publicações selecionadas
-
artigo académico
- CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM FUTUROS PROFESSORES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE. Revista Inter Ação. 2024
- Explorando tarefas matemáticas para a formação de professores do ensino básico: desafios e possibilidades. Revista BOEM. 2023
- Representations in the learning of sequences and regularities by third-grade portuguese students. International Electronic Journal of Elementary Education. 2021
- Connecting mathematics and sciences through children’s literature. An experience with Pre-service Preschool Educators. . Quaderni di Ricerca in Didattica. 2020
- Connecting mathematics and sciences with children's literature: an experiment with Pre-service Preschool Educators. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2020
- O jogo do dominó e as múltiplas representações do número 2016
- Is this a proof? Future teachers conceptions of proof. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- Is this a proof? Future teachers' conceptions of proof. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- What teachers think about mathematical proof?. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- Reorganização curricular da geometria : uma experiência no 6.º ano de escolaridade 2012
- Uma avaliação diagnóstica sobre a percepção de relações espaciais em crianças dos 3 aos 6 anos 2011
- O conceito de ângulo : experiências e reflexões sobre o conhecimento matemático 2005
- Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" 2005
- A formação para o ensino da Matemática no Pré-escolar e no 1.º Ciclo - Análise teórica e estudo de caso. Revista Portuguesa de Formação de Professores. 2001
- Sobre a formação matemática dos professores do 1.º ciclo: conhecer e compreender as possíveis dificuldades 2001
-
artigo de conferência
- Aspectos do ensino da divisibilidade na Licenciatura em Matemática: um olhar voltado ao conhecimento matemático para o ensino. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. 2017
- Do conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemática. Anais do Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2017
- Conhecimentos advindos da prática docente na escola básica: compartilhando experiências na formação de professores de matemática 2017
- Glimpses of practice: pre-service teachers’ evaluation of students’ answers 2017
- Prática docente compartilhada em Teoria de Números: uma articulação entre a formação na licenciatura e a prática docente na escola 2017
- A Epistemologia da Educação Matemática e o conhecimento do professor de Matemática. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. 2016
- Mas afinal o que se avaliou na Componente Específica Matemática nível 1 da PACC e qual o desempenho dos professores na sua realização? 2016
- O conhecimento matemático dos Professores de 1.º ciclo em Portugal 2015
- Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática 2015
- Is this a proof? Future teachers’ conceptions of proof. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- O conhecimento matemático de Professores de 1.º ciclo em Portugal 2015
- What teachers think about mathematical proof?. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- Transformações geométricas: conhecimentos e dificuldades de futuros professores 2012
- Perceção de relações no espaço por crianças dos 3 aos 7 anos 2012
- Portuguese pre-service elementary teachers knowledge of geometric transformations: an exploratory study 2012
- Tarefas em geometria: da sala de aula para a formação de professores, descrição de um projeto 2012
- Young children perceptions in 3D construction tasks 2012
- Uma avaliação diagnóstica sobre a percepção de relações espaciais em crianças dos 3 aos 6 anos 2011
- A historical approach of the fundamental concept of measurement: Measuring “Time”, in Portuguese textbooks for 5th and 6th grades 2011
- A história dos programas de matemática para a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal : o conceito fundamental de medida 2011
- A história dos programas de matemática para a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: o conceito fundamental de medida 2011
- Curriculum reorganization and project based learning : a teaching experiment of geometry in the 6th grade 2011
- Curriculum reorganization and project based learning: a teaching experiment of geometry in the 6th grade 2011
- The fundamental concept of measure in elementary mathematics textbooks 2010
- The contribution of Internet for the implementation of experimental science and mathematics in primary schools 1998
-
artigo de revista
- Promoting Success and Persistence in Pandemic Times: An Experience With First-Year Students. Frontiers in Physiology. 2022
- Que conhecimento matemático para ensinar nos anos iniciais? Desafios para a formação. Roteiro. 2021
- Representations in the learning of sequences and regularities by third-grade Portuguese students. International Electronic Journal of Elementary Education. 2021
- Connecting mathematics and sciences through children’s literature: an experience with Pre-service Preschool Educators. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2020
- Mathematical tasks for living together: using difference as a starting point. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2019
- Diferentes tipos de tarefas matemáticas: uma experiência no 5.º ano de escolaridade 2018
- Potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade 2017
- Conceptions of basic education teachers about math proof: Influence of professional experience | Conceções de professores do ensino básico sobre a prova matemática: Influência da experiência profissional. Bolema. 2017
- Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- O jogo do dominó e as múltiplas representações do número 2016
- Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade 2015
- O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade 2015
- Reorganização curricular da geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade. Quadrante. 2012
- Uses and goals of mathematical tasks : an experiment with pre-service teachers. Journal of the European Teacher Education Network. 2011
- O conceito de ângulo: experiências e reflexões sobre o conhecimento matemático. Quadrante. 2005
- Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências". Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática. 2005
-
capítulo de livro
- A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática 2016
- A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da Matemática 2015
- LOGO and Elementary Mathematics Education in Portugal 2012
- Literacia matemática em Geometria: O caso da contagem de Figuras 2009
- A formação em matemática para professores do 1.º ciclo: Em que bases nos podemos apoiar? 2006
- A formação para o ensino da Matemática no pré-escolar e no 1.º ciclo 2002
-
documento
- Aspectos do ensino da divisibilidade na Licenciatura em Matemática: um olhar voltado ao conhecimento matemático para o ensino 2017
- Conhecimentos advindos da prática docente na escola básica: compartilhando experiências na formação de professores de matemática 2017
- Do conhecimento do conteúdo ao conhecimento matemático para o ensino: contributos de uma prática docente compartilhada na formação de professores de matemática 2017
- Mas afinal o que se avaliou na Componente Específica Matemática nível 1 da PACC e qual o desempenho dos professores na sua realização? 2016
- Preparação para as ... Provas de aferição: português e matemática, 1.º ciclo do ensino básico, 2.º ano 2016
- Preparação para as ... Provas finais: português e matemática, 1.º ciclo do ensino básico, 4.º ano 2016
- Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática 2015
- O conhecimento matemático de professores do 1.º ciclo em Portugal. Investigação em Educação Matemática. 2015
- Improving teachers' Mathematical and (Portuguese) Language Knowledge for Teaching using tasks: Portrayal of a project 2013
- Tarefas em geometria: da sala de aula para a formação de professores: descrição de um projeto 2012
- Study on the fundamental concept of “measure” and its history 2011
- From Teacher Education to Teacher Practice: A Gap Affecting the Implementation of Tasks 2009
- MAT1C Desafios para um novo rumo 2006
- The contribution of Internet for the implementation of experimental science and mathematics in primary schools 1998
-
livro
-
teses