publicações selecionadas
-
artigo académico
- The promotion of academic literacy in higher education: The course Reading and Writing for the Production of Academic Knowledge. Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas. 2023
- Por uma pedagogia da escrita: uma visão integradora na educação básica [For a pedagogy of writing: an integrating vision in basic education]. Temática. 2021
- O ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal. Letras & Letras. 2017
- Aula de língua e literacia académica – rupturas e interseções. Linguagem & Ensino. 2015
- Writing at Portuguese Universities: Students’ Perceptions and Practices. Journal of Academic Writing. 2015
- A Escrita na Escola: uma Visão Integradora. Interacções. 2013
- Moving from Graduation to Post-Graduation in Portuguese Universities: Changing Literacy Practices. Journal of Academic Writing. 2012
- Escrever para Aprender – Contributo para a Caracterização do Contexto Português. Interacções. 2011
- Escrever para aprender: contributo para a caracterização do contexto português 2011
- Acquiring, Elaborating and Expressing Knowledge – a Study with Portuguese University Students. Zeitschrift Schreiben. 2008
- Ensino da Escrita e Didáctica da Escrita: Adesão ou Resistência. Revista de Estudos Curriculares. 2006
- Da Escrita Tradicional à Escrita como Ferramenta de Aprendizagem. Análise da Evolução das Concepções de Escrita nos Programas de Português. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Developing audience awareness in writing. Journal of Research in Reading. 2002
- A Didáctica da Escrita - Perspectivas e Percursos de Investigação. Revista de Letras - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2002
- A Evolução Sintáctica na Produção Escrita de Crianças e Adolescentes. Educação & Sociedade. 1990
-
artigo de conferência
- A promoção da literacia académica no Ensino Superior - a UC Leitura e Escrita para a Produção do Conhecimento Académico 2019
- School writing practices, writing development and academic writing – how can they be combined in a coherent and effective schooling path? 2017
- The enhancement of academic literacies in a portuguese university: discussing a course, its theoretical basis and methodologies 2017
- Writing a master dissertation - students' difficulties and coping strategies 2017
- O Trabalho de Projeto e o seu Contributo para as Práticas de Literacia Autênticas e Significativas 2016
- A Didática da Escrita e a Metodologia de Trabalho de Projeto: Que Relação? 2015
- O recurso aos media em contexto escolar e o seu papel na tomada de consciência de modos distintos de comunicar em sociedade 2014
- Práticas de literacia e avaliação da competência da escrita 2014
- Diferentes perspetivas e concepções de ensino - os documentos reguladores do ensino da língua portuguesa no Brasil e em Portugal 2013
- O Projeto – suas Potencialidades na Criação de “Contextos Reais” para a Abordagem da Escrita na Escola 2013
- Ensinar e aprender a escrever no século XXI : (re)configurando um velho objeto escolar 2012
- Escrever para construir conhecimento : a revisão de literatura por alunos de pós-graduação 2012
- Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students 2012
- Students’ difficulties when facing new literacy practices at post graduate levels 2012
- Processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento em alunos da Universidade do Minho 2010
- Uso da escrita em diferentes disciplinas escolares : construção ou reprodução de conhecimento? 2008
- Processos de Aquisição, Elaboração e Expressão do Conhecimento - Usos da Escrita em Contexto Académico 2007
- Promover Competências de Escrita em Alunos do Ensino Superior. Uma Experiência nos Cursos de Engenharia da Universidade do Minho 2007
- Tomar notas: Um primeiro passo para a construção do conhecimento. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007
- Writing to Acquire and Express Knowledge: A Study with University Engineering Students 2007
- Uses of Writing in Portuguese Basic School 2006
- Escrever para aprender, escrever para exprimir o aprendido 2005
- Writing as a Learning Tool: a New Conception of Writing in the Portuguese Curriculum 2005
- Ensino da Escrita e Ensino de Literatura 2004
- Revision Processes Used by Developing Writers - A Study of 11 and 15 Years Old Portuguese Students 2003
- O ensino da escrita 2001
- O ensino-aprendizagem da escrita : avaliar capacidades, promover competências 2001
- A escrita nos manuais de língua portuguesa: objecto de ensino/aprendizagem ou veículo de comunicação? 1999
-
artigo de revista
- Instituições de formação de professores como comunidades de escrita: estudo com base nos títulos dos relatórios de mestrado [Higher education institutions as academic writing communities: A study based on the analysis of master report titles]. Diacrítica. 2022
- Escrever na Escola no Século XXI: inquietações e desafios para os professores de línguas [Writing at School in the 21st Century: concerns and Challenges for Language Teachers]. Temática. 2019
- As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escrita [Students' voices and perspectives in research on writing]. Educação & Sociedade. 2018
- Writing a master dissertation: students' perspectives. Journal of Academic Writing. 2018
- Knowledge reproduction vs. Knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schools | Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português. Revista Brasileira de Educação. 2013
-
capítulo de livro
- A metodologia de projeto e a criação de contextos reais de aprendizagem na disciplina de Português [The project methodology and the creation of real learning contexts in Portuguese Language Classes] 2020
- Concepções e Práticas de Ensino da Escrita no Discurso dos Professores de Língua Portuguesa do Brasil e de Portugal [Conceptions and Practices of Teaching Writing in the Discourse of Portuguese Language Teachers in Brazil and Portugal] 2020
- Academic Literacy Enhancement along the Schooling Path - Students' Reading and Writing Practices in Portuguese Schools and Universities 2019
- E agora? Já se ensina a escrever? Uma reflexão sobre o impacto da investigação em Didática da Escrita nas práticas pedagógicas [And now? Is writing being taught at school? A reflection on the impact of research in Didactics of Writing on teaching practices] 2019
- Práticas de literacia autênticas e significativas: uma outra perspectiva de ensino da língua materna [Authentic and meaningful literacy practices: another perspective on Portuguese Language teaching] 2018
- O papel da linguagem na aprendizagem: a problemática da (in)definição de conceitos nos documentos curriculares portugueses 2016
- A transição para o ensino superior : novos contextos, novas práticas de literacia 2013
- Didática do português língua não materna : língua segunda/língua estrangeira : entre a generalização e a especificação 2013
- A promoção de competências de escrita de estudantes do ensino superior : algumas reflexões a partir de uma experiência na Universidade do Minho 2012
- What do Portuguese university students say about their writing in exams?. Studies in Writing. 2012
- A escrita como objecto escolar: contributo para a sua (re)configuração 2011
- La Escritura, Elaboración y Expresión del Conocimiento: La Escritura como Instrumento de Aprendizaje 2008
- Enseñar y Aprender a Escribir en la Escuela: Algunas Líneas de Investigación 2006
- As Bibliotecas Escolares dos Distritos de Braga e Viana do Castelo. Uma Caracterização 2000
- Atitudes dos Professores face à Biblioteca Escolar 2000
- Evolução Sintáctica na Escrita e Desenvolvimento Cognitivo 1993
-
documento
- Ensino da Língua Portuguesa: dimensões, contextos, pedagogias e práticas. Atas do VII SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa 2020
- Students' voices and perspectives in research on writing 2018
- SIELP V FIAL: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , Fórum Ibero-Americano de Literacias: atas 2016
- Literacia académica: da escola básica ao ensino superior - uma visão integradora 2013
- Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português 2013
- Aula de língua: interação e reflexão 2012
- Moving from graduation to post-graduation in portuguese universities : changing literacy practices, facing new difficulties 2012
- Discovering worlds of literacy: proceedings of the 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies 2009
- Actividades de Escrita e Aprendizagem 2008
- A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios. Actas do II Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita 2005
- Ensinar a Escrever. Teoria e Prática - Actas do Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita 2001
-
livro
- Education knowledge transfer: Report on in-school placements needs and possibilities of the technologies 2023
- Smart Technologies for Innovation in Teacher Training. The EKT Handbook. 2023
- Escrita: percursos de investigação [Writing: research paths] 2003
- O Ensino da Escrita - da Teoria às Práticas Pedagógicas [Teaching how to Write - from theories to practices] 1999
-
teses
- A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português 2022
- Os novos géneros discursivos como instrumentos para a promoção de competências de leitura: um estudo em contexto de preparação para o acesso ao Ensino Superior no Brasil 2022
- Políticas e práticas de educação para a literacia. Portugal e o contexto educativo europeu 2022
- Práticas de ensino da leitura no ensino secundário geral em Moçambique: perspetivas de alunos e professores 2021
- O papel da linguagem no processo de ensino/aprendizagem – um estudo no âmbito de diferentes disciplinas escolares 2020
- O ensino da escrita em manuais escolares de 5º ano 2018
- Ecoliteracia: atividades para interrogar o mundo com crianças do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico 2017
- A interdisciplinaridade na Língua Portuguesa para a formação de professores da educação de jovens e adultos 2016
- Desenvolvimento de processos de compreensão leitora 2015
- O código de correção como instrumento de promoção de competências de escrita: intervenções pedagógicas no 1º e 2º CEB 2015
- Para uma pedagogia das literacias: das conceções e práticas docentes aos conceitos e competências discentes. Um estudo da aula de língua portuguesa no 2º ciclo do ensino básico 2015
- O ensino da oralidade nas aulas de Português em Timor Leste : perspetivas dos professores 2014
- "Das palavras às histórias": o desenvolvimento de competências de escrita no 1º e 2º ciclo do ensino básico 2013
- A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos) 2013
- A importância da leitura na compreensão de problemas : um estudo com alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclos) 2013
- Incentivar a escrita criativa : o texto literário como polo inspirador no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico 2013
- O papel da mediação na construção da história contemporânea do Mosteiro de S. Martinho de Tibães (1987-2012) 2013
- A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade 2012
- A leitura da narrativa e o desenvolvimento de uma consciência intercultural 2012
- A matemática e a linguagem 2012
- Conceções e práticas dos professores do Ensino Básico sobre o ensino da leitura : um estudo na província do Niassa, Moçambique 2012
- Dificuldades dos alunos na compreensão de textos de diferentes disciplinas escolares : perceções dos professores dos ensinos básico e secundário 2012
- Ensinar a escrever na aula de Português : o texto argumentativo 2012
- Escrever na aula de espanhol, língua estrangeira : a escrita de cartas e postais no 9º ano de escolaridade 2012
- Ler e escrever para aprender ciências da natureza 2012
- Ler e escrever para aprender história e geografia de Portugal 2012
- Mediação: uma estratégia - ferramenta potenciadora das inter-relações 2012
- O papel da escrita na construção das aprendizagens : perceções e conceções dos professores do 3º ciclo do ensino básico 2012
- O papel das ferramentas digitais no desenvolvimento das competências de escrita 2012
- O texto expositivo-argumentativo e a expressão de conhecimento através da escrita 2012
- O processo comunicativo na aula de Português, língua estrangeira, no Senegal : o multilinguismo como factor da construção discursiva em contexto pedagógico 2011
- Avaliação da leitura : do PISA 2000 às provas de aferição do 2º ciclo do Ensino Básico 2010
- O quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário 2009
- O recurso ao processador de texto na promoção de competências de escrita em alunos do ensino secundário : o resumo e a síntese de textos em suporte digital 2009
- Métodos de iniciação à leitura: concepções e práticas de professores 2008
- Concepções e práticas pedagógicas sobre a leitura : uma análise de provas de avaliação 2007
- Concepções de escrita nos manuais “para-escolares” destinados a alunos e/ou professores 2006
- Escrita, construção e expressão do conhecimento : uma análise de práticas no âmbito de diferentes disciplinas 2006
- A promoção de competências do domínio do oral no terceiro ciclo do ensino básico : (uma análise de manuais escolares) 2005