publicações selecionadas
-
artigo académico
- Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita?/How are early years teachers in Portugal being prepared to teach reading and writing. Educação e Pesquisa. 2024
- Como estão os professores dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, a ser preparados para o ensino da leitura e da escrita?. Educação e Pesquisa. 2024
- Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: Contributos para a compreensão do projeto Recriar-se. Medi@ções. 2023
- Estudante, escola e família: Como plantar ilhas no oceano de possibilidades?. Medi@ções. 2022
- The reasons why the Regression Tree Method is more suitable than General Linear Model to analyze complex educational datasets. Educação & Sociedade. 2021
- To g or not to g? Analysis of the dimensional structure of a cognitive abilities battery. European Review of Applied Psychology-Revue Europeenne de Psychologie Appliquee. 2020
- Comparing the Predictive Power of the CART and CTREE algorithms. Análise Psicológica. 2020
- Comparando a capacidade preditora dos algoritmos CART e CTREE. Análise Psicológica. 2019
- Compreender, raciocinar e resolver problemas: Novo instrumento de avaliação cognitiva. Análise Psicológica. 2019
- Desempenho Cognitivo na Infância: A Mãe e o Meio Urbano fazem a Diferença. Psicologia, Educação e Cultura. 2016
- The relationship between intelligence and academic achievement throughout middle school: The role of students' prior academic performance. Learning and Individual Differences. 2015
- Past and future academic experiences are related with present scholastic achievement when intelligence is controlled. Learning and Individual Differences. 2014
- Sex differences on g and non-g intellectual performance reveal potential sources of STEM discrepancies. Intelligence. 2013
- Regional differences in intelligence and per capita incomes in Portugal. Mankind Quarterly. 2011
- Inteligência e rendimento escolar: Contingências de um relacionamento menos óbvio no final da adolescência. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2010
- Contribuciones del factor general y de los factores específicos en la relación entre inteligencia y rendimiento escolar. European Journal of Education and Psychology. 2008
- Inteligência e rendimento escolar: Análise da sua relação ao longo da escolaridade. Educação & Sociedade. 2008
- Inteligência, escolarização e idade: Porque as normas na adolescência tomam a idade e não a série escolar?. Análise Psicológica. 2008
- Aptidões cognitivas e rendimento académico: A validade preditiva dos testes de inteligência. Psicologia, Educação e Cultura. 2005
- Relatório sobre IV Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação - Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento. Sobredotação. 2004
-
artigo de conferência
- Educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social: o caso do Recriar-se 2023
- Educação não formal, práticas artísticas e inclusão social: O caso do projeto Recriar-se. 2023
- A avaliação cognitiva na adolescência: Conceção e construção de uma bateria de provas 2015
- Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança? 2014
- O impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar 2009
- Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação 2008
- Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5º ao 12º ano. 2007
- Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular 2006
- Bateria de Provas de Raciocínio: Suas versões, validação e normalização 2006
- Habilidades cognitivas e projectos de vida: Estudo na transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade 2006
- Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5-6): Nova informação relativa à validade das provas 2004
-
artigo de revista
- The Bigger the Storm, the Bigger the Strength: Did Social and Emotional Skills (SES) Make a Difference on a COVID-19 Lockdown Scenario Among Children and Young People?. Journal of Education and Learning. 2022
- A diferenciação cognitiva na infância: Um estudo de perfis cognitivos aos cinco, sete e nove anos. Estudos de Psicologia. 2017
- Desempenho cognitivo na infância: a mãe e o meio urbano fazem a diferença. Psicologia, Educação e Cultura. 2016
- Intelligence of adolescents is related to their parents' educational level but not to family income. Personality and Individual Differences. 2011
- Inteligência e rendimento escolar : contingências de um relacionamento menos óbvio no final da adolescência. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2010
-
capítulo de livro
- Desempenho académico: Práticas de avaliação e procedimentos de intervenção 2024
- Inteligência: Práticas de avaliação e procedimentos de intervenção 2024
- Avaliação da inteligência: Uma necessidade atemporal no contexto educativo 2021
- A avaliação das aptidões cognitivas para a promoção de percursos de sucesso: Estudo com adolescentes portugueses. 2017
- A avaliação das aptidões cognitivas para a promoção de percursos de sucesso: estudo com adolescentes portugueses 2017
- Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso [Cognitive skills and vocational interests in adolescence: Promoting successful paths] 2015
- Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso. 2015
- Recensão crítica: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) 2011
- Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) 2007
- Impacto de variáveis socioculturais no desempenho em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos 2007
-
documento
- Effects of music education on musical, cognitive, social, and emotional skills of children from disadvantaged communities 2023
- Música e Inclusão: uma questão de democracia. 2022
- The role of parental education and family income in childrens cognitive abilities. 2022
- Classroom teachers' views on music education and children's development 2021
- Ler para prolongar a humanidade 2019
- [contributo em] Envolvimento familiar: Da teoria à prática, da escrita à ação. 2017
- ELINET position paper on digital literacy. 2016
- Bateria de Aptidões Cognitivas (Versão A e Versão B) 2015
- Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12) 2015
- Bateria de Provas de Raciocínio: Manual técnico. 2015
- Let's chat about Digital Literacy! 2015
- Aptidões cognitivas, atitudes e literacia científica: um estudo de caso com alunos do 9º ano de escolaridade 2011
- Bateria de Provas de Raciocínio: Manual técnico 2006
-
livro
- Artes plásticas: Desenhar e pintar para lá do que se vê. 2024
- Fotografia: Olhar o que se vê. 2024
- Música: As práticas musicais e o voltar-se a sentir pessoa 2024
- Práticas artísticas, envolvimento e bem-estar: O projeto Recriar-se 2024
- Como estão a ser preparados os futuros professores para o ensino da leitura e da escrita 2022
- Cognição e aprendizagem: Promoção do sucesso escolar. Coleção Psicologia e Educação. 2015
-
teses