2009
-
documento
-
livro
-
teses