publicações selecionadas
-
artigo académico
- Satisfação acadêmica. Educ. Form.. 2021
- Abusive Sexting in Adolescence: Prevalence and Characteristics of Abusers and Victims. Frontiers in Physiology. 2021
- A latent profile analysis of first-year university students’ academic expectations. Anales de Psicología. 2018
- Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior 2018
- Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos. Proceedings of SPIE. 2017
- Autoconceito, vivências académicas e satisfação com a vida: Estudo com alunos universitários de Moçambique. Psicologia, Educação e Cultura. 2016
- Challenges in the identification of giftedness: Issues related to psychological assessment. Anales de Psicología. 2016
- Dificuldades antecipadas de adaptação ao Ensino Superior: Um estudo com alunos do primeiro ano. Revista de Estudios e Investigacion en Psicología e Educación. 2016
- Construção e validação de uma escala de autoconceito para estudantes universitários de Moçambique. Psicologia, Educação e Cultura. 2015
- Personalidade e bem-estar subjetivo na excelência profissional: validação de escalas junto de gestores portugueses. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2015
- Preservando a relação com os/as descendentes menores: padrões de comunicação na maternidade e paternidade em reclusão. Ex-Aequo. 2015
- Abordagens ao estudo e sucesso Académico no Ensino Superior. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2014
- Adaptação e Sucesso Académico no Ensino Superior Editorial: Editorial. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2014
- Adaptação pessoal e emocional em contexto universitário: o contributo da personalidade, suporte social e inteligência emocional. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2014
- Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal. Educação, Formação & Tecnologias. 2014
- Comparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileiros. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2014
- Envolvimento académico de estudantes de engenharia: Contributos para a validação Interna e Externa de uma escala de Avaliação. Adaptação e Sucesso Aacadémico no Ensino Superior. 2014
- Questionário de Percepções Académicas-Expectativas: Contributos para a sua Validação Interna e Externa. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2014
- Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2014
- Escolhas e planeamento de carreira: a tirania dos discursos tradicionais 2013
- Measuring adolescents’ perceived social competence in career education: A longitudinal study with Portuguese students 2012
- (A) simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior Público 2011
- (A)Simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior Público. Ex-Aequo. 2011
- Condições necessárias e suficientes para escolher ou não escolher as engenharias : os olhares de raparigas 2011
- Condições necessárias e suficientes para escolher ou não escolher as engenharias: os olhares de raparigas. Psicologia, Educação e Cultura. 2011
- Study of career development in children from a developmental-contextual perspective 2009
- Consulta psicológica vocacional em grupo: estudos de caso com alunos de 9º ano de escolaridade. Psicologia, Educação e Cultura. 2008
-
artigo de conferência
- Transição e adaptação dos alunos do 1º ano: variáveis intervenientes e medidas de atuação 2016
- Autoconceito em alunos moçambicanos: resultados em função do género e do contexto sociocultural 2014
- Autoconceito e rendimento escolar em adolescentes moçambicanos 2014
- Autoconceito em alunos Moçambicanos: resultados em função do género e Ddo contexto sociocultural 2014
- Expetativas académicas de estudantes universitários em Moçambique: validação de uma versão do questionário de perceções académicas (QPA – EXPETATIVAS) 2014
- A shared agenda for career education and citizenship education in Portuguese schools 2012
- Parental Participation in Adolescents¿ Educational and Career Experiencies and Planning: A Study with Portuguese Parents 2012
- Social competence in career: a longitudinal study with portuguese adolescents 2012
- Carreira, criatividade e empreendedorismo: [actas da VII Conferência Desenvolvimento Vocacional] 2011
- Girl´s perceptions about what is required to have success in male dominated professional areas: gender stereotypes under vocational choices 2011
- Tailoring career education and counseling for Portuguese foster-youth 2011
- Study of vocational clients profile: implications for educational settings 2008
- Assessment of career exploration in childhood, adolescence and adulthood 2007
- Assessment of job satisfaction for designing career management interventions 2007
-
artigo de revista
- Satisfação acadêmica: um estudo qualitativo com estudantes universitários de Moçambique. Educação & Formação. 2021
- Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2020
- Early identification of first-year students at risk of dropping out of high-school entry medical school: the usefulness of teachers’ ratings of class participation. Advances in Health Sciences Education. 2019
- Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas. Revista Latinoamericana de Psicologia. 2018
- Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do ensino superior. Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2018
- Gender differences in first-year college students’ academic expectations. Studies in Higher Education. 2018
- Autoconceito em estudantes universitários de Moçambique: estudo das relações e diferenças em função de variáveis pessoais e contextuais dos alunos 2017
- Predictors of students’ adjustment during transition to university in Spain. Psicothema. 2017
- Teaching Practices for Creativity at University: A Study in Portugal and Brazil. Paideia. 2017
- Autoconceito, vivências académicas e satisfação com a vida: Estudo com alunos universitários de Moçambique 2016
- Challenges in the identification of giftedness: Issues related to psychological assessment,Retos en la Identificación de los Alumnos Superdotados: Cuestio-nes relacionadas con la Evaluación Psicológica. Anales de Psicología. 2016
- Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: Um estudo com alunos do primeiro ano [Anticipated adaptation difficulties to Higher Education: A study with first-year students]. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2016
- Ecology of children’s career development: A review of the literature. Psicologia, Educação e Cultura. 2016
- Personalidade e bem-estar subjetivo na excelência profissional: validação de escalas junto de gestores portugueses 2015
- Construção e validação de uma escala de autoconceito para estudantes universitários de Moçambique. Psicologia, Educação e Cultura. 2015
- Educar adolescentes para a inovação e o futuro: o Future Problem Solving Program International (FPSPI) como cenário de intervenção. Revista Educamazônia: Educação, Sociedade e Meio Ambiente. 2015
- Intervention Program on Adolescent’s Creativity Representations and Academic Motivation. Paideia. 2015
- Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza. Educação & Sociedade. 2015
- Avaliação da inteligência na infância: contributos da bateria aurora. Psicologia, Educação e Cultura. 2014
- Abordagens ao estudo e sucesso académico no ensino superior. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2014
- Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal. Educação, Formação & Tecnologias. 2014
- Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2014
- Questionário de Percepções Académicas - Expectativas: contributos para a sua validação interna e externa. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2014
- O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior. Psico-USF. 2014
- Comparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileiros. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2014
- Adaptação pessoal e emocional em contexto universitário: o contributo da personalidade, suporte social e inteligência emocional. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2014
- Dilemmas of girls and women in engineering : a study in Portugal. Educational Review. 2014
- Looking through glass walls: Women engineers in Portugal. Women's Studies International Forum. 2014
- Paixão pelo trabalho e competências de gestão interpessoal: validação de escalas para a sua avaliação junto de gestores empresariais. Psychologica. 2014
- Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2014
- Identification of gifted students by teachers: reliability and validity of the Cognitive Abilities and Learning Scale. Revista de Investigación y Divulgación en Psicología y Logopedia. 2013
- Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2013
- Construção e validação de uma escala de autoconceito para adolescentes moçambicanos. AMAzônica. 2013
- Escolhas e planeamento de carreira: a tirania dos discursos tradicionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2013
- Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia. Revista de Peruana de Psicología y Trabajo Social. 2013
- Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2013
- Expetativas académicas dos alunos do Ensino Superior : construção e validação de uma escala de avaliação. Psicologia, Educação e Cultura. 2012
- (A) simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior Público. Ex-Aequo. 2011
- Condições necessárias e suficientes para escolher ou não escolher as engenharias : os olhares de raparigas 2011
- Study of career development in children from a developmental-contextual perspective. European Journal of Education and Psychology. 2009
- Consulta psicológica vocacional em grupo : estudos de casos com alunos de 9º ano de escolaridade 2008
-
capítulo de livro
- Inteligência e sua avaliação 2016
- Género e processos de ajustamento e integração no ensino superior 2010
- O Plano de Avaliação do Projecto EQ4CCI - Carreira e Cidadania: Condições Pessoais e do Contexto para o Questionamento Ético dos Projectos de Vida 2010
- Consulta Psicológica Vocacional: Práticas cientificamente informadas no domínio do desenvolvimento da carreira. 2008
-
documento
- Editorial [da] Revista E-Psi, 2014, 4(1). Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2014
- O Projecto Carreira e Cidadania: Condições Pessoais e de Contexto para o Questionamento Ético dos Projectos de Vida 2012
- Valores de vida de pais e filhos: estudo com estudantes portugueses do 8ºano. 2012
- Mulheres nas Engenharias: identificação com os homens será mesmo necessária?. 2011
- Raparigas nas Engenharias: O Papel das Famílias. 2011
- Inegração e bem-estar em contextos de trabalho 2010
- O Plano de Avaliação do Projecto EQ4CCI - Carreira e Cidadania: Condições Pessoais e do Contexto para o Questionamento Ético dos Projectos de Vida. 2010
- Seminário "Gestão Pessoal de Carreira", Versão A, B e C 2008
- Consulta Psicológica no ensino superior: ligações à investigação e ao ensino. 2008
- Study of Vocational Clients Profile: Implications for educational settings. 2008
- Studying Career models from a life-span approach: developmental continuities form pre-school to college. 2008
- Assessment of Job Satisfaction for Designing Career Management Interventions. 2007
- Assessment of career exploration in childhood, adolescence and adulthood. 2007
- Seminário de Gestão Pessoal da Carreira - versão para Bolseiros de Investigação 2007
- Career Guidance in Europe: A Framework for Cross-national Evaluation 2006
-
livro
-
poster de conferência
-
relatório
-
teses