publicações selecionadas
-
artigo académico
- Direitos das crianças africanas: reflexão a partir de práticas de cooperação internacional no domínio da educação. EduSer, 15(1. 2023
- Co-creation of educational commons spaces to reverse inequalities: project SMOOTH and the Children's Club. Frontiers in Sociology. 2023
- Diferentes olhares sobre a Criança e a Creche. Revista Humanidades & Inovação. 2017
- Diferentes olhares sobre crianças e creches... 2017
- A Lei de Bases do Sistema Educativo e a educação pré-escolar: Revisitar as políticas ao longo de 30 anos. Línguas & Letras. 2016
- Processo de aprendizagem em grupos heterogéneos 2016
-
artigo de conferência
- A formação inicial de professores/educadores da infância no Brasil e em Portugal 2019
- Trajetórias de futuras professoras de infância em suas vivências no contexto da educação inclusiva 2019
- Estágio curricular: o movimento de construção identitária docente em narrativas de formação 2018
- Programme and Abstracts 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us 2018
- Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: investigação, formação docente e culturas da infância 2016
- Escola e família em formação/ação - PEFF/A um projeto para a desconstrução de fronteiras entre a escola e comunidade 2016
- Interfaces Formativas do PIBID e os cursos de Licenciaturas no contexto de um IF 2016
- O que fazemos com o que fazem conosco… como nos formamos ao longo da nossa trajetória profissional 2016
- Políticas de formação de professores no Brasil e em Portugal: aproximações. Anais do Congresso Nacional de Educação. 2015
- Form tutors in the joint teaching of Music and collaborative work: perspectives and experiences 2015
- Diretores de turma no ensino articulado da música : perspectivas e experiências 2013
- Aprendizagem ao longo da vida: construção da identidade e formação de professores da infância 2012
- Construir a relação pedagógica em tempos de incerteza : perspetivas e experiências de direção de turma 2012
- A voz das crianças: uma análise das actividades de enriquecimento curricular. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2011
-
artigo de revista
- A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular. Pro-Posições. 2021
- Contributos emer(ur)gentes para a construção profissional dos educadores/professores – reflexões em tempos pandémicos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. 2021
- Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança. Revista Hipótese. 2021
- “Queo a minha Shela, queo os amigos”: refletir o isolamento social de bebés em tempos de pandemia, na base de uma experiência vivida em Portugal. Zero-a-Seis. 2020
- Experiência e identidades em (re)construção. Revista Historia de la Educación Latinoamericana. 2020
- Direitos das crianças africanas: reflexão a partir de práticas de cooperação internacional no domínio da educação. Línguas & Letras. 2020
- Sociological perspectives for the study and analysis of educational organizations. Advances in Social Sciences Research Journal. 2020
- A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Itinerarius Reflectionis. 2020
- Investigar com as crianças: das narrativas à construção de conhecimento sobre si e sobre o outro. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. 2020
- Família: ontem como hoje, permanente educadora 2019
- O que fazemos com o que fazem conosco... Trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteeducação. 2019
- Escutar as crianças e (re)configurar identidades: interações com voz. Educação em Análise. 2018
- O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas. Educar em Revista. 2018
- Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2018
- A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Sociedade. 2017
- Diferentes olhares sobre crianças e creches.... Revista Humanidades e Inovação. 2017
- Formação de professores para uma sociedade humanizada. Revista de Educação PUC-Campinas. 2017
- O Estágio curricular supervisionado e o programa brasileiro de iniciação à docência: convergências, tensões e contributos. Educação & Sociedade. 2017
- A investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissional. Revista Reflexão e Ação. 2016
- The Right to Preschool Education in São Tomé and Príncipe: Dilemmas and Challenges in the Conception of a Legal Framework. US-China Education Review B. 2016
- A Lei de Bases do Sistema Educativo e a Educação Pré-Escolar: revisitar as políticas ao longo de 30 anos. Línguas & Letras. 2016
- Families and education in Portugal: summary characterization. Advances in Social Sciences Research Journal. 2016
- O programa institucional de bolsa de iniciação a docência no contexto de formação de professores no IF Goiano. Itinerarius Reflectionis. 2016
- Tempos de mudança na formação das educadoras de infância. Essentia: Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia. 2016
- Cruzar o mar na formação e na ação : narrativas de professores portugueses e brasileiros. Revista Horizontes. 2015
- Form tutors in the joint teaching of music: perspectives and experiences. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies. 2015
- O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão. 2015
- “It was at this moment that i felt myself to be more teacher": narratives about internships in teacher education in Brazil and Portugal. Journal of Basic and Applied Research International. 2015
- From utopia to reality, a path to unveil : the participation of parents/guardians in the council of the class. US-China Education Review A. 2014
- Relationship school-family-community : when all learn with all. Journal of Modern Education Review. 2014
- A percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um concelho da região centro de Portugal. Revista Eletrônica de Educação. 2014
- Diretores de turma no ensino articulado da música: perspetivas e experiências. Gestão e Desenvolvimento. 2014
- Aprender a profissão em diferentes espaços de vida. Revista de Educação PUC-Campinas. 2013
- Class directors and parents: contrasting principles and practices. International Journal About Parents in Education. 2013
- Making school happen: children-parent-teacher. Education Sciences. 2012
- Fazer a escola acontecer: a colaboração crianças-professores-pais como prática de cidadania. Línguas & Letras. 2011
- Investigação-acção e construção da cidadania 2007
-
capítulo de livro
- The Challenges of Children’s Participation, Sharing, Collaboration, and Care in Non-formal Education Contexts: Insights from the SMOOTH Project 2024
- The challenges of children's participation, sharing, collaboration, and care in non-formal education contexts - insights from the SMOOTH Project 2024
- Do passado ao futuro da educação de educadores/professores: a atualidade abre novos desafios 2021
- La voix de l’enseignant(e) et de l’enfant dans la construction des identités professionnelles 2019
- Pais, crianças-alunos e sucesso educativo: fragmentos da política educativa de um município 2019
- A Escola do Magistério Primário de Braga (1879-1987): reflexões sobre os arquivos 2018
- A criança entre-lugares: na família e na escola 2018
- Narrativas (auto)biográficas de crianças: alguns pontos em análise 2018
- O que fazemos com o que fazem connosco ... Interaçôes que (nos) formam e desenvolvem 2018
- O brincar na infância é um assunto sério ... 2017
- Infâncias e crianças em narrativas de educadoras de infância 2016
- Pressupostos e trajetórias de mudança - o caso do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia 2016
- Identidades profissionais e contextos de trabalho na educação de infância 2015
- Class directors and parents: contrasting principles and practices 2013
- Os casos de ensino na formação-investigação de professores dos anos iniciais 2012
- Vamos escrever o livro da nossa infância… e construir uma interacção educativa 2011
-
documento
- Programme and Abstracts 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us 2018
- Prefácio [a Escola-Família-Comunidade: espaço educativo de comunicação, partilha e Corresponsabilidade] 2017
- Prefácio [a Os professores, seu saber e seu fazer: elementos para a reflexão sobre a prática docente] 2017
- Direção de Turma: Realidades, Problemas e Desafios na Escola Pública 2015
- Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância [Proceedings of the II Luso-Brazilian Seminar on Early Childhood Education - Research, teacher training and childhood cultures]
-
livro