publicações selecionadas
-
artigo académico
- How do students communicate in writing and what difficulties do they have in solving a mathematical problem?. Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática. 2024
- O ecossistema das publicações científicas de acesso livre: contributos, desafios e agentes. Educação & Sociedade. 2024
- Tipologia de tarefas nos manuais escolares de Matemática: Um estudo com manuais portugueses de 10.º e 11.º ano. Educación Matemática. 2024
- Resolução de problemas: Como analisar a comunicação escrita dos alunos? . Educação e Matemática. 2024
- Identificação dos termos matemáticos utilizados no ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa: Um estudo exploratório em escolas inclusivas . Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial. 2023
- Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante . Quadrante. 2022
- Editorial,Editorial. Educação & Sociedade. 2021
- Mathematics for Portuguese Students with Hearing Impairment: An exploratory study of mathematical terms/concepts used in inclusive schools. International Journal of Arts and Social Science. 2021
- A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico. Quadrante. 2020
- Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma gallery walk. Sensos-e. 2020
- A problem-solving experience: The teacher's perspective. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2020
- Editorial. Educação & Sociedade. 2020
- Editorial,Editorial. Educação & Sociedade. 2020
- Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar. Sensos-e. 2020
- Editorial. Educação & Sociedade. 2019
- Investigações matemáticas com números: experiência com alunos do 2.º ano do ensino básico. Revista Educação e Fronteiras On-line. 2017
- A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico. JORNAL DAS PRIMEIRAS MATEMÁTICAS. 2015
- Estratégias de avaliação de relatórios escritos na regulação das aprendizagens em matemática. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2014
- O desenvolvimento da argumentação matemática no estudo das funções racionais. Quadrante. 2014
- As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva: perspetivas de uma professora e uma intérprete. Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. . 2013
- Comunicação nas aulas de matemática: Perspetivas de uma professora. Educação Matemática em Foco. 2013
- Comunicação nas aulas de matemática: Um estudo de caso numa turma do 6º ano. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia . 2013
- Essay on the role of teachers’ questioning in inquiry-based mathematics teaching. Sisyphus: Journal of Education. 2013
- A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico. . Atas do II seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” . 2012
- Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos. Revista de Educação. 2008
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Educação & Sociedade. 2007
-
artigo de conferência
- TWO PEDAGOGICAL APPROACHES THAT PROMOTE THE DEVELOPMENT OF MATHEMATICAL COMMUNICATION: EXPLORATORY TEACHING AND GALLERY WALK 2024
- THE DESIGN PROCESS OF A MATHEMATICS TEACHER EDUCATION TASK FOR INTER-INSTITUTIONAL USE 2024
- Dificuldade na resolução de problemas e na comunicação escrita em matemática: Um estudo com alunos do 11.º ano 2023
- Como os alunos comunicam por escrito a resolução de um problema matemático? Um estudo com alunos do 11.º ano 2023
- NEW TRENDS IN PRE-SERVICE TEACHER PEDAGOGICAL PRACTICE: CLASSES À LA CARTE PROJECT 2023
- A comunicação matemática escrita e a resolução de problemas: A construção de uma tarefa de formação para professores 2022
- As representações semióticas na aprendizagem da matemática: Uma experiência com uma turma de 10.º ano 2022
- Milage Learn+: Perspective of teachers 2022
- STRATEGIES USED BY 11TH GRADE PORTUGUESE STUDENTS IN SOLVING MATHEMATICAL PROBLEMS 2021
- Using a gallery walk to promote prospective teachers' written mathematical communication skills 2021
- Comunicação escrita na resolução de um problema matemático: Um estudo com alunos do 11.º ano 2021
- Investigating prospective science and mathematics teachers meanings for and representations of functions: an international study 2020
- A utilização de materiais didácticos nas aulas por professores de matemática do ensino básico e secundário em Timor-Leste 2019
- Intuição na Resolução de Problemas: Um desafio a alunos do 12º ano 2019
- Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar 2019
- Resolução de problemas vs "sucesso" escolar em Matemática 2019
- A problem solving experience: The teacher's perspective 2019
- Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma Gallery Walk 2019
- The concept of a function among prospective teachers 2019
- Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático 2018
- Initial mathematics teacher education in Portugal: shortcomings and challenges 2018
- Dificuldades na escrita matemática: Estudo realizado com alunos de Licenciatura em Educação Básica 2017
- A aprendizagem do cálculo diferencial e integral num curso de licenciatura em Matemática 2017
- A escrita matemática na resolução de um problema de geometria por alunos de licenciatura em educação básica 2017
- As interações dos alunos no trabalho de grupo: uma experiência com alunos do 9.º ano 2017
- O desenvolvimento do raciocínio geométrico dos estudantes e a leitura de histórias em quadradinhos: uma articulação possível 2017
- As representações e a aprendizagem matemática 2015
- Ainda que mal pergunte, Ainda que mal te entenda, Ainda que mal me exprima, Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade. 2015
- As interações de um grupo de alunos do 9.º ano de escolaridade ao longo da realização de uma tarefa em Geometria 2015
- Avaliação de probabilidades condicionadas em contextos sociais 2015
- Introdução à Geometria plana axiomática por meio de histórias em quadrinhos: Uma experiência com alunos do curso de licenciatura em matemática 2015
- O professor e o uso do texto na aula de Matemática 2015
- The role of history of mathematics in fostering argumentation: two towers, two birds and a fountain 2015
- As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva : perspetivas de uma professora e uma intérprete 2013
- Comunicação matemática em contexto de sala de aula : o papel da professora de uma turma do 5º ano de escolaridade 2013
- Comunicação nas aulas de Matemática: Um estudo de caso numa turma do 6.º ano 2013
- The role of didactical knowledge in seizing teachable moments 2013
- A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico 2012
- Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula 2012
- Formação de professores e identidade profissional 2012
- Mathematical Literacy as a Condition for Sustainable Development 2012
- Proposta de um projeto de investigação sobre a comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva : um estudo de caso numa turma do 7.º ano 2012
- Práticas profissionais dos professores de matemática: o projeto P3M 2012
- The role of graphical calculator in developing mathematical argumentation 2012
- Using Classroom Episodes to Foster Prospective Teachers’ Didactical Knowledge: Issues for Teacher Education 2012
- A calculadora gráfica como instrumento para o desenvolvimento da argumentação matemática 2011
- Os raciocínios dos alunos na descoberta de dízimas finitas: Uma experiência com alunos de uma turma de 9.º ano 2011
- Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students 2011
- A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica : uma experiência numa turma do 11º ano 2010
- A collaborative Project as a learning opportunity for mathematics teachers 2010
- Discussão matemática na sala de aula com recurso à tecnologia: Os alunos explicam para se compreenderem 2010
- Should mathematics remain invisible? 2010
- A comunicação na aula de Matemática: O papel do professor 2009
- Contributos de uma colaboração: A estatística e a comunicação matematica numa turma de 5.º ano de escolaridade 2009
- Desenvolvimento da literacia estatística em dois manuais do 7.º ano de escolaridade 2009
- Novos programas de Matemática do ensino básico : um grupo de professores em formação 2009
- A comunicação na sala de aula de matemática : um campo de desenvolvimento profissional do professor 2005
- Comunicação na sala de aula de Matemática : práticas e reflexão de uma professora de Matemática 2005
- Avaliação de competências de resolução de problemas de análise combinatória numa turma do 7.º ano 2003
- Processos de resolução de problemas de análise combinatória numa turma do 7º ano 2003
- A Collaborative research project on communication in the classroom 2002
- A Internet e o ensino de Matemática: Práticas, perspectivas e expectativas de futuros professores 2002
- Portuguese student teachers' experiences, perspectives and expectations regarding the use of the Internet: The impact of a preservice program 2002
- Student teachers' perceptions of the Internet: Motivation, influences and use 2002
- Student teachers' perspectives of the Internet's and Internet tools' educational contributions and future usage 2002
-
artigo de revista
- Two Problem-Solving Experiences: Presential vs Virtual. Journal of Higher Education Theory and Practice. 2021
- Strategies, difficulties and written communication in solving a mathematical problem. Bolema. 2021
- Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemática. Linhas Críticas. 2019
- A colaboração como oportunidade de desenvolvimento profissional. Revista Thema. 2018
- Fostering Teachers’ Adoption of Moodle: An Action-research framed on Evolutionary Game Theory. Journal of E-Learning and Knowledge SocIETy. 2018
- O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares. REMat. 2018
- A identidade profissional de um formador de professores de matemática. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké. 2015
- O Contributo da Discussão em Grupo para Superar Dificuldades Sentidas pelos Alunos na Aprendizagem da Geometria. REVEMAT. 2015
-
capítulo de livro
- Aula investigativa no cálculo com o software Winplot 2021
- Challenges Faced by Students with Hearing Impairment that use Portuguese Sign Language in Mathematics Classes 2020
- Intuição na Resolução de Problemas: Um Desafio a Alunos do 12.º ano 2020
- Prefácio in Práticas de Ensino de Matemática 2020
- Validação da escala multidimensional de inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática 2016
- Aprendizagem de geometria através da leitura de histórias em quadrinhos 2015
- Literacia das disciplinas escolares 2015
- Ações do professor na construção coletiva de um argumento genérico numa turma do 9.º ano 2014
- Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática 2014
- O professor e o desenvolvimento da capacidade de argumentação: Equações do 2.º grau na Antiga Babilónia com alunos do 9.º ano 2014
- Integrating formal and informal learning through a FLOSS-based innovative approach. Computational Methods in Applied Sciences. 2013
- Modelling is for reasoning 2007
-
documento
- Editorial 36(1) 2023
- Editorial 36(2) 2023
- Editorial 35(2) 2022
- Written resolutions of a mathematical problem by 11th grade students 2022
- Editorial 35(1) 2022
- Editorial 34(1) 2021
- Tipologia de tarefas nos manuais portugueses de Matemática A para 11.º ano 2021
- Estratégias utilizadas por alunos de 11.º ano na resolução de problemas matemáticos 2021
- Representações na escrita matemática: análise de resoluções de alunos do 11.º ano 2021
- Science And Mathematics Education For 21st Century Citizens: Challenges And Ways Forwards 2020
- Learning Mathematics by students with hearing impairment that use Portuguese Sign Language: two case studie 2019
- Proceedings of the ATEE Winter Conference ‘Science and mathematics education in the 21st century’ 2019
- A comunicação em matemática e os desafios da Língua Gestual Portuguesa 2018
- A escrita matemática e a intuição em Geometria 2018
- Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática 2016
- Investigação em educação Matemática 2015: Representações Matemáticas 2015
- LiDEs - Literacia das disciplinas escolares: Desafios nas aulas de História e Matemática 2015
- Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação 2014
- Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemáticas. 2014
- As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva: perspetivas de uma professora e uma intérprete 2013
- Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2013
- Atas do XXIV Seminario de Investigação em Educação Matemática 2013
- Building on teachable moments: Issues for teacher education 2012
- PROPOSTA DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UM ESTUDO DE CASO NUMA TURMA DO 7.º ANO 2012
- Encontro de Investigação em Educação Matemática: Ensino e aprendizagem da álgebra. 2011
- Ensino e Aprendizagem da Algebra - Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
- Teachable moments: Oportunidades a não perder 2011
- The plan of mathematics and the new mathematics program: Two projects of given hands 2011
- A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica: Uma experiência numa turma do 11º ano 2010
- Actas XX Seminário de Investigação em Educação Matemática 2010
- DISCUSSÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA COM RECURSO À TECNOLOGIA: OS ALUNOS EXPLICAM PARA SE COMPREENDEREM 2010
- Actas do II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2009
- Actas do XX Seminário de Educação Matemática 2009
- Atas do II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2009
- Communication in the classroom: Practice and reflection of a mathematics teacher 2009
- Uma mão esboça a outra 2000
- Calculadoras Gráficas no Ensino da Matemática 1999
- Matemática, 8º ano 1999
- Matemática Fantástica 1998
- Exploração de conceitos matemáticos no jardim de infância 1990
-
livro
-
teses