publicações selecionadas
-
artigo académico
- Family support workforce skills: pathways towards (new) conceptualizations. Children and Youth Services Review. 2024
- Factors Associated with Parenting Adaptability in Facing the First COVID-19 Lockdown: A Study on Portuguese Parents. Healthcare. 2023
- Teaching Qualitative Research in Psychology: A Look at the Portuguese Reality. Social Sciences. 2023
- Regulations About Students with Special Educational Needs: Documentary Analysis in The Portuguese Private Higher Education. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade. 2023
- Alunos com dupla excecionalidade no ensino português: Alunos (in)visíveis? [Twice exceptional students in Portuguese education: (in)visible students?]. Talincrea. 2023
- Alumnado con altas capacidades intelectuales en la Comunidad Autónoma de Canarias: Un importante reto educativo en la actualidad [ clear ¿ 130 / 5 000 Resultados da tradução Resultado de tradução Students with high intellectual abilities in the Autonomous Community of the Canary Islands: An important educational challenge today]. Ocnos. 2022
- Competências dos profissionais de apoio à família: Contributos de uma revisão de livros e manuais [Professional Family Support Skills: Contributions from a Book and Manual Review]. New Trends in Qualitative Research. 2022
- Assessment of workplace-based learning: key findings from an ECE professional master programme in Portugal. International Journal of Early Years Education. 2021
- Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): Impacto percebido em alunos de mestrado [Qualitative Research Teaching in (Educational) Psychology: Perceived Impact on Master’s Degree Students] 2021
- Workforce Skills in Family Support: A Systematic Review. Research on Social Work Practice. 2021
- Alumnado con altas capacidades intelectuales en la Comunidad Canaria: Su identificación en los cursos académicos de 2015-2016 a 2019-2021 [High Intellectual Ability Students in the Canary Community: their identification in the academic years from 2015-2016 to 2019-2021]. Talincrea. 2021
- Perceções pessoais acerca da inteligência e criatividade: estudo exploratório [Personal perceptions about intelligence and creativity: an exploratory study]. . Talincrea. 2021
- Research on high abilities: Trends and methodological options.. Talincrea. 2021
- Inclusão no Ensino Superior Português: Análise do Enquadramento Regulamentar dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Fronteiras. 2020
- A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas. Educação & Sociedade. 2020
- Avaliação da criatividade verbal: Estudo exploratório com tarefas criativas [Assessment of verbal creativity: An exploratory study of creative tasks]. Talincrea. 2020
- Relação entre inteligência e criatividade: Contributos de um estudo português [The relationship between intelligence and creativity: Contributions from a Portuguese study]. Talincrea. 2020
- Sobredotação no feminino, um oxímoro ultrapassado? Incursão pelo estado da arte [Female giftedness, an outdated oxymoron? Incursion into the state of the art]. Análise Psicológica. 2019
- Investigação qualitativa “baseada em evidência”: Análise de dissertações de mestrado em Psicologia da Educação [“Evidence-based” qualitative research: Analysis of master's dissertations in Educational Psychology]. Campo Abierto Revista de Educación. 2019
- Avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: Estudo exploratório na Educação Infantil [Assessment of professional learning in practicum: An exploratory study in Early Childhood Education]. Estudos em Avaliação Educacional. 2018
- O programa SuperCriativos no desenvolvimento de competências criativas [The Supercriativos programme for the development of creative skills]. Psicologia, Educação e Cultura. 2018
- Mérito académico no ensino superior e inserção laboral: Um estudo de caso. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo [Evidence-based psychoeducational intervention: The contribution of qualitative approaches]. Revista Pesquisa Qualitativa. 2017
- Avaliação do estágio supervisionado: Perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância. Eduser: Revista de Educação. 2017
- Mérito académico no ensino superior e carreira profissional: Um estudo de caso no feminino. Revista AMAzônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação. 2017
- Rendimento académico elevado no ensino superior: Estudo de caraterização dos alunos de mérito [High Academic Performance in higher education: A characterization study of honor students]. Revista Talento, Inteligencia y Creatividad. 2017
- A pessoa com necessidades especiais no ensino superior: Produção científica em Portugal [People with special needs in higher education: Scientific production in Portugal]. Psicologia, Educação e Cultura. 2016
- O aluno universitário e a pessoa com necessidades especiais: Percepções sobre a prática de voluntariado [College students and people with special needs: Perceptions about volunteering practice].. AMAzônica. 2016
- Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior [Outstanding students, promising students? The issue of honours students in higher education]. Talento, Inteligencia y Creatividad. 2015
- Diversity in Portuguese Higher Education: Perception of the Inclusion of Disabled Students. International Journal of Diversity in Education. 2015
- Educação parental: Estudo exploratório num grupo de Dança Inclusiva [Parent education: Exploratory study in an inclusive dance group]. Psicologia: Teoria e Prática. 2015
- Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: Proposta de avaliação dos produtos criativos [Creative training programs for high ability students: Assessment of creative products] 2015
- A vida em cima da prancha: Um caso de excelência humana [living on a sailing surfboard: A case of human expertise]. Revista AMAzônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação. 2014
- Desenvolvimento da criatividade através da escrita: Eficácia do programa SuperCriativos [Creativity development through writing: Efficacy of the "SuperCriativos programme"]. Revista AMAzônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação. 2014
- Inclusão no Ensino Superior: Percepções de Professores em uma Universidade Portuguesa [Inclusion in Higher Education: Teachers' Perceptions in a Portuguese University]. Psicologia em Pesquisa. 2013
- A universidade e a pessoa com necessidades especiais: Estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal [The university and the person with special needs: Qualitative study on perceptions of social, institutional and personal change]. Indagatio Didactica. 2013
- A dança como fator de desenvolvimento pessoal e de inclusão: Perceções de um grupo de dança inclusiva [Dance as a factor for personal development and inclusion: Perceptions of an inclusive dance group]. Revista Portuguesa de Educação Artística. 2013
- Alunos de mérito escolar no ensino secundário: Estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado [Honours students at secondary education: Exploratory study of psychological factors related to high academic achievement]. Psicologia, Educação e Cultura. 2013
- Crianças sobredotadas: Estudo de caso sobre as perceções parentais [Gifted children: Case study about parenting perceptions]. Sobredotação. 2013
- A Inclusão no Ensino Superior: Estudo Exploratório numa Universidade Portuguesa [Inclusion in Higher Education: Exploratory Study at a Portuguese University]. Revista de Educação Especial e Reabilitação. 2012
- Jovens sobredotadas e talentosas: Singularidades na definição de carreira? [Gifted and talented girls: Are they different in career choice?]. Revista AMAzônica: Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação. 2012
- A criatividade: Critério (necessário ou suficiente) no diagnóstico de sobredotação? [Creativity: (necessary or sufficient) criterion for the diagnosis of giftedness?]. Diversidades. 2011
- Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva: Fundamento e construção do programa "MAIS" [The enrichment programs for gifted students in an comprehensive school: The MAIS program basis and development]. Sobredotação. 2009
- Práticas educativas na sobredotação: Diferenciação curricular e estratégias complementares [Practices in gifted education: Differenciated curriculum and complementary strategies]. Psicologia, Educação e Cultura. 2009
- A criatividade: A chave para enfrentar os novos desafios educativos [Creativity: The key to face new educational challenges].. Sonhar. 2008
- Atendimento educativo aos sobredotados: Ritmos diferentes nos Estados Unidos, na Europa e em Portugal [Educational practices for the gifted: Different rhythms in the United States, Europe and Portugal.]. Diversidades. 2008
- Variáveis pessoais e contextuais da excelência no feminino: Um estudo de caso [Feminine excellence's personal and environmental factors: A case study]. Sobredotação. 2008
- Avaliar a criatividade: Contributos para a validade de alguns subtestes do TPCT [Creativity assessment: Contributions to the validity of some TPCT subtests]. Psicologia e Educação. 2007
- Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5): Estudo de Validação em Contexto Escolar [Reasoning Tests Battery (BPR-5): Validation Study in the School Context]. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e de Educación [Actas do III Congreso Galaico-Portugés de Psicopedagoxía]. 1997
- Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5): Dados da sua validação em populações escolares [Reasoning Tests Battery (BPR-5): Validation data in school populations]. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e de Educación [Actas do III Congreso Galaico-Portugés de Psicopedagoxía]. 1997
-
artigo de conferência
- Mudanças na parentalidade em tempos de Covid-19: Um estudo com pais e mães em Portugal [Parenting changes at Covid-19 time: A study with mothers and fathers in Portugal] 2021
- Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Acesso ao mercado de trabalho após o ensino superior [Students with Special Educational Needs: Access to the job market after higher education] 2019
- Alunos com necessidades educativas especiais: Análise da regulamentação no ensino superior português [Students with special educational needs: Regulatory analysis in Portuguese higher education] 2019
- Investigação qualitativa em Psicologia: Dados e evidência num curso de mestrado [qualitative research in Psychology: Data and evidence in a master's course] 2018
- Ensinar investigação qualitativa: Experiência de Unidade Curricular num Curso de Mestrado em Psicologia da Educação [Teaching qualitative research: Experience in a Course of a Master's Degree in Educational Psychology] 2017
- Ensino de Investigação Qualitativa: Prática num Curso de Mestrado em Psicologia da Educação [Teaching Qualitative Research: Practice in a Master's Degree in Educational Psychology] 2016
- O Enfoque Qualitativo na Avaliação de Programas Psicoeducativos: Aplicações e Contributos da Metodologia Qualitativa [Qualitative Approach on Psychoeducational Programmes Assesment: Applications and Contributions of Qualitative Methodology] 2016
- Education for positive parenting and social inclusion: Analysis of the effectiveness of the Grupo Laços de Inclusão (GLI) programme 2015
- Investigação qualitativa em Psicologia da Educação: Estudo dos perfis de alunos de mérito escolar [Qualitative Research in Educational Psychology: Profiles study of honours students] 2015
- Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: Diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior [High academic achievement and associated psychological characteristics: Differentiation of honours students in higher education] 2015
- Programas de enriquecimento para alunos com altas habilidades: Ensaio de avaliação qualitativa dos produtos criativos [Enrichment programmes for high ability students: Qualitative assessment test of creative products] 2014
- Educação para a parentalidade positiva em contextos inclusivos: O Grupo Laços de Inclusão [Education for positive parenting in inclusive settings: The Bonds of Inclusion Group] 2013
- Alunos de mérito escolar no ensino secundário: Estudo exploratório sobre variáveis psicológicas associadas ao rendimento académico elevado [Honours students in secondary education: Exploratory study on psychological variables associated with high academic performance] 2013
- Ensino superior inclusivo? Vozes de alunos e professores numa universidade pública portuguesa [Inclusive higher education? Voices of students and teachers at a Portuguese public university] 2013
- Escola inclusiva e sobredotação: Estudo exploratório sobre as pecepções dos professores [Comprehensive school and giftedness: Exploratory study on teachers' perceptions] 2012
- Os professores face aos alunos com Necessidades Educativas Especiais: Descrição da ação de formação "Juntos na inclusão" [Teachers opinion about students with Special Educational Needs: Description of the "Together in Inclusion" training action] 2012
- Promoção da parentalidade positiva: Estudo exploratório sobre a aplicação de um programa em contexto escolar [Promotion of positive parenting: Exploratory study about the application of a program in a school context] 2012
- Quem são os alunos dos quadros de honra e excelência académica? Estudo de caso no ensino secundário [Who are the students in the honor rolls and academic excellence? Case study in secondary education] 2012
- Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Estudo de caso no Ensino Superior [Students with Special Educational Needs: Case study in higher education] 2011
- Dança inclusiva e grupo Dançando com a Diferença: Percepções de mudança nos bailarinos [Inclusive dance and the group "Dancing with the Difference": Perceptions of change in the dancers] 2011
- Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação [High ability students: Predictive value of identification criteria] 2010
- Educação parental e dança inclusiva: Experiências de promoção da inclusão [Parental education and inclusive dance: Experiences that promote inclusion] 2010
- Alunos com altas habilidades : valor preditivo dos critérios de identificação 2010
- O programa "Para Lá do 9 Ano!" : aplicação junto de um grupo de alunos mais capazes 2010
- Avaliação da categorização de informação: Critérios de precisão e de validade [Assessment of categorisation of information: Precision and validity criteria] 2008
- Enriquecimento MAIS: Uma proposta de intervenção psicopedagógica [Enrichment MAIS: A proposal for psychopedagogical intervention] 2008
- More able students in the Portuguese school: The MAIS enrichment program" 2008
- Educar os alunos mais capazes é construir o futuro de todos: A experiência do programa MAIS [Educating high ability students is building the future of all: The experience of the MAIS programme] 2008
- O enriquecimento como resposta educativa para os alunos mais capazes [Enrichment as an educational response to high ability students] 2008
- Programa de enriquecimento MAIS: Que resultados? [Enrichment programme MAIS: What results?] 2006
- Enriquecimento escolar: Experiência numa escola [School Enrichment: Experience in a school] 2005
- Habilidades cognitivas e rendimento escolar: Análise diferencial da relação segundo variáveis dos alunos e funções cognitivas avaliadas [Cognitive skills and school achievement: Differential analysis of its relation according to students' variables and cognitive functions] 2001
- Provas Cognitivas Centradas nos traços e nos Processos: Construção e Validação [Cognitive Tests based on Traits and Processes: Construction and Validation] 1999
- Um programa de estratégias de aprendizagem: Sua Avaliação e implicações Educativas [A program of learning strategies: Assessment and educational implications] 1999
- Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5): Procedimentos na sua Construção e Validação [Reasoning Tests Battery (BPR-5): Procedures in its Construction and Validation] 1999
- Provas cognitivas centradas nos traços e nos processos: Construção e validação 1999
-
artigo de revista
- Parenting during the COVID-19 Lockdown in Portugal: Changes in Daily Routines, Co-Parenting Relationships, Emotional Experiences, and Support Networks. Children. 2021
- Inventário de Características Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico: Validação em Alunos Universitários. Análise Psicológica. 2018
- Formação académica em metodologia qualitativa: Prática pedagógica em Psicologia da Educação 2017
- Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva : fundamento e construção do programa "MAIS". Sobredotação. 2011
- Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares 2009
-
capítulo de livro
- Necessidades educativas especiais e inclusão no ensino superior: Entre a realidade e a utopia [Special educational needs and inclusion in higher education: Between reality and utopia] 2024
- Alunos com altas capacidades/sobredotação e desenvolvimento de carreira: Cumprir a profecia ou descobrir a vocação [Students with high abilities/giftedness and career development: Fulfilling the prophecy or discovering the vocation] 2023
- Iniciação à investigação qualitativa: Perceção e apreciação de alunos de Psicologia [Introduction to Qualitative Research: Perception and Assessment of Psychology Students] 2021
- Perceção de experiências marcantes do confinamento em famílias portuguesas e brasileiras: Um estudo qualitativo [Perception of Impressive Experiences during the Confinement on Portuguese and Brazilian Families: A Qualitative Study] 2021
- Aprender metodologia qualitativa em Psicologia da Educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado [Learning qualitative research in Educational Psychology: Perceptions and expectations of master's degree students] 2020
- Enriquecimento criativo para sobredotados: Programas Odisseia e MAIS [Creative enrichment for gifted students: Odisseia and MAIS programmes] 2015
- Honours students: Good marks and what else? 2015
- Olhares da psicologia sobre os estudantes do ensino superior: O caso da Universidade da Madeira [Psychological perspective on students in higher education: The case of University of Madeira] 2015
- Jovens sobredotadas, mulheres realizadas? Um desafio na educação para a carreira [Young gifted, excellent women? One challenge in career education] 2013
- Mulheres gerentes empresariais: Um estudo sobre as suas características de personalidade [Entrepreneurial women managers: A Study of their personality traits] 2013
- O programa "Para lá do 9o ano!": Aplicação junto de um grupo de alunos mais capazes [The "After 9th grade!" program: Application to a group of high hability students] 2010
-
documento
- Familly support workforce skills: Research and practice 2023
- A sobredotação e as altas capacidades: Mitos e realidade. ACADEMUS podcast (T.2, Ep. 13) 2022
- A inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no ensino superior: Perceções da comunidade académica (Inclusion of students with special educational needs at higher education: Perceptions from the academic community] 2021
- Parentalidade em tempo de covid-19 2020
- Students with special needs and labour market inclusion: A case study in a Portuguese university 2019
- Mérito académico no ensino superior e carreira profissional: Um estudo de caso no feminino [High achievement in higher education and professional career: A feminine case study]. 2017
- Education for positive parenting and social inclusion: Analysis of the effectiveness of the Grupo Laços de Inclusão (GLI) programme 2015
- Qualidades psicométricas do Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico: Estudo exploratório no ensino superior [Psychometric properties of the Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance: Exploratory study in higher education] 2014
- Os professores face aos alunos com Necessidade Educativas Especiais: Descrição da ação de formação "Juntos na inclusão" [Teachers facing students with Special Educational Needs: Description of the training action "Together in inclusion"] 2012
- Promoção da parentalidade positiva: Estudo exploratório sobre a aplicação de um programa em contexto escolar [Promoting positive parenting: An exploratory study on the application of a program in a school] 2012
- O Grupo Laços de Inclusão: Estudo sobre a aplicação de programa de educação parental [The Bonds of Inclusion Group: Study on the application of a parental education programme] 2012
- Pais de crianças e jovens sobredotados: Dilemas de responsabilidade e responsividade [Parents of gifted children and gifted youth: Dilemmas of responsibility and responsiveness] 2011
- Avaliação da categorização de informação: Critérios de precisão e de validade [Assessment of categorisation of information: Precision and validity criteria] 2008
- The MAIS enrichment program: Analysis of its efficacy 2007
- Categorização de informação: Uma proposta de complementar de avaliação [Categorisation of information: A proposal for complementary evaluation] 2007
- MAIS: Um programa de enriquecimento [MAIS: An enrichment programme] 2006
- Enriquecimento escolar: Experiência numa escola [School Enrichment: Experience in a school] 2005
- Provas Cognitivas Centradas nos Traços versus Provas Centradas nos Processos: Construção e validação [Cognitive Tests based on Traits and Processes: Construction and Validation] 1999
- Um Programa de Estratégias de Aprendizagem: Sua Avaliação e Implicações Educativas [A program of learning strategies: Assessment and educational implications] 1999
- Do 9o para o 10o... Um Programa de Desenvolvimento de Competências de Estudo [From 9th to 10th ... A programme to develop study skills] 1999
- Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5): Procedimentos na sua construção e validação [Reasoning Tests Battery (BPR- 5): Procedures in its Construction and Validation] 1997
- Alumnado con doble excepcionalidad: Altas capacidades y discapacidades [Twice exceptional students: high abilities and disabilities].
- Ensino de investigação qualitativa em psicologia: Estímulos e desafios. WebQDA: Qualitative data analysis
-
teses