publicações selecionadas
-
artigo académico
- EDUCATION FOR CITIZENSHIP AND CURRICULAR CONTEXTUALIZATION IN GUINEA-BISSAU. International Journal of Human Sciences Research. 2022
- Currículo e Educação para a Cidadania na Guiné-Bissau. Brasilian Journal of Development. 2021
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório 2019
- Conceções de docentes de Botânica sobre o currículo e a formação no ensino superior. Proceedings of SPIE. 2018
- Botany classes’ contextualization: A research work inside three Brazilian universities and a Portuguese one. Conexão Ciência. 2017
- Botany on the spot: collaborative production of didactic material for elementary and high school students. Revista de Estudos Curriculares. 2017
- Estratégias de Ensino de Botânica: como estas são desenvolvidas por professores universitários brasileiros e portugueses?. Enseñanza de las Ciencias. 2017
- Professores de Botânica: que Concepções apresentam sobre o ensino universitário?. Enseñanza de las Ciencias. 2017
- Atividades experimentais nas práticas de ensino e de aprendizagem de biologia. um estudo na escola secundária de Díli. Revista Veritas. 2016
- Teaching of Botany in higher education: representations and discussions of undergraduate students. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2016
- Manuais Escolares e Ensino de Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (1900-2000): Promovendo a reflexão crítica em assuntos ambientais?. Sensos. 2015
- O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2014
- A Botânica escolar nos Ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo) no último século em Portugal. Análise de manuais escolares de Ciências da Natureza. Revista de Educação. 2011
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório. Indagatio Didactica. 2011
- Contributos dos manuais escolares de ciências para a formação de professores no ensino de Botânica. Revista a página da educação, Série II, n.º 187, Inverno. . 2009
- Saberes escolares de Botânica nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo). Análise ao seu estatuto curricular no último século em Portugal. Plures – Humanidades. 2008
- Memórias de Operários Têxteis do Vale do Ave. Contribuição dos Relatos Orais para a História da Alfabetização. Cadernos do Projecto Museológico sobre Educação e Infância. 2003
-
artigo de conferência
- Currículo e cidadania cultural: relações emergentes na Guiné-Bissau 2017
- Educação para a cidadania e integração comunitária na Guiné-Bissau 2017
- Estratégias de ensino de botânica: como estas são desenvolvidas por professores universitários brasileiros e portugueses?. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas. 2017
- Importância das aprendizagens em contexto de trabalho: o caso da indústria conserveira 2017
- Currículo e educação para a cidadania na Guiné-Bissau 2016
- Higher Education Biology Students’ Conceptions on Botany Teaching 2012
- Higher education biology students’ conceptions on botany teaching : a Brazil – Portugal case study 2012
- Distance learning and e-learning in Portugal: a study of the perceptions, concepts and teaching practices at the Institute of Education – University of Minho. Edulearn Proceedings. 2011
- A botânica escolar em Portugal no século XX: relações, tensões e contribuições entre o conhecimento científico, conhecimento escolar e manuais escolares do ensino básico 2011
- Contributos do 1.º ciclo do ensino básico para a promoção da saúde oral em Portugal : uma primeira análise dos manuais escolares (1990-2010) 2011
- Diferentes dimensões no ensino de Botânica em Portugal (1900-2000). Análise de manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2011
- Distance learning and e-learning in Portugal : a study of the perceptions, concepts and teaching practices at the Institute of Education – University of Minho 2011
- Educação a distância e e-learning na Universidade do Minho 2011
- Educação a distância e e-learning na Universidade do Minho : análise das percepções, concepções e práticas docentes no Instituto de Educação 2011
- Educação a distância e e-learning na Universidade do Minho: análise das percepções, concepções e práticas docentes no Instituto de Educação 2011
- Germinação e crescimento de plantas: Alguns contributos do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2011
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório 2011
- A importância de ser professor no 1.º Ciclo: conhecimento escolar e manuais escolares 2010
- Distance learning and e-learning in Portugal : a study of the perceptions, concepts and teaching practices in the Institute of Education : University of Minho 2010
- Os manuais liceais de ciências da 1.ª República 2010
- A Botânica no século XX em Portugal. Análise do seu ensino nos Manuais Escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) 2009
- A botânica no século XX em Portugal : análise do seu ensino nos manuais escolares dos ensinos primário e básico (1.º ciclo) 2009
- A botânica no século XX em Portugal: análise do seu ensino nos manuais escolares dos ensinos primário e básico (1.º ciclo) 2009
- A especificidade de ser professor de Ciências da Natureza : reflexões em torno do conhecimento científico/escolar e dos manuais escolares 2009
- A especificidade de ser professor de Ciências da Natureza. Reflexões em torno do conhecimento científico/escolar e dos manuais escolares no Ensino Básico 2009
- A similaridade dos manuais escolares de Ciências da Natureza dos ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo). Análise ao ensino e aprendizagem da Botânica escolar no último século em Portugal 2009
- As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo 2009
- Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001- 2010) 2009
- Os manuais escolares no ensino de Botânica no Ensino Básico (1.º Ciclo) em Portugal: promoção de uma reflexão critica em assuntos ambientais? 2009
- Os manuais escolares no ensino de botânica no ensino básico (1. º ciclo) em Portugal : promoção de uma reflexão critica em assuntos ambientais? 2009
- Similarity in School Textbooks on Natural Sciences for the Primary School Level: an analysis of teaching and apprenticeship of Botany in the last century in Portugal (1900-2000) 2009
- Textbooks in the teaching of Botany in primary school education in Portugal: promoting critical reflection on environmental issues? 2009
- A Botânica escolar em Portugal no século XX. Análise ao seu estatuto curricular e processo de ensino-aprendizagem nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) 2008
- A Botânica escolar em Portugal no século XX. Análise dos conteúdos programáticos nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) 2008
- Conteúdos que privilegiam diferentes dimensões do ensino da botânica: análise de manuais escolares dos ensinos primário e básico (1.º Ciclo) 2008
- Saberes escolares de Botânica na análise de manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) no último século em Portugal 2008
- Conteúdos que privilegiam diferentes dimensões do ensino da Botânica. Análise de manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) 2007
- Manuais escolares e outros materiais nos Ensinos Elementar e Básico (1.º Ciclo). Que ensino das Ciências da Natureza no século XX em Portugal? 2003
- O ensino das Ciências da Natureza e os manuais escolares nos Ensinos Elementar e Básico (1.º Ciclo) no século XX em Portugal 2002
- Percursos de Conformidade dos Operários Têxteis do Vale do Ave (1896-1955): Valorização Instrumental da Alfabetização e da Cultura Escrita 2001
- Aprender a ler, escrever e contar: aumento dos graus de escolaridade e instrumentalização da cultura escrita. O caso dos operários têxteis do Vale do Ave (1896-1955) 2000
- Manual do Professor para o Ensino Experimental no 1º Ciclo: Um Projecto de Investigação Acção Centrado na Escola 1998
-
artigo de revista
- Conceções de docentes de Botânica sobre o currículo e a formação no ensino superior. Revista de Estudos Curriculares. 2018
- Professores de botânica: que concepções apresentam sobre o ensino universitário?. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas. 2017
- Botany classes’ contextualization: a research work inside three Brazilian universities and a Portuguese one. Conexão Ciência. 2017
- Botany on the spot: collaborative production of didactic material for elementary and high school students. Revista de Estudos Curriculares. 2017
- Atividades experimentais nas práticas de ensino e de aprendizagem de biologia : um estudo na escola secundária de Díli. Revista Veritas. 2016
- Teaching of Botany in higher education: representations and discussions of undergraduate students 2016
- Manuais escolares e ensino de ciências no 1.º ciclo do Ensino Básico em Portugal (1900-2000): promovendo a reflexão crítica em assuntos ambientais?. Sensos. 2015
- O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2014
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório. Indagatio Didactica. 2011
- A Botânica escolar nos ensinos primário e básico (1. º Ciclo) no último século em Portugal: análise de manuais escolares de Ciências da Natureza. Revista de Educação. 2011
- Contributos dos manuais escolares de ciências para a formação de professores no ensino de Botânica. A Página da Educação. 2009
- Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001- 2010) 2009
- Similarity in school textbooks on natural sciences for the primary school level : an analysis of teaching and apprenticeship of botany in the last century in Portugal (1900-2000) 2009
- A similaridade dos manuais escolares de Ciências da Natureza dos ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo). Análise ao ensino e aprendizagem da Botânica escolar no último século em Portugal 2009
- Saberes escolares de botânica nos livros didácticos de Ciências da Natureza dos ensinos primário e básico (1. º ciclo) : análise ao seu estatuto curricular no último século em Portugal. Plures-Humanidades. 2008
-
capítulo de livro
- Educação para a Cidadania e Integração Comunitária na Guiné-Bissau 2020
- Research on primary school Natural Sciences textbooks in Portugal 2019
- A Educação Ambiental no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa perspetiva de aprendizagem cooperativa 2018
- Trabalho cooperativo: implementação de experiências de aprendizagem em Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico 2018
- Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia : a introdução de atividades laboratoriais 2012
- Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia: a introdução das atividades laboratoriais 2012
- A República e o ensino de Botânica: didactização e pedagogização dos manuais escolares de Ciências nos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) 2011
- Os Manuais Liceais de Ciências da 1.ª República 2011
- A Botânica escolar em Portugal no século XX. Análise dos conteúdos programáticos nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) 2010
- As ilustrações dos manuais de botânica de Seomara da Costa Primo 2010
- A Botânica no século XX em Portugal. Análise do seu ensino nos Manuais Escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) 2009
- Alfabetização e Mercantilização do Trabalho: Percursos de Conformidade Cultural, Social e Profissional dos Operários Têxteis do Vale do Ave (1896-1955) 2000
- PRÁTICAS INOVADORAS NOS MANUAIS ESCOLARES DE ZOOLOGIA: A INTRODUÇÃO DAS ATIVIDADES LABORATORIAIS
-
documento
- O manual escolar nas práticas de ensino da música: reflexões para uma didática criativa 2019
- Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students 2019
- Entrevista concedida ao jornal Diário de Noticias 2018
- Conceções de docentes de Botânica sobre o currículo e a formação no ensino superior 2018
- Botany classes’ contextualization: a research work inside three Brazilian universities and a Portuguese one 2017
- Botany on the spot: collaborative production of didactic material for elementary and high school students 2017
- Professores de botânica: que concepções apresentam sobre o ensino universitário? 2017
- Atividades experimentais nas práticas de ensino e de aprendizagem de biologia : um estudo na escola secundária de Díli 2016
- Teaching of Botany in higher education: representations and discussions of undergraduate students 2016
- Manuais escolares e ensino de ciências no 1.º ciclo do Ensino Básico em Portugal (1900-2000): promovendo a reflexão crítica em assuntos ambientais? 2015
- O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1 2014
- A Botânica escolar nos ensinos primário e básico (1. º Ciclo) no último século em Portugal: análise de manuais escolares de Ciências da Natureza 2011
- Different dimensions in teaching of botany in Portugal : analysis of texttbooks of primary school Education (1900-2000) 2011
- Estudo comparativo na abordagem da higiene em Portugal (2009/10 – 2010/11): uma primeira análise de manuais escolares de estudo do meio 2011
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho : um estudo exploratório 2011
- Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório 2011
- O ensino e aprendizagem de Botânica no 1.º Ciclo em Portugal (1900-2000) 2010
- A similaridade dos manuais escolares de Ciências da Natureza dos ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo). Análise ao ensino e aprendizagem da Botânica escolar no último século em Portugal 2009
- As ilustrações dos manuais de Botânica de Seomara da Costa Primo 2009
- Botany teaching in Portugal and Brazil : analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001- 2010) 2009
- Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001- 2010) 2009
- Contributos dos manuais escolares de ciências para a formação de professores no ensino de Botânica 2009
- Similarity in School Textbooks on Natural Sciences for the Primary School Level: an analysis of teaching and apprenticeship of Botany in the last century in Portugal (1900-2000) 2009
- Similarity in school textbooks on natural sciences for the primary school level : an analysis of teaching and apprenticeship of botany in the last century in Portugal (1900-2000) 2009
- Textbooks in the teaching of Botany in primary school education in Portugal: promoting critical reflection on environmental issues? 2009
- Saberes escolares de botânica nos livros didácticos de Ciências da Natureza dos ensinos primário e básico (1. º ciclo) : análise ao seu estatuto curricular no último século em Portugal 2008
- A Botânica nos manuais escolares dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) no século XX em Portugal 2007
- O ensino das Ciências da Natureza e os manuais escolares nos Ensinos Elementar e Básico (1.º Ciclo) no século XX em Portugal 2002
- O ensino das Ciências da Natureza e os manuais escolares nos Ensinos Elementar e Básico (1º Ciclo) no século XX em Portugal 2002
- A alfabetização como instrumento de desenvolvimento 1998
- Em Torno da Conformidade. Uma História de Quotidianos e Destinos de Vida sobre Operários Têxteis do Vale do Ave (1896-1955) 1998
-
livro
- Smartsuit Design 2019
- Promoção da Saúde Oral no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contributos da análise de manuais escolares (1990-2010) 2016
- Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia : a introdução de atividades laboratoriais 2012
- A República e o ensino de Botânica : didactização e pedagogização dos manuais escolares de Ciências nos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) 2011
- Os manuais liceais de Ciências da 1.ª República 2011
- O Ensino de Botânica em Portugal: Análise de Manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1900-2000 2010
-
teses
- A importância da estratégia de tipo Prevê – Observa – Explica – Reflete na exploração de conteúdos de Estudo do Meio no 1.º CEB e de Ciências Naturais no 2.º CEB 2018
- A Educação Ambiental numa perspetiva de aprendizagem cooperativa: um estudo com alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico 2017
- Trabalho cooperativo: implementação de experiências de aprendizagem em Estudo do Meio e Ciências Naturais 2017
- Perceções de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o Ensino das Ciências em Angola 2016
- O ensino experimental das ciências: mudança concetual a partir das conceções alternativas dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2015
- A importância da aprendizagem cooperativa no ensino das Ciências 2014
- A importância das atividades experimentais no Ensino das Ciências no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico 2014
- A relevância das Aulas de Campo em escolas de um Agrupamento do meio rural 2014
- Cooperar para aprender: a aprendizagem cooperativa no ensino das ciências 2014
- Crianças aprendem a pensar Ciências através do uso das Analogias 2014
- A importância da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências 2012
- A importância das conceções iniciais e das conceções finais no ensino das ciências para uma aprendizagem significativa 2012
- Concepção da germinação e crescimento de plantas : um estudo comparativo entre alunos do 1º ciclo residentes no meio rural e no meio urbano 2012
- Importância da utilização do trabalho prático no ensino das ciências no 1º e 2º ciclos do ensino básico 2012
- O ensino experimental das ciências : o uso do protocolo experimental como forma de promover o trabalho autónomo 2012
- Contributos do 1º ciclo do ensino básico para a promoção da saúde oral : análise de manuais escolares (1990-2010) 2011
- Estudo comparativo de manuais escolares de estudo do meio (2001 a 2010): a abordagem da higiene do corpo 2011
- A botânica nos manuais escolares dos ensinos primário e básico (1.º Ciclo) no século XX em Portugal 2008