publicações selecionadas
-
artigo académico
- Self-handicapping strategies in educational context: construction and validation of the Brazilian Self-Handicapping Strategies Scale (EEAPREJ). Psicologia: Reflexão e Crítica. 2022
- A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: Desenvolvimento de políticas e práticas educativas. Educação & Sociedade. 2020
- Validação da escala de estratégias autoprejudiciais: um estudo com alunos do ensino superior português 2018
- Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade. AMAzônica. 2014
-
artigo de conferência
- Diagnóstico das atribuições causais de estudantes manauaras a partir do Questionário das Atribuições sobre o Rendimento Escolar 2011
- Inventário de Metas Académicas (IMA): dimensionalidade e consistência interna 2011
- Programa de enriquecimento escolar "Odisseia": uma proposta de desenvolvimento dos talentos no 2º ciclo de escolaridade 2005
-
artigo de revista
- A criatividade e o ensino superior: considerações para o presente e o futuro. Talincrea. 2022
- Práticas Criativas em Sala de Aula e a Criatividade dos Docentes: Estudo Exploratório no Ensino Básico. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. 2021
- Representações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitários. Revista Ibero-americana de Criatividade e Inovação. 2021
- Estudo das características psicométricas da Escala das Representações sobre Altas Capacidades Intelectuais (ERACI): Um estudo com universitários portugueses. Psicologia, Educação e Cultura. 2020
- Criatividade e motivação: um estudo exploratório em docentes. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2019
- Criatividade e representações do clima criativo em sala de aula: um estudo exploratório no 1º Ciclo do Ensino Básico. Psicologia, Educação e Cultura. 2018
- Diferenças de género no raciocínio e no autoconceito em alunos com talento académico 2015
- Relações entre a criatividade e o desempenho académico: estudo das diferenças de género num grupo de alunos do 6º ano de escolaridade. AMAzônica. 2014
- Identification of gifted students by teachers: reliability and validity of the Cognitive Abilities and Learning Scale. Revista de Investigación y Divulgación en Psicología y Logopedia. 2013
- Sinalização das altas habilidades cognitivas pelos professores: validade estrutural da Escala de Habilidade Cognitiva e de Aprendizagem (EHAC). AMAzônica. 2013
- Impacto da capacidade cognitiva e das atribuições causais no rendimento escolar na matemática. Quadrante. 2012
- A produção científica na sobredotação em Portugal e no Brasil. AMAzônica. 2012
- Atribuições causais e nível educativo familiar na compreensão do desempenho escolar em alunos portugueses. Psico-USF. 2012
- Creatividad, inteligencia y rendimiento escolar: estudio de las relaciones recíprocas en una muestra de alumnos de 6º año de escolaridad. Faísca-Revista de Altas Capacidades. 2012
- Programa Odisseia: um programa de enriquecimento escolar para alunos sobredotados 2012
- Sinalização de alunos sobredotados e talentosos : perfil de desempenho em provas psicológicas e perceção dos professores. AMAzônica. 2012
- Motivação e rendimento académico: validação do inventário de metas académicas. Psicologia, Educação e Cultura. 2011
- A investigação em Portugal em torno da sobredotação e da excelência: análise a partir de teses de mestrado e doutoramento. Sobredotação. 2010
- Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa 2010
- O aluno sobredotado na escola portuguesa: que apoios educativos?. Sonhar. 2010
- As metas académicas como operacionalização da motivação do aluno. ETD - Educação Temática Digital. 2009
-
capítulo de livro
-
teses