publicações selecionadas
-
artigo académico
- Teaching for the Contextualised Learning of Science: a Checklist-Based Science Curriculum Analysis. Journal of Turkish Science Education. 2022
- Atividades de Campo no ensino da Geologia: Opiniões de professores portugueses sobre formas ideais de as usar. Revista Internacional de Formação de Professores (rifp). 2016
- In-Service science teacher education in portugal: An analysis of the short courses available. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2016
- Field Activities, Science Education and Problem-solving. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2013
- Laboratory Activities, Science Education and Problem-solving Skills. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2013
- Science and geography teachers' conceptions regarding problem-based learning related concepts. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2013
- Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. Educar em Revista. 2012
- Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise (Questioning in school science textbooks: development and validation of an analysis grid). Educar em Revista. 2012
- Das reformas curriculares às práticas em sala de aula: o caso das actividades laboratoriais no ensino das Ciências. Boletim Paulista de Geografia. 2007
- Prospective physical science teachers´ use of laboratory activities: An analysis of its evolution due to a science teaching methods course. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2002
- Concepções de futuros professores de ciências Físico-Químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais. Educação & Sociedade. 2000
- O Som e a Audição: Uma área que faz vibrar os professores? . European Physical Journal C: Particles and Fields. 1999
-
artigo de conferência
- "Professores precisam-se" - Mas com que formação? 2023
- Investigating prospective science and mathematics teachers meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Investigating prospective science and mathematics teachers’ meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Licenciatura em Educação do Campo: contextualização nos guias do estudante 2018
- A inclusão social através do ensino das ciências: um estudo centrado nos currículos brasileiro e português 2017
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas: contributos de um projeto de investigação 2017
- Contextualized science teaching: do portuguese curriculum guidelines promote it? 2017
- Learning science through PBL: the case of safety, prevention and quality of life 2017
- Prospective primary school teachers use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- Prospective primary school teachers’ use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- Teaching science in the laboratory: a study on portuguese school science teachers’ perspectives 2017
- A contextualização e os princípios orientadores da educação do campo nos materiais didáticos da área das ciências da vida e da natureza 2016
- Contextualized science teaching: do textbooks facilitate teachers’ job? 2016
- Contextualized science teaching: the contribution of photographs included in schools science textbooks 2016
- Prospective primary school teachers' knowledge of the ratio concept 2016
- Prospective primary school teachers’ knowledge of the ratio concept 2016
- Transitions in teacher education and professional identities : proceedings 2015
- Transitions in teacher education and professional identities: proceedings 2015
- Science teaching in schools : dilemmas and challenges 2014
- A aprendizagem das ciências baseada na resolução de problemas online : comparação entre estilos de aprendizagem e opiniões de alunos do 7º ano 2013
- A educação em ciências para a cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas : balanço de um projeto 2013
- A resolução de problemas socio-científicos : que competências evidenciam os alunos de 7º ano? 2013
- Conceções de alunos de 9º e 11º anos sobre protetor solar e seu modo de funcionamento : implicações para a formação de professores 2013
- Investigating representations of ratio among prospective mathematics and science teachers : an International study 2013
- Opiniões de alunos acerca da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas : um estudo centrado na abordagem transdisciplinar do tema recursos naturais e alterações climáticas 2013
- Relevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de ciências físico-químicas 2013
- Teacher education for problem-based learning : evaluation of an in-service short course targeted to science and geography school teachers 2013
- Teacher education for problem-based learning: evaluation of an in-service short course targeted to science and geography school teachers 2013
- WebQuests sobre mudança global: uma análise à luz dos princípios da ABRP 2013
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas : efeitos de uma ação de formação de professores de ciências e de geografia 2012
- As WebQuests e a aprendizagem baseada na resolução de problemas : um estudo centrado no tema som e luz 2012
- O desenvolvimento profissional docente em geografia : um estudo comparativo de perspetivas de professores avaliadores e avaliados 2012
- O ensino de Transformação de Matéria e de Energia através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: opiniões de alunos e professores sobre a sua contribuição para a concretização da perspetiva CTS 2012
- O ensino de transformação de matéria e de energia através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas : opiniões de alunos e professores sobre a sua contribuição para a concretização da perspetiva CTS 2012
- Questions in science textbooks : do they prompt students' inquiry and problem-based learning? 2012
- Sustainability on earth WebQuests as problem-solving activities : can physical sciences teachers rely on them? 2012
- Sustainability on earth WebQuests as problem-solving activities: can physical sciences teachers rely on them? 2012
- Actas XIV encontro nacional de educação em ciências : educação em ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania 2011
- As nuvens e o nevoeiro: concepções de estudantes do Minho e da Galiza 2011
- Concepções de estudantes do ensino básico sobre chuva e chuva ácida : um estudo comparativo em três países de língua oficial portuguesa 2011
- Os problemas no ensino e na aprendizagem das ciências : perspectivas dos documentos oficiais 2011
- Relationships between students' reactions towards problem-based learning and their learning styles : implications for science teaching and teacher education 2011
- Science textbooks as questioning and problem-based teaching and learning promoters : change or continuity? 2011
- Chuva e chuva ácida : um estudo comparativo das concepções de estudantes minhotos e galegos 2010
- Chuva e chuva ácida: Um estudo comparativo das concepções de estudantes minhotos e galegos. 2010
- Formação inicial de educadores de infância e de professores na Universidade do Minho : das licenciaturas aos mestrados em Ensino 2010
- Learning Styles of students attending a 1st cycle leading to a degree in Education 2010
- Questionamento em manuais escolares de ciências : que contributos para a aprendizagem baseada na resolução de problemas da "sustentabilidade na Terra"? 2010
- Questionamento em manuais escolares de ciências: Que contributos para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas da "Sustentabilidade na Terra"? 2010
- Relationships between students' reactions towards problem-based learning and their learning styles: Implications for science teaching and teacher education 2010
- From global warming to clouds and rain: an analysis of 9th graders' reasoning 2009
- Actividades laboratoriais e o ensino de fenómenos geológicos 2008
- As revistas de educação em ciências na investigação, na formação e na prática 2008
- Os manuais escolares e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo centrado em manuais escolares de ciências físico-químicas do ensino básico 2008
- Science education for citizenship : do textbook lab activities help teachers to put it into practice? 2008
- Energia e educação em ciências para a cidadania : dos interesses dos alunos às temáticas abordadas por manuais escolares 2007
- Formulação de questões, educação em ciências e aprendizagem baseada na resolução de problemas : um estudo com alunos portugueses do 8.º ano de escolaridade 2006
- Da complexidade das actividades laboratoriais à sua simplificação pelos manuais escolares e às consequências para o ensino e a aprendizagem das ciências 2006
- Problemas, educação em física e educação para a cidadania 2006
- Problemáticas energéticas e de lixo doméstico em educação científica para todos os cidadãos 2006
- Trabalho em grupo e aprendizagem baseada na resolução de problemas : um estudo com futuros professores de Física e de Química 2006
- A gestão flexível do currículo e o ensino das Ciências Físicas e Naturais : implicações para a formação de professores 2005
- A reorganização curricular do ensino básico e a utilização de actividades laboratoriais em Ciências da Natureza 2005
- Learning how to use the laboratory through Problem-based learning : a pilot study in an undergraduate physical sciences teacher education programme 2005
- Educação em ciências e sustentabilidade na terra : uma análise das abordagens propostas em documentos oficiais e manuais escolares 2005
- Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de física e química 2005
- Evaluating students’ learning from laboratory investigations 2005
- A explicação da combustão da vela : um estudo com manuais escolares e com alunos do ensino básico 2004
- A licenciatura em ensino de física e química na Universidade do Minho : um estudo centrado na satisfação dos alunos 2004
- Actividades laboratoriais e evidências indirectas : um estudo com futuros professores 2004
- Educação científica, exercício de cidadania e gestão sustentável de resíduos domésticos : fundamentos de um questionário 2004
- A inter-relação teoria-evidência-explicação científica : um estudo com alunos do 9º e do 11º anos de escolaridade 2003
- A promoção da aprendizagem das ciências no contexto da reorganização curricular : contributos do trabalho prático 2003
- Aprender astronomía a través da Web : o caso da WebQuest “As mentiras da lua” 2003
- Promover a imagem dos cientistas a través de WebQuests : análise crítica de «Eureka! Uma WebQuest sobre cientistas e as suas descobertas» 2003
- As actividades laboratoriais e o desenvolvimento conceptual e metodológico dos alunos 2002
- A inter-relação dados-evidências-conclusões: um estudo com actividades laboratoriais incluídas em manuais escolares 2002
- Contributos para uma avaliação da Gestão Flexível do Currículo no ensino das Ciências Físicas e Naturais no 3º ciclo 2002
- Equivale dissolver a desaparecer? 2002
- Influencia de la percepción en la conservación de la masa : un estudio con alumnos italianos, españoles y portugueses 2002
- Os manuais escolares de ciências da natureza e a inter-relação dados-evidências-conclusões: o caso de "A importância do ar para os seres vivos" 2002
- Perspectivas dos conselhos executivos acerca da gestão flexível do currículo : o caso das Ciências Físicas e Naturais 2002
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas : características, organização e supervisão 2001
- Concepcións de profesore e futuros profesores de ciencias sobre a movilidade das partículas no estado líquido 2001
- Formação científica do cidadão comum : o caso da radioactividade 2001
- As actividades laboratoriais e a avaliação das aprendizagens dos alunos 2000
- Formação didáctica de futuros professores de física para a utilização de actividades laboratoriais 2000
- Portuguese school textbooks’ illustrations and students’ alternative conceptions on sound 2000
- Natureza e propagação do som : concepções de alunos dos ensinos básico, secundário e superior 1999
- O ensino laboratorial de "o som e a audição" : uma análise das propostas apresentadas por manuais escolares do 8º ano de escolaridade 1999
- Promover a reflexão e a argumentação em laboratórios computadorizados 1999
- Actividades laboratoriais em manuais escolares : proposta de critérios de análise 1997
- Portuguese physics teachers’ attitudes towards students’ alternative conceptions on mechanics 1992
- Alternative ideas in mechanics : where can they come from? 1991
- On relating macroscopic phenomena to microscopic particles at the junior high school level 1990
- The role of the History of Science in science curricula 1987
-
artigo de revista
- Higher education students’ perceptions of issues related to Covid-19: A study on three Portuguese-speaking countries. Cogent Social Sciences. 2023
- Teaching for the Contextualised Learning of Science: AChecklist-Based Science Curriculum Analysis. Journal of Turkish Science Education. 2022
- Prospective primary school teachers activities when dealing with mathematics modelling tasks. Journal on Mathematics Education. 2020
- Teacher Education and Popular Culture: Proverbs about the Climate and Weather. Journal of Turkish Science Education. 2019
- Teaching science in the laboratory: a study on portuguese school science teachers’ perspectives. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2017
- O ensino contextualizado e a abordagem curricular de conteúdos de Microbiologia em Moçambique. UDZIWI: Revista de Educação da Universidade Pedagógica. 2017
- In-service science teacher education in Portugal: an analysis of the short courses available. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2017
- Learning about safety, prevention and quality of life through PBL: implications for teacher education. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2017
- Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas e ensino tradicional: um estudo centrado em “Transformação de matéria e de energia”. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 2016
- Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas e ensino tradicional: um estudo centrado em “Transformação de matéria e de energia”. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 2016
- Atividades de campo no ensino da Geologia: opiniões de professores portugueses sobre formas ideais de as usar. Revista Internacional de Formação de Professores (rifp). 2016
- Contextualized science teaching: the contribution of photographs included in school science textbooks. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2016
- Initial Science Teacher Education in Portugal: The Thoughts of Teacher Educators About the Effects of the Bologna Process. Journal of Science Teacher Education. 2016
- Photographs as mediating tools between science knowledge and the real world: the case of ‘Resources Sustainable Management’ in Portuguese school textbooks. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2015
- The use of field activities in geology teaching conceptions and representations of practices of Portuguese teachers. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2015
- "Sustainability on earth" WebQuest : do they qualify as problem-based learning activities?. Research in Science Education. 2015
- Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema. 2015
- Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação. Comunicacoes. 2015
- Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia. Journal of Science Education. 2013
- Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. Educar em Revista. 2012
- The role of WebQuests in science education for citizenship. Interactive Educational Multimedia, IEM. 2007
- Das reformas curriculares às práticas em sala de aula: o caso das actividades laboratoriais no ensino das Ciências. Boletim Paulista de Geografia. 2007
- Teachers' and prospective teachers' explanations of liquid-state phenomena: a comparative study involving three European countries. Journal of Research in Science Teaching. 2007
- Prospective physical sciences teachers' willingness to engage in learning communities. European Journal of Teacher Education. 2006
- Análise crítica de actividades laboratoriais : um estudo envolvendo estudantes de graduação. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2005
- Forms of reasoning used by prospective physical sciences teachers when explaining and predicting natural phenomena: The case of air pressure. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education. 2004
- Expectativas e receios dos alunos relativamente ao estágio : um estudo centrado na Licenciatura em Ensino de Física e Química da Universidade do Minho 2004
- History of science in science education: development and validation of a checklist for analysing the historical content of science textbooks. Science and Education. 2002
- Prospective physical sciences teachers’ use of laboratory activities: an analysis of its evolution due to a science teaching methods course. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2002
- Concepções de futuros professores de ciências físico-químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais. Educação & Sociedade. 2000
- O ensino contextualizado de «pressão» : algumas propostas de actividades práticas, com recurso a materiais do dia a dia 2000
- Heat and temperature: an analysis of how these concepts are dealt with in textbooks. European Journal of Teacher Education. 1999
- O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?. European Physical Journal C: Particles and Fields. 1999
- Pre-service physics teachers and conceptual difficulties on temperature and heat. European Journal of Teacher Education. 1999
- Planificação do ensino-aprendizagem das ciências e mudança conceptual : uma proposta de conciliação 1998
- Cor, óptica e pintura: um estudo sobre concepções alternativas. European Physical Journal C: Particles and Fields. 1997
- Opiniões e sugestões dos alunos acerca da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química. Química - Boletim da Sociedade Portuguesa de Química. 1996
- Portuguese science teachers' education, attitudes, and practice relative to the issue of alternative conceptions. Journal of Research in Science Teaching. 1993
- Alternative conceptions and history of science in physics teacher educatuion. Science Education. 1991
- Os professores de Ciências Físico-Químicas e a problemática das concepções alternativas. Educação & Sociedade. 1991
- O Raciocínio Causal e a Explicação de Fenómenos do Âmbito da Mecânica 1989
- A História da Ciência no Ensino: Aprendizagem das Ciências 1988
-
capítulo de livro
- Avaliação das aprendizagens em ciências: opiniões de professores do ensino secundário sobre os resultados da avaliação interna e externa 2023
- Developing technologically enhanced mathematics pedagogical content knowledge in initial teacher education 2018
- Formação contínua de professores de ciências, em Portugal: Desafios e formas de os superar 2018
- Online science teacher education: the case of a master’s program 2018
- Online science teacher education: the case of a master’s programme 2018
- Context-based science education and four variations of problem-based learning 2017
- Formação de inicial de professores de ciências: opiniões de formadores sobre o estágio, antes e após o processo de Bolonha 2016
- Science education through problem-based learning: A review of research focused on students 2016
- WebQuests sobre a mudança global: uma análise à luz dos princípios da ABRP 2013
- A educação para o desenvolvimento sustentável na formação de Técnicos Superiores de Educação: um estudo centrado nas percepções de estudantes universitários 2012
- A educação para o desenvolvimento sustentável na formação de técnicos superiores de educação : um estudo centrado nas percepções de estudantes universitários 2012
- Da integração dos alunos à diferenciação do ensino: o papel da aprendizagem baseada na resolução de problemas 2012
- Putting PBL into practice : powers and limitations of different types of scenarios 2010
- Teamwork and PBL-based teacher education : a study on prospective science teachers' opinions 2009
- A utilização de mapas de conceitos na escola primária 2004
- Experiments to promote students conceptual change on heat and temperature. How do Portuguese text-books include them? 2002
- Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das ciências 2001
- Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound 2001
-
documento
- Os professores portugueses de ciências face à impossibilidade de usarem o laboratório e o campo para o ensino durante a pandemia da COVID-19 2022
- Proceedings of the ATEE Winter Conference ‘Science and mathematics education in the 21st century’ 2019
- Proceedings of the ATEE Winter Conference: ‘Science and Mathematics Education in the 21st Century 2019
- Perspetivas de professores de Física e Química sobre as diferenças entre os resultados da avaliação interna e da avaliação externa 2018
- Science teacher education in Portugal: is a sustainable future still possible? 2018
- Integration of digital technologies in science centres’ modelling‐based exhibit sets: contribution for innovative science education 2018
- Ensinar e aprender ciências com base em problemas sócio-científicos: implicações para a organização e gestão do currículo 2018
- A inclusão social através do ensino das ciências: um estudo centrado nos currículos brasileiro e português 2017
- Teaching science in the laboratory: a study on portuguese school science teachers’perspectives. 2017
- Análise estrutural de analogias estabelecidas em uma aula sobre equilíbrio químico 2017
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas: contributos de um projeto de investigação 2017
- Contextualized science teaching: do portuguese curriculum guidelines promote it? 2017
- Introduction. Why should contextualized teaching be a matter for educational concern? 2017
- Learning science through PBL: the case of safety, prevention and quality of life 2017
- O ensino contextualizado de conteúdos de microbiologia: uma análise comparativa dos programas curriculares do ensino secundário de Moçambique e Portugal 2017
- Online science teacher education: the case of a master’s program 2017
- Prospective primary school teachers’ use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- In-service science teacher education in Portugal: an analysis of the short courses available. 2016
- Contextualized science teaching: do textbooks facilitate teachers’ job? 2016
- Contextualized science teaching: the contribution of photographs included in schools science textbooks 2016
- Prospective primary school teachers’ knowledge of the ratio concept 2016
- Photographs as mediating tools between science knowledge and the real world: the case of ‘Resources Sustainable Management’ in Portuguese school textbooks 2015
- Transitions in teacher education and professional identities: proceedings 2015
- Science teacher education in Portugal: teacher educators’ thoughts on the effects of the Bologna process 2014
- Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas 2013
- Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas 2013
- Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia 2013
- Relevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de Ciências Físico-Químicas 2013
- Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação de uma grelha de análise 2012
- A Educação para o Desenvolvimento Sustentável na formação de Técnicos Superiores de Educação: Um estudo centrado nas percepções de estudantes universitários. 2011
- Actas XIV encontro nacional de educação em ciências : educação em ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania 2011
- From global warming to clouds and rain: An analysis of 9th graders’ reasoning 2009
-
livro
- Science and mathematics education for 21st century citizens: Challenges and ways forwards 2020
- Proceedings of the ATEE Winter Conference Science and mathematics education in the 21st century 2019
- Contextualizing teaching to improve learning: The case of science and geography 2017
- Formação de inicial de professores de ciências: opiniões de formadores sobre o estágio, antes e após o processo de Bolonha 2016
- Science education through Problem-Based Learning: a review of research focused on students 2016
-
poster de conferência
- School science teacher’ views on the differences between the results of school-based assessment and national assessment 2019
- Perspetivas de professores de Física e Química sobre as diferenças entre os resultados da avaliação interna e da avaliação externa 2018
- Ensino contextualizado das Ciências: uma análise dos documentos oficiais portugueses 2018
- Memórias autobiográficas e as escolhas profissionais das meninas 2017
- Teaching science in the laboratory: a study on portuguese school science teachers’ perspectives 2017
- In-service science teacher education in Portugal: an analysis of the short courses available 2016
-
teses