publicações selecionadas
-
artigo académico
- Mathematics for Portuguese Students with Hearing Impairment: An exploratory study of mathematical terms/concepts used in inclusive schools. International Journal of Arts and Social Science. 2021
- A comunicação em matemática e os desafios da Língua Gestual Portuguesa 2018
- Investigações matemáticas com números: experiência com alunos do 2.º ano do ensino básico. Revista Educação e Fronteiras On-line. 2017
- A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico. JORNAL DAS PRIMEIRAS MATEMÁTICAS. 2015
- O desenvolvimento da argumentação matemática no estudo das funções racionais. Quadrante. 2014
- Comunicação nas aulas de matemática: Perspetivas de uma professora. Educação Matemática em Foco. 2013
- Essay on the role of teachers’ questioning in inquiry-based mathematics teaching. Sisyphus: Journal of Education. 2013
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática 2007
-
artigo de conferência
- Milage Learn+: Perspective of teachers 2022
- STRATEGIES USED BY 11TH GRADE PORTUGUESE STUDENTS IN SOLVING MATHEMATICAL PROBLEMS 2021
- Investigating prospective science and mathematics teachers meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Investigating prospective science and mathematics teachers' meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Investigating prospective science and mathematics teachers’ meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Resolução de problemas vs "sucesso" escolar em Matemática 2019
- The concept of a function among prospective teachers 2019
- Initial mathematics teacher education in Portugal: shortcomings and challenges 2018
- Dificuldades na escrita matemática: Estudo realizado com alunos de Licenciatura em Educação Básica 2017
- A aprendizagem do cálculo diferencial e integral num curso de licenciatura em Matemática 2017
- As interações dos alunos no trabalho de grupo: uma experiência com alunos do 9.º ano 2017
- O desenvolvimento do raciocínio geométrico dos estudantes e a leitura de histórias em quadradinhos: uma articulação possível 2017
- Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática 2016
- Avaliação de probabilidades condicionadas em contextos sociais 2015
- Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade 2015
- Trajetória de vida de uma formadora de professores de matemática: as implicações da constituição da identidade profissional na atuação docente 2015
- As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva : perspetivas de uma professora e uma intérprete 2013
- Comunicação matemática em contexto de sala de aula : o papel da professora de uma turma do 5º ano de escolaridade 2013
- Comunicação matemática em contexto de sala de aula: o papel da professora de uma turma do 5º ano de escolaridade 2013
- Comunicação nas aulas de Matemática: Um estudo de caso numa turma do 6.º ano 2013
- The role of didactical knowledge in seizing teachable moments 2013
- A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico 2012
- Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa aula 2012
- Formação de professores e identidade profissional 2012
- Mathematical Literacy as a Condition for Sustainable Development 2012
- Proposta de um projeto de investigação sobre a comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva : um estudo de caso numa turma do 7.º ano 2012
- Práticas profissionais dos professores de matemática: o projeto P3M 2012
- Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students 2012
- The role of graphical calculator in developing mathematical argumentation 2012
- Using Classroom Episodes to Foster Prospective Teachers’ Didactical Knowledge: Issues for Teacher Education 2012
- A calculadora gráfica como instrumento para o desenvolvimento da argumentação matemática 2011
- Ensino e aprendizagem da algebra : actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
- Os raciocínios dos alunos na descoberta de dízimas finitas : uma experiência com alunos de uma turma de 9.º ano 2011
- Os raciocínios dos alunos na descoberta de dízimas finitas: Uma experiência com alunos de uma turma de 9.º ano 2011
- Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students 2011
- A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica : uma experiência numa turma do 11º ano 2010
- A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica: uma experiência numa turma do 11º ano 2010
- A collaborative Project as a learning opportunity for mathematics teachers 2010
- Discussão matemática na sala de aula com recurso à tecnologia: Os alunos explicam para se compreenderem 2010
- Should mathematics remain invisible? 2010
- A comunicação na aula de matemática: o papel do professor 2009
- Actas do II encontro de probabilidades e estatística na escola 2009
- Contributos de uma colaboração: a estatística e a comunicação matemática numa turma de 5.º ano de escolaridade 2009
- Desenvolvimento da literacia estatística em dois manuais do 7.º ano de escolaridade 2009
- Novos programas de Matemática do ensino básico : um grupo de professores em formação 2009
- Novos programas de Matemática do ensino básico: um grupo de professores em formação 2009
- Communication in the classroom: practice and reflection of a mathematics teacher 2008
- A comunicação na sala de aula de matemática : um campo de desenvolvimento profissional do professor 2005
- A comunicação na sala de aula de matemática: um campo de desenvolvimento profissional do professor 2005
- Comunicação na sala de aula de Matemática : práticas e reflexão de uma professora de Matemática 2005
- Comunicação na sala de aula de Matemática: práticas e reflexão de uma professora de Matemática 2005
- Student teachers' perceptions of the Internet: Motivation, influences, and use 2002
-
artigo de revista
- Identificação dos termos matemáticos utilizados no ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa: um estudo exploratório em escolas inclusivas 2023
- Two Problem-Solving Experiences: Presential vs Virtual. Journal of Higher Education Theory and Practice. 2021
- Mathematics for Portuguese students with hearing impairment: an exploratory study of mathematical terms/concepts used in inclusive schools. International Journal of Arts and Social Science. 2021
- Strategies, difficulties and written communication in solving a mathematical problem. Bolema. 2021
- A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico. Quadrante. 2020
- A problem-solving experience: The teacher’s perspective. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2020
- Desenvolver o sentido de número no 1.º ano através de uma gallery walk. Sensos-e. 2020
- Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar 2020
- Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemática. Linhas Críticas. 2019
- A escrita matemática e a intuição em Geometria. Educação e Matemática. 2018
- A colaboração como oportunidade de desenvolvimento profissional. Revista Thema. 2018
- A comunicação em matemática e os desafios da Língua Gestual Portuguesa. Educação e Matemática. 2018
- Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático. Investigação em Educação Matemática. 2018
- Fostering Teachers’ Adoption of Moodle: An Action-research framed on Evolutionary Game Theory. Journal of E-Learning and Knowledge SocIETy. 2018
- O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares. REMat. 2018
- Investigações matemáticas com números: experiência com alunos do 2.º ano do ensino básico. Revista Educação e Fronteiras On-line. 2017
- A identidade profissional de um formador de professores de matemática. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- A utilização do geoplano no ensino e aprendizagem da geometria. Uma experiência com alunos do 4.º ano do Ensino Básico 2015
- Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké. 2015
- O Contributo da Discussão em Grupo para Superar Dificuldades Sentidas pelos Alunos na Aprendizagem da Geometria. REVEMAT. 2015
- Estratégias de avaliação de relatórios escritos na regulação das aprendizagens em matemática. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2014
- O desenvolvimento da argumentação matemática no estudo das funções racionais. Quadrante. 2014
- Comunicação nas aulas de matemática: perspetivas de uma professora. Educação Matemática em Foco. 2013
- Essay on the role of teachers’ questioning in inquiry-based mathematics teaching. Sisyphus: Journal of Education. 2013
- Communication in the classroom: practice and reflection of a mathematics teacher. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2009
- Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos. Revista de Educação. 2008
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Educação & Sociedade. 2007
-
capítulo de livro
- Aula investigativa no cálculo com o software Winplot 2021
- Challenges Faced by Students with Hearing Impairment that use Portuguese Sign Language in Mathematics Classes 2020
- Challenges faced by students with hearing impairment: Who use Portuguese Sign Language in mathematics classes 2020
- Intuição na Resolução de Problemas: Um Desafio a Alunos do 12.º ano 2020
- Validação da escala multidimensional de inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática 2016
- Aprendizagem de geometria através da leitura de histórias em quadrinhos 2015
- Ações do professor na construção coletiva de um argumento genérico numa turma do 9.º ano 2014
- Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática 2014
- O professor e o desenvolvimento da capacidade de argumentação : equações do 2.º grau na Antiga Babilónia com alunos do 9.º ano 2014
- Integrating formal and informal learning through a FLOSS-based innovative approach. Computational Methods in Applied Sciences. 2013
- Modelling is for reasoning 2007
-
documento
- Written resolution of a mathematical problem by 11th grade students 2022
- Comunicação escrita na resolução de um problema matemático: Um estudo com alunos do 11.º ano 2021
- Science and Mathematics Education for 21st Century Citizens: Challenges and Ways Forward 2020
- Proceedings of the ATEE Winter Conference 'Science and mathematics education in the 21st century' 2019
- Initial mathematics teacher education in Portugal: shortcomings and challenges 2018
- Avaliação de probabilidades condicionadas em contextos sociais 2015
- LiDEs - Literacia das disciplinas escolares: Desafios nas aulas de História e Matemática 2015
- Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação 2014
- As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva: perspetivas de uma professora e uma intérprete 2013
- Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2013
- Atas do XXIV Seminario de Investigação em Educação Matemática 2013
- The role of didactical knowledge in seizing teachable moments 2013
- Building on teachable moments: Issues for teacher education 2012
- PROPOSTA DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UM ESTUDO DE CASO NUMA TURMA DO 7.º ANO 2012
- Teachable moments: Oportunidades a não perder 2011
- The plan of mathematics and the new mathematics program: Two projects of given hands 2011
- A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica: Uma experiência numa turma do 11º ano 2010
- Actas do II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2009
- Actas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática 2009
- Communication in the classroom: Practice and reflection of a mathematics teacher 2009
- Calculadoras gráficas no ensino da matemática 1999
- Matemática, 8º ano 1999
- Matemática Fantástica 1998
-
livro
- Science and mathematics education for 21st century citizens: Challenges and ways forwards 2020
- Proceedings of the ATEE Winter Conference Science and mathematics education in the 21st century 2019
- Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2013
- Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática 2013
- Actas do II encontro de probabilidades e estatística na escola 2009
-
teses