publicações selecionadas
-
artigo académico
- Social and occupational profile of Mediators in Portugal: evidence and challenges . Conflict Resolution Quarterly Journal. 2024
- Mediação, participação e investigação-ação colaborativa. Revista ESTREIADIÁLOGGOS. 2020
- A mediação enquanto ramo do conhecimento e disciplina científica.. Revista da Federação Nacional de Mediação de Conflitos. 2020
- CONSTRUCTING COLLABORATIVE LEARNING COMMUNITIES OF TEACHERS: A CASE STUDY IN PORTUGAL.. International Journal of Advanced Research. 2019
- ARLEKIN: A Collaborative Action-Research-Training Project Without Frontiers. International Research Journal of Human Resources and Social Sciences. 2017
- Critical Reflections Concerning the Concept of Participation in Social Intervention and Research. European Journal of Social Sciences Education and Research. 2017
- A investigação-ação ao serviço da pedagogia crítica e democrática [Action research at the service of critical and democratic pedagogy]. Estreiadiálogos (Revista da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa) [Estreiadiálogos (Journal of the International Network for Collaborative Action Research)]. 2016
- How Do Young People Respond to Conflict? A Comparative Study of Argentinean and Portuguese College Students. European Journal of Social Sciences Education and Research. 2016
- Impact of New Public Management: Narratives of Portuguese Teachers.. Asian Academic Research Journal of Social Sciences & Humanities. 2016
- Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) [Teacher performance evaluation: conflict, uncertainties and the search for meaning(s)]. Educar em Revista [Educating in Journal]. 2015
- Biographical Narratives in Teaching: a Study of Professors on Postgraduate Courses. European Journal of Social Sciences Education and Research. 2015
- Careers, Identities and Professionalization. a Study on Doctors about Their Social Representations Related to the Labor Market Today and its Foreseeable Future. European Journal of Interdisciplinary Studies. 2015
- Educating For Sociability and Learning for Citizenship: Developing Communicational Skills and Mediation in Educational Contexts. International Journal of Humanities Social Sciences and Education. 2015
- Educational Policies and the Quality of Teaching: Perceptions of Portuguese Teachers. Creative Education. 2014
- Identity and Meaning of Work for Portuguese Teachers. Scholars Journal of Arts, Humanities and Social Sciences. 2014
- Mediación en Portugal: una trayectoria en construcción [Mediation in Portugal: a trajectory a trajectory under construction]. La Trama [Journal]. 2014
- Qualidade e trabalho docente: As experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores [Teaching work and quality: teachers' experiences and learning opportunities]. Educação & Sociedade [Education & Society]. 2014
- The construction of professional knowledge: a comparative study of Social Assistants and Mediators. Journal of Educational and Social Research. 2014
- Lifelong Learning: The Career and Identity of Teachers in Transition. Journal of Educational and Social Research. 2013
- Mediation competences in Adult Education and Training in Portugal and France. The European Journal of Social and Behavioural Sciences. 2013
- Mediation competences in adult education and training in Portugal . The European Journal of Social and Behavioural Sciences. 2013
- Qualitative Methodology in Education: A Multicase Study focused on the Formative Mediation area in Portugal and in France. Journal of Educational and Social Research. 2013
- The Quality of Teaching and Professional Development of Teachers. Teacher Development: An International journal of Teacher's professional development. 2013
- Adult Education and Training in Portugal: A Multi-case Study Focused on Autobiographical Experiences. Sociology Study. 2012
- Education, Citizenship and Mediation. Citizenship, Social and Economics Education. 2012
- Training in Mediation: an Educational Mechanism for new Professional Profiles. Journal of Educational and Social Research. 2012
- Mediação e(m) Educação: discursos e práticas. REVISTA INTERSABERES. 2011
- Conflito(s) e mediação em contextos educativos. Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación. . 2010
- Identidade(s), Práticas Docentes e Sucesso Educativo dos alunos: alguns resultados de um estudo longitudinal. Revista Galego-Portuguesa de Psocoloxia e Educación. 2010
- Investigar em educação. Investigação qualitativa: convicções e exigências.. Revista Educação Skepsis [online],. 2010
- Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos. . Educação & Sociedade. 2010
- Mediação Educativa, Direitos Humanos e Educação para a Cidadania. Educar em Revista. 2009
- Percursos de formação e trajectórias profissionais: um estudo de caso. . Revista Educação, Sociedade & Culturas. 2009
- Dispositivos de Avaliação de Projectos em TIC: uma experiência em Portugal.. Revista Diálogo Educacional.. 2008
- Desafios contemporâneos para a formação de jovens e adultos.. Educar em Revista, Dossier Educação de Jovens e Adultos: novos diálogos frente às dimensões contextuais contemporâneas.. 2007
- Comment évaluer l’intégration des technologies de l’information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal.. Mesure et Évaluation en Éducation.. 2003
- A formação contínua de professores: uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Revista Educação & Sociedade.. 2000
-
artigo de conferência
- Formação, profissionalização e identidade dos mediadores sociais [Training, professionalization and identity of social mediators] 2016
- Integrative and collaborative training-research at the University 2016
- Mediação intercultural e território: estratégias e desafios 2016
- Os índios vão à escola: (re)pensar o multiculturalismo e (co)construir o interculturalismo [The Indians go to school: (re)think multiculturalism and (re)build interculturalism] 2016
- Biographical Narratives in Teaching: a Study of Professors on Postgraduate Courses 2015
- Careers, Identities and Professionalization. a Study on Doctors about Their Social Representations Related to the Labor Market Today and its Foreseeable Future 2015
- Educating for sociability, learning citizenship. Developing communication and mediation skills in educational settings 2015
- Sociability and Citizenship: How do youth solve their conflicts? A study with college students from Argentina and Portugal 2015
- Formação de Professores Surdos: uma análise discursiva dos documentos produzidos no Brasil e em Portugal [Training of Deaf Teachers: a discursive analysis of the documents produced in Brazil and Portugal] 2014
- Carreira e Avaliação do Desempenho. (Auto)Imagens dos professores [Career and Performance Evaluation. (Auto) Images of teachers] 2013
- Qualitative Methodology in Education: A Multicase Study focused on the Formative Mediation area in Portugal and in France 2013
- New skills in adult education and training: the field of mediation in Portugal and France. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2012
- Potencialidades educativas da mediação de conflitos em contextos de educação e formação de adultos. 2012
- Adult Education in Portugal: New identities in a dynamic of lifelong learning 2011
- Avaliação de políticas e programas em TICE : análise do Plano Tecnológico da Educação em Portugal (ano de lançamento 2006-2007) 2011
- Desenvolvimento profissional docente : contextos e oportunidades de aprendizagem na escola 2011
- Education policies and teacher's professional development: the perceptions of elementary school teachers 2011
- Educational implications of a Transformative Learning: A multicase study in Portugal 2011
- Educação e Mediação: O papel do Mediador EFA no quadro da Mediação Formativa 2011
- Identity(ies), Training and Non-Formal Learning: Teaching experiences with adults in higher education 2011
- A avaliação na educação pré-escolar e a utilização do portefólio 2010
- Biographical Narratives, Identities and Adult Learning. Proceedings of 6th European Research Conference Adult Learning in Europe – understanding diverse meanings and contexts 2010
- A mediação no contexto da educação e da formação de adultos 2009
- Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB 2009
- Espaços sociopedagógicos dos mediadores socioeducativos : reflexões a partir de um estudo realizado em Portugal 2009
- Mediação formadora e sujeito aprendente ao longo da vida 2008
- Práticas reflexivas : uma estratégia de desenvolvimento profissional dos docentes 2008
- Socioprofissional Worlds and Identities. 2007
- Biografias, Aprendizagens e Dinâmicas Identitárias. 2006
- Formação, trabalho e aprendizagem ao longo da vida 2005
- Avaliação de Cursos em e-learning. 2004
- Percursos de formação e identidade(s) : um estudo junto de assistentes sociais 2004
- Savoirs et Travail: rencontres probables et trajectoires possibles. 2004
- Narrativas, dinâmicas identitárias e formação. 2003
- Para uma metodologia de avaliação de Projectos em TIC: configurações e desafios. 2003
- As repercussões curriculares da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no quotidiano da Escola. 2001
- L’intégration des Technologies de l’Information et de la Communication (TIC) dans les Écoles : vers un modèle d’évaluation. 2001
- Para um modelo de avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas. 2001
- Da formação de adultos ao adulto em formação. 2000
- Trabalho por projecto e valorização profissional na prática e na formação docente 2000
- Um olhar sobre a avaliação do Programa Nónio. 2000
- Formação de Adultos: contributo da reflexão na organização do contexto político. 1999
- Formação de Adultos: em busca de um sentido emergente para as práticas. 1999
- Um olhar sobre a avaliação do programa Nónio no âmbito da intervenção do Centro de Competência da Universidade do Minho 1999
- Desenvolvimento Curricular participado e decisão em educação. 1998
- Programa de Amas: da necessidade dos pais ao acompanhamento da criança. 1992
- Funcionamento de um Programa de Amas em meio rural 1988
-
artigo de revista
- Mediators in Portugal: Training, Status and Professional Recognition. Journal of Social and Political Sciences. 2023
- Intra-University Mediation on the Road to the Sustainable Development Goals: A Systematic Review. European Journal of Contemporary Education. 2023
- A mediação em Portugal: ensaio sobre a (des)construção de um percurso. Configurações. 2022
- Analysis of the Perception of Conflict and Its Positive Resolution in University Students. Social Sciences. 2022
- Entre a Emergência e a Transformação: Unindo Pontos, Tecendo Laços. Revista Lusófona de Estudos Culturais. 2022
- La mediación como disciplina científica: El espacio profesional y académico. Mediaciones Sociales. 2020
- FORMAÇÃO CONTINUADA E IDENTIDADE PROFISSIONAL NA VOZ DE DOCENTES DO BRASIL E DE PORTUGAL. Educação e Contemporaneidade. 2019
- Formação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto piloto. Educação & Sociedade. 2019
- Culturas, memórias, diálogos em construção. Comunicação e Sociedade. 2019
- A educação para o empreendedorismo em mediação: um estudo com estudantes universitários. Eduser: Revista de Educação. 2017
- Critical reflections concerning the concept of participation in social intervention and research. European Journal of Social Sciences Education and Research. 2017
- Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil. Eduser: Revista de Educação. 2017
- ArleKin: Learning together. Advances in Social Sciences Research Journal. 2016
- Territórios, Interculturalidade e Mediação: entre "redes" e "nós" [Territories, Interculturality and Mediation: between networks and knots]. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Qualidade social e políticas para a Educação Superior no Brasil [Social Quality and Policies for Higher Education in Brazil]. Eduser: Revista de Educação. 2015
- ¿Hacia la Interculturalidad? Una investigación con estudiantes indígenas, sus trayectorias académicas e identidades [Towards Intercultural? An investigation with indigenous students, their academic careers and identities]. Eduser: Revista de Educação. 2015
- The Work, Perceptions and Professional Development of Teachers. Teaching Education. 2014
- The quality of teaching and professional development of teachers: a Portuguese study. Teacher Development. 2013
-
capítulo de livro
- Mediação e Convivência nos Contextos Educativos: Socialização e (Trans) Formação em Ação Para uma Educação de Qualidade 2023
- Nota introdutória: os mediadores e a sua formação no contexto internacional 2023
- Os Mediadores e a sua Formação no Contexto Internacional 2023
- ¿Es la Mediación Universitaria un Contexto de Intervención? 2023
- Formação-Ação e Investigação em Mediação Intercultural: Uma Comunidade de Aprendizagem 2022
- Introdução: Conhecer, Compreender e Intervir em Mediação Intercultural 2022
- Mediação Intercultural no Município de Braga: Reflexões Sobre o Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais 2022
- Programa de Formação em Mediação Intercultural: Princípios, Estratégias e Técnicas 2022
- Mediación durante la pandemia: protección de los derechos, activiación de lazos sociales 2020
- Diálogo intercultural e mediação em debate 2019
- Diálogo intercultural e mediação em debate [Intercultural dialogue and mediation in debate] 2019
- Contextos e abordagens de mediação, formação e desenvolvimento profissional 2018
- Educar para la convivencia en una institución educativa de Portugal 2018
- O que é a Mediação? Da conceptualização aos desafios sociais e educativos 2018
- A mediação sociofamiliar no âmbito do acolhimento residencial 2016
- Au-delà de ‘tisser le lien social au quotidien’, la construction du métier de Médiateur Social 2016
- Au-delà de ‘tisser le lien social au quotidien’, la construction du métier de médiateur [Besides "building the social bond of everyday", the construction of the profession of mediator] 2016
- Avaliação do desempenho e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º ciclo do ensino básico [Performance evaluation and professional development: narratives of teachers of the 1st Cycle of Basic Education] 2016
- El currículo de formación en servicio social en el brasil y los desafíos de la cuestión socioambiental del siglo XXI [The training curriculum in social service in Brazil and the challenges of the socio-environmental issue of the 21st Century] 2016
- Formação, investigação e práticas de Mediação para a Inclusão Social (MIS) em Portugal 2016
- Formação, profissionalização e identidade dos mediadores sociais 2016
- Mediação Intercultural e Território: estratégias e desafios [Intercultural Mediation and Territory: Strategies and Challenges] 2016
- Mediação Social: tecendo sinergias 2016
- Introduction [to "International handbook of professional identities"] 2015
- The construction of professional identities in the contexts of work 2015
- Contextos e estratégias de aprendizagem no trabalho docente : um estudo com professores do 1º CEB 2014
- Currículo e didática crítica na construção da identidade profissional docente 2014
- Cursos Superiores de Tecnologia do IFRN– uma análise epistemológica do currículo [IFRN Higher Technology Courses - an epistemological analysis of the curriculum] 2014
- Cursos superiores de tecnologia do IFRN – uma análise epistemológica do currículo 2014
- Direito à diferença no ofício de professor e de aluno 2014
- Le processus de reconnaissance, validation et certification de compétences au Portugal et en France. Un noveau modèle avec de noveau acteurs professionnels? 2014
- Avaliação de desempenho docente: políticas e experiências dos professores [Teacher performance evaluation: teachers' policies and experiences] 2013
- Questões do Currículo e da Aprendizagem ao Longo da Vida: pluralidade de contextos e de visões 2012
- Falar e escrever de formação e mediação no contexto actual 2009
- (In)visibilidade da formação e da aprendizagem: saberes experiências e autorias. 2007
- Ser Professor(a): Dinâmicas Identitárias e Desenvolvimento Profissional 2007
- A dinâmica dos três Cs na avaliação de cursos em e-Learning: compreensão, confiança, complementaridade. 2006
- (Re)Inventar a Formação de Adultos: controvérsias e desafios. 2004
- Formação contínua de professores, construção de identidade e desenvolvimento profissional, 2002
-
documento
- Mediação Intercultural: Formação, Ação e Reflexão 2022
- Mediação: ponte para uma educação de qualidade? 2019
- Livro de atas do II Congresso Internacional de Mediação Social: a Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação 2019
- Contextos de Mediação e de Desenvolvimento Profissional 2018
- Arlekin: a collaborative action-research-training project without frontiers 2017
- A mediação sociofamiliar no âmbito do acolhimento residencial [). Socio-family mediation in the host house context] 2016
- O Projeto Europeu: ARLEKIN – Formação em Mediação para a Inclusão Social através da mobilidade europeia [The European Project: ARLEKIN - Training in Mediation for Social Inclusion through European mobility] 2016
- Educar para a convivência, aprender a cidadania. Desenvolver habilidades comunicacionais e de mediação em contextos educativos [Educate for coexistence, learn citizenship. Develop communication and mediation skills in educational contexts] 2015
- Resenha: Manual internacional sobre identidades profissionais 2015
- As políticas educativas e a motivação dos profesores para o trabalho docente [Educational policies and the motivation of teachers for teaching work] 2014
- Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais. Atas do XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares 2014
- Adult education and training in Portugal : a multi-case study focused on autobiographical experiences 2012
- Savoirs au travail et identité professionnelle : le cas des assesseurs techniques des tribunaux pour mineurs au Portugal 2012
- Education policies and teacher's professional development 2011
- Collaborative Learning and/in Educational Contexts: the EFA Courses 2010
- Teaching, Career and Professional Development 2010
- Actas do Seminário Mediação Socioeducativa: contextos e actores. 2009
- Contextos e Práticas de Mediação Socioeducativa em Portugal 2009
- Educação e Mediação Sócio-Educativa 2009
- Formação e Mediação Sócio-Edcuativa. Perspectivas teóricas e práticas 2009
- Actas do III Colóquio sobre Questões Curriculares: Reflexão e Inovação Curricular 1998
-
livro
- (Re)Pensar a Formação em Mediação: Contributos Nacionais e Internacionais 2023
- Mediação Intercultural: Formação, Ação e Reflexão. 2022
- Livro de atas do II Congresso Internacional de Mediação Social: a Europa como espaço de diálogo intercultural e de mediação 2019
- Le Tour d’Europe des médiateurs sociaux: de la valorisation de l’expérience et la formation à la reconnaissance et la professionnalisation 2016
- Sustentabilidade da mediação social: processos e práticas 2016
- Assistentes Sociais e Mediadores: construindo identidades profissionais [Social Assistants and Mediators: building professional identities] 2015
- International Handbook of Professional Identities 2015
- Mediação: (D)Os Contextos e (D)Os Actores 2010
- Formação: espaço-tempo de mediação na construção de identidade(s). 2007
- Dinâmica dos três C’s na avaliação de cursos em e-learning : compreensão, confiança, complementaridade 2006
- Formação, Percursos e Identidades. 2003
-
teses
- Mediar para integrar: gabinete de mediação do idoso e do cuidador: um projeto piloto na freguesia de São Vicente 2017
- Num agrupamento TEIP : nós mediamos! 2017
- A mediação como estratégia na inclusão de diversos sentires no espaço social e escolar 2014
- Em diálogo: um espaço aberto à mediação 2014
- Organização curricular do ensino fundamental e prática pedagógica com alunos do 5º ano em uma Escola Pública de Salvador, na Bahia, Brasil 2014
- A mediação como prática potenciadora da construção de um projeto de vida com vítimas de violência doméstica 2013
- Figuras da mediação na formação de adultos: um estudo multicasos, a partir da experiência em Portugal e em França 2013
- Institucionalização e lei tutelar educativa: as representações de jovens, profissionais e direção de um centro educativo 2013
- Identidade(s), carreira e desenvolvimento profissional : um estudo junto de professores do 1º CEB 2012
- Estudos curriculares e desenvolvimento profissional de professores: a resiliência na profissão docente 2011
- Insucesso escolar: perceções de alunos, pais e professores: um estudo de casos num agrupamento TEIP 2011
- Mediação social : investigação-intervenção em contextos sociofamiliares debilitados 2011
- O ensino e a aprendizagem dos alunos do 1º ciclo com necessidades educativas especiais: perceções e expetativas dos professores e dos encarregados de educação 2011
- Um projeto de mediação numa escola EB 2,3 e secundária 2011
- Avaliação das crianças na educação pré-escolar : uso do portfolio como instrumento de avaliação 2010
- A aprendizagem ao longo da vida e a sua contextualização na organização curricular do 1º ciclo 2009
- O mediador EFA e o papel dos técnicos do centro de novas oportunidades no processo de mediação 2009
- Articulação curricular entre a educação pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico: um estudo exploratório 2007
- Práticas reflexivas e desenvolvimento profissional: um estudo de caso com professores do 1º CEB 2007
- Formação e construção de identidade(s) : um estudo de caso centrado numa equipa multidisciplinar 2005