publicações selecionadas
-
artigo académico
- Determinants of higher education students’ employability: A scoping review.. Higher Education. 2024
- Graduates’ transversal competencies: (Mis)match between self-assessment and external evaluation. 2024
- Teaching and learning among students’ diversity: A Project-Based Learning experience in Higher Education 2024
- Social Commitment at Higher Education Institutions: Analysis of Their Strategic Plans. Education Sciences. 2023
- Perceived employability in a situation of crisis: the influence of the external context and perceived financial threat. Higher Education Skills and Work-Based Learning. 2023
- Career resources among higher education students: a mixed-method study. Educacion Xx1. 2023
- Recursos de carrera en estudiantes de educación superior: un estudio de métodos mixtos 2023
- Adaptation and initial validation of the Career Resources Questionnaire for Portuguese – HE Students form. Análise Psicológica. 2021
- Exploration of employability perceptions with blended multi-criteria decision-making methods. Education and Training. 2021
- EMPREGABILIDADE PERCEBIDA E DESIGUALDADE SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AUTOEFICÁCIA ENTRE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR . AMAzônica. 2021
- Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia. Educação & Sociedade. 2018
- The relationship of personality, study practice and learning environments on excelent engineering students. Análise Psicológica. 2015
- Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académica. Análise Psicológica. 2012
- Approaches to learning, self-regulation and motivation: Their convergence on excellent academic performance | Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: Convergência no desempenho acadêmico excelente. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2012
- O ensino por projecto: design, execução e avaliação de um modelo implementado em cursos de engenharia da Universidade do Minho. International Conference on Engineering and Technology Education. 2010
- O Estudo dos Alunos em Função dos Métodos de Ensino dos Professores: Análise em Alunos Unversitários. Congreso Internacional de Psicologia y Educación: Los Retos del Futuro. 2008
- O Processo de bolonha e as Mudanças na Avaliação da Aprendizagem: Uma Análise nos Cursos de Engenharia da Universidade do Minho. 5º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia/ 2º Congresso de Engenharia de Moçambique. 2008
- Métodos de estudo em alunos do 1º ano da universidade. Psicologia Escolar e Educacional. 2005
-
artigo de conferência
- Efeito da intervenção a distância nos recursos de carreira de universitários estudantes-trabalhadores: resultados preliminares 2023
- Career resources in higher education: Characterization and diagnosis of pyschoeducational needs 2022
- Career resources in higher education: Characterization and diagnosis of psychoeducational needs 2022
- Perceived Employability and Career Adaptability of Engineering Graduates 2021
- FACILITATORS AND BARRIERS OF THE LABOR MARKET TRANSITION: PERCEPTIONS OF NEW HIGHER EDUCATION GRADUATES 2020
- (Mis)matched perceptions: Graduates and employers’ views about competencies in professional activities. Edulearn Proceedings. 2019
- It’s Mathematics!: A modelling day to develop real-world problem solving. AI Communications. 2019
- Da universidade ao mercado de trabalho: Perceções de competência, formação e condições de integração profissional de graduados da Universidade do Minho 2017
- Engineering graduates' perception of competencies and preparation to the labor market transition 2016
- Engineering graduates’ perception of competencies and preparation to the labor market transition. AI Communications. 2016
- Towards a new understanding of the role of higher education: Factors impacting the employability of Portuguese graduates. 2014
- Compêtencias de estudo no ensino superior: integração de dados qualitativos e de dados quantitativos na explicação do desempenho de excelência 2012
- Adaptação e validação da Escala de Competências de Estudo para alunos de engenharia e tecnologias: Uma análise em alunos de engenharia com desempenho excelente 2010
- Adaptação e validação da escala de competências de estudo para alunos de engenharia e tecnologias: Uma análise em alunos de engenharia com desempenho excelente. 2010
- Adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em Contexto Académico: Análise em alunos de engenharia com desempenho excelente 2010
- Adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em Contexto Académico: Análise em alunos de engenharia com desempenho excelente 2010
- Adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico: Análise em alunos de engenharia com desempenho excelente. 2010
- Estudo do funcionamento diferencial do item para a Escala de Competência de Estudo - ECE (SUP) 2010
- O ensino por projecto: Design, execução e avaliação de um modelo implementado em cursos de engenharia da Universidade do Minho. I 2010
- O ensino por projecto: design, execução e avaliação de um modelo implementado em cursos de engenharia da Universidade do Minho 2010
- O insucesso e abandono académico na universidade: Uma análise sobre os cursos de Engenharia 2009
- O papel docente na formação de alunos de excelência na engenharia - dados de um estudo qualitativo na Universidade do Minho 2009
- O papel docente na formação de alunos de excelência na engenharia: dados de um estudo qualitativo na Universidade do Minho 2009
- O Processo de Bolonha e as mudanças na avaliação da aprendizagem: uma análise nos cursos de engenharia da Universidade do Minho 2008
- O estudo dos alunos em função dos métodos de ensino dos professores: análise em alunos universitários. 2008
- O estudo dos alunos em função dos métodos de ensino dos professores: análise em alunos unversitários 2008
- Observatory of graduates in engineering and technologies of the University of Minho 2008
- Ajustamento e Sucesso Académico em alunos do 1º ano de Engenharia da Universidade do Minho 2007
- Ajustamento e sucesso académico em alunos do 1o ano de engenharia da Universidade do Minho 2007
- Competências de escrita em alunos universitários 2007
- Academic profile of first-year engineering students 2006
- An academic profile of first-year engineering students 2006
- Competências dos alunos do 1o ano dos cursos de engenharia da Universidade do Minho: Resultados em função de variáveis pessoais e académicas 2006
- Competências dos alunos do 1º ano dos curso de engenharia da universidade do Minho: resultados em função de variáveis pessoais e académicas 2006
- Uma análise dos métodos de estudo dos alunos do 1o ano da Universidade do Minho 2005
- Rendimento académico: Influência dos métodos de estudo 2005
- Rendimento académico: uma análise dos métodos de estudo. 2005
-
artigo de revista
- Exploring the correlations between epi indicators of COVID-19 and the concentration of pharmaceutical compounds in wastewater treatment plants in Northern Portugal. Journal of Hazardous Materials Advances. 2023
- Recursos de carrera en estudiantes de educación superior: un estudio de métodos mixtos. Educacion Xx1. 2023
- Escala Grit de Oviedo: precisão e validade dos resultados da versão portuguesa. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica. 2023
- Employability profiles of higher education graduates: a person-oriented approach. Studies in Higher Education. 2022
- Employability of higher education graduates: reflections and pedagogical implications 2021
- Contribution of Higher Education Institutions to Social Innovation: Practices in Two Southern European Universities. Sustainability (MDPI). 2021
- Adaptation and initial validation of the career resources questionnaire for Portuguese - he students form. Análise Psicológica. 2021
- “It's a very different world”: work transition and employability of higher education graduates. Higher Education Skills and Work-Based Learning. 2020
- Career adaptability and university-to-work transition. Education and Training. 2019
- Adaptation and Initial Validation of the Perceived Employability Scale. Paideia. 2019
- Self-perceived competency and self-perceived employability in higher education: the mediating role of career adaptability. Journal of Further and Higher Education. 2018
- Students’ perceptions of their preparedness for transition to work after graduation. Active Learning in Higher Education. 2018
- Graduates' perceptions of competencies and preparation for labour market transition: The effect of gender and work experience during higher education. Higher Education Skills and Work-Based Learning. 2016
- Students' perceptions of competencies by the end of a masters' degree. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- The relation of career adaptability to work experience, extracurricular activities, and work transition in Portuguese graduate students. Journal of Vocational Behavior. 2015
- Comparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileiros. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2014
- Be(com)ing an excellent student: A qualitative study with engineering undergraduates. High Ability Studies. 2014
- The role of teachers at university: what do high achiever students look for?. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning. 2012
- Abordagens à aprendizagem, autorregulação e motivação: Convergência no desempenho acadêmico excelente. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2012
- Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia. Educação & Sociedade. 2010
- Alunos de excelência no ensino superior: comunalidades e singularidades na trajectória académica. Análise Psicológica. 2009
- Métodos de estudo em alunos do 1º ano da Universidade. Psicologia Escolar e Educacional. 2005
-
capítulo de livro
- Estudar e trabalhar, barreira ou oportunidade: estudo comparativo entre estudantes trabalhadores e estudantes não trabalhadores 2018
- Estudar e trabalhar, barreira ou oportunidade? Estudo comparativo entre estudantes trabalhadores e estudantes não trabalhadores. 2018
- Beating the odds in university, labor market and life: The role of higher education in times of socioeconomic change 2017
- Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação. [Psychological consultation on learning and academic achievement: Conceptual models and research and intervention practices] 2007
-
documento
- Boost 4 Career - A distance intervention for the promotion of career resources. 2023
- Boost 4 Career ¿ A distance intervention for the promotion of career resources. 2023
- Boost 4 Career: A distance intervention for the promotion of career resources. 2023
- Recursos de Carreira de Estudantes-trabalhadores: Análise por género e estrutura familiar 2023
- Avaliação do Programa Boost 4 Career: programa a distância de promoção da empregabilidade de estudantes do ensino superior 2023
- Boost 4 Career: uma experiência de ensino híbrido em infusão curricular 2023
- Efeito da intervenção a distância nos recursos de carreira de universitários estudantes-trabalhadores: resultados preliminares 2023
- The Adaptable Graduate: Competencies for the Future of Work 2022
- Post-Bologna practices of teaching and learning: An experience of active learning in Research Methodology in Education 2021
- Graduates’ employability profiles: A person-oriented approach 2020
- Reabilitar a pessoa no auto cuidado com comunicação prejudicada 2019
- Empregabilidade de estudantes de Psicologia: Perceções e recursos de adaptabilidade no final da formação superior 2018
- Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia 2018
- Ser estudante trabalhador no Ensino Superior: Análise de comportamentos face ao estudo e do desenvolvimento de competências. 2016
- Adaptação e validação da Escala de Competências de Estudo para alunos de engenharia e tecnologias: Uma análise em alunos de engenharia com desempenho excelente. 2010
- Adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico: Análise em alunos de engenharia com desempenho excelente 2010
- Adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico: Análise em alunos de engenharia com desempenho excelente. 2010
- Reflexões em torno do insucesso e abandono no ensino superior: A perspectiva dos docentes. 2009
- Studying excellent engineering students: A mixed methods approach. 2009
- Career Adapt-Abilities Scale—Portugal Higher Education Form
-
livro
-
teses