publicações selecionadas
-
artigo académico
- Mozambican Preservice Chemistry Teachers’ Performance when Analysing Textbook Analogies About the Atom. Science and Education. 2023
- Usando analogias para lecionar sobre o átomo nas aulas de Química Geral no ensino superior. Quimica Nova. 2021
- Prospective primary school teachers' activities when dealing with mathematics modelling tasks. Journal on Mathematics Education. 2020
- Nota de Abertura. Educação & Sociedade. 2018
- Learning about safety, prevention and quality of life through PBL: Implications for teacher education. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2017
- O ensino contextualizado e a abordagem curricular de conteúdos de Microbiologia em Moçambique. UDZIWI: Revista de Educação da Universidade Pedagógica. 2017
- Teaching science in the laboratory: a study on Portuguese school science teachers’ perspectives. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2017
- Atividades de Campo no ensino da Geologia: Opiniões de professores portugueses sobre formas ideais de as usar. Revista Internacional de Formação de Professores (rifp). 2016
- Contextualized science teaching: The contribution of photographs included in school science textbooks. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2016
- In-Service science teacher education in portugal: An analysis of the short courses available. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2016
- Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação.. Comunicacoes. 2015
- Photographs as mediating tools between science knowledge and the real world: The case of ‘Resources Sustainable Management’ in Portuguese school textbooks. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2015
- The use of field activities in geology teaching conceptions and representations of practices of Portuguese teachers. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2015
- Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas de professores de ciências e geografia. Journal of Science Education. 2013
- Field Activities, Science Education and Problem-solving. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2013
- Laboratory Activities, Science Education and Problem-solving Skills. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2013
- Problem-based learning: Science and geography teachers'perspectives,Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas: Perspetivas de professores de ciências e geografia. Journal of Science Education. 2013
- Science and geography teachers' conceptions regarding problem-based learning related concepts. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2013
- Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. Educar em Revista. 2012
- Das reformas curriculares às práticas em sala de aula: o caso das actividades laboratoriais no ensino das Ciências. Boletim Paulista de Geografia. 2007
- The role of WebQuests in science education for citizenship. Interactive Educational Multimedia, IEM. 2007
- Análise crítica de actividades laboratoriais: um estudo envolvendo estudantes de graduação. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2005
- Expectativas e receios dos alunos relativamente ao estágio: um estudo centrado na licenciatura em ensino de física e química da Universidade do Minho. A Cor das Letras. 2004
- Las actividades de laboratorio y la explicación científica en los manuales escolares de ciencias. Alambique - Didáctica de las Ciencias Experimentales. 2004
- Aprender astronomia através da web: o caso da WebQuest “As mentiras da Lua”. Boletín das Ciencias. 2003
- Promover a imagem dos cientistas através de WebQuests. Análise critica de “Eureka! Uma WebQuest sobre cientistas e as suas descobertas". Boletín das Ciencias. 2003
- As actividades laboratoriais e o desenvolvimento conceptual e metodológico dos alunos. Boletín das Ciencias. 2002
- Equivale dissolver a desaparecer?. Boletín das Ciencias. 2002
- Prospective physical sciences teachers’ use of laboratory activities: an analysis of its evolution due to a science teaching methods course. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2002
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas: características, organização e supervisão. Boletín das Ciencias. 2001
- Concepcións de profesores e futuros profesores de ciencias sobre a movilidade das partículas no estado líquido. Boletín das Ciencias. 2001
- Concepções de futuros professores de ciências Físico-Químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais. Educação & Sociedade. 2000
- O ensino contextualizado de «pressão»: algumas propostas de actividades práticas, com recurso a materiais do dia a dia. Boletín das Ciencias - XIII Congreso de ENCIGA. 2000
- O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?. European Physical Journal C: Particles and Fields. 1999
- Pre-service physics teachers and conceptual difficulties on temperature and heat. European Journal of Teacher Education. 1999
- Planificação do ensino-aprendizagem das ciências e mudança conceptual: uma aposta de conciliação. Boletín das Ciencias - X Congreso de ENCIGA. 1998
- Actividades laboratoriais em manuais escolares: proposta de critérios de análise. Boletín das Ciencias - Especial X Congreso de ENCIGA. 1997
- Cor, óptica e pintura: um estudo sobre concepções alternativas. European Physical Journal C: Particles and Fields. 1997
- O trabalho laboratorial visto por professores e por futuros professores de ciências físico-químicas. Boletín das Ciencias. 1997
- Opiniões e sugestões dos alunos acerca da disciplina de técnicas laboratoriais de química. Química - Boletim da Sociedade Portuguesa de Química. 1996
- Os professores de ciências físico-químicas e a problemática das concepções alternativas. Educação & Sociedade. 1991
- O raciocínio causal e a explicação de fenómenos do âmbito da mecânica. Educação & Sociedade. 1989
- A história da ciência no ensino-aprendizagem das ciências. Educação & Sociedade. 1988
-
artigo de conferência
- Perspetivas de professores sobre a relação afetiva dos alunos com as ciências 2021
- Investigating prospective science and mathematics teachers' meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Licenciatura em Educação do Campo: contextualização nos guias do estudante 2018
- A inclusão social através do ensino das ciências: um estudo centrado nos currículos brasileiro e português 2017
- A contextualização e os princípios orientadores da educação do campo nos materiais didáticos da área das ciências da vida e da natureza 2016
- Prospective primary school teachers’ knowledge of the ratio concept 2016
- O mundo real e o conhecimento científico nos manuais escolares de ciências físico-químicas: o papel mediador das fotografias 2015
- Representações de professores sobre a contribuição da aprendizagem das ciências baseada na resolução de problemas para a integração de conhecimentos 2015
- Science teaching in schools: dilemmas and challenges 2014
- A aprendizagem das ciências baseada na resolução de problemas online: comparação entre estilos de aprendizagem e opiniões de alunos do 7º ano 2013
- A educação em ciências para a cidadania através da aprendizagem baseada na resolução de problemas : balanço de um projeto 2013
- A resolução de problemas socio-científicos: que competências evidenciam os alunos de 7º ano? 2013
- Conceções de alunos de 9º e 11º anos sobre protetor solar e seu modo de funcionamento: implicações para a formação de professores 2013
- Learning about safety, prevention and quality of life through PBL: implications for teacher education 2013
- Opiniões de alunos acerca da aprendizagem das ciências baseada na resolução de problemas: um estudo centrado na abordagem transdisciplinares do tema Recursos naturais e alterações climáticas 2013
- Portuguese prospective elementary school teachers' understanding of ratio 2013
- Relevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de ciências físico-químicas 2013
- Teacher education for problem-based learning: evaluation of an in-service short course targeted to science and geography school teachers 2013
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas: efeitos de uma ação de formação de professores de ciências e de geografia 2012
- As WebQuests e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo centrado no tema som e luz 2012
- Investigating representations of ratio among prospective mathematics and science teachers: an international study 2012
- O desenvolvimento profissional docente em geografia: um estudo comparativo de perspetivas de professores avaliadores e avaliados 2012
- O ensino de Transformação de Matéria e de Energia através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: opiniões de alunos e professores sobre a sua contribuição para a concretização da perspetiva CTS 2012
- As nuvens e o nevoeiro: concepções de estudantes do Minho e da Galiza 2011
- Concepções de estudantes do ensino básico sobre chuva e chuva ácida: um estudo comparativo em três países de língua oficial portuguesa 2011
- Questions in science textbooks: do they prompt studentes' inquiry and problem-based learning? 2011
- Science textbooks as questioning and problem-based teaching and learning promoters: change or continuity? 2011
- Chuva e chuva ácida: um estudo comparativo das concepções de estudantes minhotos e galegos 2010
- Formação inicial de educadores de infância e de professores na Universidade do Minho: das licenciaturas aos mestrados em ensino 2010
- Learning Styles of students attending a 1st cycle leading to a degree in Education 2010
- Questionamento em manuais escolares de ciências : que contributos para a aprendizagem baseada na resolução de problemas da "sustentabilidade na Terra"? 2010
- Relationships between students' reactions towards problem-based learning and their learning styles: implications for science and teacher education 2010
- From global warming to clouds and rain: an analysis of 9th graders' reasoning 2009
- As revistas de educação em ciências e a problemática da disseminação e aplicação de conhecimento 2008
- As revistas de educação em ciências na investigação, na formação e na prática 2008
- Os manuais escolares e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo centrado em manuais escolares de ciências físico-químicas do ensino básico 2008
- Science education for citizenship: do textbook lab activities help teachers to put it into practice? 2008
- Energia e educação em ciências para a cidadania: dos interesses dos alunos às temáticas abordadas por manuais escolares 2007
- Da complexidade das actividades laboratoriais à sua simplificação pelos manuais escolares e às consequências para o ensino e a aprendizagem das ciências 2006
- Formulação de questões, educação em ciências e aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com alunos portugueses do 8º ano de escolaridade 2006
- Problemas, educação em física e educação para a cidadania 2006
- Problemáticas energéticas e de lixo doméstico em educação científica para todos os cidadãos 2006
- Trabalho em grupo e aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo com futuros professores de física e química 2006
- A reorganização curricular do ensino básico e a utilização de actividades laboratoriais em Ciências da Natureza 2005
- Educação em ciências e sustentabilidade na Terra: uma análise das abordagens propostas em documentos oficiais e manuais escolares 2005
- Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de física e química 2005
- Evaluating students' learning from laboratory investigations 2005
- Learning how to use the laboratory through problem-based learning: a pilot study in an undergraduate physical sciences teacher education programme 2005
- Portuguese sciences teachers' use of laboratory activities before and after the school curriculum reorganisation 2005
- A explicação da combustão da vela: um estudo com manuais escolares e com alunos do ensino básico 2004
- A gestão flexível do currículo e o ensino das ciências físicas e naturais : implicações para a formação de professores 2004
- A licenciatura em ensino de física e química na Universidade do Minho: um estudo centrado na satisfação dos alunos 2004
- Actividades laboratoriais e evidências indirectas: um estudo com futuros professores 2004
- Educação científica, exercício de cidadania e gestão sustentável de resíduos domésticos - fundamentos de um questionário 2004
- A inter-relação teoria-evidência-explicação científica: um estudo com alunos do 9º e do 11º anos de escolaridade 2003
- A promoção da aprendizagem das ciências no contexto da reorganização curricular: contributos do trabalho prático 2003
- Perspectivas dos Conselhos Executivos acerca da Gestão Flexível do Currículo: o caso das Ciências Físicas e Naturais 2003
- A inter-relação dados-evidências-conclusões: um estudo com actividades laboratoriais incluídas em manuais escolares 2002
- Contributos para uma avaliação da gestão flexível do currículo no ensino das ciências físicas e naturais no 3.º Ciclo 2002
- Influencia de la percepción en la conservación de la masa: un estudio con alumnos italianos, españoles y portugueses 2002
- Os manuais escolares de ciências da natureza e a inter-relação dados-evidências-conclusões: o caso de "A importância do ar para os seres vivos" 2002
- Utilização de actividades laboratoriais por futuros professores de ciências físico-químicas 2002
- Formação científica do cidadão comum: o caso da radioactividade 2001
- Portuguese school textbooks’ illustrations and students’ alternative conceptions on sound 2001
- Formação didáctica de futuros professores de física para a utilização de actividades laboratoriais 2000
- O trabalho laboratorial e a avaliação das aprendizagens dos alunos 2000
- Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound 2000
- Conceptual difficulties and the training of physics teachers 1999
- Do Portuguese textbooks include experiments to promote students' conceptual change on heat and temperature? 1999
- Experiments on temperature and heat in prospective teachers’ planned lessons 1999
- History of science in science education: development and validation of a checklist to analyse the historical content of science textbooks 1999
- Natureza e propagação do som: concepções de alunos dos ensinos básico, secundário e superior 1999
- O ensino laboratorial de "O som e a audição": uma análise das propostas apresentadas por manuais escolares do 8º ano de escolaridade 1999
- Promover a reflexão e a argumentação em laboratórios computadorizados 1999
- Conceptions de science des enseignants et des futurs enseignants de physique et chimie 1996
- An analysis of the consistency of secondary school students' alternative conceptions with the common sense theory of motion 1993
- Portuguese physics teachers' attitudes towards students' alternative conceptions on mechanics 1992
- Alternative ideas in mechanics: where can they come from? 1991
- Learning physics: the need for a constructivist perspective 1991
- Science teachers' atittudes towards students' alternative conceptions 1991
- On relating macroscopic phenomena to microscopic particles at the junior high school level 1990
- A teoria corpuscular da matéria: um estudo com alunos portugueses do 8º e 9º anos de escolaridade 1989
- Concepções alternativas sobre a queda dos graves: propostas para uma estratégia de ensino 1989
- Mapas de conceitos - sua contribuição para a integração conceptual em ciências 1988
- O "V de conhecimento" - diagrama de integração conceptual e metodológica das ciências 1988
- The role of the history of science in science curricula 1988
-
artigo de revista
- Higher education students’ perceptions of issues related to Covid-19: A study on three Portuguese-speaking countries. Cogent Social Sciences. 2023
- Teaching for the Contextualised Learning of Science: AChecklist-Based Science Curriculum Analysis. Journal of Turkish Science Education. 2022
- Teacher Education and Popular Culture: Proverbs about the Climate and Weather. Journal of Turkish Science Education. 2019
- Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas e ensino tradicional: um estudo centrado em “Transformação de matéria e de energia”. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 2016
- Initial Science Teacher Education in Portugal: The Thoughts of Teacher Educators About the Effects of the Bologna Process. Journal of Science Teacher Education. 2016
- "Sustainability on earth" WebQuest : do they qualify as problem-based learning activities?. Research in Science Education. 2015
- Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema. 2015
- Teachers' and prospective teachers' explanations of liquid-state phenomena: a comparative study involving three European countries. Journal of Research in Science Teaching. 2007
- Prospective physical sciences teachers' willingness to engage in learning communities. European Journal of Teacher Education. 2006
- Forms of reasoning used by prospective physical sciences teachers when explaining and predicting natural phenomena: The case of air pressure. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education. 2004
- History of science in science education: development and validation of a checklist for analysing the historical content of science textbooks. Science and Education. 2002
- Heat and temperature: an analysis of how these concepts are dealt with in textbooks. European Journal of Teacher Education. 1999
- Portuguese science teachers' education, attitudes, and practice relative to the issue of alternative conceptions. Journal of Research in Science Teaching. 1993
- Alternative conceptions and history of science in physics teacher educatuion. Science Education. 1991
-
capítulo de livro
- Integrando a contextualização e a resolução de problemas para educar em ciências para o futuro: o ensino orientado para a aprendizagem contextuada das ciências através da resolução de problemas 2024
- "Professores Precisam-se" - mas com que formação? 2023
- Avaliação das aprendizagens em ciências: opiniões de professores do ensino secundário sobre os resultados da avaliação interna e externa 2023
- Developing technologically enhanced mathematics pedagogical content knowledge in initial teacher education 2018
- Formação contínua de professores de ciências, em Portugal: Desafios e formas de os superar 2018
- Online science teacher education: the case of a master’s programme 2018
- Context-based science education and four variations of problem-based learning 2017
- Why should contextualized teaching be a matter for educational concern? 2017
- Formação inicial de professores de ciências: opiniões de formadores sobre o estágio, antes e após o processo de Bolonha 2016
- Science education through problem-based learning: A review of research focused on students 2016
- ormação inicial de professores de ciências: opiniões de formadores sobre o estágio, antes e após o processo de Bolonha 2016
- WebQuests sobre a mudança global: uma análise à luz dos princípios da ABRP 2013
- A educação para o desenvolvimento sustentável na formação de Técnicos Superiores de Educação: um estudo centrado nas percepções de estudantes universitários 2012
- Da integração dos alunos à diferenciação do ensino: o papel da aprendizagem baseada na resolução de problemas 2012
- Putting PBL into practice: powersand limitations of different types of scenarios 2010
- Teamwork and PBL-based teacher education: a study on prospective science teacher's opinions 2009
- A utilização de mapas de conceitos na escola primária 2004
- Experiments to promote students conceptual change on heat and temperature: how do Portuguese text-books include them? 2002
- Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das ciências 2001
- Portuguese school textbooks’ illustrations and students’ alternative conceptions on sound 2001
-
documento
- Science and Mathematics Education for 21st Century Citizens: Challenges and Ways Forward 2020
- Proceedings of the ATEE Winter Conference 'Science and mathematics education in the 21st century' 2019
- Contextualizing teaching to improve learning: The case of science and geography 2017
- Proceedings of the ATEE Annual Conference "Transitions in teacher education and professional identities" 2015
- Proceedings of the ATEE Annual Conference “Transitions in teacher education and professional identities” 2015
- Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas 2013
- Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: educação em ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania (14ª Ed) 2011
- Livro de actas do Encontro de Educação em Física - do ensino básico ao superior no século XXI (1ª Ed). 2007
- Metodologia do ensino das ciências: evolução e tendências nos últimos 25 anos (1ª Ed) 2004
- Didácticas/Metodologias da educação (1ª Ed) 1997
- Actas do 1º Encontro sobre Educação em Ciências (1ª Ed) 1988
-
livro
-
teses