publicações selecionadas
-
artigo académico
- Cognitive Auditory Training: Comparative Impact of Telerehabilitation and In-person Training. International Journal of Psychology and Neuroscience. 2023
- Identificação dos termos matemáticos utilizados no ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa: Um estudo exploratório em escolas inclusivas . Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial. 2023
- Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19. . Revista Humanidades e Inovação. 2022
- Atuação de tradutores e intérpretes de libras/língua portuguesa no ensino remoto: Uma revisão sistemática da literatura. REVASF. 2022
- Acompanhamento de crianças com transtorno do processamento auditivo central por meio de telerreabilitação: Resultados preliminares. Revista Contexto & Saúde. 2022
- Analysis of tils perceptions regarding the performance in remote teaching. SciELO Preprints. 2022
- Identificação dos termos matemáticos utilizados no Ensino Básico e sua correspondência na Língua Gestual Portuguesa: Um estudo exploratório em Escolas Inclusivas: Termos matemáticos utilizados no Ensino Básico e sua correspondência na Língua Gestual Portuguesa. Revista Diálogos e Perspetivas em Educação Especial. 2022
- Inclusion of students with visual impairment in the public school system in Portugal. Studies in Special Education 2022
- Letramentos de estudantes cegos do Brasil e de Portugal: Uma análise sobre os usos da leitura em diferentes espaços sociais e educacionais. Benjamin Constant, . 2022
- Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal: Uma reflexão sobre a sua inclusão. Educação e Filosofia 2022
- Perturbação do desenvolvimento da linguagem: Abordagem ao conceito. Livro de atas do congresso luso brasileiro de educação inclusiva (CONLUBRA). 2022
- Rastreio e avaliação em comunicação e linguagem em idades precoces.. Atas do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (I CIIIPEE). 2022
- Social communication and social skills for dealing with people with autism spectrum disorders 2022
- Tradução, adaptação e aplicação em crianças com Perturbações da Comunicação dos 3 aos 10 anos.. Livro de atas do congresso luso brasileiro de educação inclusiva (CONLUBRA). 2022
- A VISUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Educa¿¿o - UNG-Ser. 2021
- A review and analysis of four measures of early childhood communication development. SN Social Sciences. 2021
- ANALYSIS OF COMMUNICATION AND INTERACTION PROCESSES WITH DEAF-BLINDING STUDENTS AND MULTIPLE DISABILITIES IN PORTUGAL BEFORE AND AFTER COVID-19. Revista Humanidades e Inovação. 2021
- Avaliação da comunicação expressiva em idades precoces: Um estudo de caso com o Early Communication Indicator.. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2021
- Avaliação das perturbações da linguagem: Um estudo com crianças do ensino primário em Angola. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2021
- Construção e validação do instrumento de avaliação: Inventário de Competências Comunicativas Pré-linguísticas (ICCPl).. do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia . 2021
- Construção e validação: instrumento de avaliação - gestos e funções comunicativas 8 aos 18 meses (IAGFC).. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2021
- DISTANCE LEARNING AND SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS: PATHS CROSSED BY A PANDEMIC. Revista Humanidades e Inovação. 2021
- Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.. Revista Humanidades e Inovação. 2021
- Inventário de competências de comunicação social (ICCS)- versão alargada: Um estudo com crianças portuguesas em idade pré-escolar.. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2021
- Mathematics for Portuguese Students with Hearing Impairment: An exploratory study of mathematical terms/concepts used in inclusive schools. International Journal of Arts and Social Science. 2021
- Mathematics for Portuguese Students with Hearing Impairment: An exploratory study of mathematical terms/concepts used in inclusive schools.. International Journal of Arts and Social Science,. 2021
- Políticas e práticas que favorecem o acesso a permanência de estudantes com deficiência no ensino superior: O caso de uma universidade brasileira e uma universidade portuguesa.. Revista Pasajes Universidade Nacional Autonoma de Mexico. 2021
- Rastreio de Literacia Emergente Pré-Escolar (RaLEPE): Resultados preliminares 2021
- Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19.. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial. 2021
- BILINGUISMO EM CONTEXTO BIMODAL NO BRASIL: UMA POLÍTICA SUBVERSIVA DE DIREITO LINGUÍSTICO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO. 2020
- SURDOS QUE VIVEM NO INTERIOR E A INTERIORIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Educa¿¿o - UNG-Ser. 2020
- A telerreabilitação em crianças com tpac: Resultados preliminares. Congresso brasileiro de fonoaudiologia e V congresso ibero americano de fonoaudiologia . 2020
- Transtorno do processamento auditivo central e telereabilitação.. Anais do 5ºCongresso Internacional Sabará de Saúde Infantil.. 2020
- A formação docente na educação bilíngue para alunos com surdez.. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas . 2020
- Manual do inventário de competências comunicativas pré-linguísticas 2020
- Questionário de Transição para a Vida Adulta dos alunos com Necessidades Educativas Especiais – Percursos de formação no sistema educativo português: Construção e validação.. Revista Brasileira de Educação Especial. 2020
- Setting-based oral language intervention programs for preschool-aged children: A systematic literature review. . International Journal of Arts and Social Science. 2020
- The transition into adult life questionnaire of students with special educational needs-training paths in the portuguese educational system: Construction and validation. Revista Brasileira de Educação Especial. 2020
- Padrão de competências comunicativas de crianças com cegueira e baixa visão: Um estudo exploratório no Estado do Rio de Janeiro Brasil. Livro de Atas do XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2019
- A comunicação aumentativa e alternativa em crianças com perturbações graves da comunicação: Cinco mitos. . Revista Diálogos e Perspetivas em Educação Especial.. 2019
- Análise de narrativas orais através da extensão média do enunciado: Um estudo com crianças em idade pré-escolar em contextos inclusivos na região norte. . In Livro de Atas do IV SLBEI – Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, . 2019
- Dança das Sílabas: Uma ferramenta digital de intervenção sobre a consciência fonológica da linguagem. Livro de Atas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação . 2019
- Desempenho do vocabulário em crianças de 5 e 6 anos de idade: Um estudo quantitativo exploratório no Norte de Portugal. Livro de Atas do IV SLBEI – Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE –Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação . 2019
- Educação bilingue para pessoas com surdez: Do que estamos falando e como acontece no brasil. Atas do 3º Congresso Internacional Promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura. “O local e o mundo: sinergias na era da informação”. 2019
- Estudo do vocabulário em crianças dos 3 aos 7 anos com e sem Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem: Resultados preliminares. Livro de Atas do XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2019
- O software CLAN: Transcrição e análise de narrativas orais de crianças.. Livro de Atas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação . 2019
- Perspectivas e práticas de apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem em Portugal 2019
- Perspectives of remedial teaching for students with language disorders in Portugal,Perspectivas e práticas de apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem em Portugal. CoDAS. 2019
- Plano individual de transição: Percurso de sucesso para alunos com necessidades educativas especiais.. Revista Educação Especial em Debate. 2019
- Promoção para uma educação bilingue para crianças com surdez: uma análise do Brasil. In Livro de Atas do IV SLBEI – Seminário Luso Brasileiro de Educação de Infância e no I CLABIE . 2019
- Transição para a vida adulta dos alunos com nee: Percursos de formação no sistema educativo português. Livro de Atas do XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2019
- Vamos brincar com o Kiko: Um jogo para o desenvolvimento da consciência fonológica. . XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação . 2019
- Adulthood transition of students with special educational needs in Portugal: Preliminary results of professionals perceptions. Global Journal of Psychology Research: New Trends and Issues. 2018
- A comunicação em matemática e os desafios da Língua Gestual Portuguesa 2018
- Adulthood transition of students with Special Educational Needs in Portugal: Preliminary results of professional’s perceptions. Global Journal of Psychology Research: New Trends and Issues.. 2018
- Entrevista a Rui Vieira de Castro. Educação & Sociedade. 2018
- Entrevista a rui Vieira de Castro (1998-2003). Educação & Sociedade. 2018
- Letramentos de jovens cegos: estudo de caso em escolas do distrito de Braga . Atas do IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação – COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar . 2018
- Processos de designação e substituição semântica usados por crianças falantes de Português Europeu numa prova de vocabulário 2018
- Avaliação da linguagem em crianças com deficiência visual: Adaptação do Teste ABFW. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Perceções dos empregadores sobre o processo de TVA dos alunos com NEE. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Abordagem teórica acerca da deficiência auditiva em Portugal. Revista Educação Especial em Debate. 2017
- Análise da Eficácia dos percursos de formação no processo de TVA dos alunos com NEE em Portugal.. V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação. . 2017
- As tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: Um estudo quantitativo exploratório. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- As tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: um estudo em unidades de educação especial.. Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação . 2017
- Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: Um estudo exploratório com o Early Communication Indicator. . Revista de Estudios e Investigación en Psicologia Y Educación.. 2017
- Avaliação da fluência oral em crianças do 3º ano do ensino básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Avaliação da participação comunicativa em crianças com perturbação da comunicação entre os 6 e os12 anos nos seus contextos de vida. . Livro de II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. . 2017
- Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo "Vogais Saltitantes": Intervenção no âmbito da Disnomia. Revista de Estudios e Jnvestigación en Psicologia Y Educación. 2017
- Gesto e intencionalidade comunicativa em crianças dos 8 aos 18 meses. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Impacto da implementação da estratégia Semantic Feature Analysis em turmas inclusivas. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- O impacto da equitação terapêutica nos fatores psicomotores em crianças em idade pré-escolar com necessidades especiais. Revista Diálogos Educação e Perspetivas em Educação Especial, . 2017
- Portuguese sign language acquisition in pre-school children with hearing impairment in northern Portugal: An exploratory study.. Studies in Special Education. 2017
- Viagem ao mundo das silabas”: Intervenção na consciência fonológica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- “Viagem ao mundo das sílabas”: Intervenção na consciência fonológica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- A TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA DOS ALUNOS COM NEE: PERCEÇÕES DOS PROFISSIONAIS. Journal of Research in Special Educational Needs. 2016
- Parents' and Professionals' Perceptions towards Support for Children with Communication Disorders in Preschool Settings in the North West Bank in Palestine: Preliminary data from the pilot study. Review of Social Sciences. 2016
- Editorial. Journal of International Special Needs Education. 2016
- Avaliação da linguagem em crianças com deficiência visual, dos 3 aos 7 anos: Um estudo com o Teste ABFW no Estado do Rio Janeiro, Brasil. Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância -Investigação, formação docente e culturas da infância . 2016
- O Processo de transição para a vida adulta dos jovens com necessidades educativas especiais em Portugal. Revista Amazônica, VXIII . 2016
- Parents' and Professionals' Perceptions towards Support for Children with Communication Disorders in Preschool Settings in the Northwest Bank. Palestine: Preliminary data from the pilot study. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences . 2016
- Desporto adaptado: Formação e opinião dos treinadores portugueses. . Desporto e Atividade Física para Todos - Revista Científica da FPDD. 2015
- Parents´ and professionals` perceptions towards support for children with communication disorders in preschool settings in the Northwest Bank in Palestine: Preliminary data from the pilot study.. Students on the way to practice -Proceedings of the conference in the field of special education and therapeutic education. . 2015
- Teacher´s perceptions towards the education of students with special educational needs: A quantitative study in Northern Portugal. . Students on the way to practice -Proceedings of the conference in the field of special education and therapeutic education. . 2015
- The influence of the acquisition and use of gestures for communicative skills in Portuguese toddlers: a pilot study. Students on the way to practice -Proceedings of the conference in the field of special education and therapeutic education. . 2015
- A perceção dos professores quanto à educação de alunos com necessidades educativas especiais: um estudo no norte de portugal . Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde. 2014
- O processo de transição para a vida adulta de alunos com necessidades especiais em portugal. Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI): Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde. 2014
- desenvolvimento e aplicação do jogo interativo “viagem ao mundo das sílabas”: um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica . Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva em Cabo Verde. 2014
- Specific language impairment in language-minority children from low-income families. Developmental Medicine and Child Neurology. 2014
- Percepção de professores face à educação de alunos com necessidades educativas especiais: um estudo no norte de Portugal. Revista Educação Especial. 2014
- A educação terapêutica na intervenção psicomotora em crianças com necessidades especiais.. A Psicomotricidade. 2014
- Acquisition and use of gestures in Portuguese toddlers: A pilot study. Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference 2014
- Desenvolvimento do jogo didático "Corrida da Química". Química, Boletim da Sociedade Portuguesa de Química. 2014
- Desenvolvimento e implementação do jogo “corrida da química” em alunos do 8º ano com e sem nee 2014
- Effects of impoverished environmental conditions on working memory performance. Memory. 2014
- Estudo do potencial de um sintetizador de voz no processo educativo de uma criança com Ataxia. Revista Educação Especial. 2014
- Interaction between students with and without deafness: Best practices.. Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. 2014
- Journey to the syllables' world: Intervention in phonological awareness. Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. 2014
- Leer, interpretar y (re)construir: percepciones de jóvenes sobre las mujeres en la política. Communication Papers : Media Literacy & Gender Studies. 2014
- O processo de transição para a vida adulta de alunos com necessidades especiais em portugal: um estudo nacional. In Atas do Iº Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva (ConCEI): Desafiando os Caminhos da Educação Inclusiva . 2014
- Perceção de professores face à educação de alunos com necessidades educativas especiais: Um estudo no norte de Portugal. . Revista Educação Especial,. 2014
- Teachers perceptions of the education of children with special needs. Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. 2014
- The use of Information and Communication Technologies in Augmentative and Alternative Communication. Literature review in Portugal. Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. 2014
- Validation of the Parent Report Language Use Inventory to Portuguese. Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education NeedsConference. 2014
- Validation of the parent report language use inventory to Portuguese, Special Education Teacher. Journal for Theory and Practice of Special Education. 2014
- Desporto Adaptado em Portugal: do conceito à prática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. 2013
- Perceção de professores face à educação de alunos com NEE.. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia . 2013
- A influência dos gestos naturais no desenvolvimento de competências comunicativas precoces: Estudo piloto. . Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia . 2013
- Adaptação do Inventário Parental "Language Use Inventory (LUI)" para crianças entre 18 e 47 meses para o Português Europeu: Estudo Piloto 2013
- As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva: perspetivas de uma professora e uma intérprete. Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. . 2013
- Comunicação nas aulas de matemática: Um estudo de caso numa turma do 6º ano. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia . 2013
- Desporto para pessoas com necessidades especiais: O estado da arte em Portugal. Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. 2013
- Estudo do potencial das TIC de uma criança com ataxia: o caso da Bia. Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013: Aprender a Qualquer Hora e em Qualquer Lugar, Learning Anytime Anywhere . 2013
- Leitura, dislexia e formação profissional: O projeto EUPALT- Passaporte Europeu para a Formação de Terapeutas/ Professores na Área da Dislexia. . Proceddings of the Congreso Internacional Lectura 2013: para leer el XXI. Se ha de conocer las fuerzas del mundo para ponerlas a trabaja,. 2013
- O inventário parental (LUI-PT) como instrumento de avaliação das competências pragmáticas em idades precoces. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia . 2013
- O processo de Transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Um estudo nacional. . Atas do 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura: Desafios Sociais e Educação . 2013
- Transição para a transição para a vida adulta dos alunos com NEE: Estudo da realidade nacional.. Atas do III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade”. . 2013
- A comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 3.º ciclo do ensino básico. . Atas do II seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” . 2012
- As competências sociais de crianças em idade pré-escolar com perturbações do desenvolvimento da linguagem (PDL). . Atas do II seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” . 2012
- A avaliação das funções executivas através do inventário BRIEF (versão portuguesa). Encontro: Revista de Psicologia. 2012
- A formação de professores no contexto do movimento inclusivo. Livro de textos do VII Congresso Ibero-americano: Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência . 2012
- A formação de professores no contexto do movimento inclusivo. . Livro de textos do VII Congresso Ibero-americano: Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência . 2012
- Aquisição dos gestos naturais na comunicação pré-linguística: Uma abordagem teórica. . Revista Sociedade Brasileira Fonoaudiologia. 2012
- Bilingualism Enriches the Poor: Enhanced Cognitive Control in Low-Income Minority Children. Psychological Science. 2012
- Bilingualism enriches the poor: Enhanced cognitive control in low-income minority children. . Psychological Science. 2012
- Development of the language use inventory: An assessment for pragmatic skills in Portuguese.. Athens: Atiner´s Conference Paper Series. 2012
- Inventário para o uso da linguagem (LUI): Estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português. Atas do II seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” . 2012
- Inventário para o uso da linguagem (LUI): Estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português.. Atas do II seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” . 2012
- O processo de Transição para a Vida Ativa dos alunos com NEE: Um Estudo Nacional. Atas do II seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” . 2012
- O processo de transição para a vida ativa dos alunos com NEE: Um estudo nacional. . Atas do II seminário internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” . 2012
- Proposta de um projeto de investigação sobre a comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva: Um estudo de caso numa turma do 7.º ano. . Atas do XXIII Seminário de investigação em educação matemática . 2012
- Avaliação das funções executivas em alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e suas implicações no contexto das aulas de Estudo Acompanhado. In Actas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação: Aprender ao longo da vida – contributos, perspetivas e questionamentos do currículo e da avaliação . 2011
- O impacto da Equitação Terapêutica nos fatores psicomotores em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Actas do VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde.. 2011
- O impacto da equitação terapêutica em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais: Um estudo single-subject, . Libro de actas do XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (. 2011
- O impacto das estratégias naturais (Milieu) na intervenção com uma criança com Perturbações da Linguagem, . In Libro de actas do XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia . 2011
- Assessing Executive Functions of Portuguese School-Age Students using the BRIEF. . Procedia-Social and Behavioral Science Journal. 2010
- Intervenção precoce nas competências comunicativas de uma criança com deficiência auditiva: Um estudo de caso com enfoque na pragmática. Sonhar. 2010
- Problemas de comunicação em alunos com necessidades especiais: Um contributo para a sua compreensão. Análise Psicológica. 2002
-
artigo de conferência
- Rastreio e avaliação em comunicação e linguagem em idades precoces 2022
- As tecnologias de informação e comunicação na comunicação aumentativa e alternativa: um estudo de caso em unidades de educação especial 2017
- Impacto da implementação da estratégia Semantic Feature Analysis em turmas inclusivas. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo "Viagem ao mundo das sílabas": um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica 2015
- Interaction between students with and without deafness: best practices 2014
- Journey to the syllables’ world : intervention in phonological awareness 2014
- Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference 2014
- The use of information an communication technologies in augmentative and alternative communication: literature review in Portugal 2014
- As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva : perspetivas de uma professora e uma intérprete 2013
- Inventário para o uso da linguagem (LUI ) : estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português 2012
- Proposta de um projeto de investigação sobre a comunicação matemática com alunos com deficiência auditiva : um estudo de caso numa turma do 7.º ano 2012
- Avaliação das funções executivas em alunos do 2.º ciclo do ensino básico e e suas implicações no contexto das aulas de estudo acompanhado 2011
- O impacto da equitação terapêutica em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais : um estudo single-subject 2011
- O impacto das estratégias naturais (Milieu) nas perturbações da linguagem : um estudo de caso. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2011
- Assessing executive functions of Portuguese school-age students using the BRIEF 2010
-
artigo de revista
- Early communication indicator: an analysis with three Portuguese toddlers. Revista de Investigacion en Logopedia. 2023
- Identificação dos termos matemáticos utilizados no ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa: um estudo exploratório em escolas inclusivas 2023
- Educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal: uma revisão sistemática da literatura. Educação & Sociedade. 2022
- Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal. Educação e Filosofia. 2022
- Análise dos processos de comunicação e interação com alunos com surdocegueira e multideficiência em Portugal antes e depois da COVID-19 2022
- Acompanhamento de crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central por meio de telerreabilitação: resultados preliminares. Revista Contexto & Saúde. 2022
- Atuação de tradutores e intérpretes de libras/língua portuguesa no ensino remoto: uma revisão sistemática da literatura 2022
- Inclusion of students with visual impairment in the public school system in Portugal. Studies in Special Education. 2022
- Letramentos de estudantes cegos do Brasil e de Portugal: uma análise sobre os usos da leitura em diferentes espaços sociais e educacionais. Benjamin Constant. 2022
- Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial. 2021
- Consistency of a nonword repetition task to discriminate children with and without developmental language disorder in Catalan-Spanish and European Portuguese speaking children 2021
- Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia. 2021
- Mathematics for Portuguese students with hearing impairment: an exploratory study of mathematical terms/concepts used in inclusive schools. International Journal of Arts and Social Science. 2021
- Portuguese early literacy screening tool- RaLEPE: A pilot study. Revista de Investigacion en Logopedia. 2021
- Desafios à inclusão dos alunos com deficiência auditiva numa aula de matemática. Linhas Críticas. 2019
- A comunicação aumentativa e alternativa em crianças com perturbações graves da comunicação: cinco mitos 2018
- A comunicação em matemática e os desafios da Língua Gestual Portuguesa. Educação e Matemática. 2018
- Aplicação de uma prova brasileira de vocabulário expressivo em crianças falantes do português europeu. CoDAS. 2018
- Designation processes and semantic substitutions used by european portuguese children in a vocabulary test. Audiology - Communication Research. 2018
- O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares. REMat. 2018
- O uso das TIC no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais em Manaus, Amazónia. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Desenvolvimento do jogo didático "Corrida da Química 2014
- Leer, interpretar y (re)construir: percepciones de jóvenes sobre las mujeres en la política. Communication Papers : Media Literacy & Gender Studies. 2014
- Adaptation of the parent report language use inventory for 18- to 47-months-old children to european portuguese : a pilot study. Audiology - Communication Research. 2013
-
capítulo de livro
- PAC e adaptação curricular: O que os professores precisam conhecer. 2023
- PAC e adaptação curricular: o que os professores precisam conhecer 2023
- Avaliação da linguagem em crianças com deficiência visual 2022
- A linguagem e o brincar em condições neuro diversas 2022
- Análise discriminante da tarefa de processamento da linguagem em português europeu (TPL-PE) em crianças em idade escolar com e sem perturbação do desenvolvimento da linguagem 2022
- Análise discriminante da tarefa de processamento da linguagem em português europeu (TPL-PE) emcrianças em idade escolar com e sem perturbação do desenvolvimento da linguagem 2022
- Social communication and social skills for dealing with people with autism spectrum disorders 2022
- Adaptações do teste ABFW para crianças com baixa visão e cegueira: resultados preliminares 2021
- Ensino de Libras como segunda língua: Análise do processo de ensino/aprendizagem dos estudantes do Projeto ASAS. 2021
- Ensino de Libras como segunda língua: análise do processo de ensino/aprendizagem dos estudantes do Projeto ASAS 2021
- Métodos e procedimentos na intervenção em crianças com problemas de linguagem: Práticas a implementar em contextos inclusivos. 2021
- Telerreabilitação em Crianças com TPAC: um estudo exploratório no Brasil 2021
- Challenges Faced by Students with Hearing Impairment that use Portuguese Sign Language in Mathematics Classes 2020
- Challenges faced by students with hearing impairment: Who use Portuguese Sign Language in mathematics classes 2020
- Da inclusão digital à inclusão social- A importância das TIC para uma educação inclusiva 2020
- Gesture production in Portuguese toddlers with and without hearing impairment 2019
- Perturbações da linguagem: uma revisão do conceito 2019
- Perturbações da linguagem: uma revisão do conceito 2018
- Validação da escala multidimensional de inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática 2016
- Validação da escala multidimensional de inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática. 2015
- Development of the Language Use Inventory: An assessment for pragmatic skills in Portuguese 2014
- Intervenção com alunos com necessidades educativas especiais. 2008
- Algumas estratégias a utilizar em salas de aula inclusivas. 2003
-
documento
- Mediador para a PEA. Poster apresentado no congresso luso brasileiro de educação inclusiva 2022
- Membro Internacional de Redes Internacionais em Pesquisa sobre Acessibilidade e Inclusão 2021
- ). LUI – Português (Portugal) 2020
- Educação de surdos: Olhares multidisciplinares 2020
- Inventário de Competências Comunicativas Pré-linguísticas (ICCP) 2020
- Manual do Inventário de Competências Comunicativas Pré-linguísticas 2020
- Ensino de Libras como segunda língua: Análise do processo de ensino/aprendizagem dos estudantes do Projeto ASAS. 2019
- Validação da Lista de Verificação da Fala e da Linguagem para crianças de 6 a10 anos Um estudo exploratório no 1º ciclo do Ensino Primário no Lubango 2019
- Education of Students with Special Needs in Portugal" no Congresso: "The International Staff Week: Credit Mobility – Crossing borders, joining cultures" 2019
- Learning Mathematics by students with hearing impairment that use Portuguese Sign Language: two case studie 2019
- Early Communication Indicator – Portugal (ECI-Portugal): Instrumento. CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança 2019
- Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) - Versão para Professores: Instrumento 2019
- Rastreio de Literacia Emergente Pré-escolar (RaLEPE): 2019
- Recent perspectives on gesture and multimodality 2019
- educação matemática inclusiva: Diálogos com as teorias da atividade, da aprendizagem significativa e das situações didáticas 2019
- Language Disorders in school age children: Preliminary results of POLILUX project 2017
- Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo “Vogais Saltitantes”: Intervenção no âmbito da Disnomia 2017
- Language Disorders: Portuguese Research in School Age Children in Portugal 2016
- Perturbação Específica da Linguagem: Da teoria à prática, Comunicação oral a convite (keynote de painel) 2015
- Associação de Investigação do Gesto-iGesto 2014
- The use of information an communication technologies in augmentative and alternative communication: literature review in Portugal 2014
- Acquisition and use of gestures in Portuguese toddlers 2014
- Desenvolvimento do jogo didático "Corrida da Química 2014
- Development and implementation of an educational software "Discover sounds of words” 2014
- Development and implementation of an educational software: “Discover sounds of words” 2014
- Interaction between students with and without deafness: best practices 2014
- Journey to the syllables’ world: intervention in phonological awareness 2014
- Language and Cognitive Development Group 2014
- Portuguese sign language acquisition in pre-school children with hearing loss in northern Portugal 2014
- Social communication assessment in preschool children 2014
- Study of the potential of a voice synthesizer in the educational process of a child with ataxia 2014
- Supporting students with language disorders in Portugal 2014
- Teachers’ perceptions toward the education of students with special needs: a study in the north of Portugal 2014
- Teacher’s perceptions of the education of children with special needs 2014
- The transition to adulthood process of students with special educational needs [Comunicação oral] 2014
- Bilingualism enriches the poor: Enhanced cognitive control in low-income minority children 2013
- Risk for specific learning disabilities: Assessment of phonological awareness in preschool children in the Algarve 2013
- Adaptação do Inventário Parental "Language Use Inventory (LUI)" para crianças entre 18 e 47 meses para o Português Europeu: Estudo Piloto 2013
- As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva: perspetivas de uma professora e uma intérprete 2013
- Inventário de Competências de Comunicação Social 2012
- Aquisição dos gestos na comunicação pré-linguística: uma abordagem teórica 2012
- PROPOSTA DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UM ESTUDO DE CASO NUMA TURMA DO 7.º ANO 2012
- Expressive One-Word Picture Vocabulary Test (EOWPVT)-Versão Português Europeu 2011
- Receptive One-Word Picture Vocabulary Test (ROWPVT)- Versão Português Europeu 2011
- Marcadores do processamento cognitivo-linguístico em Português Europeu para crianças em idade escolar com Perturbações da Linguagem: Resultados da Região Norte 2010
- Problemas de Comunicação, da Linguagem e da Fala. 2010
-
livro
-
teses
- Avaliação e intervenção na linguagem em crianças em idade pré-escolar num contexto inclusivo: um estudo exploratório na Região Norte 2022
- O uso de símbolos táteis na comunicação aumentativa e alternativa em crianças com deficiência múltipla na cidade do Rio de Janeiro 2022
- análise do uso da comunicação aumentativa e alternativa em crianças com deficiência no distrito federal, brasil 2022
- Comunicação Social e Competência Social: Um Estudo de Crianças Portuguesas entre os 4 e os 6 anos com e sem Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem 2021
- Caraterização do perfil linguístico de crianças em idade pré-escolar e escolar em risco educacional: um estudo exploratório na Região Norte 2021
- Colaboração entre professores de educação especial e professores do ensino médio no apoio a alunos com necessidades educativas especiais no Recanto das Emas, Distrito Federal, Brasil 2021
- Contributos curriculares da telerreabilitação na avaliação e intervenção de alunos com transtorno do processamento auditivo central: um estudo exploratório no Brasil 2021
- Escala de Comunicação para a Idade Escolar (ECIE) 2021
- Escala de Comunicação para a Idade Pré-Escolar (ECIPE): versão para educadores: um estudo exploratório em contextos inclusivos na Região Norte 2021
- Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 1º ano do ensino básico 2021
- Escala de comunicação para a idade escolar (ECIE): versão para professores: um estudo exploratório com alunos com e sem necessidades educativas do 3º e 4º anos do ensino básico 2021
- , Caracterização da Consciência Fonológica e Rastreio de Dificuldades de Linguagem em Alunos do 1º e 2ºAno do 1º Ciclo do Ensino Básico: Um Estudo Exploratório no Distrito de Braga 2019
- Aquisição e uso do gesto comunicativo, dos 8 aos 18 meses, nas crianças com e sem surdez 2019
- Caracterização da consciência fonológica em crianças com implante coclear do 1º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo exploratório nacional 2019
- Comunicação em matemática com alunos com deficiência auditiva: estudos de caso numa turma do 2.º ciclo do ensino básico 2019
- Desempenho da memória de trabalho em crianças com e sem Necessidades Especiais do 1º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório com a Working Memory Rating Scale (WMRS): versão portuguesa 2019
- Families and professionals' perceptions towards the provided support for children with communication disorders in preschool settings in the northern west bank of Palestine 2019
- Validação da lista de verificação da fala e da linguagem de crianças com e sem NEE: um estudo exploratório nas escolas de ensino primário em Angola 2019
- Análise das Narrativas Orais em Crianças entre os 12 e os 40 meses: Um Estudo Quantitativo Exploratório em Contexto de Creche 2018
- Aplicação da Prova de Vocabulário do ABFW – Teste de Linguagem Infantil em Crianças dos 5 aos 7 anos com e sem Perturbações da Linguagem: Um Estudo Exploratório no Distrito do Porto 2018
- Caracterização da consciência fonológica e rastreio de dificuldades de linguagem em alunos do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório no distrito de Braga 2018
- Caracterização da consciência fonológica em crianças com implante coclear do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório nacional 2018
- Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga 2018
- Narrative Retelling Task: um estudo com crianças em idade pré-escolar em contextos inclusivos na região norte de Portugal e no Luxemburgo 2018
- Uso dos Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA) por Crianças com Necessidades Educativas Especiais em Idades Precoces (2-6 anos): Um Estudo Nacional 2018
- Transição para a vida adulta de alunos com necessidades educativas especiais: percursos de formação no sistema educativo português 2017
- Avaliação das competências pragmáticas em crianças portuguesas dos 18 aos 47 meses: aferição do Language Use Inventory 2017
- Análise das narrativas orais em crianças entre os 12 e os 40 meses: um estudo quantitativo exploratório em contexto de creche 2017
- Análise do desenvolvimento do vocabulário produzido em narrativas orais em crianças em idade pré-escolar num contexto inclusivo 2017
- Aplicação da prova de vocabulário do ABFW: teste de linguagem infantil em crianças dos 5 aos 7 anos com e sem perturbações da linguagem: um estudo exploratório no distrito do Porto 2017
- Narrative retelling task: um estudo com crianças em idade pré-escolar em contextos inclusivos na região norte de Portugal e no Luxemburgo 2017
- Uso dos Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA) por crianças com necessidades educativas especiais em idades precoces (2-6 anos): um estudo nacional 2017
- Análise da implementação da estratégia "Semantic Feature Analysis" em contexto inclusivo: um estudo "quasi-experimental" no 1º Ciclo do Ensino Básico 2016
- Aplicação da estratégia "Semantic Feature Analysis" no 2.º ciclo do Ensino Básico em contexto inclusivo: um estudo "quasi-experimental" 2016
- As TIC na Comunicação Aumentativa e Alternativa. 2016
- As Tecnologias da Informação e Comunicação na Comunicação Aumentativa e Alternativa: um estudo em unidades de Educação Especial 2016
- As tecnologias de informação e comunicação no apoio a alunos com necessidades educativas especiais: fatores condicionantes do seu uso por parte dos professore do Ensino Fundamental de Manaus 2016
- Avaliação da fluência oral em crianças com e sem dificuldades de linguagem: Um estudo quantitativo no 1 º ciclo do ensino básico 2016
- Tradução, adaptação, e validação do instrumento Early Communication Indicator (ECI) para crianças dos 4 aos 36 meses de idade na região norte de Portugal 2016
- A avaliação da fluência oral em crianças do 3º ano do ensino básico com e sem necessidades educativas especiais: um estudo exploratório quantitativo 2015
- A implementação do modelo de atendimento à diversidade como resposta eficaz ao apoio a alunos com necessidades especiais na região norte de Portugal 2015
- Análise e identificação dos termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico e sua correspondência na Língua Gestual Portuguesa 2015
- Avaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator 2015
- Fatores condicionantes do uso das tecnologias de informação e comunicação por professores do ensino médio no apoio a estudantes com necessidades educativas especiais 2015
- Formação em Comunicação Aumentativa e Alternativa dos Profissionais de Intervenção Precoce 2015
- Investigação das dificuldades na memória de trabalho em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em Manaus 2015
- O papel dos fisioterapeutas na equipe multidisciplinar atuantes no complexo municipal 2015
- Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais 2015
- A comunicação em alunos com paralisia cerebral: percepções dos profissionais da educação e pais 2014
- Análise dos processos de designação e substituição semântica em crianças de 5 e 6 anos de idade: um estudo quantitativo em contextos inclusivos 2014
- Análise e identificação dos termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa 2014
- Aquisição da língua gestual portuguesa em crianças em idade pré-escolar com deficiência auditiva num jardim de infância bilingue na Região Norte 2014
- Fatores condicionantes do uso das tecnologias de informação e comunicação por professores do ensino médio no apoio a estudantes com necessidades educativas especiais 2014
- Formação em comunicação aumentativa e alternativa dos profissionais de intervenção precoce: um estudo qualitativo na região norte de Portugal 2014
- Investigação das dificuldades na memória de trabalho em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em Manaus: um estudo com a Working Memory Rating Scale 2014
- O Modelo de Atendimento à Diversidade: Um Estudo de Caso com um aluno com Necessidades Educativas Especiais 2014
- O papel dos fisioterapeutas na equipe multidisciplinar atuantes no complexo municipal André Vidal de Araújo em Manaus 2014
- Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus 2014
- Análise da Semântica através de narrativas orais em Crianças com e sem Perturbações da Linguagem 2013
- Análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbações da linguagem : um estudo no Concelho de Guimarães 2013
- Análise do desempenho do vocabulário em crianças com 4 e 5 anos de idade: Um estudo com o ABFW-Teste de linguagem 2013
- Avaliação da compreensão gramatical em alunos com Perturbações da Comunicação: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Concelho de Guimarães 2013
- O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais 2013
- Análise do desempenho da compreensão da gramática oral em crianças dos 6 aos 9 anos: para uma identificação precoce de perturbações da linguagem 2012
- Identificação precoce do desenvolvimento do vocabulário em crianças em idade pré-escolar : um estudo com o ABWF : teste de linguagem 2012
- Inclusion of students with special education needs : a quantitative study regarding Lao elementary regular teachers'perception 2012
- Inclusion of students with special education needs : a quantitative study regarding Lao secondary regular teacher's perceptions 2012
- : Avaliação da pragmática em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção do Teste de Avaliação de Linguagem e Fala (TALF). 2011
- : Avaliação de Vocabulário Receptivo e Expressivo em Crianças com e sem Perturbação da Comunicação, dos 2 aos 6 anos: Um Estudo Exploratório no Concelho de Braga 2011
- : Avaliação do vocabulário em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção do Teste de Avaliação da Linguagem e Fala (TALF). 2011
- Análise do desempenho do vocabulário compreensivo em crianças dos 5 aos 10 anos de idade: um estudo exploratório no concelho de Fafe 2011
- Análise do desempenho nos processos da atenção em crianças com Necessidades Educativas Especiais no contexto Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade do Ensino Básico 2011
- Avaliação da compreensão da gramática oral em crianças dos 4 aos 6 anos de idade : um estudo no concelho de Esposende 2011
- Avaliação da fonologia em crianças com e sem Necessidades Especiais no concelho de Fafe: Um contributo para a construção do Teste de Avaliação de Linguagem e Fala (TALF). 2011
- Avaliação de vocabulários recetivo e expressivo em crianças com e sem perturbações da comunicação, dos 36 aos 71 meses 2011
- Desempenho fonético e fonológico em crianças com perturbações da linguagem e fala : um estudo exploratório no Concelho de Fafe 2011
- Efeitos da Equitação Terapêutica nos Factores Psicomotores em Crianças com Necessidades Educativas Especiais 2011
- O Impacto das Estratégias Naturais (Milieu) nas Perturbações da Linguagem: Um Estudo de Caso 2011
- O impacto da equitação terapêutica nos fatores psicomotores em crianças em idade pré-escolar com necessidades especiais : um estudo single-subject 2011
- Risco em dificuldades de aprendizagem específicas : um estudo quantitativo sobre a avaliação da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar da Região do Algarve 2011
- Avaliação das funções executivas em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades de aprendizagem específicas e suas implicações no contexto das aulas de estudo acompanhado 2010
- Estudo de caso de exploração do potencial das TIC no processo educativo de uma aluna com Ataxia 2010
- Intervenção precoce nas competências comunicativas de uma criança com deficiência auditiva : um estudo de caso com enfoque na pragmática 2010
- Cognitive-linguistic processing markers for the identification of European Portuguese speaking school-age children with specific language impairment 2009