publicações selecionadas
-
artigo académico
- External evaluation of schools, peer regulation, collaborative work and educational quality: what is the relationship?(Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?). Práxis Educativa. 2023
- Inclusive curriculum management and teacher training in the 2nd Cycle of Basic Education in Portugal: perceptions of coordinators of initial training courses (Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal). Educação & Sociedade. 2022
- Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial.. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2022
- Critical educational dialogue in the context of globalization: knowledge of quilombola education on the Abaetetuba Islands, Amazônia (Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia). E-Curriculum. 2022
- Teacher training to manage diversity in the regular classroom in Portuga ( Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal.). Revista Lusófona de Educação, 45, 11-30. 2022
- Mathematics Teachers and Curriculum: Authors or Actors?. Acta Scientiae. 2021
- From learning in the digital school: the return of behaviorism? (Da aprendizagem na escola digital: o regresso do behaviorismo? ). Diversidades. 2021
- Transglobality, cosmopolitanism and innovation as school languages ¿¿in crisis (Transglobalidade, cosmopolitismo e inovação como linguagens da escola em crise). Revista Indagações em Educação. 2021
- Towards a digital school, with teachers (Rumo a uma escola digital, com professores). ELO. 2021
- Currículo e Educação para a Cidadania na Guiné-Bissau. Brasilian Journal of Development. 2021
- Educational challenges for Portugal 2030 (Desafios educacionais para Portugal 2030). Diversidades. 2020
- Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI. Doxa - Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2020
- Currículo de formação docente de 2.º CEB, Professor inclusivo e gestão de diversidades. Revista de Estudos Curriculares. 2020
- Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional. Laplage em Revista. 2019
- Innovation and flexibility of the curriculum: some questions ( Inovação e flexibilização do currículo: algumas questões). Elos. 2019
- The ambivalence of the effects of external evaluation of schools on school practices (A ambivalência dos efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas escolares). Revista Educação Especial. 2018
- Being a teacher in times of transglobality (Ser professor em tempos de transglobalidade). Revista Teias. 2018
- kknowledge and learning: between numbers and people (Saberes e aprendizagens: entre os números e as pessoas). Revista Contrapontos. 2018
- Currículo e gestão: perspetivas de integração em tempos de accountability. Revista de Estudos Curriculares. 2017
- Avaliação externa de escolas. Um metaestudo. Educação e Pesquisa. 2016
- Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior.. Em Aberto, 9 (97), 119-130.. 2016
- Basic Law of the Educational System: from the past to a future curricular perspective [Lei de Bases do Sistema Educativo: do passado a um futuro olhar curricular]. Línguas & Letras. 2016
- External Evaluation of Schools . A meta-study [Avaliação externa de escolas. Um metaestudo]. Revista Educação, Sociedade & Culturas. Dossier Temático “A avaliação das escolas: políticas, perspetivas e práticas”. 2016
- Pedagogy as a complex and deliberative conversation in Higher Education [Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no Ensino Superior]. Revista Em Aberto. 2016
- The (post)critical theory in the curricular deconstruction [O pós-crítico na desconstrução dos Estudos Curriculares]. Educação & Sociedade. 2016
- Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa. Trabalho & Educação . 2015
- Currículo e autonomia na escola portuguesa: uma análise crítica da centralização nos ensinos básico e secundário. Revista Histedbr On-line. 2015
- Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática do Ensino Básico em Portugal. Meta: Avaliação. 2015
- Avaliação de escolas: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola 2015
- Crossed looks: globalisations and curriculum in Guinea-Bissau. Compare. 2015
- Effects of learning external evaluation in the professional development of basic education mathematics teachers in Portugal | Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática do Ensino Básico em Portugal. Meta: Avaliação. 2015
- Políticas de educação profissional em Portugal e no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. 2014
- Policies of accountability in Portugal. International Journal of Curriculum and Instruction Studies. 2014
- Políticas de avaliação e qualidade da educação. Uma análise crítica no contexto da avaliação externa de escolas, em Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2014
- Globalização, aprendizagem e trabalho docente: análise das culturas de performatividade. Educação. 2014
- External School Evaluation. Preliminary results of one going research project. The Journal of the European Forum on Educational Administration. 2013
- Estudos curriculares: génese e consolidação em Portugal. Educação e Pesquisa. 2013
- Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares. E-Curriculum. 2013
- Políticas de educação profissional em Portugal e no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2013
- Currículo e gestão curricular: uma reflexão inicial. Espaço do Currículo. 2012
- Projeto educativo TEIP. Um estudo de caso. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 2012
- Curriculum Studies: What is the Field Today?. Journal of The American Association for the Advancement of Curriculum Studies. 2012
- Curriculum organisation in the English and Portuguese education systems: a comparative analysis. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2012
- Policies of accountability in Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2012
- Políticas de Diferenciação do Currículo: da organização do conhecimento às práticas pedagógicas. Ciências Humanans e Sociais em Revista. 2012
- Noção de tempo curricular. Abordagem histórica das mudanças curriculares para a compreensão das políticas de ensino. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. 2011
- Currículo, aprendizagem e avaliação. Uma abordagem face à agenda globalizada. Revista Lusófona de Educação ,. 2011
- A educação do trabalhador: contributo e reflexão sobre currículo, trabalho e cidadania. Revista Teias. 2011
- Curriculum differentiation in the education of youth and adults in Portugal and Brazil. International Journal of Curriculum and Instruction Studies. 2011
- Currículo e Gestão Escolar no Contexto das Políticas Educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. 2011
- A organização curricular portuguesa nos sistemas educativos português e inglês. Uma análise comparativa.. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2011
- Evaluation, Learning and Curriculum. An aproach confronted by a global agenda | Currículo, aprendizagem e avaliação. uma abordagem face à agenda globalizada 2011
- Ciências da Educação e Investigação: o pesadelo que é o presente. Sísifo. Revista de Ciências da Educação,. 2010
- Para uma análise da(s) cultura(s) curricula(res) da escola. Entreideias. 2010
- Avaliação de escolas - o lugar da autoavaliação. Revista Teias. 2010
- Para a sustentabilidade avaliativa do professor. Revista Teias. 2009
- Processos e práticas de educação e formação. Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização.. Educação & Sociedade. 2009
- Currículo e “Novas Tecnologias” em tempos de globalização. Caderno Seminal. 2009
- Researchers training policy: A comparative analysis (Portugal-Brazil) in context of postgraduate programs | As políticas de formação de pesquisadores: Análise comparativa (Portugal-Brasil) em contextos de programas de pós-graduação. Ensaio. 2009
- School curriculum: between theories and methods | Currículo: Entre teorias e métodos. Cadernos de Pesquisa. 2009
- A Mediação em Contexto Pedagógico – Contributos de uma Leitura Psicanalítica em Educação. Ciclos em Revista – Avaliação: Desejos, vozes, diálogos e processos. 2008
- Notas sobre diversificação/diferenciação curricular em Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2008
- Avaliação das aprendizagens. Para além dos resultados. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2007
- Estudos Curriculares: das teorias aos projectos de escola. Educar em Revista. 2007
- Globalization and identity in the context of school and curriculum | Globalização e identidade no contexto da escola e do currículo. Cadernos de Pesquisa. 2007
- Globalização e identidades educativas. Ruturas e incertezas 2006
- Diferenciação curricular nas políticas educativas e curriculares em Portugal e no Brasil. Educação em Debate. 2006
- Uma perspetiva atual sobre a investigação em Estudos Curriculares. Perspetiva. 2006
- Projeto educativo: da utopia à realidade. Um estudo qualitativo. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 2005
- Descentralizar o discurso curricular das competências. Revista de Estudos Curriculares. 2005
- A difícil construção da profissionalidade docente.. Revista do Centro de Educação. 2004
- Ser professor no contexto da sociedade do conhecimento. Contrapontos . 2004
- Dos tempos e lugares do campo educacional: uma análise dos percursos de investigação em Portugal (1900-2000). Revista Brasileira de Educação. 2004
- A avaliação institucional no contexto das atuais políticas curriculares. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Formação inicial de professores. Que percursos? . Revista Teias. 2003
- The Changing Face of Teaching in England and Portugal: A study of work experiences of secondary school teachers. European Journal of Teacher Education. 2003
- Políticas educativas para o ensino superior na União Europeia: um olhar do lado português. Educação & Sociedade. 2003
- Competências curriculares. As práticas ocultas nos discursos das reformas. Revista de Estudos Curriculares. 2003
- Notas para uma síntese de uma década de consolidação dos estudos curriculares. Investigar em Educação. 2002
- Políticas educacionais nos anos 90: a formação de professores no Brasil e em Portugal. Educar em Revista. 2001
- Área de Projeto e/ou Projeto Tecnológico: uma área curricular integrada. Inovação. 2001
- Políticas curriculares em Portugal e tendências em alguns países europeus.. Revista Teias. 2001
- A reorganização dos espaços escolares: as lógicas da tradição e da mudança. Revista Galego-Portuguesa de Psicopedagoxía e Educación. 2000
- O (pós) crítico na Desconstrução Curricular. Educação & Sociedade. 2000
- Reconceptualização curricular: os caminhos de uma teoria curricular crítica. Perspetiva. 2000
- Cidadania: um espaço curricularmente adiado. Revista Teias. 2000
- Algumas questões sobre o que ensinar no ensino secundário?. Colóquio/Educação e Sociedade . 1999
- O 5º ano das licenciaturas em ensino: algumas reflexões e uma proposta de reorganização. Educação & Sociedade. 1996
- O 5º Ano das Licenciaturas em Ensino. Algumas Reflexões e uma Proposta de Reorganização. Educação & Sociedade. 1996
- O modelo integrado, 20 anos depois: contributos para uma avaliação do projeto de Licenciaturas em Ensino na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 1995
- Área-escola: projeto educativo, curricular e didático. Educação & Sociedade. 1994
- O novo sistema de avaliação dos alunos do ensino básico: do contexto europeu ao contexto de experimentação dos programas e das mudanças curriculares. Educação & Sociedade. 1993
- A reforma do sistema educativo - alguns aspetos da reorganização dos planos curriculares dos ensinos básico e secundário em Portugal e Espanha. Educação & Sociedade. 1991
- A observação como estratégia de formação de professores. Educação & Sociedade. 1990
- A problemática de práticas na formação inicial integrada de professores. Educação & Sociedade. 1990
- A avaliação do professor. Educação & Sociedade. 1989
- Os negócios de uma casa de comércio bracarense segundo o copiador de correspondência (1790-1805). Bracara Augusta. 1987
-
artigo de conferência
- Synchronous Oceanic and Atmospheric Data Acquisition: field test release and validation of atmospheric, oceanographic, and deep-sea probes in the Azores Islands 2023
- Práticas de autoavaliação. Um estudo sobre os relatórios do 3º ciclo de avaliação externa das escolas, em Portugal 2021
- Self-assessment practices. A study on the reports of the 3rd cycle of External Evaluation of Schools in Portugal (Práticas de autoavaliação. Um estudo sobre os relatórios do 3º ciclo de Avaliação Externa das Escolas em Portugal)l. 2021
- [Curriculum, innovation and flexibility in education] Currículo, inovação e flexibilização em educação 2020
- Globalização e políticas de accountability: as perspetivas de professores no contexto da AEE em Portugal 2019
- A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais 2017
- Avaliação externa e autoavaliação de escolas: um estudo empírico no contexto de um Observatório de Autoavaliação de Escolas 2017
- Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIP 2017
- Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas identificado como Território Educativo de Intervenção Prioritária – TEIP 2017
- Curriculum studies: a note on non-epistemological crisis 2017
- Currículo e cidadania cultural: relações emergentes na Guiné-Bissau 2017
- Currículo, Inclusão e Educação Escolar 2017
- Currículo, cultura, inclusão e diferenças: anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares 2017
- Currículo, história social das disciplinas, conhecimento escolar, gestão da escola e tecnologias: anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares 2017
- External evaluation of schools: what is changing in the early childhood curriculum practices? 2017
- Schools' external evaluation: what is changing in the early childhood curriculum practices? 2017
- Schools´ External Evaluation: An analysis through national and international evaluation reports 2017
- [Curriculum, Inclusion and School Education] Currículo, Inclusão e Educação Escolar 2017
- Avaliação externa das escolas: perspetivas da implementação do modelo no sistema educativo português 2016
- Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIP 2016
- Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIP [External evaluation of schools and self-evaluation in a TEIP school cluster] 2016
- Currículo e educação para a cidadania na Guiné-Bissau 2016
- Formação de professores em contextos de regulação transnacional e nacional 2016
- Uma visão curricular da Lei de Bases do Sistema Educativo 2016
- Atas do Seminário Internacional "Avaliação Externa de Escolas" 2015
- Configurando o currículo, o trabalho docente e a avaliação: para uma discussão crítica do Ensino Superior em Portugal 2015
- Currículo e didáctica : para uma relação de convergência 2015
- Educação bilingue em Moçambique: um estudo de caso, na Província de Gaza, centrado nas práticas pedagógicas do ensino básico 2015
- Impacto e efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas curriculares das lideranças intermédias 2015
- O discurso dos avaliadores externos e do diretor de escola: que coerência? 2015
- O discurso dos avaliadores externos e do diretor de escola: que coerência? [The discourses of the external evaluators and the school principal: what coherence?] 2015
- O ensino da matemática e a avaliação externa de escolas: um estudo com professores do 1.º e 2.º ciclos 2015
- Professors of Administration and their training: knowledge, skills, abilities and attitudes 2015
- Seminário Internacional de Avaliação Externa de Escolas 2015
- The teaching of mathematics and the external evaluation of schools: a study involving teachers from 1st to 6th grade 2015
- Globalização, currículo e aprendizagem. Para uma análise crítica das práticas curriculares em contextos diferenciados 2014
- Avaliação externa da qualidade da educação. Os casos de Cabo Verde e Portugal 2014
- Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atas 2014
- Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais: atas 2014
- The Curriculum practical construction: A local perspective from the research in external evaluation of schools [A construção prática do currículo: uma perspectiva local a partir da investigação em Avaliação Externa das Escolas] 2014
- The curriculum practical construction : a local perspective from the research of school external system 2014
- [Curriculum in contemporary times: internationalization and local contexts - proceedings] Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais - atas 2014
- Efeitos da avaliação externa de escolas públicas na rede pré-escolar privada 2013
- A escola como máquina de integração social. Um estudo sobre as realidades brasileira e portuguesa a partir das políticas e práticas educativas e curriculares 2013
- Avaliação educacional: que lógicas e que tendências? Alguns processos e desafios no contexto das reformas curriculares na África Subsariana 2013
- Avaliação externa de escolas e o seu impacto no ensino especializado da música 2013
- Avaliação externa de escolas e seus efeitos nas perspetivas curriculares e pedagógicas. Um estudo com professores de matemática 2013
- Avaliação externa de escolas: os efeitos indiretos do ensino público no ensino privado 2013
- Avaliação externa de escolas: os efeitos indiretos do ensino público no ensino privado [External evaluation of schools: the indirect effects of public education on private education] 2013
- Currículo-sem-tempo : a (re)construção da educação de infância 2013
- Fundamentos para uma visão holística do Currículo - Teoria Curricular e Práxis Pedagógica, no DLBSE-CV/2010 2013
- Identidade de professores universitários de ciências biológicas : hibridismo epistemológico e formativo? 2013
- Impacto e efeitos da avaliação externa nas estruturas intermédias de gestão 2013
- O currículo do Curso de Administração e a prática de avaliação 2013
- Orientações curriculares : a mão que embala a educação de infância 2013
- Políticas de formação profissional em Portugal e no Brasil 2013
- Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future directions : uncertainty and possibility 2013
- Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future directions: uncertainty and possibility 2013
- Avaliação das aprendizagens : políticas formativas e práticas sumativas 2012
- Avaliação das aprendizagens: políticas formativas e práticas sumativas 2012
- Curriculo e didática: um diálogo luso-brasileiro 2012
- Currículo, formação e trabalho docente na educação profissional de jovens e adultos 2012
- Formação de professores do ensino superior e práticas curriculares 2012
- O processo da decisão curricular no ensino de graduação em administração relacionado com as novas exigências da educação superior 2012
- Políticas de accountability em Portugal 2012
- Reflexões e experiências: diferentes modos da prática docente no ensino superior 2012
- A polis como nação : a génese de uma disciplina : educação cívica, cidadania e direitos humanos 2011
- School Accountability in Portugal: Global and local influences on policies and practices. 2011
- School external evaluation : theory and models 2010
- A mediação em contexto pedagógico : contributos de uma leitura psicanalítica em educação 2008
- Currículo: entre teorias e métodos 2008
- A prática de avaliação realizada pelos alunos 2003
- Preliminary study of the integration of first year students at engineering courses 2003
- Processos identitários dos estudos curriculares em Portugal : a leitura geométrica de Alfredo Veiga-Neto 2002
- Qualidade do processo de aprendizagem dos alunos em engenharia 2001
- Área de Projecto e/ou Projecto Tecnológico no ensino secundário 2001
- A flexibilização das políticas curriculares 2000
- Políticas curriculares : a decisão (re)centralizada 1999
- Políticas curriculares: a decisão (re)centralizada 1999
- A avaliação dos alunos: algumas reflexões com os professores 1995
- Análise curricular da avaliação 1995
-
artigo de revista
- Teaching Students with Learning Difficulties or Disabilities: Regular Education Teachers' Professional Development and Practices. Education Sciences. 2022
- Diálogo crítico educacional no seio da globalização. E-Curriculum. 2022
- Rumo a uma escola digital, com professores. Línguas & Letras. 2021
- Da aprendizagem na escola digital. O regresso do behaviorismo. Revista Diversidades. 2021
- Basic education and pandemic. A study on teachers’ perceptions of the Portuguese reality. (Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa). Revista Ibero-Americana de Educação. 2021
- The new normal in education. Prospects. 2020
- Knowledge and learning in higher education: curricular and pedagogical challenges in the 21st century (Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI). Doxa - Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2020
- Educational transformations in times of pandemic: from social confinement to curricular isolation (Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular). Práxis Educativa. 2020
- Curriculum management based on results and standards and their effects on institutional evaluation (Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional). Laplage em Revista. 2019
- External evaluation of schools: political logics of institutional evaluation (Avaliação externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional). Estudos em Avaliação Educacional. 2019
- Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability. Linhas Críticas. 2019
- The ambivalence of the effects of External Evaluation of Schools on school practices [A ambivalência dos efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas escolares]. Revista Educação Especial. 2018
- School knowledge in times of a plurality of knowledge and new forms of learning [O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem]. Educação Unisinos. 2018
- Teachers’ perceptions of the external evaluation of schools in Portugal (Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal). Roteiro. 2018
- Currículo e formação docente: questões em análise 2018
- Políticas de inclusão escolar no Brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular 2018
- Saberes e aprendizagens: entre os números e as pessoas. Revista Contrapontos. 2018
- Ser professor em tempos de transglobalidade 2018
- Currículo e gestão: Perspetivas de integração em tempos de accountability 2017
- CURRÍCULO E INCLUSÃO ESCOLAR: (IN)VARIANTES EDUCACIONAIS E CURRICULARES. Revista Teias. 2016
- Para a noção de transformação curricular. Cadernos de Pesquisa. 2016
- Avaliação externa de escolas: um metaestudo. Educação e Pesquisa. 2016
- Lei de Bases do Sistema Educativo: do passado a um futuro olhar curricular. Línguas & Letras. 2016
- O (pós) crítico na desconstrução curricular. Educação & Sociedade. 2016
- Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior. Em Aberto. 2016
- Avaliação Externa de Escolas: Perspetivas dos Diretores da Região Norte de Portugal. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Currículo e autonomia na escola portuguesa: uma análise crítica da centralização nos ensinos básico e secundário. Revista Histedbr On-line. 2015
- Efeitos da avaliação externa das aprendizagens no desenvolvimento profissional de professores de matemática do ensino básico em Portugal. Meta: Avaliação. 2015
- Formação, conhecimento e trabalho docente em tempos de regulação avaliativa externa 2015
- Globalização, aprendizagem e trabalho docente: análise das culturas de performatividade. Educação. 2014
- Políticas de avaliação e qualidade da educação. Uma análise crítica no contexto da avaliação externa de escolas, em Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2014
- Curriculum studies: Theoretical and methodological challenges | Estudos curriculares: Desafios teóricos e metodológicos. Ensaio. 2013
- Currículo, tecnologias e inovação : para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionais. Revista Linhas. 2013
- External School Evaluation. Preliminary results of one going research project 2013
- Produção académica sobre docência : uma análise centrada num olhar da avaliação externa de escolas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2013
- Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares. E-Curriculum. 2013
- Curriculum studies: what is the field today? 2012
- Currículo e gestão curricular: uma reflexão inicial. Espaço do Currículo. 2012
- Investigação em avaliação : para uma síntese das dissertações do Projeto PostcaVET da Universidade do Minho e da Universidade de Cabo Verde. 2012
- Policies of accountability in Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2012
- Políticas de diferenciação do currículo : da organização do conhecimento às práticas pedagógicas. Ciências Humanas e Sociais em Revista. 2012
- Projeto educativo TEIP : um estudo de caso 2012
- Curriculum differentiation in the education of youth and adults in Portugal and Brazil 2011
- Currículo e gestão escolar no contexto das políticas educacionais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2011
- Currículo, aprendizagem e avaliação. Uma abordagem face à agenda globalizada 2011
- Noção de tempo curricular: abordagem histórica das mudanças curriculares para a compreensão das políticas de ensino. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. 2010
- Ciências da Educação e investigação: o pesadelo que é o presente. Sísifo: Revista de Ciências da Educação. 2010
- Para uma análise da(s) cultura(s) curricular(es) da escola. Arquipélago. Ciências da Educação. 2010
- Para a sustentabilidade avaliativa do professor 2009
- Dos tempos e lugares do campo educacional: uma análise dos percursos de investigação em Portugal (1900-2000).. Revista Brasileira de Educação Especial. 2009
- Processos e práticas de educação e formação: para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização. Educação & Sociedade. 2009
- As políticas de formação de pesquisadores: análise comparativa (Portugal-Brasil) em contextos de programas de pós-graduação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2009
- Currículo: entre teorias e métodos. Cadernos de Pesquisa. 2009
- Notas sobre diversificação/diferenciação curricular em Portugal 2008
- The accuracy of student grading in first year engineering courses. European Journal of Engineering Education. 2004
- Políticas curriculares em Portugal e tendências em alguns países europeus 2002
- Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos 2001
- A educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiado. Revista Teias. 2000
- As tomadas de decisão na contextualização curricular 1999
- A avaliação do Professor : alguns consensos. Noesis Online. 1996
- O 5º ano das licenciaturas em ensino: algumas reflexões e uma proposta de reorganização. Educação & Sociedade. 1996
- O modelo integrado, 20 anos depois: contributos para uma avaliação do projecto de licenciaturas em ensino na Universidade do Minho 1995
- Avaliação e qualidade do ensino : domínios para a qualidade do ensino. Revista de Educação. 1994
- Área Escola: projecto educativo, curricular e didáctico 1994
- O novo sistema de avaliação dos alunos do ensino básico: do contexto europeu ao contexto da experimentação dos programas e das mudanças curriculares 1993
- A reforma do sistema educativo : alguns aspectos da reorganização dos planos curriculares dos ensinos básico e secundário em Portugal e Espanha. Educação & Sociedade. 1991
- A Problemática de Práticas na Formação Inicial Integrada de Professores 1990
- A observação como elemento regulador da tomada de decisões: a proposta de um instrumento. Educação & Sociedade. 1990
- Avaliação do Professor 1988
-
capítulo de livro
- Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia. 2023
- Curriculum: Transformative changes in times of (post) pandemic (Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia) 2023
- Model of the 3rd cycle of external evaluation of schools (Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas) 2023
- Model of the 3rd cycle of external evaluation of schools [Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas ] 2023
- Overall results of the research project (Resultados globais do projeto de investigação) 2023
- Perceptions of political, inspection and evaluation actors (inspectors and external experts on the external evaluation of schools as a policy, procedure and experience (Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos (inspetores e peritos externos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência) 2023
- Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência 2023
- Para uma teoria curricular de formação de professores 2022
- Curriculum Studies: a european note on non-epistemological crisis in an era of accountability policies 2022
- Towards a curricular theory of teacher training (Para uma teoria curricular de formação de professores) 2022
- Higher education: challenges for the 21st century (curricular, pedagogical and assessment) (Ensino superior: desafios para o século XXI (curricular, pedagógico e avaliativo). 2021
- Avaliação Institucional de Escolas no quadro da Globalização, Internacionalização e Accountability. 2021
- Institutional evaluation of schools in the context of globalization, internationalization and accountability [Avaliação institucional de escolas no quadro da globalização, internacionalização e accountability] 2021
- REFORMULATION AND IMPLEMENTATION POLICIES OF NEW CURRICULAR PROPOSALS FOR THE ADMINISTRATION COURSE (REFORMULAÇÃO E POLÍTICAS DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS CURRICULARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO) 2021
- Conclusions and recommendations (Conclusões e recomendações) 2020
- External evaluation of schools: theoretical-conceptual framework in the methodological context of a national study (Avaliação externa de escolas: quadro teórico-conceptual no contexto metodológico de um estudo nacional) 2020
- Rethinking the primary education school in times of uncertainty (Repensar la escuela de educación primaria en tempos de incertidumbre) 2020
- Skills in Ibero-America. A study (Competências na Ibero-América. Um estudo) 2020
- Avaliação Institucional de Escolas no Quadro da Globalização, Internacionalização e Accountability 2020
- Avaliação externa de escolas: quadro teórico-conceptual no contexto metodológico de um estudo nacional. 2020
- External evaluation of schools: theoretical-conceptual framework in the methodological context of a national study [Avaliação externa de escolas: quadro teórico-conceptual no contexto metodológico de um estudo nacional] 2020
- Higher Education: challenges for the 21st century (curricular, pedagogical and evaluative) [Ensino superior: desafios para o século XXI (curricular, pedagógico e avaliativo)] 2020
- Skills and Agenda 2030 (Competências e Agenda 2030) 2020
- Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português 2019
- Para uma mudança acontecimental 2019
- Políticas de inclusão escolar e decisões curriculares: justiça curricular na escolarização de alunos com deficiência 2019
- School inclusion policies and curricular decisions: curricular justice in the schooling of students with disabilities (Políticas de inclusão escolar e decisões curriculares: justiça curricular na escolarização de alunos com deficiência) 2019
- For a critical analysis of curriculum policies in the global context and in the Portuguese educational system (Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português) 2019
- Innovation as an event (Inovação como acontecimento) 2019
- [Introduction (to "Curriculum, innovation and flexibility")]Introdução [a "Currículo, inovação e flexibilização"] 2019
- Curriculum policies in the post-LBSE period (1986-2017). Cycles of change in pre-school education and basic and secondary education [Políticas curriculares no período pós-LBSE (1986-2017). Ciclos de mudança na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário] 2018
- Curriculum policies in the post-LBSE period (1996-2017) Cycles of change in pre-school education and primary and secondary education (Políticas curriculares no período pós-LBSE (1996-2017) Ciclos de mudança na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário 2018
- Towards a market curriculum theory (Para uma teoria curricular de mercado) 2018
- Formação (inicial e contínua) de professores em contexto de globalização 2018
- Para uma teoria curricular de mercado 2018
- Políticas curriculares no período pós-LBSE (1986-2017): ciclos de mudança na educação pré-escolar e nos ensino básico e secundário 2018
- Ser professor em contextos de regulação transnacional. Para uma atitude cosmopolita docente. 2018
- Ser professor em contextos de regulação transnacional: para uma atitude cosmopolita docente 2018
- Teorias Curriculares: Entre o Estado e o Sujeito 2018
- Training (initial and continuous) of teachers in a globalization context (Formação (inicial e contínua) de professores em contexto de globalização) 2018
- Pinar’s influence on the consolidation of Portuguese curriculum studies 2017
- Políticas de cooperação para o desenvolvimento no contexto educacional. Reflexões sobre a Guiné-Bissau 2017
- Contraditórios do primeiro e segundo ciclos de avaliação externa de escolas: uma análise quantitativo-qualitativa 2016
- Formação de professores em contextos de regulação transnacional e nacional 2016
- Impacto de políticas transnacionais na escola e no trabalho docente 2016
- Impacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docente 2016
- Impacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docente [Impact of transnational policies on school, teacher training and teaching] 2016
- Resultados globais do projeto 2016
- Associações e disseminações do conhecimento. 2015
- Avaliação externa. Para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e efeitos nas escolas do ensino não superior 2015
- Efeitos da avaliação de escolas nos processos de mudança e melhoria 2015
- Professors of Administration and their training: knowledge, abilities and attitudes. 2015
- Relatório do Projeto AEENS: impacto e efeitos da avaliação externa 2015
- The teaching of mathematics and the external evaluation of schools. A study involving Teachers for 1 st to 6 th grade 2015
- Avaliação Externa. Para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e efeitos nas escolas do ensino não superior 2014
- Avaliação externa da qualidade da educação. Os casos de Cabo Verde e Portugal 2014
- Avaliação externa: para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e os efeitos nas escolas do ensino não superior 2014
- Currículo, aprendizagem e avaliação 2014
- Entre o global e o local – uma abordagem metodológica para avaliar um programa de cooperação para o desenvolvimento na área da educação na Guiné-Bissau 2014
- Governamentalidade curricular: ação dos professores em contextos de avaliação externa 2014
- Impacto e efeitos da avaliação externa de escolas do ensino não superior 2014
- Introdução. Avaliação externa de escolas. Um projeto de investigação. 2014
- Relatórios internacionais e nacionais: um olhar sobre a avaliação externa de escolas em Portugal 2014
- Curriculum Field in Portugal: Emergence, Research, and Europeanization 2013
- Do normativo à normatividade curricular. Para uma análise do Diretor de Turma no quadro da avaliação institucional 2013
- Políticas de formação de educadores e professores em Portugal 2013
- Um comentário ao texto conferencial de Michael Young: overcoming the crisis in curriculum studies: a knowledge-based 2013
- Currículo, Aprendizagem e Avaliação. Questionamento à luz das políticas de educação e formação 2012
- Do normativo à narratividade curricular: para uma análise da intervenção do diretor de turma no quadro da avaliação institucional 2012
- Resultados de investigação sobre a avaliação das escolas em Portugal 2012
- Culturas curriculares: subsídios para uma abordagem teórica. 2011
- Curriculum Studies: the state of the field 2011
- Currículo: entre teorias e métodos 2011
- Formação geral e formação técnica: uma integração possível? 2011
- Dos autores políticos do currículo 2010
- O Processo de Bolonha e a política de formação de educadores e professores em Portugal. 2010
- A ressignificação do currículo em contextos de globalização 2009
- Globalization and educational identities 2009
- Globalization, curriculum and assessment 2009
- Globalization, curriculum and evaluation 2009
- 1. Ensino Secundário. 2008
- A mediação em contexto pedagógico – contributos de uma leitura psicanalítica em educação 2008
- Currículo, investigação e mudança 2007
- Estudos Curriculares. Para a compreensão crítica da educação 2007
- Estudos Curriculares: políticas, teorias e práticas 2007
- A formação inicial de professores no contexto das políticas curriculares 2006
- Europeização do currículo. Para uma análise das políticas educativas e curriculares 2006
- Um olhar global sobre o processo de investigação 2006
- Albano Estrela na emergência dos Estudos Curriculares 2004
- Em torno de um projeto curricular pós-colonial 2004
- Metodologia comparada. Algumas aproximações 2004
- Percursos na formação inicial de professores. 2004
- O que se decide sobre currículo 2003
- Critérios de avaliação na escola 2002
- Área de Projeto: uma componente curricular não disciplinar 2002
- Introdução. Contextos e características do neoliberalismo em educação 2001
- Tendências de descentralização das políticas curriculares 2001
- Flexibilização curricular: algumas interrogações 2000
- Introdução. Territorializar o currículo através de projetos integrados 2000
- Avaliação da aprendizagem 1998
-
documento
- O currículo como cultura reparação histórica 2024
- Avaliações_ alunos, professores, escolas 2024
- Estado da Educação 2024
- PISA test: some research data [Teste PISA: alguns dados da investigação] 2024
- Get off to a good start in education (Começar bem em educação) 2023
- I would prefer not to (Preferia não o fazer) 2023
- The (in)authenticity of education (A (in)autenticidade da educação) 2023
- The affirmation of the digital school (A afirmação da escola digital) 2023
- Classroom without walls (Sala de Aula sem paredes) 2023
- Currículo, Inovação e Flexibilização 2023
- Learning assessment. A landmark study (Avaliação de aprendizagens. Um estudo de referência) 2022
- NATIONAL EXAMINATIONS IN SECONDARY EDUCATION: FROM THE EXCEPTION TO THE RULE? (EXAMES NACIONAIS NO ENSINO SECUNDÁRIO: DA EXCEÇÃO À REGRA?) 2022
- Inside schools (Do lado de dentro das escolas) 2022
- Digital transformation in education (Transformação digital na educação) 2022
- More and better teachers (Mais e melhores professores) 2022
- For a curriculum of the not forgotten (Para um currículo do não esquecido) 2022
- School with many schools (Escola com muitas escolas) 2021
- The Futures of Education (Os Futuros da Educação) 2021
- At school, everyone makes a difference (Na escola, todos fazem a diferença) 2021
- School success: of a thousand and one factors, there are three.... (Sucesso escolar: de mil e um fatores, há três...) 2021
- School will never be the same again (A escola nunca mais será a mesma) 2021
- From educational calamity to the urgency of recovery (Da calamidade educacional à urgência da recuperação) 2021
- Yes, there is inequality (Sim, há desigualdade) 2021
- See you soon, in-face teaching (Até já, ensino presencal) 2021
- The school with a future (A escola com futuro) 2021
- Don't skip the public school (Não matar a escola pública) 2021
- Curriculum and external assessment. Between international policies and national practices (Currículo e avaliação externa. Entre políticas internacionais e práticas nacionais) 2021
- External Evaluation of Schools in Portugal and the Global Agenda. European Conference on Educational Research 2021
- External Evaluation of Schools in Portugal and the perceptions of the Kindergarten Teachers 2021
- External evaluation of schools in Portugal and the global agenda 2021
- Following Evaluation of Schools Glocal Actors: The case of the Schools’ External Evaluation in Portugal 2021
- Institutional evaluation of higher education and non-higher education contexts. A global perspective from the Portuguese reality 2021
- Access to higher education: will it change? (Acesso ao ensino superior: será para alterar?) 2020
- Education for citizenship in the school space (Educação para a cidadania no espaço escolar) 2020
- Prudent normality (Normalidade prudente) 2020
- From the school commons (Dos comuns da escola) 2020
- Rethink schools (Repensar as escolas) 2020
- The new normal in education (O novo normal em educação) 2020
- Another school? (Uma outra escola?) 2020
- Avaliação Institucional e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais. 2020
- Avaliação institucional: perspetivas teórico-conceptuais [Institutional evaluation: theoretical-conceptual perspectives] 2020
- Currículo, Inovação e Flexibilização em Educação [Curriculum, Innovation and Flexibility in Education] 2020
- Currículo, inovação e flexibilização em educação 2020
- Institutional assessment and inspection: theoretical-practical perspectives (Avaliação institucional e Inspeção: perspetivas teórico-práticas) 2020
- Perceções de Coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Docentes de 2.º CEB 2020
- Perceções de docentes do 2º CEB quanto ao seu percurso de formação inicial e contínua sobre dificuldades de aprendizagem ou incapacidades 2020
- [Curriculum, Innovation and Flexibility in Education] Currículo, Inovação e Flexibilização em Educação 2020
- Introdução [a "Currículo, inovação e flexibilização"] 2019
- Curriculum, innovation and flexibility (Currículo, inovação e flexibilização) 2019
- Avaliação externa das escolas: para um quadro de estudo das políticas, dos processos e das práticas [External Evaluation of Schools: a framework for studying policies, processes and practices] 2019
- Currículo, Inovação e Flexibilização. 2019
- Editorial 2019
- Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola [Flexibility and Curriculum Innovation to change and improve the school] 2019
- [Curriculum, Innovation and Flexibility] Currículo, Inovação e Flexibilização 2019
- What knowledge is of most worth? (Que conhecimento é mais valioso?) 2018
- Educational challenges for Portugal 2030 (Desafios educacionais para o Portugal 2030) 2018
- Project-Based Learning (Aprendizagem baseada em projeto) 2018
- Aprendizagem baseada em projeto 2018
- Aprendizagem baseada em projeto. Texto pedagógico elaborado para uma Oficina de Formação 2018
- Curriculum: between the common and the singular (Currículo: entre o comum e o singular) 2018
- Editorial 2018
- Studies of curriculum (Estudos de currículo) 2018
- Avaliação externa e autoavaliação de escolas: um estudo empírico no contexto de um Observatório de Autoavaliação de Escolas 2017
- Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas identificado como Território Educativo de Intervenção Prioritária – TEIP 2017
- Avaliação Externa e Autoavaliação de Escolas: um estudo empírico no contexto de um Observatório de Autoavaliação de Escolas [External evaluation of schools and schools' self-evaluation: an empirical study in the context of a Self-Evaluation Observatory of Schools] 2017
- Avaliação Externa e Autoavaliação num Agrupamento de Escolas identificado como Território Educativo de Intervenção Prioritária TEIP [External Evaluation and Self-Evaluation in a Group of Schools identified as the Educational Territory of Priority Intervention - TEIP] 2017
- Curriculum studies: a note on non-epistemological crisis 2017
- Currículo, história social das disciplinas, Conhecimento escolar, Gestão da escola e tecnologias [Curriculum, social history of subjects, School knowledge, School management and technologies] 2017
- Currículo, inclusão e educação escolar 2017
- Editorial 2017
- Educação superior. Desenvolvimento e cooperação sul-sul 2017
- External evaluation of schools: An analysis through national and international evaluation reports [Avaliação externa das escolas: uma análise através de relatórios de avaliação nacionais e internacionais] 2017
- External evaluation of schools: What is changing in the early childhood curriculum practices? [Avaliação externa das escolas: o que está a mudar nas práticas curriculares da primeira infância?] 2017
- External evaluation of schools: what is changing in the early childhood curriculum practices? 2017
- Schools' external evaluation: what is changing in the early childhood curriculum practices? 2017
- Schools´ External Evaluation: An analysis through national and international evaluation reports 2017
- Avaliação externa das escolas: perspetivas da implementação do modelo no sistema educativo português 2016
- Avaliação externa das escolas: perspetivas da implementação do modelo no sistema educativo português [External evaluation of schools: perspectives on the implementation of the model in the Portuguese educational system] 2016
- Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIP 2016
- Editorial 2016
- Organização curricular e pedagógica: uma conversação em torno do sucesso escolar 2016
- Uma visão curricular da Lei de Bases do Sistema Educativo 2016
- Uma visão curricular da Lei de Bases do Sistema Educativo [A curricular perspective of the Basic Law of the Educational System] 2016
- Editorial 2015
- Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas [International Seminar External Evaluation of Schools] 2015
- Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais. Atas do XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares 2014
- Euro-JCS Today 2014
- Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. 2013
- Currículo, didática e formação de professores 2013
- European Conference on Curriculum Studies: Future Directions: Uncertainty and Possibility 2013
- Investigação em avaliação : para uma síntese das dissertações do Projeto PostcaVET da Universidade do Minho e da Universidade de Cabo Verde. 2012
- Reflexões e experiências: diferentes modos da prática docente no ensino superior 2012
- Políticas, fundamentos e práticas do currículo 2011
- To understand the work of Ivor Goodson 2011
- Campo do Currículo em Portugal: emergência, investigação e europeização 2010
- Estudos Curriculares em Portugal: Emergência, Investigação e Europeização 2010
- Challenges facing the internationalization of the fields of education and curriculum studies. A contribution from the analysis of the Portuguese and Brazilian contexts 2009
- Documento estruturante da reforma curricular do 3º ciclo do Ensino Básico de Timor-Leste 2009
- Globalização e Educação: Contributos para a compreensão da relação entre a escola e o mercado de trabalho 2009
- Organização curricular portuguesa 2008
- Globalização e (Des)igualdades: desafios contemporâneos. 2007
- Globalização e (des) igualdades: desafios contemporâneos 2007
- Fazer investigação. Contributos para a elaboração de dissertações e teses 2006
- Globalização e educação. Desafios para políticas e práticas 2006
- Currículo: pensar, sentir e diferir 2004
- Formação de professores. Perspetivas educacionais e curriculares 2004
- Políticas educativas. O neoliberalismo em educação. 2001
- Políticas de integração curricular 2000
- Actas do III Colóquio sobre Questões Curriculares: Reflexão e Inovação Curricular 1998
- Avaliação e qualidade do ensino : domínios para a qualidade do ensino 1994
-
livro
- The curriculum of everything. Undesrtanding education and curriculum 2024
- Currículo, Inovação e Flexibilização [Curriculum, Innovation and Flexibility] 2023
- The Curriculum of Everything: Understanding education and curriculum 2023
- Innovate to change schools (Inovar para mudar a escola) 2019
- Estudos de currículo 2018
- [Curriculum, inclusion and school education] Currículo, inclusão e educação escolar 2017
- Currículo, internacionalização e cosmopolitismo: Desafios contemporâneos em contextos Luso-Afro-Brasileiros 2015
- Avaliação externa : para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e os efeitos nas escolas do ensino não superior 2014
- Currículo, avaliação e inovação em Angola: perspetivas e desafios 2014
- Educação, formação e conhecimento 2014
- Impacto e efeitos da avaliação externa de escolas do ensino não superior 2014
- Curriculum research in Portugal: Emergence, research, and Europeanisation 2013
- Do normativo à narratividade curricular : para uma análise da intervenção do diretor de turma no quadro da avaliação institucional 2012
- Discursos e lugares das competências em educação e formação 2011
- Whole, bright, deep with understanding. Life story and politics of curriculum studies. In-between William Pinar and Ivor Goodson 2011
- A ressignificação do currículo em contextos de globalização 2009
- Globalization and educational identities 2009
- Globalization, curriculum and assessment 2009
- Currículo: teoria e práxis (3ª ed). 2006
- Escritos curriculares 2006
- Estudos Curriculares 2005
- Construção e avaliação do projeto curricular de escola 2003
- Políticas curriculares. Referenciais para análise. 2003
- Trabalhar por projetos em educação 2003
- Políticas curriculares. 2002
- Formação e avaliação de professores. 1999
- Projeto curricular integrado. 1998
- Currículo: teoria e práxis (1ª ed.). 1996
- Currículo: teoria e práxis. 1996
- Da componente nacional às componentes curriculares regionais e locais. 1995
- Formação de professores: teoria e práxis. 1995
- O Pensamento e a ação do professor 1995
- A avaliação dos alunos na perspetiva da reforma. 1994
- Planificação didática: uma abordagem prática. 1990
-
relatório
-
teses
- Curriculum as Jazz: Inclusive and interdisciplinary perspectives in the construction of music teaching curriculum in a Brazilian basic education school (Currículo como Jazz: Perspectivas inclusivas e interdisciplinares na construção curricular do ensino de música em uma escola de educação básica brasileira) 2018
- Teacher training in East-Timor (Formação contínua dos professores em Timor-Leste) 2018
- An experience of curricular innovation in terms of planning and practices in pre-school education (Uma experiência de inovação curricular ao nível da planificação e das práticas na educação pré-escolar) 2018
- Assessment in daycare centers: educators’ conceptions of assessment (Avaliação em creche: as conceções dos educadores sobre avaliação) 2018
- Assessment in pre-school education: assessment practices used by early childhood educators in public and private education establishments (A avaliação na educação pré-escolar: práticas de avaliação utilizadas pelos educadores de infância em estabelecimentos de ensino público e privado) 2018
- Inclusive curricular practices in early childhood education: the role of teachers (Práticas curriculares inclusivas na educação infantil: o papel dos professores) 2018
- Ensino Médio Inovador: Um estudo sobre a contribuição do ProEMI (Programa Para Inovação no Ensino Médio) nos indicadores de qualidade das escolas do Ceará, Brasil 2017
- Entre o internacional e o local – impacto e efeitos de programas de educação em cooperação para o desenvolvimento. Um estudo de caso na Guiné-Bissau 2017
- Programa ensino médio inovador: um estudo exploratório no Estado do Ceará 2017
- Análise das necessidades de formação contínua de professores do ensino secundário de Cabo Verde no contexto da revisão curricular 2014
- Avaliação de um projeto de formação de professores: um estudo de caso: REDE UNEB 2000 2014
- Impacto e efeitos da avaliação externa no agir e no sentir dos professores de matemática do 2º e do 3º ciclos do ensino básico 2014
- Ser (se) diferente é ser (se) humano : construção de uma cultura de participação colaborativa no processo educativo num contexto escolar 2014
- Um mandato globalmente estruturado para a educação e o currículo : processos, finalidade e conteúdos 2014
- A avaliação externa de escolas no ensino especializado da música : um estudo de caso 2013
- A família : natureza, identidade e missão: análise dos programas, dos manuais e das planificações de EMRC : estudo exploratório no ensino básico 2013
- Avaliação externa de escolas: estudo comparativo entre Portugal e Cabo Verde 2013
- Desenvolvimento de competências um enigma do currículo do ensino básico de Moçambique? um estudo de caso 2013
- Educação bilingue em Moçambique: um estudo de caso, na Província de Gaza, centrado nas práticas pedagógicas do ensino básico 2013
- Impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche: um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento profissional nos educadores de infância 2013
- Impacto e efeitos da avaliação externa de escolas nas estruturas intermédias de gestão 2013
- O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada 2013
- Supervisão e monitorização de atividades de educação não-formal em contexto ambiental 2013
- Concepções, práxis e tendências de desenvolvimento curricular no ensino superior público em Cabo Verde: um estudo de caso sobre a Universidade de Cabo Verde 2012
- Políticas e práticas de diferenciação e inclusão curricular em Moçambique 2012
- Práticas de diversificação/diferenciação curricular no contexto das políticas educativas para o ensino básico 2012
- Globalização e currículo : atores e processos : um estudo exploratório na Guiné-Bissau 2011
- Rankings das escolas e qualidade das aprendizagens, que relação? : um estudo exploratório no ensino privado 2011
- Análise da implementação do currículo local no currículo do ensino básico em Moçambique 2010
- Análise do ensino de geografia, na 10ª classe, em Moçambique, no âmbito do currículo e educação geográfica : uma abordagem centrada nas práticas de professores de geografia em quatro escolas secundárias da cidade de Nampula 2010
- Ensino Básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas curriculares de avaliação 2010
- O plano de acção da matemática e o sucesso escolar no 3º ciclo em escolas do concelho de Vila Verde : um estudo sobre práticas curriculares colaborativas 2010
- A escolaridade obrigatória e as mudanças curriculares: uma perspectiva diacrónica e sincrónica 2009
- Análise da implementação da progressão por ciclos de aprendizagem no currículo do ensino básico de Moçambique 2009
- Avaliação de necessidades de formação em professores do ensino secundário em Cabo Verde 2009
- Políticas e práticas curriculares no Ensino Superior - Brasil/Portugal 2009
- Contributo para o estudo da formação inicial do professor. Um estudo comparativo em torno da inovação curricular 2008
- O dualismo cultural : os luso-caboverdianos entre a escola a família e a comunidade (estudo de caso) 2008
- Ramo educacional FLUP : um projecto reconceptualizado 2006
- Família / escola: o envolvimento familiar e o seu impacto no sucesso escolar em alunos do 1º ciclo 2004