publicações selecionadas
-
artigo académico
- Conceitos de Geografia e História do ensino básico ao superior ensaio no NW de Portugal. Áreas. Revista Internacional de Ciencias Sociales. 2023
- Compreender a mudança histórica e a multiperspetiva através da banda desenhada: um estudo com alunos portugueses subordinado ao feminismo. Clio. 2023
- Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História. REIDICS. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. 2023
- Unión Ibérica en los manuales de historia de Educación Secundaria. Un estudio comparativo entre Portugal y España. Studia Historica, Historia Moderna. 2023
- The history teacher education process in Portugal: a mixed method study about professionalism development. Humanities & Social Sciences Communication. 2021
- Analysis of Cognitive Skills in History Textbook (Spain-England-Portugal). Frontiers in Physiology. 2020
- National–European identity and notions of citizenship: A comparative study between Portuguese and Greek university student teachers. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research. 2020
- The Potentialities Of Using Historical Fiction And Legends In History Teaching: A Study With Primary Education Portuguese Students. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research. 2016
- Potencialidades didáticas da literatura infantil de ficção histórica no ensino de história: um estudo com alunos portugueses do 6º ano do Ensino Básico. História & Ensino. 2014
-
artigo de conferência
- A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem 2021
- O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História 2021
- O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História 2020
- O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico 2017
- A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem da História: um estudo com alunos do 1º ciclo do ensino básico 2017
- A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: Um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico 2017
- Aprender a pensar sobre o tempo em História: atividades desenvolvidas com turmas de 1º e 2º CEB 2017
- Desenvolver competências em História através da interpretação de fontes icónicas 2017
- Diálogos entre Educação Histórica e educação patrimonial e outras áreas do saber: o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1º ciclo do ensino básico 2017
- Formação de professores de História: o estágio supervisiondado da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade do Minho 2017
- O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico 2017
- Património histórico de Braga como recurso didático: Um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade 2017
- Potencialidades da banda desenhada histórica para o ensino e aprendizagem da História: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico 2017
- A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4º ano 2016
- A construção do conhecimento histórico sobre o Manuelino a partir de fontes patrimoniais da cidade de Braga: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade 2016
- A literacia cartográfica e a representação do espaço na Idade Moderna: um estudo com alunos do Ensino Secundário 2016
- Aprender história através da exploração do património local como recurso didático: uma experiência em educação patrimonial com alunos do 5.º ano de escolaridade 2016
- Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico 2016
- A Peritagem e avaliação de obras de Arte: Estratégias para a sua integração na educação estética 2015
- A cartografia portuguesa na representação do espaço na Idade Moderna: Sua interpretação por alunos do ensino secundário 2015
- A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: Um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB 2015
- Educação histórica e educação patrimonial - Novos desafios 2015
- O património histórico como rercurso pedagógico para a construção do conhecimento histórico 2015
- Modelo de formação de educadores/professores na área de didática de estudo do meio : análise de uma experiência de formação centrada no ensino da história a crianças 2013
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- History as identity construction and fostering of “memory” preservation 2008
- A integração das tecnologias nos estudos sociais no ensino básico 2003
- Desenvolvimento integrado de competências linguísticas e de compreensão histórica através do uso da narrativa: da teoria à prática 2003
- O uso da narrativa nos Estudos Sociais 2003
- Portuguese elementary teachers' perceptions of portugueseness, europeaness and the role of social studies 2002
-
artigo de revista
- Combinación de tecnologías digitales y metodologías activas para el aprendizaje histórico. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 2023
- Perspectiva histórica y emocionalidad en la formación del profesorado de Historia portugués y español. Educação & Sociedade. 2022
- Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação Histórica - REDUH/LAPEDUH. 2021
- A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança 2020
- Formação de professores de Geografia e História em Portugal: uma década de investigação-ação pós Bolonha. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 2020
- A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses. 2019
- Children’s understanding of time: A study in a primary history classroom 2019
- O conceito Escravidão nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal. História & Ensino. 2018
- Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico. Dialogos. 2018
- Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico / Use of Google maps and Geocaching to learn History: a study with students of the 1st and 2nd cycle of Basic Education. Educação em Foco. 2018
- Los manuales escolares de historia en España y Portugal. Reflexiones sobre su uso en Educación Primaria y Secundaria. Arbor. 2018
- O desenvolvimento da compreensão do tempo e do tempo histórica nas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses de primária (1.º CEB). Educatio Siglo XXI. 2018
- O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes visuais e objetuais 2018
- The historical consciousness of students-prospective teachers: Greek and Portuguese aspects in the context of the current economic crisis. International Journal of Research on History Didactics, History Education, And History Culture (JHEC). 2017
- A história nos manuais escolares do ensino primário em Portugal: representações sociais e a construção de identidade(s). Historia y Memoria de la Educación. 2017
- As competências específicas no ensino da História: a dimensão da temporalidade para a compreensão histórica. Clio. 2017
- Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula. Antíteses. 2016
- The potentialities of using historical fiction and legends in History teaching: a study with primary Portuguese students. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research. 2016
- A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. Dialogos. 2015
- O manual escolar no ensino primário em Portugal: perspetiva histórica e análise do ensino da História através deste recurso didático. Ensayos : Revista de la Facultad de Educación de Albacete. 2014
- A consciência histórica e a significância histórica em alunos portugueses : um estudo de caso longitudinal com alunos portugueses. Revista de Educação Histórica - REDUH/LAPEDUH. 2013
- Contextos sócio-económicos da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850). Estudos Regionais: revista de cultura do Alto Minho. 2008
-
capítulo de livro
- O desenvolvimento da consciência histórica na Era Digital: um estudo com alunos de 1º e 2º ciclos do Ensino Básico 2022
- (RE) DESENHANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA PARA OS 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO 2021
- Different ways to relate with the ‘other’: Prospective teachers ideas about teaching history to refugee youth, a comparative study 2019
- Temas controversos da História e políticas educativas em Portugal: a inter-culturalidade e a integração do “outro” nos documentos oficiais e nos manuais escolares 2019
- O desenvolvimento da competência temporal: Um estudo com alunos portugueses do 2.º ciclo do ensino básico 2018
- O potencial didáctico da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos de 1.º e 2.º ciclo de ensino básico 2018
- A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico 2017
- Educação histórica e educação patrimonial: desafios da investigação em Portugal 2017
- O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3.º ano do Ensino Básico 2017
- O ensino de história a crianças: perspetivas de formação e investigação em educação histórica na Universidade do Minho (Portugal) 2016
- Portugal and Brazil: How much of ‘Our’ past is ‘Theirs’ too? 2016
- Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico 2015
-
documento
- Metodologias ativas e tecnologias digitais: contributos para o desenvolvimento da consciência histórica 2020
- Exploratory study on the Iberian Union in secondary textbooks of Portugal and Spain: Students' ideas about this historical process from their use 2019
- What historical competencies promote the textbooks of history teaching? A comparative study between Spain, England and Portugal 2018
- Using textbook resources to constructing ideas in history: a study with portuguese students about ideas on slavery and the slavery traffic from Africa to Brazil 2017
- What history teacher are we training in Brazil and Portugal? A comparative study between the Federal University of the Southern Border and the University of Minho 2017
- Introdução [a] "Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial" 2015
- A genealogia como estratégia de ensino/aprendizagem do tempo histórico no 1.º ciclo 2005
- A técnica de "História ao vivo": a realização de uma feira medieval no Lindoso: didácticas e metodologias do ensino 2001
-
livro
-
poster de conferência
-
teses