publicações selecionadas
-
artigo académico
- Ten Years of Active Learning Techniques and Object Detection: A Systematic Review. Applied Sciences. 2023
- About the values: curricular analysis of physical education at secondary schools in different countries. Retos. 2023
- Helping older people: Is there an App for that?. Procedia Computer Science. 2016
- HelpWave: an integrated web centred system. Procedia Computer Science. 2015
- Evaluation of MS Kinect for Elderly Meal Intake Monitoring. Information Processing Letters. 2014
-
artigo de conferência
- Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância 2021
- A cultura Afro Brasileira e Africana na educação física escolar: a Lei n. 10639/2003 e a ação pedagógica dos professores 2021
- Conhecimento para o tempo inútil: reflexões para o campo da Educação Física 2019
- Os jogos cooperativos com crianças e o corpo: locus de cidadania 2019
- O governo dos corpos das crianças e a supressão da liberdade para brincar e se movimentar na educação de infância 2018
- Infância e cultura contemporânea: o brincar com as mídias e as (novas) identidades motoras da criança na educação física. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2017
- Infância e cultura midiática contemporânea: os heróis e as crianças na educação física infantil 2017
- Saberes circenses: a arte na educação física 2017
- Reflexões: a criança, o brincar e a infância... do “outro lado do espelho” 2016
- Automatic meal intake monitoring using Hidden Markov Models. Procedia Computer Science. 2016
- Formação continuada. Um estudo com professores de Educação Física. Anais CONEDU. 2016
- No tempo das crianças... no tempo da imaginação 2016
- Pesquisa com crianças na educação física brasileira: interfaces entre a mídia e o brincar na escola 2016
- A criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido 2015
- Entre o mundo vivido e o mundo pensado: a fenomenologia, movimento humano e a educação física 2015
- Futebol: o pensamento tático dos jovens que praticam desporto escolar. A importância da reflexão e do cuidado no processo pedagógico 2015
- Infância e cultura contemporânea: as repercussões da mídia na ludicidade das crianças nas aulas de educação física 2015
- Infância, Brincar e Cultura (Lúdica): Pesquisa com Crianças, Mídias e Identidades Motoras na Educação Física 2015
- Outsourcing de serviços de sistemas de informação na banca em Portugal 2015
- Sem tempo para brincar: as crianças, os adultos e a tirania dos relógios 2015
- A universidade contemporânea em “transformação”: desdobramentos para a discussão curricular no ensino superior... 2014
- A universidade contemporânea em "transformação": desdobramentos para a discussão curricular no ensino superior 2014
- Conteúdos de Educação Física e a Cultura de movimento para o Ensino Médio integrado da modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2014
- Educação física e metaculturalismo: o retorno ao processo dialético 2014
- Formação continuada e desenvolvimento profissional - um estudo de caso com professores de Educação Física dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2014
- The child and play: between the thought world and the world lived 2014
- A autoscopia como estratégia : a percepção e reflexão de uma professora de Educação Física sobre sua ação pedagógica 2013
- O lugar da teoria : na educação física e desporto 2013
- A dimensão estética da capoeira angola: dança étnica e identidade cultural 2013
- A experimentação no caminho da educação não formal e informal. A educação física/desporto como um bom exemplo 2013
- Cultura lúdica e formação de educadores : apontamentos sobre a capoeira angola 2013
- Fenomenologia jogo e movimento: uma trilogia para a compreensão do movimento humano 2013
- Trabalho, tempo livre e lazer: o elogio à educação e a cultura 2013
- Work, free time and leisure: the compliment to education and culture 2013
- Educação física/desporto: caminho para uma ética universal : o multicultural e a escola em análise 2012
- Yoga com crianças: um caminho pedagógico – didáctico 2011
- A criança e o brincar como obra de arte: o sentido de um esclarecimento 2011
- Os jogos e as brincadeiras tradicionais como expressão cultural: um estudo comparativo entre Portugal e Brasil 2011
- Educação, currículo e investigação: certo ou errado!? 2010
- A Educação Física no contexto de Bolonha: relato de uma experiência 2009
- Formar e ser professor à “maneira de Darwin” : a questão das “boas práticas” 2009
- Construction and bioproduction of a "green" synthetic protein-based polymer exhibiting a smart behaviour 2008
- Construction and bioproduction of a “green” synthetic protein-based polymer exhibiting a smart behaviour 2008
- Práticas pedagógicas de professores formadores relacionadas à educação física escolar 2008
- A educação física no ensino secundário: estudo das representações e atitudes dos alunos 2007
- Educação física escolar: uma perspectiva nas questões empreendedoras 2007
- Jogo e educação: representações e práticas dos professores do 1º ciclo 2007
- Práticas pedagógicas de professores de Educação Física 2007
- Representações e práticas dos professores de educação física: um contributo da experiência profissional e das vivências de lazer 2007
- Ginástica geral: uma proposta para a educação física escolar 2006
- Professores e a ética para o futuro 2006
- As concepções alternativas na formação inicial de professores (de educação física/desporto) uma perspectiva 2004
-
artigo de revista
- Merleau-Ponty e a Educação Física com crianças. Educação & Sociedade. 2023
- Ao encontro de Merleau – Ponty: contributos para olhar o corpo e o movimento na infância. Interação Interdisciplinar. 2023
- A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica 2022
- A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade. Lecturas: Educación Física y Deportes. 2022
- A universidade e o homo-politicus: qual o sentido da formação universitária no campo da Educação Física em tempos de crise?. Motrivivência. 2022
- Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos. Brazilian Journal of Development. 2022
- Da possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor: uma projeção para 2050. Educação em Foco. 2022
- Body, bodily practices and sensitive doing in pedagogy formation: narratives of teachers from Public Universities of São Paulo. Educar em Revista. 2022
- MARADONA... E O MUNDO PENSOU O SUPER-HOMEM. Corpoconsciência. 2021
- RESPONSABILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA COM O "TEMPO DO INÚTIL": UMA NECESSIDADE DE NOSSO TEMPO. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS. 2021
- Desporto Universitário em Portugal: novas perguntas e novas possibilidades (Deporte Universitario en Portugal: Nuevas preguntas y nuevas posibilidades) (University Sports in Portugal: new questions and new possibilities). Retos. 2021
- As ciências do desporto sob o signo do Quinto Império. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2021
- Educação (física) infantil: entre “Parménides e Heráclito”: algumas perguntas pedagógicas. Revista Didática Sistêmica. 2021
- Smartphone fitness applications used by runners: for what reason?. Journal of Human Sport and Exercise. 2019
- Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo. Educação & Sociedade. 2018
- The Physical Education from the time of the thought to the time of the lived: an empiric/exploratory study about representations and teacher's practice. Acta Scientiarum. Education. 2018
- (DES) MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EMPÍRICO COM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL. Revista Kinesis. 2017
- Corpo e alteridade como expressão e produção cultural: Um olhar empírico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Desporto, Cultura e Estilos de Vida: Relações de Influência. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Ética, ciência, conhecimento e educação: dialogar com os termos e voltar a fazer perguntas. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI). 2017
- Jogos da lusofonia: o reerguer do quinto império sob a égide do desporto. Brotéria. Cristianismo e Cultura. 2016
- Fundamentos antropológicos do se-movimentar: Percepção, movimento e salutogênese. Educação & Sociedade. 2016
- Educação física e investigação: o elogio ao cuidado – uma carta aberta. Revista Pensar a Prática. 2015
- A atuação profissional no campo do lazer: reflexões sobre aspectos éticos. Licere - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. 2015
- Sem tempo para brincar: as crianças, os adultos e a tirania dos relógios 2015
- Towards Modern Cost-Effective and Lightweight Augmented Reality Setups. International Journal of Web Portals. 2015
- A criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido. Vozes dos Vales. 2014
- Entre o tempo dos relógios e o tempo fenomenológico : a criança e o brincar. Revista Internacional de Deportes Coletivos. 2014
- O desporto e as "coisas do ser": a necessidade de vencer. Revista Pensar a Prática. 2013
- Educação física na Europa e no Brasil : um sentido comum que mostra uma identidade universal. Em Aberto. 2013
- Educação física, lazer e multiculturalismo: sentidos e desafios. Licere - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. 2012
- Educação Física/ Desporto: caminho para uma ética universal – o multicultural e a escola em análise. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2012
- Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação. Revista Kinesis. 2012
- Representação do “bom” professor: o "bom professor em geral e o "bom" professor de educação física em particular. Educar em Revista. 2010
- As brincadeiras ou a verdade existencial 2009
- A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional. Educar em Revista. 2003
-
capítulo de livro
- Da crisálida à borboleta: por uma metáfora sobre a liberdade da criança para brincar e se movimentar na educação infantil 2020
- Educação Física Infantil: as influência dos heróis nas culturas (expressões) motoras das crianças 2020
- Educação, conhecimento, cultura e movimento humano: um retorno aos termos e sentidos 2020
- Lazer, motricidade humana e inteligência emocional no desenvolvimento de posturas inovadoras e éticas 2020
- Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições 2019
- Entre o experimento e a experiência: para uma didática originária na Educação Física (infantil) 2019
- Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2019
- Da crisálida à borboleta: uma metáfora sobre a liberdade de brincar e se movimentar no mundo da vida da criança 2018
- Diagnóstico e prognóstico das lesões do LCA no atleta jovem 2018
- Experimento e experiência entre saberes e práticas: uma didática originária na educação física (infantil) 2018
- Hyaluronic Acid. Advances in Experimental Medicine and Biology. 2018
- O tempo no tempo das crianças 2018
- Pesquisa com crianças na educação física brasileira: a mídia, os heróis e suas influências nas culturas lúdicas infantis 2018
- Criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido 2017
- Fundamentals on Injuries of Knee Ligaments in Footballers 2016
- A Educação Física no currículo escolar – espaço e tempo de formação de uma cultura para o tempo do não trabalho: reflexões preliminares 2016
- Possibilidades de “Brincar e se-movimentar” pelo Turnen 2016
- "Brincar e se-movimentar" da criança: a imprescindível necessidade humana em extinção? 2016
- A criança, a mídia e as (novas) identidades motoras na educação física 2016
- A criança, o brincar e a cultura lúdica: algumas reflexões 2016
- Da crisálida à borboleta: uma metáfora sobre a liberdade de brincar e se movimentar no mundo da vida da criança 2016
- Estética, formação inicial e dança: um olhar para a formação de professores de Educação Física 2016
- O movimento humano: entre o mundo vivido e o mundo pensado “O sobressalto” 2016
- Lazer e livre motricidade: caminhos para o desenvolvimento da inteligência e sustentabilidade 2015
- Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo 2014
- O lugar da teoria : na educação física e desporto 2014
- Reassuring the Elderly Regarding the Use of Mobile Devices for Mobility 2014
- A criança e o brincar como obra de arte : o sentido de um esclarecimento 2013
- A universidade como outra possibilidade : ética e ciência nesse caminho 2013
- Educação física/desporto : caminho para uma ética universal : o multicultural e a escola em análise 2013
- Características empreendedoras dos professores de educação física nas representações e práticas na formação do aluno do ensino superior 2012
- O saber pedagógico do professor - no caminho da alteridade 2012
- Formar e ser professor à maneira de “Darwin” e de “Bolonha” : aqui tão perto 2011
- Experimentar bolonha: testemunhos de uma experiência 2010
- Lazer e livre motricidade : caminhos para o desenvolvimento da inteligência emocional 2007
- Pós - modernidade e formação continuada de professores (universitários) 2007
-
documento
- Conteúdos de educação física e a cultura de movimento no ensino médio integrado na modalidade da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN) 2014
- Construction and bioproduction of a "green" synthetic protein-based polymer exhibiting a smart behaviour 2008
- Construction, bioproduction and characterization of Protein Based Polymers: exploiting the sequence of naturally occurring Elastin and Silk fibroin 2007
-
livro
- A criança e o brincar. Tempo e temporalidades (im)possíveis 2021
- Dentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos 2021
- E se Sócrates (o filósofo) fosse professor de educação física? 2021
- Multiculturalismo e educação da diversidade 2014
- O jogo e a infância : entre o mundo pensado e o mundo vivido 2014
- Ser professor: bases de uma sistematização teórica 2008
-
poster de conferência