publicações selecionadas
-
artigo académico
- Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade. Sociologia. 2021
- A construção da identidade profissional do professor cooperante de Educação Física [The construction of the Physical Education cooperating teacher’s professional identity]. Supervised Curricular Internship in Physical Education. 2020
- Aligning the principles of assessment for learning to learning in physical education: A review of literature. Physical Education and Sport Pedagogy. 2020
- A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PROCESSO SIMULTANEAMENTE BIOGRÁFICO E RELACIONAL. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS. 2016
- A função de supervisão como fator de aprendizagem profissional contínua do professor cooperante de Educação Física. Revista Internacional de Formação de Professores (rifp). 2016
- A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*. Revista Brasileira de Educação. 2016
- O estágio profissional em análise: Estudo com estudantes estagiários de educação física. Journal of Sport Pedagogy & Research. 2014
- Pre-Service Physical Education Teachers’ Discourses on Learning How to Become a Teacher: [Re]Constructing a Professional Identity Based on Visual Evidence. Open Sports Sciences Journal. 2014
- Professional Identity in Analysis: A Systematic Review of the Literature. Open Sports Sciences Journal. 2014
- A prática da supervisão de estágio e a identidade profissional do professor cooperante em narrativa. Journal of Sport Pedagogy & Research. 2013
- Práticas de ensino em contexto de estágio: reflexões e experiências do estudante estagiário e do orientador da Faculdade. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. 2013
- Practicum as a space and time of transformation: Self-narrative of a Physical Education pre-service teacher. US-China Education Review B. 2012
- Auto-percepção das competências profissionais em profissionais do desporto: efeito da área de intervenção e da experiência profissional. E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte. 2011
- The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers. Ejournal de la recherche sur l'intervention en éducation physique et sport -eJRIEPS. 2011
-
artigo de conferência
- Desconstruindo entendimentos e usos da avaliação: estudo com estagiários de educação física 2020
- Potenciar a aprendizagem através da avaliação de pares numa unidade de Ginástica Acrobática: Estudo no contexto de estágio em Educação Física 2019
- Avaliação em Educação Física: visões e entendimentos dos professores 2018
- A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática 2017
- A formação inicial de professores de educação física em Portugal e sua relação com o processo de Bolonha 2014
- Aprender a ser professor em comunidade de prática: Um estudo com estudantes estagiários de educação física 2014
- Os programas de formação inicial de professores de Educação Física nas Universidades Públicas Portuguesas : estruturas e fundamentos 2014
- Um olhar sobre o estágio em educação física : representações de estagiários do ensino superior público português 2014
- Factors of choice for the teacher's profession: A study in PE teachers of Porto Alegre public schools 2010
- Reasons and meanings to be a supervisor: A study with cooperating teachers of physical education 2010
-
capítulo de livro
- RECONSTRUINDO CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2022
- Avaliação como ponte entre o ensinar e o aprender: Estratégias e exemplos para uma reconfiguração da avaliação em Educação Física 2019
- Ponderar a avaliação em Educação Física orientada para a aprendizagem 2019
- A Formação de professores em equação: da crítica à possibilidade 2016
- Estágio profissional supervisionado: a experiência de estudantes estagiários em contexto de prática 2016
- A (re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional 2012
- Representação de competência em professores de Actividade Física Adaptada 2012
-
documento
- From directive to constructive practices in developing a supervisory identity: The cases of an experienced and a novice physical education cooperating teacher. 2019
- The place of knowledge in the representation of professional competence held by PE teachers 2009
- Self-perception of the professional competence in teachers of physical education with different levels of professional experience 2008
- Coache´s self-perception of professional competence -the effect of professional experience and the type of teacher educaction institution 2008
- Intra-individual discrepancy in self-perception of professional competence for teaching and coaching Book Tit 2008
-
livro