publicações selecionadas
-
artigo académico
- FELICI, Maria Serena (ed.) (2021), Glottodidatica della lingua portoghese: una prospettiva diaronica e sincronica. Bracciano: Tuga Edizioni, 205 pp. ISBN 978-88-99321-39-0 2023
- The literary text as a didactic resource for teaching-learning of PFL: assumptions, challenges and proposals 2022
- AZEVEDO, FERNANDO & BALÇA, ÂNGELA (COORDs.) (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor. Educação & Sociedade. 2017
- Bocage na literatura contemporânea. De entidade histórica a figura de ficção 2017
- Glosas de Camões nas Obras Métricas de D. Francisco Manuel de Melo 2010
- Mais servira, se não fora para tão longo amor tão curta a vida. Amor, “serviço” e lírica camoniana 2010
- Noites de Inês-Constança, de Fiama Hasse Pais Brandão: a pervivência de um mito literário na ficção portuguesa contemporânea 2009
- Pour une classification généalogique des formes narratives de fiction de la période baroque: Fortunes et infortunes de la nouvelle 2009
- Tratado da beleza feminina segundo Camões: entre imitação e invenção 2008
- THE PLACE OF THE NON-CONTEMPORARY LITERARY TEXT IN THE PORTUGUESE CLASS. Línguas & Letras. 2005
- Camões na ficção portuguesa contemporânea: para uma abordagem da trilogia ficcional de Frederico Lourenço 2003
- O poeta ao espelho: práticas auto-reflexivas nos sonetos de Camões 2003
- Ut pictura poesis, ut pictura rhetorica divina. Ética e estética na arte barroca 2003
-
artigo de revista
- O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas. Diacrítica. 2023
- Centro e periferia da biblioteca lusógrafa: a literatura de Macau no sistema literário em língua portuguesa. Rotas a Oriente: Revista de Estudos Sino-Portugueses. 2021
-
capítulo de livro
- Contextos periféricos de criação literária em língua portuguesa: o caso de Macau 2021
- Estante de autor: reflexões em torno da definição de um cânone lusógrafo para o ensino de PLE 2021
- Um Vieira bem diferente: o dramaturgo pedagogo 2020
- [Introdução] Arte poética, ou regras da verdadeira poesia em geral, de Francisco José Freire 2019
- Antipetrarquismo 2018
- Diálogos interculturais Portugal-China: alguns desafios colocados no âmbito do ensino de PLE a sinofalantes 2018
- O binómio língua-cultura no processo de ensino: aprendizagem de português língua estrangeira 2017
- A produção narrativa de ficção do período barroco no quadro do movimento editorial pós-tridentino 2016
- Percursos iniciáticos na ficção narrativa de Luís Cardoso: para uma leitura de O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação 2016
- Vieira, dramaturgo e pedagogo 2016
- [Prefácio da obra de José Moreira da Silva] Ósculo na areia 2016
- Contributos para a constituição de um cânone lusófono: Timor-Leste no contexto da produção literária em língua portuguesa 2014
- Fernão Rodrigues Lobo Soropita, um poeta editor da lírica de Camões 2012
- Por quem os sinos dobram: o lugar da literatura não contemporânea no contexto do ensino universitário português 2012
- Subsídios para uma edição crítica das canções de Camões 2012
- The new face of Europe: literary images of a post-colonial Continent – a Portuguese portrait 2012
- "Nada do que vês é assi, / trás os olhos não te abales": ilusão e desengano na poesia de Sá de Miranda 2011
- Saraiva, António José (camonista) 2011
- Sonetos 2011
- Sonho de D. Manuel 2011
- Tempestade marítima (Episódio da) 2011
- Emblématique et persuasion dans une nouvelle allégorique portugaise du XVIIIème siècle 2009
- Inês de Castro na Fénix Renascida: variações barrocas de um mito histórico-literário 2004
-
documento
- «Vive do teu fim mais cuidadosa / Pois sabes que o teu fim é tão preciso»: representações literárias da morte na poesia barroca portuguesa 2020
- Interseções, projeções e confluências humano-animal: uma leitura do romance Myra, de Maria Velho da Costa 2019
- Leitura e Educação Literária 2017
- Reflexos de Os Lusíadas na epopeia barroca portuguesa 2002
- A pontuação: análise comparativa de duas edições do Auto da Índia de Gil Vicente 2000
- A presença das categorias do discurso retórico na construção dos sonetos de tradição petrarquista 2000
- Petrarquismo e testemunho: sobre os processos de construção da autoridade testemunhal nos sonetos de raiz petrarquista 2000
- Mitologia e intertextualidade: a recriação dos sentidos literários e a construção do mundo ficcional pastoril 1996
-
livro
-
teses
- Divulgação e consolidação do português L2 na Guiné-Bissau: uma proposta a partir da análise do sistema literário guineense 2022
- A aprendizagem da competência oral em Português Língua Estrangeira, através de estratégias de ensino à distância 2021
- Constituição de um corpus literário luso-brasileiro: uma proposta para o ensino de PLNM 2021
- Ecos da lírica camoniana nos sonetos de Lira dos Cinquent’anos: de Manuel Bandeira 2021
- Problemas associados ao conhecimento e uso do infinitivo pessoal e do conjuntivo futuro por estudantes de português como língua estrangeira 2021
- Problemas associados ao conhecimento e uso dos pronomes e determinantes demonstrativos por alunos italofalantes de Português Língua Estrangeira 2021
- Contextos de uso para o texto literário: subsídios para um mapeamento-literário da cidade de Braga 2020
- Adaptações do cânone literário em língua portuguesa: propostas didáticas apoiadas no ELBT para a inclusão de clássicos das literaturas brasileira e portuguesa na aula de PLE através das TIC 2019
- O uso de guiões de leitura como elemento de avaliação não convencional no desenvolvimento de competências em Português como Língua Estrangeira de alunos de nível B1.2 2019
- Potencialidades didáticas do recurso a canções “literárias” para o ensino-aprendizagem de Português Língua Não Materna 2019
- A relevância dos fatores culturais no processo de adaptação académica de estudantes chineses em Portugal: um estudo de caso na Universidade do Minho 2018
- A alegoria como sustentação da mensagem: o sermão de Santo António aos peixes, do Padre António Vieira, no ensino profissional: relatório de atividade profissional 2017
- A disciplina de Laboratório no contexto do ensino-aprendizagem de PLE na China: da teoria à prática. Conceção e redação do compêndio “Ouvir e Falar Português” 2017
- Contributos da plataforma online ELIADEMY para o desenvolvimento de competências de produção escrita em Português Língua Estrangeira 2017
- O ensino de Português em Timor-Leste: uma abordagem através da aprendizagem cooperativa com recurso a textos literários 2017
- Análise dos manuais de PLE usados nas universidades chinesas no nível de iniciação (A1/A2 do QECRL): um estudo de caso em 5 universidades da China continental 2016
- O desenvolvimento de destrezas de oralidade em estudantes de Português Língua Estrangeira - Componentes: lexical, fonológica, gramatical e discursiva 2016
- Contributos da leitura recreativa e da escrita criativa para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira 2015
- Os contributos do texto literário para o ensino-aprendizagem de PLE: elaboração de uma proposta de didatização de um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen 2015
- A aquisição e o desenvolvimento da competência lexical em PLE por estudantes de língua materna chinesa 2014
- Contributo das atividades lúdicas para o desenvolvimento de competências comunicativas e culturais em português língua estrangeira para estudantes chineses 2014
- O jogo didático na aula de PLE 2014
- A morte como fuga para duas mulheres: contextualização social e leitura contrastiva entre a personagem Bela (Dù Lìniáng), do dramaturgo chinês, Tang Xianzu, e a poetisa portuguesa, Florbela Espanca 2013
- O desenvolvimento de destrezas de escrita em estudantes de português língua estrangeira : componentes lexicais, gramaticais, gráficas e pragmáticas 2012
- O imaginário português : estereótipos de Portugal e dos portugueses nas lendas populares 2012
- O ensino da língua portuguesa na China : caracterização da situação actual e propostas para o futuro 2010